PplWare Mobile

Mensagens RCS vão ser mais seguras! E a Apple vai garantir esta nova capacidade

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Paulo Jorge says:

    E os operadores suportam RCS em Portugal?

    • rjlopes says:

      Em Android os operadores não são necessários para nada.

      A Vodafone já suportou diretamente e depois escolheu delegar na Google.

      • Max says:

        Estás a confundir RCS, disponibilizado pelos operadores, com RCS chat, disponibilizado pela Google.
        Não há “delegação” nenhuma.

        • rjlopes says:

          Caríssimo, usa tuddo a mesma coisa: servidores Jibe. A diferença é que tens operadores com servidores próprios e operadores que optam por não os ter. Tecnologicamente não há diferença nenhuma.

          • Max says:

            Não, não é a mesma coisa. Senão não havia em alguns países europeus operadores que disponibilizam mensagens RCS para iOS. São eles: Bélgica (Base, Proximus, Telenet), França (SFR, O2, Telekom, Vodafone), Espanha (Masmovil, Movistar, O2, Orange, Pepephone, Vodafone, Yoigo) e Reino Unido (BT, EE).

  2. Pedro says:

    So falta mesmo as operadoras disponibilizarem o serviço…

  3. Tiago Ferreira says:

    Pelas informações que obtive, mas sem confirmação, a DIGI já suporta o RCS em iOS e Android.

  4. rjlopes says:

    Para os interessados no tema, a versão beta do Google Messages, suporta o protocolo MLS, a par do que já era utilizado pela Google, o Signal:

    https://www.androidauthority.com/google-messages-prepares-mls-encryption-rcs-apk-teardown-3514829/

    • Max says:

      Que confusão ue para aí vai. Quem se baseia no protocolo Sigma é o WhatsApp.

      • rjlopes says:

        Não percebes nada do que estás para aí a dizer. E não lês o que está escrito no artigo. A verão beta do Google Messages suporta os dois protocolos de encriptação MLS e Signal. E relativamente à tua resposta acima, ficas a saber que aqueles operadores todos usam servidores Jibe próprios. E sim, o mesmo tipo de servidores Jibe que a Google usa na sua infraestrutura, porque é uma solução fiável que já está disponível. Não é necessário andarem a inventar a roda.

        • Max says:

          O Google Messages do Android usa um protocolo de encriptação E2EE da Google.
          É natural a Google esteja a preparar a uma integração do protocolo E2EE (o MLS) agora aprovado pela GSMA.
          O WhatsApp, para cumprir a legislação da UE, está a preparar a interoperabilidade com outros serviços de mensagens que o pretendam, mas avisou que se esses serviços queriam garantir a interoperabilidade com o WhatsApp as mensagens tinham que se basear no protocolo Signal e cumprir outros requisitos. Se o Messages do Android quiser ser compatível com o WhatsApp tem que ser compatível com o Signal – e cumprir os demais requisitos do Whats App. Em que artigo é que se fala que a Google estava a preparara a compatibilidade do Messages do Android com o protocolo Signal e para quê?
          Quanto ao “RCS, disponibilizado pelos operadores” vs. “RCS chat, disponibilizado pela Google” a questão não está nos servidores Jibe. Estás a ver o filme só para o Android – só do RCS chat gerido pela Google. Em alguns países há operadores que permitem comunicações RCS no iOS – e que é distinto do RCS chat da Google.

          • rjlopes says:

            Mas usam servidores Jibe para o fazer, porque estes implementam o Universal Profile, logo suportam todos os standards e os operadores não necessitam de desenvolver soluções próprias, quando já têm uma no mercado, madura e estável. O Jibe permite às operadoras terem implementação on-premise ou na cloud. É interoperável, logo não importa se o cliente é iOS ou Android. Ninguém vai utilizar uma solução específica para iOS.

            E volto-te a dizer que não lês as coisas com atenção. A Google já usa protocolo Signal na versão estável do Messages desde 2020:

            https://en.wikipedia.org/wiki/Signal_Protocol

            Foi o protocolo que escolheram na altura para implementar a E2EE, uma vez que o standard não o implementava. O Signal não é exclusivo do WhatsApp, também é utilizado por outras aplicações como o Facebook Messenger e o Skype.

            A Google está agora testar a implementação do MLS na versão beta da app, porque sendo um dos grandes proponentes do RCS e uma das empresas que mais contribuiu para o standard, tem interesse em disponibilizar o Universal Profile 3.0 o mais rapidamente possível e garantir a interoperabilidade com todas as plataformas.

          • Max says:

            O que se pode dizer é que o protocolo de encriptação E2EE desenvolvido pela Google para o RCS Chat no Google Messages não é completamente novo – e se baseia no protocolo Signal.
            Ou seja, é um protocolo novo, baseado no Signal, adaptado ao RCS, criado pela Google.
            Tens que prestar mais atenção e não ler só a Wikipedia. “Baseado em” não quer dizer que “o mesmo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.