PplWare Mobile

Heliogen: a mais poderosa concentração de energia solar térmica do mundo


Imagem: Heliogen

Fonte: Heliogen

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Vasco Esteves says:

    Isto não era um filme do 007?

  2. jaugusto says:

    Mas isto já não existe á anos, os gajos até usavam molten salt para armazenar o calor durante a noite …

    • Zezinho says:

      Nao perceberam, eles querem é tipo fazer centrais do género para fazer a separação de hidrogénio/agua, para assim ter fonte de energia limpa como carros a hidrogenio e gás sintetico e nao armazenar calor usando o sal como ja ha uma.

  3. tiago says:

    já existem centrais de concentração de luz solar, mas esta pelos vistos foi a unica a conseguir exceder os 1000ºC .
    Com a IA a conseguir focar todos os espelhos num ponto mais reduzido, conseguindo assim aumentar a temperatura.

    • Vasco Nogueira says:

      Não há grande IA, como disse ao fulano. Os painéis solares já fazem isso há anos e há anos que já existe esse tipo de tecnologia em centrais térmicas solares. Devem ter usado código com maior precisão e se calhar sensores.

      Falta é saber como é que conseguem armazenar o calor

  4. Vasco Nogueira says:

    faltou dizer onde e como é armazenado o calor
    tecnologia não é assim tão inovadora, uma vez que já li este conceito ha tempos

    depois usam o termo “inteligência artificial” com tanta regularidade para coisas simples.
    aposto que a “inteligência artificial” dos espelhos são apenas umas rotinas básicas para virar o espelho no angulo correto do sol para o centro onde junta o calor.

    enfim.

    não ha mais nada para escrever?

    • Fulano says:

      Onde tens andado escondido? Com essa “mente brilhante” e com tanto “conhecimento” já te deviam ter dado pelo menos uns 20 ou 30 prémios Nobel.. de estupidez pura!!!

      • Vasco Nogueira says:

        Isso é coisa que nao te assiste. Nem rotinas básicas, nem artificial, muito menos inteligência. Onde é que está inteligência artificial em rotinas básicas para alinhar um espelho ao sol? Eu que não sou programador, com um bocadinho de paciência faria um algoritmo para alinhar a antena, baseado na hora, data, posição e alvo.

        Inteligência artificial é algo muito mais complexo que isso e supõe código avançado que é suposto produzir um resultado mais ou menos complexo baseado em muitas condicionantes. O que não se passa aqui. São rotinas, algoritmos mais ou menos simples porque são totalmente previsíveis para alinhamento dos espelhos. De inteligência artificial não tem nada.

        Sim, tenho mais que fazer que responder a asnos na internet, mas também sabe bem ajavardar com nabos que se acham conhecedores.

        Agora ataquem-me com mais detalhes pró forro, para ficarem com o prémio

        • Ruy Acquaviva says:

          O texto não entra nesses detalhes, mas acho que pode não ser apenas uma questão de alinhar os espelhos, pelas fotos pode ser que haja algum tipo de óptica adaptativa para ajustar a curvatura dos espelhos. Talvez a solução não seja completamente algorítmica e se use alguma técnica da disciplina de inteligência artificial. Mas concordo com você que o uso do termo IA é inadequado em diversas situações, motivada por questões de marketing ou de “moda”, muitas vezes em soluções que não tem nenhuma relação, ou está apenas vagamente relacionada à inteligência artificial.
          Eu queria também fazer uma observação. Achei muito grosseira e desnecessariamente agressiva essa resposta do “fulano”, acho que podemos discordar em relação às questões, mantendo a cordialidade. Talvez ele tenha tentado fazer um chiste ou ser irônico, mas se for isso errou a mão porque ficou um comentário agressivo.

  5. Paulo says:

    Em Espanha existe um sistema semelhante instalado e a funcionar há mais de 10 anos.

  6. Luis says:

    Nem o conceito de concentração solar é recente nem a tecnologia para atingir temperaturas bastante mais altas do que as referidas neste artigo. Foi aliás um português que desenhou e construiu um dos primeiros equipamentos à escala real, vencendo o grande prémio de Exposição Mundial de S. Louis em 1904. Com a tecnologia dessa altura atingiu mais de 3500 graus Celsius. A inovação e introdução de IA desta empresa estará com certeza noutro ponto desta tecnologia.
    https://www.publico.pt/2004/05/29/ciencia/noticia/as-invencoes-solares-do-padre-himalaya-recordadas-100-anos-depois-1195097

  7. Miguel says:

    O Bill Gates tal como o Pai, Mãe e Avô sabe é fazer é dinheiro à custa de outros ou à custa de benefícios fiscais… o resto é conversa e teatro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.