PplWare Mobile

Categoria: Ciência

Google publica o mapa de conectividade cerebral com maior resolução de sempre

O cérebro dos animais, e dos próprios humanos, é algo que deslumbra os cientistas. Estes tentam compreender alguns mecanismos que são desconhecidos, sendo que a Google ajudou a criar o mapa de conectividade cerebral – conectoma – com maior resolução de sempre.

Este feito, mesmo tendo sido referente ao cérebro de uma mosca-das-frutas, é algo importantíssimo e que representa um marco para a Ciência. Os conectomas de alta resolução poderão vir a revelar-se essenciais para entender alguns mecanismos cerebrais.

Google publica o mapa de conectividade cerebral - conectoma - com maior resolução de sempre


Cientistas descobrem que os micróbios no intestino são capazes de prever a nossa morte

O desenvolvimento da ciência, suportado em nova e revolucionária tecnologia, tem permitido importantes avanços. Foram apresentados dois estudos científicos que concluem que o “microbioma” é muito mais confiável na previsão de doenças, e até mesmo o risco de morte nos próximos 15 anos. Assim, a medicina olha agora para os micróbios e bactérias que habitam no nosso intestino com “outros olhos”.

Os micróbios no intestino são capazes de prever a nossa morte… avança o estudo!

Representação do intestino grosso do corpo humano, com zona de ampliação para micróbios


Baterias de diamante podem ser solução para armazenar energia de resíduos nucleares

Uma das maiores ambições atuais do Homem é a criação de baterias potentes, com alta densidade energética, baixa degradação e que sejam pouco nefastas para o Ambiente. Uma investigação da Universidade de Bristol pode ser um passo nesse sentido, ao criar baterias de diamante para armazenar energia de resíduos nucleares!

Esta solução, ainda em fase embrionária e de testes, poderá ser uma fonte de energia elétrica durante milhares de anos.

Baterias de diamante podem ser solução para armazenar energia de resíduos nucleares


Apple está a desenvolver tecnologia preventiva na área da saúde

Tim Cook, CEO da Apple, revelou esta semana que a empresa está a investigar tecnologias que permitam identificar riscos de saúde em fase inicial. Desta forma, os utilizadores poderão fazer prevenção de problemas de saúde graves.

A saúde é uma área à qual a Apple tem dedicado muita atenção nos últimos anos, muito impulsionada pelo Apple Watch. Espera-se, então, que em breve as funções ligadas à saúde preventiva possam ter um forte desenvolvimento.

Apple é acusada de roubo de tecnologia usado no Apple Watch Masimo


Campo magnético da Terra nasceu do cataclismo que criou a Lua

O campo magnético da Terra é uma espécie de escudo protetor que envolve o planeta. Segundo as pesquisas nesta área, a colisão de um “planeta” contra uma Terra primitiva iniciou um processo que gerou um poderoso campo magnético, capaz de proteger a água do planeta da radiação solar.

Este campo é um escudo que diminui e desvia o vento solar e os raios cósmicos vindos do Sol. Mas como foi formado e como se mantém este campo magnético?

Imagem do campo magnético que serve de escudo ao planeta Terra