Quantcast
PplWare Mobile

Rumores afirmam que a Apple enviou iPhones dobráveis ​​para a Foxconn testar

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. ToFerreira says:

    O quê?! So se for daqui a 10 anos… Nem o notch retiraram ainda.
    Mais depressa estão a testar se podem vender o telemóvel e o ecrã em separado.

    • Vítor M. says:

      Não sei se a Apple estará preocupada com isso. Até porque este segmento ainda necessitará de uns bons anos até ser algo que crie mercado que valha a pena. Estás a ver a Apple a lançar um iPhone para vender uns milhares?

      • ToFerreira says:

        Não, por isso é que digo que só daqui a 10 anos, quando a tecnologia já estiver bem madura.

        • Vítor M. says:

          Mercado… é preciso haver primeiro mercado, depois logo aparece a tecnologia. Primeiro cria-se a necessidade, depois o bem para a saciar. 😉

          • Rui Machado says:

            És capaz de explicar que mercado existia quando a apple lancou o primeiro iphone? Na altura as coisas mais evoluidas eram os nokia N95 e alguns QTEK com windows CE….

            Por vezes uma pedrada no charco cria o mercado……

          • Vítor M. says:

            Havia muito mais que isso. Isso era por cá, mas o mercado que a Apple estava a ver era o americano. O mercado onde a BlackBerry dominava, onde os melhores equipamentos com Windows CE eram da Motorola e HP, onde os ecrãs resistivos ganhavam mais funcionalidades, as comunicações tornavam-se mais fáceis de fazer até num Palmtop que já se ligava à Internet, navegava, recebia email e até fazia chamadas.

            A Apple, sabia que estava já um mercado criado, mas precisava de algo. Começou a desenhar os seus dispositivos portáteis anos antes, com o Newton, avó do iPhone e iPad. Depois, com a patente de Steve Jobs, do ecrã multitouch, bastou juntar o que o mercado dos PDAs e telemóveis tinha de comunicações, SMS, mail, com o que a Apple também tinha, ferramentas produtivas, iTunes e ferramentas Google, como o Search, Maps e YouTube… e nascia o iPhone.

            Ninguém dos outros conseguiu acompanhar. A Nokia era líder mas perdeu o comboio, ao tentar transformar o Symbian num sistema multifacetado com multitouch, correu tão mal que acabou por falir. A Motorola esperou anos pela Microsoft, empresa que dois anos depois do IPhone, ainda não tinha um smartphone. O Android ainda era algo ranhoso e marcas como a QTEK dependiam do Windows Mobile que não tinha suporte para mais do que os ecrãs de PDA.

            A BlackBerry de repente, perde o comboio, ainda tenta, lança uns quantos, mas o seu sistema acabava por não cativar, as teclas tornaram-se nicho… e acabou por não conseguir evoluir o seu SO.

            Assim nasceu uma necessidade de um mercado que não sabia que tinha essa necessidade.

          • Rui Machado says:

            Vitor por favor nao mistures alhos com bugalhos.
            Blackberry competia com Nokia, tinha resmas de teclas e nada parecido com iphone.
            O Iphone quando surgiu era algo muito diferente de tudo o que existia antes.
            Os equipamentos mais proximos do iphone eram como eu referi e tu confirmaste os equipamentos com windows CE QTEK e outros.
            O problema e que esses equipamentos com windows CE prometiam muito mas cumpriam pouco.
            Tinham ecras resistivos basicos, sistemas operativos pessimos com crash constantes etc

            A virtude do iphone foi ser um produto acabado ao contrario dos equipamentos windows CE.

            Funciona bem era fluido tinha um touch muito a frente e um sistema operativo robusto.
            O unico senao eram as aplicacoes que eram escassas mas como as principais estavam disponiveis rapidamente esse problema foi solucionado.

            Qtek cometeu o mesmo erro da nokia insistindo em equipamentos com teclas, forma bem mais sucedidos que a nokia mas como se viu o futuro era outro.

            Como ves o mercado nao existia, talvez existisse um pouco criado pelos equipamentos windows CE mas era minimo.

            Eu sei até porque na epoca tinha acabado de “encostar” o meu nokia comunicator que era excelente por algo mais versatil já nao recordo se era HTC ou QTEK mas ficava frustado com o sistema operativo e apenas aceitava aqueles ecras porque eram um mal menor. Quando o iphone apareceu comprei um e foi uma revolucao.
            Se nos equipamentos windows CE usava email internet e sistemas de navegacao com grandes limitacoes quando passei para iphone especialmente a segunda versao pois a primeira nao tinha 3g comecei como muitos a poder usar o telefone como um smartphone.

            O grande erro da nokia foi insistir num sistema operativo Symbian que era excelente do melhor que existia mas que tinha apenas um senao. Não tinha sido construido para ser usado com ecra touch (era o sistema dos psion para quem se lembra). A nokia nunca conseguiu ultrapassar essa limitacao (bem melhor esteve a black berry) .
            Caso a nokia tivesse desistido do symbian e adoptado o android muita coisa teria sido diferente e poderiam ter criado algo parecido ao iphone.
            Mas como a nokia tinha o monopolio achou que sabia mais do que os outros nao quis reconhecer a inovacao que foi o iphone e foi o que se viu.

            Hoje em dia é a Apple que corre esse risco, desde a morte de Steve Jobs parou de dar pedradas no charco, parece o mercado de pc’s nos anos 90 sao cada vez mais rapidos e com mais memoria e espaco mas inovar zero….. ou quase.
            Actualmente so o sistema operativo fechado e consequentemente mais seguro me mantem na apple mas cada vez justifico essa opcao ate porque tambem possuo equipamentos android que adoro.

            Ao contrario do que dizes a Apple nao esperou que existisse mercado, a Apple criou o mercado, quem esperou que existisse esse mercado e o tentou conquistar foram marcas como a Samsung Huawei e outras que hoje em dia já lideram em muitos mercados.

            A apple sempre teve a grande visao de ver mais além e criar mercados.
            Foi assim com o Macintosh com o iphone com o apple watch e outros, uns com maior sucesso e outros com menos mas todos foram pioneiros fazendo mais e melhor do que o que existia ao seu lnçamento-

            Espero ansiosamente que a apple quebre o marasmo e em breve apareca com um equipamento de comunicacoes revolucionario mas ao que tenho visto nao acredito muito nisso.
            Pessoalmente sempre comprei o ultimo iphone, desde o X que era apenas uma versao muito melhorada dos anteriores nao vi nenhuma vantagem substancial em comprar novos e continuo com ele ate porque nao avariou ainda 🙂

          • Vítor M. says:

            Bom dia. Hmmm tu podes não concordar, mas a história é assim que se conta, como te falei, até é resumida muito aqui: https://bit.ly/3pFSStx

            O mercado existia e muito grande, principalmente era um mercado em erupção. O resto é como te disse, com a QTEK, com a NOKIA e com a MOTOROLA… e BLACKBERRY.

            Sobre o que dizes aqui: “Hoje em dia é a Apple que corre esse risco, desde a morte de Steve Jobs parou de dar pedradas no charco, parece o mercado de pc’s nos anos 90 sao cada vez mais rapidos e com mais memoria e espaco mas inovar zero….. ou quase.”

            Como? 😀 estás completamente enganado. Isto porque a Apple tem inovado e muito. Depois de Jobs a marca inovou com o Touch ID (simplesmente não existia nos smartphones). Foi o revolucionar da tecnologia de segurança. Todos passaram a querer e a usar.

            A Apple inovou em muitas áreas, criou uma porta de comunicação e alimentação única até à data, o Lightning, e esteve mais tarde no desenvolvimento da USB-C. Esta último foi fortemente inspirada na tecnologia da porta lightning. Foi outro salto enorme para todos os dispositivos.

            A Apple lançou mais tarde os multigestos no sistema operativo. Hoje os dispositivos móveis estão a tirar as teclas e a adotar este método de interagir com o smartphone. A Apple desenvolveu e criou o Face ID. A tecnologia mais avançada até hoje usada no campo da segurança nos smartphones. Hoje muitos tentam copiar e não conseguem.

            A Apple desenvolveu um método de pagamento que é hoje dos mais usados no mundo, o Apple Pay com extensão para o iPhone, iPad, Apple Watch e Mac. Nenhuma outra empresa tem uma tentacularidade como o que a Apple tem e dificilmente terá.

            A Apple foi a empresa a avança pela primeira vez com a arquitetura 64 bits nos smartphones, os outros diziam que não era necessários, hoje, todos usam. A Apple foi a primeira empresa nos smartphones a encriptar todo o conteúdo com tecnologia de encriptação e armazenamento local.

            Isto só nos iPhones. Não vamos falar no Apple Watch que é o mais inovador dos dispositivos móveis dos últimos anos. 😉 e muita destas inovações passaram para os computadores. Repara, até hoje, o iPad não tem concorrente no mundo, nenhum outro tablet vende tanto e tem tanta tecnologia como o iPad. Isto não é inovar, não é uma pedrada no charco sempre e sempre? Claro que sim 😉

            Nos computadores, voltas a estar fora de jogo. De certeza que nunca usaste um Mac para perceberes o que ele traz de inovador, a forma fácil e poderosa de teres um sistema operativo, o uso simples de combinação de usabilidade entre um computador, o iPhone, o iPad e até com a Apple TV. Tecnologias como o AirPrint, AirPlay, iDrop ou mesmo o Apple Pay estão ao alcance do dedo ou de um clique. A facilidade de teres um Windows em bootcamp, ou teres dentro um “linux” que te faz tudo e um par de botas. 🙂 Um dia tens de experimentar.

            Com o Touch ID a Apple veio trazer uma funcionalidade existente noutras marcas no passado, mas que funcionavam mal, para um patamar tipo iPhone. Até com o Apple Watch desbloqueias por proximidade o “teu computador” Apple.

            Depois, em todo o ecossistema tens o melhor que a Apple faz, com o melhor que a Google faz, a Microsoft, Adobe, Corel, etc…

            Agora, com o M1 a Apple volta a inovar e vais ver de agora em diante um conjunto de equipamentos super rápidos e poderosos a aparecer no mercado pela mão da Apple.

            Nem vamos falar nos sistemas operativos, o macOS, iOS, watchOS, tvOS são um conjunto tremendo de ferramentas. Nenhum outro conjunto existe desta dimensão. 😀

            A Huawei e a Samsung, sim, foram muito atrás do que a Apple fez, principalmente atrás do ecossistemas, mas nunca conseguiram deslargar-se do que os outros fizeram, neste caso, o sistema operativo. O Tizen da Samsung é nada… e a Huawei, finalmente, está a ver se singra com o Harmony, sem a Google. Mas a Apple não precisa da Google para nada, a Google sim precisa da Apple 😉

            Abraço.

          • Rui Machado says:

            Vitor porque impedes a resposta aos teus comentarios, pelo menos permitir uma ou duas respostas era agradavel para defender pontos de vista e argumentacao.

            “O mercado existia e muito grande, principalmente era um mercado em erupção. O resto é como te disse, com a QTEK, com a NOKIA e com a MOTOROLA… e BLACKBERRY.”

            O mercado que falas so se for de telefones moveis. Eu falo do mercado de samrtphones! Talvez esteja aí a nossa diferença.

            O que eu argumento é que o mercado nao existia pois umBlackberry ou um nokia daquela época destinavam-se a fazer chamdas e email basico navegacao basica e pouco mais. A apple aí inovou e muito ao pegar nas ideias dos outros (sim ja existiam telefones touch como os qtek) e fez algo muito mais funcional resistente e bonito. Criou esse mercado pois caso o iphone nao tivesse aparecido duvido que muita gente quisesse usar QTEK’s.

            Quando dizes que a Apple inovou muito depois do Steve Job’s respondo olja que não olha que não 🙂 Touch Id nao foi inovacao da apple, face Id sim mas nao acredito que seja um coisa tão inovadora e imprescindive como tu pretendes.
            Por exemplo não me importava de ter um equipamento que nao tivesse face id touch id e todas essas pequenas inovacoes mas que tivesse bateria para varios dias, trocava uma coisa pela outra na hora.

            Touch id face id e todos os pequenos melhoramentos dos ultimos anos da Apple nao passam disso mesmo, pequenos melhoramentos nada que se compare a substituir um ecra single touch resistivo por um multi touch capacitivo.
            Nada que se compare a criar um sistema operativo para competir com o bem implementado e pessimo windows CE.

            As inovacoes da apple nas portas são opcoes da propria empresa que se recusou a usar um standard que ja existia, nao discuto e concordo que a porta da Apple sempre foi melhor do que as standard.

            Os sistemas operativos multigestos nao foram lancados pela apple ao contrario do que apregoas, alias a apple foi dos ultimos grandes fabricantes a abandonar o botao fisico os android’s foram pioneiros nisso.
            Os sistemas multigestos por acaso ate comecaram com a nokia 🙂 ou com os seus antigos funcionarios que desenvolveram um sistema operativo bem engracado robusto bonito e com multigestos. Alias até o ubuntu phone tinha isso, recordas?

            O apple watch foi sem duvida uma inovacao mas a revolucao foi o pebble watch, lembras? Ainda hoje não são um sucesso, pessoalmente tenho um e esqueco muitas vezes em casa. Pouco acrescenta excepto em termos de saude onde sao excelentes a monitorizar.

            Novo strike quando dizes que nunca devo ter usado um computador Apple, usei o primeiro macintosh até tinha um colega que me tratava por Macintosh e nao por Machado. Ainda tenho o primeiro macbook air cá em casa em uso mas uso maioritariamente pc’s.
            A grande interaccao entre equipamentos apple so recentemente funcionou e ainda no tempo de Steve Jobs. Nada de extraordinario ao contrario do que apregoas passo bem no dia a dia sem essa interaccao embora admita que por vezes dá jeito.
            O windows em boot camp nao passa disso horrivel. Quando preciso de usar outro sistema que nao o instalado na maquina recorro a virtualizacao, desenrasca bem melhor.

            Facilidade de uso dos MAC? Ora pega lá num mete uma pen usb de um colega e tenta gravar la um documento para o colega levar para casa, rápidamente terás de começar a perceber as diferenças entre fat fat32 mac os system e outros palavroes impedindo utilizadores basicos de facilmente partilharem ficheiros. Como no iphone que ainda esta semana tive de batalhar com o meu para lhe copiar as fotos que tinha armazenadas e que teimava em nao conseguir misteriosamente copiar para um pc.

            Chamo a isso complicar o que devia ser basico.
            Ainda uso windows pela facilidade em partilhar ficheiros correr programas e hoje em dia nao e mais feio do que o ambiente MAC como alias nunca foi. Alias todos sabemos onde microsoft e steve jobs foram buscar os ambientes por janelas…..

            “Com o Touch ID a Apple veio trazer uma funcionalidade existente noutras marcas no passado, mas que funcionavam mal, para um patamar tipo iPhone. Até com o Apple Watch desbloqueias por proximidade o “teu computador” Apple.” aqui concordo contigo pois considero que apple pega em coisas imperfeitas lima bem as arestas e tem inovado fazendo as coisas ficarem funcionais e bem acabadas.

            Foi isso que aconteceu com o iphone com o touch com o sistema por gestos e com muitas outras inovacoes que na verdade eles nao tiveram mas aperfeicoaram e lancaram de forma exemplar.

            O M1 será uma coisa a ver e realmente parece interessante.
            Acredito que a apple seja a primeira a conseguir a total interaccao entre equipamentos sejam eles iphones ipad ou MAC e que no futuro todos usarao o mesmo sistema operativo.

            Mas nunca esquecas de onde veio este sistema operativo sendo as raizes o Next esse sim uma revolucao e o linux que foi a revolucao mais lenta a face da terra mas hoje o seu core domina todos os sistemas.
            Avé Linus .

            Tens de criar um dia umas conferencias onde todos os leitores possam debater e exprimir os seus pontos de vista até porque tu adoras defender os teus e muitos leitores deste site tambem, seria interassente criar uns debates entre leitores e moderadores que discutissem estas coisas.

            Em resum o par mim a apple nao atacou mercados criados mas criou mercados. Foi assim com o MAC (ninguem usava ou via necessidade de usar ambientes de janelas na epoca), com o iphone (os equipamentos smartphone da epoca de smart nada tinham e funcionavam mal) e pouco vendiam, foi assim com o apple watch so existia o pebble e pouco mais e em funcionamento ficavam anos luz atras do primeiro apple watch.

            Mas desde que jobs partiu a aplle apenas evolui nada de pedradas no charco, ok talvez o novo processador seja isso mas ainda é cedo para dizer

            “Mas a Apple não precisa da Google para nada, a Google sim precisa da Apple ;)”
            Não vejo em que a google precise da apple, até a Huawei ja está muito independente não precisando da google muito menos da apple.
            O futuro esta num equipamento tipo relogio que permita fazer o que um smartphone actual faz, isso será dificil mas será a proxima revolucao…..

          • Vítor M. says:

            Eu não impeço nada, o tamanho do texto é que espoletou o sistema anti spam. Tem calma, que mania de perseguição. 🙂

            O mercado dos smartphones estava, como referi, à espera de algo, ele existia, mas ainda muito preso ao Windows Phone, por um lado, e ao BlackBerry pelo outro. A Apple aproveitou e fez o mercado explodir com o multitouch.

            “umBlackberry ou um nokia daquela época destinavam-se a fazer chamdas e email basico”

            Como? A Blackberry tinha o mais avançado sistema de email. Vai ler um pouco sobre isso, depois voltamos ao tema.

            “A apple aí inovou e muito ao pegar nas ideias dos outros (sim ja existiam telefones touch como os qtek)…”

            Estás confundido, a QTEK quando apareceu já a Motorola e a HP davam cartas. E mais, a Apple não agarrou nada no que os outros tinham. Tens de ir à história, o Newton da Apple trouxe uns anos valentes atrás muito do que a Apple iria ter mais à frente. Não digas estas cenas sem ires ler, fica chato.

            A Apple tinha já no iPod um enorme segmento de ferramentas, como o iTunes, por exemplo, tinha já desde 1990 o PowerTalk mail engine… sem conheceres a história não percebes o resto.

            “Não vejo em que a google precise da apple”… para ter pessoas a usar as suas coisas. Sabes que quase metade das pesquisas Google vêm de dispositivos Apple? E pOr isso é que a Google paga à Apple 12 mil milhões de dólares por ano?

            Tens de ler muita coisa. Um dia, se quiseres, discutimos isto tudo. Abraço.

      • TRaveller says:

        “até porque este segmento ainda necessitará de uns bons anos até ser algo que crie mercado que valha a pena” era o que dizia a nokia depois foi o que foi basta ver o OPPO X 2021 Rollable Concept e ver o avanço.

        • Vítor M. says:

          Certo, mas daí até ser um produto viável… vai um passo gigante. O que não faltam são ideias que ficaram na gaveta. Agora, como é sabido, a Apple (e cada vez mais empresas), não lança nada sem que o mercado esteja preparado. Acredito que este tipo de produtos vai singrar, mas vai demorar uns bons anos. Agora, também acredito que as marcas tenham já tudo testado, uma estratégia pensada e que na hora certa, vão mostrar o que têm pensado.

      • Rui Machado says:

        Bem vamos la despoletar novamente o sistema anti spam 🙂

        Olha que o black berry nada tinha a ver com o que a apple implementou no iphone.
        Considero que os blackberry competiam com equipamentos como nokia n95 comunicator e outros. Já a coisa mais proxima do iphone eram os equipamentos windows CE.

        Dai eu considerar que o mercado que o iphone veio abrir ainda nao estava criado, existiam uns milhoes de windows CE quase todos péssimos, eu tive alguns 🙂

        Sim a blackberry tinha um sistema de email avancado mas apenas em comparacao com windows CE ou symbian, o iphone veio arrasar isso.

        Quando falas da Qtek tens consciencia de que a QTEK era quem fabricava os tais equipamentos da HPou motorola? Na verdade esses equipamentos eram um rebranding.
        A Qtek posteriormente comecou a lancar os seus proprios equipamentos coma marca propria Qtek dos quais eu cheguei a ter um Qtek 9000 que era muito fixe e me fez largar o meu comunicator (nokia 9500).
        Ou seja em vez de ir para a blackberry teimei em ir para algo diferente versatil.
        O problema é que era instavel, reiniciava-se muito instavel mas um grande passo no caminho que a apple viu e aproveitou criando o iphone que finalmente fazia tudo o que os equipamentos windows CE prometiam mas falhavam.
        Não preciso de ler porque eu estava lá….. Não preciso que me digam como foi porque vi 🙂
        Quanto ao ipod tens rzao foi algo muito revolucionario mas acho que está fora de contexto.
        Quanto ao dinheiro que a google paga á apple ou vice versa são coisas transitorias.
        A google tem sido dona e senhora dos motores de busca mas não será eterno isso.

        Tenho o prazer de ter vivido numa epoca de ouro comecei em 1991 a usar a internet na faculdade, passei pelos primeiros equipamentos de telefone moveis nos carros, os primeiros telefones verdadeiramente pequenos como o ericsson T28, trabalhei para a IBM Nokia e continuo a viver na aldeia de que tanto gosto.
        Mas vivi de perto isso, o Linux o OS2 as primeiras versoes do windows DR DOS e tanta outra coisa.
        Tenho uma bagagem que me permite fazer certas afirmacoes pois fui pioneiro em muitas coisas nas areas da tecnologia que hoje é corriqueira.

        Foi um gosto discutir estas coisas mas é maçador fazer isso por escrito.
        Um dia se quiseres podemos tentar ter umas conversas destas pessoalmente e com mais algumas pessoas que participam assiduamente nestes forum’s seria interessante ass m ocovid permita:)

        Abraço

        • Vítor M. says:

          Boas…

          Olha que o black berry nada tinha a ver com o que a apple implementou no iphone.

          Tinha muito a ver com o mercado que existia e que foi esse mercado que a Apple aproveitou. Aliás, no vídeo, Steve Jobs referiu isso mesmo.

          existiam uns milhoes de windows CE quase todos péssimos, eu tive alguns

          Eu tive e trabalhei muitos anos. Olha qui um dos vários: https://bit.ly/32N4qS7

          Quando falas da Qtek tens consciencia de que a QTEK era quem fabricava os tais equipamentos da HPou motorola?

          Não era nada. Sabes em que ano apareceu a marca QTEK?

          Sim a blackberry tinha um sistema de email avancado mas apenas em comparacao com windows CE ou symbian, o iphone veio arrasar isso.

          Arrasar? Como assim? É que a BB tinha um sistema muito avançado mesmo, a Apple tinha e tem um sistema convencional, mas seu.

          Quanto ao dinheiro que a google paga á apple ou vice versa são coisas transitorias.

          Vice versa? 😀 não, não há vice versa. A Google paga à Apple. Não há vice versa nenhum.

          O meu primeiro computador foi este: https://bit.ly/3nNbxSP em 1989. Depois passei pela história da computação com prática intensiva.

          O meu primeiro telemóvel um Nokia 2110 em 1994 (depois tive vários Nokias), o meu único QTEK, o S200. Depois passei para este http://bit.ly/2yQjnou e mais tarde para este https://bit.ly/33cOHw3 é desde então, todos os anos uso o mais recente. O atual é este https://bit.ly/3kHp7VQ portanto… gosto muito deste mundo, e conheço-o muito muito bem.

          Abraço.

          • Rui Machado says:

            Olha que na minha opiniao o iphone veio usar o mercado aberto pelos PDA, qtek era algo muito diferente ate pela teimosia em usar teclado. Os pda iniciais tambem usavam teclado e os mais “recentes” ja prescindiam disso.

            Tambem tive HP’s desses, foram usados para substituir o meu psion 5 🙂

            Talvez nao saibas mas a QTEK comecou como HTC fabricando precisamente para a HP e outras marcas, alias tenho ideia que esse HP era produzido pela HTC, nao tenho certeza pelo que podes corrigir 🙂
            HTC fabricou muitos anos para os outros e chegou a fabricar com a marca HTC (que eu tive um modelo anterior ao touch ja nao recordo o nome) posteriormente conforme se afirmou no mercado usou a marca QTEK na qual por acaso trabalhei na reparação….
            Reitero HTC fabricava para HP motorola e outros verifica e conseguirás ver.
            Reconheço que talvez devesse ter dito HTC em vez de qtek que foi a marca usada mas os anos tambem levam a estes lapsos.
            busca “A HTC fabricou o HP iPAQ e o Palm Treo 650.” e veras que tenho razao.

            Quanto ao sistema avancado de email do blackberry nao discuto porque nunca usei 🙂 Mas sempre preferi os sistemas proximosao que a apple implementou e que sempre gostei de usar.
            Como nunca senti necessidade de usar outro nunca experimentei, talvez concordasse se tivesse usado mas milhoes de utilizadores preferiram nao usar o blackberry o que ditou o seu fim

            O teu primeiro computador foi uma coisa a que eu na epoca recusava chamar computador 🙂 Eu era mais os Amstrad 1512 (comecei nos spectrum) ou as maquinas 1640 com disco rigido (loucura total) tinha por vezes acesso a um ibm pc que desdenhava por ser muito IBM 🙂
            Os amiga sempre encarei como maquinas de jogos, comprei recentemente um pelo saudosismo 🙂
            Na época era mais virado para o trabalho e o meu primeiro PC (os outros nao eram meus apenas os podia usar por vezes) foi um schneider (euroschneider) com monitor fosforo 🙂
            Passei o fim de semana desesperado porque o PC tinha vindo sem a diskette do DOS e nao podia usar sem isso 🙂

            Já nos telemoveis sou bem mais antigo os primeiros que usei foram os AEG de carro, penso que ainda tenho um algures, depois usava os primeiros motorola “canhota” e o primeiro memso meu que tive foi um que era vendido em parceria com o JN um motorola de tampa que pinta. Como já disse cheguei a ter o T28 que ainda hoje adoro e depois corri a gama toda da nokia tendo reparado muitos como o teu enquanto trabalhei para eles 🙂 Já nao falando dos 3310 e companhia.

            Quando desisti da nokia passei para o iphone e quando foi lançado o primeiro android embora nao estivesse a venda em Portugal consegui um que vim a descobrir ser de testes da marca e que a pessoa a quem o ofereceram mo vendeu 🙂 HTC Hero era excelente.
            Comprei chateado com o sistema fechado do iphone, mas com o iphone 3 reconheci o valor do sistema fechado com uma loja com aplicacoes selecionadas e controladas e um sistema mais estavel do que o android.

            Hoje em dia o android evolui imenso, e existindo muito lixo no mercado a coisa ja está bem mais proxima .

            Uso e abuso do meu iphone X e te garanto que se a apple nao lancar nada de jeito o meu proximo daily phone vai ser android.

            Mas sim deves ser pouco mais novo do que eu e tambem viveste estas maravilhas.
            As BBS as primeiras linhas RDIS que tive o privilegio de ter ligando á faculdade a estonteantes 128k.
            Temos pontos de vista diferente e entre nós os dois temos mais de um teimoso (nunca vi um teimoso sozinho).

            Abraço

          • Vítor M. says:

            Boas.

            “Talvez nao saibas mas a QTEK comecou como HTC fabricando precisamente para a HP” sim sei, mas a HTC apareceu em 1997, e antes disso, há muito mercado da Motorola e HP que não passou pela HTC, que usou a marca Qtek para produzir já na reta final dos PDAs, por isso perguntei se sabias quando tinha aparecido a marca Qtek 😉

            Abraço.

  2. Jorge says:

    Como sempre a frente dos outros em inovação.
    Lançar iPhone dobrável 4 anos depois.
    Lançar ecrã táctil 10 anos depois.
    Lancar processador arm 2 anos depois.
    Lançar ecrã oled 5 anos depois.
    Lançar publicidade no seu sistema 3 anos depois.
    Etc etc..
    Sempre a inovar, nunca a copiar. Força Apple.

  3. Abílio Portas says:

    Pplware, dêem-nos rumores de quando o Microsoft vai lançar o novo sistema operativo.
    Isso é que era…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.