Quantcast
PplWare Mobile

Novo sistema obtém energia solar quando o sol não está a brilhar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Ruy Acquaviva says:

    Já vi vários dispositivos de armazenamento de energia para uso em fonte intermitentes como a energia solar, eólica e marelétrica, entre eles o que eu achei mais interessante pela sua simplicidade e viabilidade imediata é o armazenamento de energia potencial gravitacional. Nele pesos muito grandes ( de centenas de toneladas) são suspensos por cabos em poços escavados no solo e a energia excedente é usada para elevar os pesos durante o dia ou nos momentos em que os ventos estão soprando. Quando essa energia precisa ser liberada basta deixar que o peso desça, movendo um gerador com seu movimento. É exatamente o sistema d armazenamento de energia dos antigos relógios de parede, só que em escala massiva.
    Acho que qualquer projeto que se proponha a igual tarefa deve no mínimo apresentar significativas vantagens em relação a esse sistema porque sua simplicidade e confiabilidade são muito evidentes.

    • Mxander says:

      em Portugal tambem o fazemos quando bombeamos água de novo para a reserva de uma barragem. Interessante tambem é o armazenamento em volantes de inercia (fly wheel)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.