Eclipse solar de 12 de agosto: prepare-se para o fenómeno que Portugal não via há 100 anos
No dia 12 de agosto, o céu português vai protagonizar um dos fenómenos astronómicos mais raros das últimas décadas. Em quase todo o país, o Sol vai ficar quase totalmente escondido pela Lua, com um pequeno recanto no nordeste transmontano a ver o dia a transformar-se em noite por breves segundos. Eis tudo o que precisa para aproveitar o fenómeno ao máximo.
Não é todos os dias que Portugal entra no roteiro dos grandes eventos astronómicos mundiais, mas este verão é uma exceção.
A 12 de agosto de 2026, o país vai assistir a um eclipse solar de proporções raramente vistas em território nacional. Aliás, o último eclipse total visível em Portugal continental aconteceu em 1912, conforme explorámos anteriormente.
O fenómeno vai poder ser visto de norte a sul, mas com intensidades diferentes:
- Em Bragança, a Lua vai ocultar 99,9% do disco solar;
- No Porto, cerca de 98%;
- Em Faro, no extremo sul, a ocultação desce para os 92,8%.
Este ano, apenas um pequeno recanto de território nacional vai realmente experienciar a totalidade do eclipse solar.
O privilégio cabe à zona do Parque Natural de Montesinho, perto de Bragança, no extremo nordeste transmontano. Ali, durante cerca de 26 segundos, o Sol vai desaparecer por completo atrás da Lua, revelando a sua coroa solar a olho nu.
✅ A checklist para aproveitar o eclipse solar
Com o dia 12 de agosto a aproximar-se, deixamos uma checklist prática para preparar a observação, seja em casa, numa praia ou numa viagem até Trás-os-Montes:
Proteção ocular
Medical king
Óculos homologados Eclipse solar ISO 12312-2 - Vem com 2 lentes fotográficas para smartphone aprovadas de acordo com a norma ISO, com certificação CE: Óculos para ver eclipses solares.
Celestron 94243
EclipSmart Solar Eclipse Telescope Filter ISO 12312-2 Compliant, Secure Fit with Solar Safe Film, com 6" Schmidt-Cassegrain tecidos, preto.
Fotografia

K&F Concept 52 mm
Clip-on Filtro polarizador circular para telemóvel, filtro CPL para telemóvel lente com clipe compatível com iPhone 16 15 Pro MAX 14 13 12 11 | Filtro CPL para telemóvel, compatível com iPhone 17/16/15/14/13/12 11, não aplicável para iPhone 17 Pro/Pro Max -FP101

Tripé para telemóvel 180 cm
Tripé para telemóvel e vara Selfie - tripé móvel extensível portátil com controlo sem fio, compatível com iPhone/Samsung/GoPro/câmaras.

Adaptador de telefone
Adaptador de telefone para telescópio, binóculos compatíveis com suporte de telemóvel monocular, microscópio, telescópio, suporte de clipe para telefones inteligentes compatível.

Anker Zolo Power Bank
Carregador portátil de 25000 mAh e 165 W, três portas USB-C de 100 W máximo. para o carregamento de vários dispositivos, cabos integrados e retráteis, para iPhone 17/16/15 | Adequado para avião, cabos integrados e retráteis, para iPhone 17/16/15 e MacBook.
Conforto

Cadeira de campismo
Amazon Basics Cadeira de campismo dobrável portátil com porta-copos - cadeira exterior com moldura de aço, impermeável, com bolsa de transporte, 72,5 cm x 52,5 cm x 93,2 cm, preto, conjunto de 2.

TREKOLOGY YIZI GO Cadeira Dobrável Ultra Leves
Cadeiras de Praia - Apoio de Encosto de Alta Resistência, Portátil e Reforçada Espreguiçadeira Exterior Banqueta - para Exteriores, Campismo.

Spray anti-mosquitos
Relec Embalagem de poupança de 250 ml (2 embalagens de 125 ml) Spray anti-mosquitos extra forte, repelente de mosquitos, eficaz contra o mosquito tigre, proteção contra picadas de mosquitos em zonas | Embalagem de poupança, 50% DEET, proteção de até 9 horas, contra mosquito tigre e carrapatos, áreas tropicais, uso exterior.

Beurer BiteX Max Deep Black
Aparelho contra picadas de insetos com superfície de aquecimento maior, para o tratamento de picadas e mordidas de insetos, com luz, bateria recarregável.
Extras
- Aceder ao website do Eclipse Solar 2026 para todos os detalhes.
- Usar a aplicação Sun Surveyor para confirmar a hora exata do eclipse na localização escolhida:
Um momento para não perder
Eventos como este não se repetem com frequência, estando o próximo eclipse total visível em território português previsto apenas para 2144.
Entre a raridade do fenómeno e a facilidade de acesso a partir de qualquer ponto do país, 12 de agosto de 2026 promete ficar marcado como um dos dias mais aguardados do calendário astronómico português.
Leia também:

























Nas farmácias davam os óculos, por marcação, não sei se ainda aceitam.
Comprei uma dúzia na Amazon, dá para oferecer.
(E não deitem os óculos fora porque a 02/08/2027 há outro eclipse, parcial, do sol – este ao fim da manhã, com o sol alto no céu)
E em 2028 ou 2029 há outro
ORGIA DE ECLIPSES!
Vai haver nos 2 anos.
As caixas de óculos indicam os eclipses de:
– 12/08/2026, o próximo
– 02/08/2027. A zona de eclipse total percorre Espanha numa trajetória muito próxima do anterior – mas é visível por todos por o sol estar alto
– 26/01/2028 – um eclipse fraquito, de “anurlaridade” (com a lua muito mais longe e por isso não cobre o sol), visível na Península Ibérica, entre 4 e 7 minutos, ao pôr do sol.
Sacar aqui os óculos de soldar
Vai haver 3 eclipses em 2026, 2027 e 2028.
Os meus oculos distorcem a imagem quando abano a cabeca da esquerda para a direita…devo ficar preocupado?
claramente
Experimenta abanar da direita para esquerda
esqueceram-se de avisar que o eclipse solar vai ocorrer já de noite
Às 18:30 é de noite? Só se te fechares no quarto escuro 😉
Às 20:30 (perto do por do sol) o sol já se “destapou”, ou seja o eclipse, em Portugal dura cerca de 2H.
Está mais “tapado” por volta das 19:30.
O eclipse parcial em Portugal continental começa por volta das 18:34 (os horários variam ligeiramente consoante a localização). O momento de maior ocultação do Sol ocorre cerca das 19:30. Depois disso, a Lua começa a afastar-se do disco solar.
Se vamos ver o eclipse solar? Claro que sim, contudo, como todo o processo demora cerca de duas horas, e como em Portugal o Sol põe-se antes de o eclipse terminar completamente, às 20:30, em muitas localidades, o Sol já estará praticamente ou totalmente “destapado”.
Mas, repara, isso acontece porque o eclipse está na fase final e o Sol está muito próximo do horizonte ou já se pôs. 😉
é um dia que anoitece mais cedo, é a preparação para o horário de inverno
Sim, isso não vai acontecer agora, isso começou logo após o solstício de verão, por volta de 21 de junho.
Sim, ainda vai haver muito eclipse para vermos antes do sol desaparecer para lá da curvatura da terra.
Estou muito preocupado, que coisas más irão acontecer nos próximos meses? Que eclipses solares podem marcar períodos maus da história da região atingida, ou ser só mais um evento astronómico.
Falta também saber se as nuvens ou o fumo dos incêndios florestais não tapam o céu.
Ouvi dizer que cerca de 150.000 a 180.000 pessoas irão morrer por dia nos próximos tempos.
Chuvas e calor muito forte irá atingir o planeta todos os dias.
Uau! 150.000 a 180.000 pessoas irão morrer por dia nos próximos tempos? Não acredito, então ainda vai melhorar em relação à média de 164.000 a 180.000 pessoas? O eclipse irá trazer melhorias? Pelo menos é uma previsão optimista.
Aproveito e mato uma galinha para agradar aos Deuses e como cabidela ao jantar.
Últimos 100 anos? Ainda me lembro de ver um quase total e não foi há 100 anos
O de 1999 não foi total em nenhum local do território português.
O de 2026 vai ser total no Parque Natural de Montesinho, no distrito de Bragança, e em Espanha.
O próximo eclipse como o de 2026 vai ser em 2144.
agora lê o que escreveste…outra vez…devagarinho.
Eu também não tenho 100 anos e lembro-me de já ter visto vários eclipses, agora se eram totais isso já é pedir de mais, ainda relembro de vermos através das radiografias antigas.
O próximo e o seguinte são os melhores que se arranja nos últimos 20 anos, em Lisboa – de eclipses parciais e anulares. Data e percentagem de ocultação:
– 03/10/2025 (90%), 29/03(2006 (24%), 04/01/2011 (53%), 20/03/2015 (69%), 21/08/2017 (19%), 10/06/2021 (10%), 25/10/2022 e 08/04/2024 (2%)
– 12/08/2026 (94,7%)
– 02/08/2027 (92%).
O primeiro é – 03/10/2005 (90%),
O giro vai ser ver a quantidade de pessoal a tirar selfies e afins em vez de aproveitar e observar o fenómeno.
é a sociedade de hoje em dia 🙁