Quantcast
PplWare Mobile

Steve Jobs quis construir o carro da Apple em 2008

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. nc says:

    Sem duvida que o mercado automovel esta em grande mudança.
    Elon Musk da Tesla deve estar ja um pouco à frente mas sem duvida nos proximos anos muita coisa vai acontecer. Realmente precisamos de uma alterantiva aos motores de combustão.
    Enquanto isso….. esperamos e estamos atentos!

  2. CP says:

    Lá vamos nós ter os debates a ver que carro é melhor, o da Google ou o da Apple. Ad(r)amos vs iCar(issimo)

    • LG says:

      Basta ver as notícias que passaram cá sobre a Tesla e o Elon Musk… Basta haver rumores que a Apple vai lançar um carro elétrico, e já ha anti-Tesla haters em todo o lado…

  3. Prim says:

    Vai ser este o grande produto do Tim? Ou também não vai revelar as vendas como no watch? O fantasma de Jobs não deixa de o assombrar.

  4. Bruno Gonçalves says:

    Bem esta afirmação parece um pouco abusiva:

    “Para Tony Fadell os elementos de um carro não diferem muito de um qualquer smartphone ou tablet. Os componentes base são os mesmos, com as devidas diferenças proporcionais. Está presente uma bateria, um computador e uma estrutura mecânica para suportar esses componentes. Bastará olhar para um iPhone e fazer a comparação, com a devida distância.”

    De qualquer maneira se eventualmente existir um carro Apple terá que ter algo diferenciador do mercado. Se alguém vai comprar um carro a uma empresa de software/hardware, não sei, eu acho que não compraria, só após uns anos de testes. E qual seria o factor diferenciador caso exista um carro Apple? Carros autónomos parece estar na moda agora, apple car e android auto já existem, o que há de novo para trazer ao ramo dos automóveis? Essa será a grande questão penso eu.

    • Ruben says:

      Se for um carro autónomo, confio muito mais depressa numa Google ou Apple que numa empresa tradicional de carros, excepto a Mercedes, que é das empresas que estão mais à frente no assunto.

      Mas provavelmente o Apple Car vai ser um BMW com software da Apple.

      • Bruno Gonçalves says:

        A questão não era o software mas mais na parte mecânica da coisa.

        • Ruben says:

          Lá está, é um motor eléctrico, o resto também não é rocket science

          • Prim says:

            Só podes estar a brincar… Um carro é só o motor?!
            Se realmente for a BMW a tratar da mecânica é uma coisa, se for a própria Apple, sem experiência nenhuma no assunto, vai correr bem… Mas para os fans vai estar sempre tudo bem…

          • JBM says:

            tens toda a razão, é impossível para a Apple contratar pessoal especializado e executivos com conhecimentos no ramo automóvel. Vão ter que brincar aos carros nos escritórios pois nem fazem ideia do que é uma garagem.

          • Prim says:

            Claro, isto é assim simples, contrata umas quantas pessoas e está feito… estás só a trollar, certo?!

          • JBM says:

            trollar é achar que conhecimentos de mecânica e capacidade para construir um carro, estão fechados dentro das quatro paredes de cada construtor de automóveis já existente e que é impossível contratar pessoas com experiência para erguer uma nova empresa no ramo e construir um bom automóvel

          • Prim says:

            Sim, pessoas, dinheiro e está feito… LOL!

          • JBM says:

            parece que para ti só com pessoas e dinheiro é impossível construir um carro em condições. Pelos vistos seria preciso essas pessoas e esse dinheiro dentro de 4 paredes com outra marca na porta, para funcionar, afinal de contas a experiência está nas paredes não nas pessoas.

          • Prim says:

            Isso que dizer que não estás mesmo a trollar…
            Experiência, é só a experiência individual de cada um? Errado! O importante é a experiência colectiva; não importa só os conhecimentos e capacidades de cada pessoa individualmente, importa a experiência que tem com as instalações e equipamentos onde trabalha, importa a relação que já conseguiu estabelecer com as outras pessoas, importa a experiência, o trabalho de pessoas que já não fazem parte da empresa, mas que deixaram o seu legado, quer na forma de normas, de hábitos, etc. Importam os erros sempre cometidos no inicio de cada empresa, importa o equilíbrio geral no ambiente de trabalho, que não se ganha em pouco tempo, importa toda a tecnologia desenvolvida até então e respectivas patentes, importam as relações cimentadas com parceiros da área, importa toda uma estrutura que resulta do facto do todo ser maior que a soma das partes. Se não acreditas quando o povo diz que “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, não é ele o tolo.

          • JBM says:

            dizes bem experiência colectiva cria-se, a isso se chama erguer uma nova empresa, tal como já disse num outro comentário!
            Mas conhecimentos para criar um novo automóvel partem dos conhecimentos e experiência de cada pessoa individual que constitui a equipa responsável, qualquer que seja a empresa, nova ou velha, a experiência colectiva apenas agiliza a interacção entre as pessoas. E dado que não estamos a falar de crianças do infantário que não sabem como se comportar com outras crianças que não conhecem ou que não se sabem orientar numa nova creche ou com novos brinquedos, não é a experiência colectiva que é o grande problema a resolver ou a fonte das soluções para o grande problema a resolver.
            Havendo dinheiro torna-se fácil criar equipas experientes, dar-lhes boas condições de trabalho e ter executivos experientes a coordenar a nova organização, num projecto que só se verá daqui a uns 4-5 anos, com muito tempo para passar por diversas iterações.
            Resumindo, vir com a história de que vai correr mal porque a Apple não tem experiência nenhuma é uma falácia. Experiência é coisa que não será complicada para a Apple obter.

          • Prim says:

            Achas que com muito dinheiro se faz Roma e Pavia num dia, eu continuo a achar que o tolo não é o povo.

          • JBM says:

            5-6 anos são mesmo 1 dia!

        • Ruben says:

          É a parte mais importante de um carro eléctrico, são as baterias… Quem é que percebe mais de baterias? Samsung, Apple, LG ou As marcas de carros?

          • Prim says:

            As baterias dos eléctricos não tem nada a ver com a dos telemóveis e não são de todo a parte mais importante, como o combustível ou o deposito deste não é a parte mais importante dos restantes.

          • Vlad says:

            A Apple não desenvolve baterias.

    • Mark says:

      Toda a razão, não é pelo facto de um carro ter motor eléctrico em vez de um motor de combustão que faz com que seja semelhante a um smartPhone. Se assim fosse todo e qualquer dispositivo electrónico era semelhante a um iPhone desde a um aspirador, passando por um avião ou até mesmo uma estação espacial 😀

      Que um smartphone possa ser parte integrante de um carro ai sim concordo e pode fazer todo o sentido e penso que poderá ser o futuro.

      O que poderá vir a ser? Nada melhor que dar um vista de olhos nas patentes que a Apple tem nesta área.

    • Daniel says:

      Um pouco não, completamente abusiva. Eu estando ligado a qualidade sei muito bem que os padrões de qualidade para um consumer electronics como um smartphone não tem absolutamente nada a ver com os padrões de qualidade e segurança da indústria automóvel. Há “atalhos” na qualidade que se permitem aos smartphones que não se permitem de todo num automóvel. E certamente se a Apple se envolver na indústria automóvel muito do investimento inicial que gastará dinheiro é na qualidade e cumprir esses padrões, e toda e qualquer alteração lá terá de repetir as certificações que possam ter de ser repetidas.

  5. Realista says:

    O carro da Apple estava previsto ter rádio FM?

  6. piri_vm says:

    Eu sou um pouco tradicional, um carro sem fazer barulho não é para mim, é como um relógio sem tic tac.
    Sou a favor dessas tecnologias no entanto acho que vai ser muito difícil de substituir os carros tradicionais, pelo menos durante os próximos 20 anos.

    • LG says:

      Daí a Audi “emular” o som dos motores nos carros elétricos: https://www.youtube.com/watch?v=1IraXA1QNN0 🙂

      • Daniel says:

        Não é só por isso, é por motivos de segurança. Ao menos assim ouve-se o carro a chegar e não apanhar o peão de surpresa. Há motas electricas em que foi feito o mesmo.

    • Bianca Irisa says:

      Boa, então poluição sonora é melhor, só porque estamos habituados…
      E a desculpa do barulho ser necessário para as pessoas estarem antentas é ridicula também, os carros fazem sempre barulho a andar mesmo que o motor seja silenciozo mas adicionar um som que não seja super elevado como alguns carros com motor de conbustão fazem já é bom, não é necessario ter um barulho enorme para mostrar que o nosso carro é que bom e é que anda. Prova disso são os carros electricos que ao lado de muitos que fazem mais barulho do que andam levam uma lição em termos de velovcidade.

      • Woot! says:

        Há motas que não fazem barulho absolutamente nenhum, em parques de estacionamento de centros comerciais em que as pessoas vão a andar no meio do parque é perigosíssimo!

        E também o é na rua, este foi apenas um exemplo.

  7. Full says:

    Os comandos no volante sao iguais aos do meu Evoque looool Copiaram 😛

  8. Psicologica Mente says:

    Um carro da Apple seria o único carro do mundo onde não haveria rádio FM…

  9. David says:

    Eles dizem que steve jobs teve essa ideia simplesmente pode ser uma estratégia de marketing.

  10. KaYs3r says:

    Afinal a Apple já tinha pensado nisso…
    Bem me parecia que a Tesla, Google, BMW, Mercedes, etc tinham copiado pela Apple a ideia dos carros autónomos e elétricos.

  11. Fernando says:

    Acho que este titulo está errado Steve Jobs ele pensou considerou etc mas ele não quis construir um carro em 2008 ele simplesmente pensou em construir um carro em 2008.

  12. str says:

    Essa conversa da bateria da estrutura metálica e que o carros e os smatphones são semelhantes, parece-me um comentário muito redutor, está a aligeirar a coisa. Claro que conceber um carro e depois construir é muito mais complexo, em tudo, basta dizer que estão vidas em jogo. A Apple não tem o know-how, terá de associar-se a outros players no mercado, aí veremos quem estará disposto a construir um carro de baixo custo para depois serem vendidos a peso de ouro. Não me parece que sejam fabricados na Alemanha por exemplo. Talvez um fabricante chinês ou indiano.

    • Daniel says:

      A questão é se quer vender nos principais mercados ou não. E como é óbvio quererá. A Lada faz carros de baixo custo (mesmo muito baixo custo), mas esse baixo custo tem um… custo: devido aos cortes na qualidade e não respeitar algumas normas Europeias, Americanas ou qualquer outra nos países de primeiro mundo, não podem ser vendidos lá (normas de segurança, etc).

      Por isso o melhor que a Apple poderá fazer é fazer um carro que é caro mas vai vender mutíssimo mais caro. Baixo custo é impossível se quiser vender nos principais mercados.

  13. Judenilson says:

    Engraçado é observar os diversos comentários dos altíssimos especialistas nacionais! kkkkkkkkkk
    Se você gosta da maçã, não perca tempo e comece a trabalhar muito agora, e tenha quase a certeza de que você NUNCA conseguirá comprar um carro deles!
    Se você não gosta, vá trabalhar também, para conseguir pagar aquelas 72 prestações, daquele carro brasileiro fuleira, que só pq é novo você acha o máximo!
    A única certeza que temos, é que eles podem fazer mais do que pensamos e o mercado capitalista acaba desacelerando isso, pois querem injetar produtos devagarzinho! Contudo a sua luta será alimentar o consumismo e esquecer que, o princípio do meio de transporte é apenas lhe levar de um ponto a outro e só! O resto é frescura pra aparecer.

  14. Jorge says:

    imaginem um carro que com a atualização de firmware fica mais lento

  15. domingos batista says:

    Pessoal.ACORDEM!!!vocês sabiam que houve taxis eletricos em Nova Iorque no principio do Seculo?
    Pois claro.foi o petróleo,e porque agora estão a reaparecer?
    como disse o outro, um veiculo eletrico è um telemovel com rodas, o resto está tudo feito.

  16. Eurico says:

    A novidade deste carro seria o Jailbreak 10.2.1 e com
    shotgun como extra. À semelhança das pickups vendidas no Tecas! Redneck style!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.