Mensagens RCS vão ser mais seguras! E a Apple vai garantir esta nova capacidade
O futuro é assente no RCS. Este protocolo de mensagens tem ganho espaço e um aliado importante quando a Apple decidiu adotá-lo. As suas capacidades vão agora crescer e mudar, tornado-se mais seguras. A dar ainda mais apoio a esta mudança está a Apple, que vai adotar em breve tudo o que será necessário.
O RCS é o sucessor do SMS e este padrão, amplamente adotado na indústria e entre operadores, beneficiou no outono passado de um impulso significativo da Apple. Durante anos, o fabricante de computadores tem vindo a esforçar-se para preservar ecossistema do iMessage, o seu protocolo proprietário para trocas enriquecidas.
Mas a Apple terá acabado por ceder à China, que está de facto a impor o suporte ao RCS nos smartphones. E isto acontece desde o iOS 18.1. Não importa as circunstâncias, o suporte RCS no iPhone e no Android é uma vitória para os utilizadores de ambos os lados.
As mensagens podem conter imagens e vídeos de alta qualidade, ao contrário das MMS, existem indicadores de digitação e recibos de entrega. As mensagens suportam reações como balões de emoji e conversas de grupo, onde se pode adicionar ou remover participantes facilmente.
Isto não muda nada, no entanto, relativamente à distinção de cores feita pela Apple entre os utilizadores de iPhone e os utilizadores de Android. Mas, apesar de estas vantagens, o RCS tem uma falha: as mensagens não são encriptadas de ponta a ponta. Isto significa que um terceiro, como um operador ou uma agência de inteligência governamental, consegue espiar as mensagens.
A encriptação de ponta a ponta é uma das principais características de segurança do iMessage, nas mensagens que os utilizadores de dispositivos Apple enviam entre si. Do lado da Google, a principal promotora do formato, as mensagens RCS são também seguras de ponta a ponta, mas apenas entre utilizadores da app Google Messages.
A GSMA, o organismo das normas móveis, anunciou que as especificações do RCS Universal Profile 3.0 incluem agora a encriptação de ponta a ponta (E2EE), com base no protocolo Messaging Layer Security (MLS). A Apple seguiu o exemplo, declarando que o RCS E2EE será suportado por uma futura atualização para iOS, iPadOS, macOS e watchOS. O fabricante, no entanto, não especifica quando.
E os operadores suportam RCS em Portugal?
Em Android os operadores não são necessários para nada.
A Vodafone já suportou diretamente e depois escolheu delegar na Google.
Estás a confundir RCS, disponibilizado pelos operadores, com RCS chat, disponibilizado pela Google.
Não há “delegação” nenhuma.
Caríssimo, usa tuddo a mesma coisa: servidores Jibe. A diferença é que tens operadores com servidores próprios e operadores que optam por não os ter. Tecnologicamente não há diferença nenhuma.
Não, não é a mesma coisa. Senão não havia em alguns países europeus operadores que disponibilizam mensagens RCS para iOS. São eles: Bélgica (Base, Proximus, Telenet), França (SFR, O2, Telekom, Vodafone), Espanha (Masmovil, Movistar, O2, Orange, Pepephone, Vodafone, Yoigo) e Reino Unido (BT, EE).
So falta mesmo as operadoras disponibilizarem o serviço…
tenho Meo e uso há já bastante tempo.
So falta mesmo utilizares o serviço, porque isto não depende delas mas da google
Alguns detalhes:
https://pplware.sapo.pt/gadgets/iphone/iphone-16e-tem-um-problema-irritante-que-esta-a-afetar-imensos-utilizadores/#comment-3630714
Pelas informações que obtive, mas sem confirmação, a DIGI já suporta o RCS em iOS e Android.
Em iOS não suporta, porque não têm servidores próprios. Em Android está tudo na infraestrutura da Google.
Para os interessados no tema, a versão beta do Google Messages, suporta o protocolo MLS, a par do que já era utilizado pela Google, o Signal:
https://www.androidauthority.com/google-messages-prepares-mls-encryption-rcs-apk-teardown-3514829/
Que confusão ue para aí vai. Quem se baseia no protocolo Sigma é o WhatsApp.
Não percebes nada do que estás para aí a dizer. E não lês o que está escrito no artigo. A verão beta do Google Messages suporta os dois protocolos de encriptação MLS e Signal. E relativamente à tua resposta acima, ficas a saber que aqueles operadores todos usam servidores Jibe próprios. E sim, o mesmo tipo de servidores Jibe que a Google usa na sua infraestrutura, porque é uma solução fiável que já está disponível. Não é necessário andarem a inventar a roda.
O Google Messages do Android usa um protocolo de encriptação E2EE da Google.
É natural a Google esteja a preparar a uma integração do protocolo E2EE (o MLS) agora aprovado pela GSMA.
O WhatsApp, para cumprir a legislação da UE, está a preparar a interoperabilidade com outros serviços de mensagens que o pretendam, mas avisou que se esses serviços queriam garantir a interoperabilidade com o WhatsApp as mensagens tinham que se basear no protocolo Signal e cumprir outros requisitos. Se o Messages do Android quiser ser compatível com o WhatsApp tem que ser compatível com o Signal – e cumprir os demais requisitos do Whats App. Em que artigo é que se fala que a Google estava a preparara a compatibilidade do Messages do Android com o protocolo Signal e para quê?
Quanto ao “RCS, disponibilizado pelos operadores” vs. “RCS chat, disponibilizado pela Google” a questão não está nos servidores Jibe. Estás a ver o filme só para o Android – só do RCS chat gerido pela Google. Em alguns países há operadores que permitem comunicações RCS no iOS – e que é distinto do RCS chat da Google.
Mas usam servidores Jibe para o fazer, porque estes implementam o Universal Profile, logo suportam todos os standards e os operadores não necessitam de desenvolver soluções próprias, quando já têm uma no mercado, madura e estável. O Jibe permite às operadoras terem implementação on-premise ou na cloud. É interoperável, logo não importa se o cliente é iOS ou Android. Ninguém vai utilizar uma solução específica para iOS.
E volto-te a dizer que não lês as coisas com atenção. A Google já usa protocolo Signal na versão estável do Messages desde 2020:
https://en.wikipedia.org/wiki/Signal_Protocol
Foi o protocolo que escolheram na altura para implementar a E2EE, uma vez que o standard não o implementava. O Signal não é exclusivo do WhatsApp, também é utilizado por outras aplicações como o Facebook Messenger e o Skype.
A Google está agora testar a implementação do MLS na versão beta da app, porque sendo um dos grandes proponentes do RCS e uma das empresas que mais contribuiu para o standard, tem interesse em disponibilizar o Universal Profile 3.0 o mais rapidamente possível e garantir a interoperabilidade com todas as plataformas.
O que se pode dizer é que o protocolo de encriptação E2EE desenvolvido pela Google para o RCS Chat no Google Messages não é completamente novo – e se baseia no protocolo Signal.
Ou seja, é um protocolo novo, baseado no Signal, adaptado ao RCS, criado pela Google.
Tens que prestar mais atenção e não ler só a Wikipedia. “Baseado em” não quer dizer que “o mesmo”.
… Signal
Respondendo ao comentário acima. Não é nenhum protocolo novo, é o Signal. Ponto! Deixo-te mais um artigo, desta vez do Ars Technica, da altura em que a encriptação foi implementada no Messages:
https://arstechnica.com/gadgets/2021/06/google-enables-end-to-end-encryption-for-androids-default-sms-rcs-app/
Tens de ser menos teimoso e deixar de ser tão assertivo sobre coisas que não conheces, ou percebes pouco.