Quantcast
PplWare Mobile

Médico usa câmara do iPhone 13 Pro para tirar imagens macro dos olhos de paciente

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. João says:

    Como se não existissem câmaras macro em Smartphones Android há vários anos …

    É nisto que a Apple é imbatível, este Marketing que faz com que fiquem com a fama de inovadores quando implementam as coisas no seu Hardware anos depois dos outros (sim, podem ter mais qualidade, mas isso tem que ser um dado adquirido tendo em conta o seu custo e fazem-no depois das tecnologias terem sido amadurecidas pelos outros).

    Aposto já aqui que com os Foldables vai ser a mesma coisa.

  2. Str says:

    Isto vai ferver eheheheh

  3. VMB says:

    será que a app ja pode ser avaliada?

  4. rafa says:

    lol mas alguma vez iam permitir um telemóvel para análises médicas? com cada patrocínio mais ridículo (e tenho um iphone 12)

    • Keyboardcat says:

      Não é uma análise média. Mas sim um acompanhamento da evolução de um tratamento.

      É uma boa ideia visto ser um equipamento comum. E as câmaras dos iPhones são relativamente consistentes. O que permite a comparação de resultados de diferentes sessões o mesmo entre diferentes oftalmologistas.

      Se melhora o trabalho dos profissionais, porque não.

      E abre possibilidades à criação de aplicações dedicadas a esta área específica. O poder de processamento destes dispositivos modernos abre a porta a novas técnicas que há vários anos atrás eram consideradas pouco viáveis.

      • Antonio Ferreira says:

        é escusado, quando se fala em utilizar algumas das características de equipamentos Apple, não vale a pena, é um chorrilho de comentários depreciativos que nunca mais acaba. Eu não acredito que este médico use única e exclusivamente o iPhone 13 Pro para avaliar um doente. Então antes do iPhone 13 Pro sair, como é que ele fazia ?

        É a mesma coisa que o Apple Watch e os seus alertas relativos a ritmo cardíaco. Ninguém percebeu ainda (ou não lhe interessa perceber, afinal tem que haver sempre alguém do contra e a dizer mal) que não é o dispositivo médico, mas sim um equipamento que alerta o seu utilizador que algo se passa e que deve consultar um cardiologista ?

        Se temos tecnologia de ponta na mão, seja ela Apple, Samsung, ou outra marca qualquer, porque não a utilizar ? Em algum lado se diz que este médico não usa reais dispositivos médicos ?

        • Cristina Rodrigues says:

          “Então antes do iPhone 13 Pro sair, como é que ele fazia ?”
          De certeza que nao usavam as cameras macro lixo de 2mp dos xiaomis ahahaha

          • australopithecus says:

            Não era certamente o iphone 12 Pro Max que nem foca macros em condições… Basta o Xiaomi focar que já ganhou com os seus 2mp e fica a 1/3 do preço…

  5. Nuno Teixeira says:

    Oh @VitorM tás-te a pôr a jeito 🙂
    Então os oftalmologistas só descobriram o modo Macro no iPhone 13 Pro?

    • Rui says:

      altamente provavel, fala com qualquer medico, ou usam iphone ou um samsung gama S/Note, o mais caro que houver na loja por outras palavras, logo tendo em conta que é o primeiro flagship Samsung ou Apple a ter uma função macro é provavel que só agora tenha sido “descoberto” por eles mesmo havendo o find X3 Pro que efeticamente tem uma camera macro incrivel, mas que nem aparece na lista de potenciais compras destes senhores e senhoras…

      • Francisco Esteves says:

        Vai-te esconder 😀

        • Rui says:

          Porque? por ter dito o obvio? já se devia ter percebido que quando a apple adota algo é melhor do que qualquer outra empresa e tem mais saida, há 6 anos tinha Qi charger no meu lumia, usava aquilo diariamente, a samsung tinha ninguem ligava, apple lança Qi nos telemoveis, até já o IKEA tem moveis com aquilo imbutido, qualquer carro já tem lá uma placa e por ai fora e o mercado já dá importancia, esta situação só tem a diferença que a principal concurente ainda não lançou em topo de gama esta função apenas umas coisitas em gama medias/baixa… que não tem como publico alvo estes profissionais…

    • Paulo Santos says:

      isso foi o médico que fez e vê os comentários no post dele no LinkedIn para perceberes o que dizem os outros médicos

      Tu es uma beca de atrasado certo?

      • Nuno Teixeira says:

        Em primeiro lugar vai chamar atrasado às pessoas da tua família.
        Segundo lá por um médico dizer isso o artigo não deixa de ser ridículo. Então agora as câmaras dos telemóveis vão substituir aparelhos oftalmológicos que têm outras funcionalidades e são muito mais precisos?

        • Keyboardcat says:

          Não. Vão dar outras possibilidades. Como a partilha fácil de resultados com o paciente e outros profissionais.

          Nenhum smartphone substitui uma DSLR. Mas quando vou a um festival e quero partilhar uma fotografia uso o meu iPhone. Embora o facto da qualidade não ser a mesma de uma DSLR para esta situação serve perfeitamente. E ao contrário de uma DSLR posso partilhar a foto diretamente devido à magia da rede celular.

          As vezes o facto de ser simples e cómodo basta.

        • Joao P. says:

          primo nuno não foi para ofender amigo so acho que exageras por falta de opiniao pensada. tu so achas ridiculo porque não é da marca do telefone que compraste se fosse era muito boa a maquina e era uma descoberta buena. o teu comentario e ridiculo sim porque no artigo nao fala em lado algum sobre substituir nem o doc fala nisso no post que fez.

          • Nuno Teixeira says:

            Mas quem é que falou da Apple? Há utilizadores da Apple, noutros comentários, que acham o artigo ridículo.
            O meu ponto é em relação ao próprio médico. Eu quero lá saber se tenho acesso às imagens ou não. Eu quero é que ele, como médico, me analise e veja se tenho algum problema ou não. E confio mais em médicos que usem aparelhos próprios e exames complementares do que um que me vai tirar umas fotos.

          • Nuno Teixeira says:

            Só para acrescentar que mencionei o @VitorM porque já era esperado que chovessem comentários neste artigo por causa do título do artigo.
            Dá ideia que só a Macro do iPhone 13 Pro é que é suficientemente boa para fazer ‘exames’ aos olhos.
            O @VitorM já sabe muito bem disso e usa (e muito bem e nada contra) no Pplware. Faz parte das técnicas do marketing digital, o chamado ‘isco de cliques’ 🙂

          • Vítor M. says:

            Estás enganado. O título é não é mais que o que se passou. Tem algo mais que a verdade? E mais, no próprio artigo refere que só agora a Apple tem isso, repara que foi a primeira frase no corpo do artigo. E sabes que nem é preciso nada de extraordinário, basta ser iPhone, Apple que é de interesse generalizado, nem é preciso fazer nada de especial.

          • LR says:

            “basta ser iPhone, Apple que é de interesse generalizado, nem é preciso fazer nada de especial”. Agora tenta dizer isso com cara séria, e sem rir…

          • Nuno Teixeira says:

            @VitorM
            Eu não disse que era mentira. Só disse que esse título provoca esse tipo de reacções nos fanboys 🙂

    • Keyboardcat says:

      Não é uma questão de descoberta, mas sim o facto de ser um dispositivo comum e não um modelo específico de uma marca que daqui a dois anos não vai ser suportado.

      Nestas áreas consistência é um fator importante, mas que precisão.

      Para dar um exemplo, funcionalidades como Trueplay da Sonos que permite calibrar os altifalantes de acordo com o espaço onde estão instalados. É apenas suportado em iPhones porque a Sonos caracterizou os microfones dos vários modelos e consegue obter resultados consistentes. A razão de não ser suportado em Android não tem a ver com uma limitação do sistema mas o facto de diferentes modelos terem características distintas, o que leva a resultados aleatórios e imprecisos.

      IPhones não são melhores. Mas são dispositivos consistentes que fazem o seu trabalho, e são relativamente comuns. E muitas vezes isso é o mais importante.

  6. Henrique says:

    Eu mesmo tenho um 13 Pro, mas esta notícia é ridícula …

    • Nunes says:

      “O resultado efetivamente são imagens muito interessantes de pormenores que, a olho nu, não nos apercebemos.”

      E aquele metrologista que usa o 13 Pro para saber se está sol ou chuva? Ah!! pois é!! Ele colocou um iPhone do lado de fora da janela, faz um Facetime diariamente [ou seja uma vídeo chamada] e descobre tudo o que está do outro lado de uma janela fechada. A vida dele mudou por completo!!

    • Ops says:

      É isso mesmo Henrique.

      Eu gosto da Apple, mas os 90% do pessoal que usa são fanboys que não conseguem distinguir o normal do ridiculo.

  7. Francisco Esteves says:

    @Vitor apaga que ainda vais a tempo

  8. Rui Manuel says:

    Estou à espera dos comentários do Fábio

  9. Francisco Esteves says:

    E ele usou o 3º classificado do Dxomark, imaginem se tivesse usado o 1º…

    • Keyboardcat says:

      Se calhar ele dá outros usos ao equipamento. O DXOmark é relevante se a única finalidade do dispositivo for tirar fotografias. Mas para isso posso arranjar uma mirrorless compacta que dá 10 a zero a qualquer smartphone.

      E este oftalmologista tem equipamentos profissionais no consultório que batem qualquer câmara para este cenário específico.

      Mas como foi dito, não é uma questão de ser o melhor. Mas o facto de ser possível usar o iPhone para estes casos. E neste caso duvido que existam muitos oftalmologistas a usar Huaweis P50. Basta ver o número de vendas para confirmar isso.

      O que interessa um dispositivo ser bom se ninguém o usa?

    • Vítor M. says:

      Ehehehy e chamaste fanboy ao Paulo 😀 😀 😀

      Vocês são uma maravilha. Calma povo, apenas foi um médico que entendeu que lhe dava jeito usar a câmara macro para tirar algumas imagens dos olhos dos seus pacientes como uma ferramenta auxiliar 😉 não vale a pena começares a desmaiar por causa disso. Calma.

    • Cristina Rodrigues says:

      O DXOMARK é uma fraude, ja foi exposto por varios leakers e youtubers. Simples.

  10. CRP says:

    Pura publicidade aos iPhones, ou não, se calhar sou eu que estou a interpretar mal o artigo.
    Se ainda pusessem no final do artigo a frase “Provavelmente outros smartphones fazem o mesmo, mas não temos conhecimento.”, não estava aqui a comentar.

    No entanto não deixa de ser uma boa noticia a evolução das câmaras e do seu uso em variadas situações.

    • Vítor M. says:

      Repara que no texto diz “A Apple só agora colocou disponível a captação de imagens em modo macro.” logo, para bom entendedor, se esta foi só agora, outras foram antes.

      Contudo, é um testemunho interessante o deste médico. Aliás, como outros de outras marcas. Lembras-te deste modo de câmara fantástico: https://bit.ly/3m9YDih é algo que poderia trazer nalguns campos uma ajuda preciosa. Mas tinha a outra parte que era perversa. Fora isso, a tecnologia era top.

      Por isso, tudo isto é interessante, pois abre novos horizontes à tecnologia. Olha este https://bit.ly/2T3z883 , lembras-te?

  11. KeyboardWarrior says:

    Esperem até alguem descobri que com o iphone tiras a fotografia macro ao olho do paciente e com essa mesma fotografia vais poder desbloquear o iphone do mesmo. Ou então já estou a ver o médico a uma enorme coleção de fotografias de olhos 🙂

  12. nuno says:

    Este fórum é um campo de batalha. O médico usou todas as ferramentas ao seu alcance para ajudar o seu paciente, incluindo também fotos do telemóvel para vigiar a recuperação. Não entendo quem ache isso ridículo… Quando eu for tratado pelo que quer que seja, quero que o médico use tudo ao seu alcance de modo a ter a melhor analise possível.

    • Joao P. says:

      alguns users android sao tao imaturos e instaveis que criticam tudo o que não seja da cor deles. sao muito inseguros. parece que teem dificuldades em aceitar que haja outras marcas pralem das que amam. ate porque achei uma ideia bacana até pode ser mais facil usar estas imagens para explicar ao paciente o desenvolvimento do tratamento. por exemplo.

  13. Sempre na boa onda says:

    Hahahahaha!!!!!

    Bem, depois de saber, pelas notícias que os tugas gastaram á volta de 23 milhões por dia no jogo online até já acredito que o iPhone 13 ( seja qual for a versão ) seja tido como ” um equipamento comum “…
    Tomará os tugas !…

    O resto está bem fácil de se ver…

    Não vale se quer a discussão.

    Saúdinha !

    • Keyboardcat says:

      O 13 ainda agora foi lançado, por isso ainda não se tornou comum.

      Mas o iPhone 12 vendeu 100 milhões de unidades. E não é o modelo mais vendido da Apple (embora seja um dos mais vendidos)

      Se comparares com a concorrência (Galaxy S10 com 37 milhões e Huawei P20 com 32 Milhões) significa que o iPhone 12 é 3 vezes mais comum do que a concorrência.

      Se quiseres ver os números https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_best-selling_mobile_phones

      Por isso parece que não quer ver és tu. Os números são concretos e não mentem.

      O mesmo vai acontecer com o iPhone 13. Vai ser mais comum do que qualquer Galaxy, Mi ou Huawei topo de gama que seja lançado neste e no próximo ano.

      Qual é a tua ideia de comum? Aquele que compraste? És algum líder de um culto e toda gente compra o mesmo que tu?

    • Manuel Costa says:

      Segundo uma operadora portuguesa, no primeiro dia recebeu encomendas para 287300 Iphones 13 (várias versões), maioria na versão de pagamentos durante 36 meses, com o serviço móvel base da operadora, tanto que a maioria já nem aceitam pré-reservas.

  14. Filipe says:

    Tanta gente iludida. Aqui vamos nós com a comparação de p*nis… Usem lá as possibilidades de foto em macro para tirarem a isso pois quem defende tanto produtos apple está claramente a compensar pela falta de algo. Isto não passa de pura publicidade. E todos caem a fazer notícia à volta disto…

  15. Sempre na boa onda says:

    Hahahahah!!!!

    Bem, depois de saber pelas notícias que os tugas gastaram á volta de 23 milhões por dia em jogo online até posso vir acreditar que o iPhone 13 ( seja qual for a versão ) ser ” um equipamento comum ” …

    Tomará os tugas !….

    De resto nem vale a discussão, é demasiado óbvio…

    Saúdinha !

  16. Realista says:

    Bem vindos a 2014 onde utilizavam o Nokia Lumia 1020 para tirarem fotos de espiroquetose intestinal…

  17. Rui Tavira says:

    Com s21 ultra já podia ter feito desde o início do ano ..mas não ia dar notícia porque não é iPhone

  18. ervilhoid says:

    tive 1 xperia 850i e ainda tenho fotos macro tiradas com ele.. eram impressionantes para um telemovel de 2007

  19. ToFerreira says:

    Que bom. Porque é que não se lembraram de desenvolver fotografia macro antes do iPhone 13?

    • Manuel Costa says:

      Esperar por a Apple anunciar o tal Ifolder de 4000 euros, versão base, pode ir até aos 8000 euros, que vai vender que nem pipocas… se o 13 deve vender perto de 1 milhão em Portugal, quando for o novo dobrável, essa mega hiper novidade no mundo dos smartphones, serão 2 milhões.

  20. Miguel says:

    É um fenómeno interessante, basicamente se a notícia se tratasse de “Médico usa câmara compacta da Canon para tirar imagens macro dos olhos de paciente” a noticia era completamente normal, teria 2 ou 3 comentários.
    Acrescentas Samsung ou Apple e existe sempre uma guerra, não entendo porque existem tantos defensores de uma marca, sem qualquer benefício nela.
    Alguém é capaz de explicar? penso que continuarei a não perceber, mas pronto, pode ser que dêm uma luz.

    • Vítor M. says:

      Fácil, duas marcas que movem legiões de fãs. Uma mais que a outra, é certo, mas ambas que mexem nas reações das pessoas. Agora, também é verdade que tem ainda algo lá pelo meio (de certas opiniões), que não consigo explicar.

    • Antonio Ferreira says:

      tens vários bons exemplos do ódio à Apple:

      quando a Apple o retirou da caixa o transformador, ui, caiu o mundo. Quando os outros fizeram o mesmo, não se ouviu ninguém a falar.

      Outro exemplo, quando a Apple retirou o jack de 3.5, ui, o mundo caiu novamente. Quando os outros fizeram o mesmo, puff, ninguém disse nada

      e quando a Apple retirar a porta lightning, a passar a ser tudo sem fios, não vai ser o mundo a cair, pois já caiu o que tinha a cair, mas Marte não vai ser o que era. Vejamos depois, quando os outros o fizerem, se alguém vai falar

      • Miguel says:

        Talvez porque já estivessem fartos de falar do assunto?
        Eu tive de comprar telemóvel e por acaso optei por Samsung, na altura reclamei e ainda reclamo de várias coisas, entre elas tirarem o carregador, o Jack e a luz de notificação!

        • Antonio Ferreira says:

          Fartos de falar no assunto ? Não Miguel, simplesmente porque não era algo relacionado com a Apple. Então um Samsung de topo a custar mais de 1000€ não se arranjava ainda algo para dizer sobre isso ? Naaaaaaa.

          E qual luz de notificação ?

          • Fábio says:

            Não conheces o LED que a samsung colocava nos seus smartphones? Retirou isso quando removeu a borda superior dos ecrãs. Até que dava jeito, havia uma cor para notificações do messenger, outra do whatsapp, outra para notificações normais… Sim, há coisas que as marcas retiram e são alvo de reclamações…

          • Antonio Ferreira says:

            @Fabio, o IOS usa o led do flash para fazer esses avisos, no android não dá para fazer o mesmo ? pergunto pois não sei mesmo se é ou não possivel

          • Fábio says:

            O led do flash não se torna um pouco agressivo? Bem, eu penso que dá para fazer o mesmo no android, mas acho que só para chamadas recebidas, não tenho a certeza.

          • Miguel says:

            @Antonio Ferreira Lol esquece, já estás a fazer o mesmo. Como vês eu não olho a marcas, escusas vir pregar qualquer religião.
            O Fábio tem razão, a notificação de flash do IPhone não é o ideal, é incomodativa e não distingue apps.
            Fico por aqui nesta discussão.

          • Antonio Ferreira says:

            @Miguel, eu não estou a fazer absolutamente nada e muito menos a pregar alguma religião. Se não tens capacidade de aceita a opinião de alguém, então é melhor ires para uma ilha deserta.

            E sim, eu tenho iphone e sabes porque ? porque nunca me deram problemas, e aqui em casa ja passaram o 3GS, o 4, o 5, dois 6 Plus e agora o 12) e quando preciso dos seus serviços, eles funcionam, o que é inversamente proporcional ao que o único samsung que tive, Galaxy S4 que me custou 900€ na altura, o mesmo que um iphone, mas dizia eu, nas primeiras horas de utilização do S4, os contactos fecharam, tente novamente, TomTom fechou, tente novamente, GPS sem funcionar, teve que vir uma atualização UM MÊS depois para corrigir o problema para alem de que 6 meses depois e após 3 idas à assistência técnica, la finalmente substituíram o écrans que estava com problemas.

            E Mais, o iphone 6 plus da minha mulher, com quase SETE anos, há 15 dias recebeu uma atualização. Portanto, estou-me nas tintas se para ti é mais importante customizares o teu android com widgets ate não mais, eu prefiro um equipamento que funcione, que seja estável, e que passados 6 anos continue a receber atualizações.

            Não gostas, temos pena, eu gosto.

            Fim de discussão

          • Miguel says:

            @Antonio Ferreira Tens razão, peço desculpa pelo mau julgamento, li mais coments na página e acabei errado ao responder aqui. Ao qual peço desculpa.
            É totalmente normal, se o IPhone nunca te deu problemas e serve os teus propositos deves mesmo continuar com ele.
            A tua questão quanto ao Flash foi mal interpretada por mim, faz sentido quanto ao propósito, mas a LED que usavam no samsung era melhor (até deixarem de a incluir). Os Samsung que saiba não têm opção de usar flash como luz de notificação.
            Por acaso aqui em casa temos 2 Samsung e 2 Apple, ambos nunca deram problemas, quanto a isso não consigo para nenhum lado.
            Escolhi Samsung S21 porque queria um android mais pequeno, mas com boa camera. Tinha de ser Android por causa de umas apps que queria continuar a usar e manter os dados. O IPhone, pelo tamanho e camera tb foi uma opção.

        • Antonio Ferreira says:

          @Miguel, estas desculpado, por pensar que iria ser mal interpretado tive o cuidado de escrever “(…) pergunto pois não sei mesmo se é ou não possível (…)”. Não sou iFanBoy pois acho que cada um deve usar o que gosta/pode ou melhor se adapta às suas necessidades e as minhas passagens pelo mundo android foram más, para alem do S4 foi também um tablet da Asus que o devolvi ainda dentro dos 14 dias, pois o android estoirava por todo o lado. Comprei um iPad, e la esta, nenhum problema. Considero o Android um bom SO, o problema é mesmo a sua fragmentação, cada fabricante meto mais as suas coisinhas, e depois dá disparate. Abraço

          • Miguel says:

            Quanto a tablets Android tb sempre tive más expêriencias, até de software, já a experiencia em um Apple foi muito melhor, tanto em construção como software.
            Acho que nunca houve uma boa aposta tablet android, têm sempre má qualidade de construção no mínimo e não são muito fluidos no software.

    • Cristina Rodrigues says:

      É mais fácil tirar fotos com uma camera de 30cm de grossura ou com um telemovel com menos de 8mm de grossura? Pensa nisso.

  21. Jorge says:

    A ver os comentários só para me rir com os haters do iphone lol

  22. Carlos says:

    Nunca consegui perceber esta grande guerra entre iOS e Android.

    Tenho um OnePlus 7T Pro e um iPhone 12 (trabalho)
    adoro os 2, obviamente que cada um tem prós e contras

    Tenho um HP Elitebook (I5 16GB) (trabalho) e um MacBook Air (M1 16GB)
    Também cada um deles tem os seus prós e contras

    Não venham dizer que um qualquer telemovel é o melhor do mundo, porque isso não existe.

    Ainda há dias um amigo comprou um CAT B35 (telemóvel não-smart com teclas), perguntei-lhe para quê se ele tem um smartphone bom.
    Ele respondeu que é bom, mas o CAT é muito melhor para quando vai acampar, por isso, naquela situação o CAT é o melhor do mundo 😀

  23. Carolina Costa says:

    eu trocava de médico na hora… usar um iphone para macro ? por amor da santa

  24. Secadegas says:

    Tenho vários telefones antigos que fazem isso.. podia ter-me pedido emprestado.
    Depois, um médico a usar um telefone para fazer um diagnóstico? Deve ser dos bons…

    • Vítor M. says:

      Mas se usasse um NOKIA 3310 já era bom médico 😀

      Não digas disparates 😀 ele apenas abriu uma janela de oportunidade para tirar proveito de uma tecnologia, provavelmente outros também vão usar e têm outros equipamentos que não iPhone. É assim que isto tem de ser visto.

      Abraço.

  25. Joao Ferreira says:

    A camera do iphone bate aos pontos as cameras das dslr

  26. Tiago says:

    Linkedin, a rede social do flex para os oradores, motivadores, formadores, etc. Pior, é um site de tecnologia fazer um artigo com base de uma publicação no Linkedin. Alguém que reporte este website.

  27. R!cardo says:

    Bela bosta de macro

  28. DrGeek says:

    É como acreditar que um relógio da Apple faz um ECG… Há cada notícia que enfim.

    Não conheço nenhum médico que faça tal coisa e já fiz rotação em 6 hospitais centrais mas… há malucos para tudo. Apenas marketing para venda 🙂

    Chega dizer que Apple é boa… Ponto.

    • iDroid says:

      Os apple watch fazem ECG, mas com menos pontos de contacto que as máquinas profissionais, logo têm menos precisão. O que é difícil de entender nisto?

    • Rodrigo says:

      o religion apple faz ECG e ficas tu a saber que ja salvou mts vidas!! E isso nao ‘e marketing

      • Pedro F. says:

        Essa do já salvou muitas vidas é a ignorar quando diz que está tudo bem e não está, certo?
        Ou aquilo é infalível?

          • Pedro F. says:

            Não percebeste mesmo a pergunta ou estás só a fingir?
            O que perguntei é se estás a ignorar os casos em que as pessoas têm um problema e não vão ao médico porque o relógio diz que não há problema…

          • Rodrigo says:

            Mesmo depois de fazer um ECG no relogio la diz ‘If you believe you are having a medical emergency, call emergency services.’

            Aquilo que o relógio faz ‘e bom mas nao substitui equipamentos próprios. Nunca te diz para nao ires ao medico.

          • Pedro F. says:

            Ah, ok. Então se te sentes bem e o relógio acha que estás mal deves ir ao médico. Se te sentes mal e o relógio acha que estás bem deves ir ao médico na mesma…
            É como a malta que reza a pedir montes de m3rd4s e depois fica a ver navios e diz que foi a vontade de deus… Se é a vontade de deus para que é que rezam?

          • Rodrigo says:

            Sinceramente acho que vais encontrar problema com qq coisa que a apple faz..desta vez ‘e com o relógio. Se tem ECG ‘e m*rda e se nao tivesse seria m8rda na mesma.

            Se o relogio ja ajudou e inclusive salvou mt gente, so por isso nao valeu a pena a apple ter implementad o ECG?

          • Pedro F. says:

            Eu não disse que é m%€&a. Isso são palavras tuas.
            Só acho que as pessoas têm de perceber que um relógio que faz um pseudo-ecg pode ajudar pessoas quando lhes diz para irem ao médico e acerta e pode prejudicar pessoas quando lhes diz que está tudo bem com elas e falha…
            Os estudos da Apple revelam uma eficácia muito elevada quando incluem malta nova sem problemas de coração mas a eficácia cai quando se testa apenas em malta idosa, que são as pessoas que poderão tirar partido disto…
            O problema é quando as pessoas não vão ao hospital quando precisam porque o relógio, por engano, lhes disse que estava tudo bem.
            Mas se queres ser cego e ficar-te pelas notícia boas, então siga. É uma escolha tua, livre e consciente…

          • Rodrigo says:

            e continua-lhe a dar com a ‘cegueira’! se uma pessoa nao ‘e responsável pelo aquilo que faz nao ha nada a fazer. As pessoas tem uma cabecinha por uma razão n’e?

            Também vais dizer que a culpa ‘e o do GPS quando um condutor vai pela via errada e causa um acidente por exemplo?!

          • Pedro F. says:

            Quando um condutor vai pela via errada vai não está a cumprir.oncodigo da estrada que estudou e é o culpado.
            Quando faz um exame médico e o resultado é errado a culpa não é da pessoa. Mas já.vi que usas óculos de alcanena só é da responsabilidade da Apple o que é bom e o resto é culpa dos seus consumidores burros…

          • Rodrigo says:

            vai a’i uma confusão nessa cabeça..nem dizes coisa com coisa…Estas a’i a trocar as ideas e ja nem fazes sentido nenhum. E a culpa ‘e da apple e dos seus consumidores certo?

          • Pedro F. says:

            A culpa é do fanatismo!

  29. Pedro F. says:

    Finalmente! Foi preciso chegar a 2021 para poder ter um serviço médico de jeito ao nível dos olhos.
    Só falta a Apple lançar o iPhone 14 a fazer gesso que parti uma perna em 2001 e até agora nada…

  30. wtvlol says:

    Os ginecologistas também usam a câmara macro.

  31. Cristiano says:

    Enquanto o iPhone 13 acorda para Macro os outros modelos já andam nisso a muito tempo, até o S21 ultra veio logo com isso iphone já saiu da moda… O que eu faço com o S21 ultra não faz o iPhone 18…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.