Quantcast
PplWare Mobile

Há cada vez mais empresas a adotar computadores Mac no local de trabalho

                                    
                                

Fonte: Parallels

Autor: Marisa Pinto


  1. Tiago Santos says:

    Este estudo n faz sentido pelas razoes que oferecem, eu tenho um MBP i7 16gb e ultimamente tenho trabalhado no windows (Ryzen 5) por questoes de performance. o MBP é mt mais lento, e aquece muito quando as tarefas sao mais exigentes. Departamento de marketing nao precisa de performance para fazer campanhas de facebook

    • Vaidarasneira says:

      Ui… Vão chover haters… Paz à sua alma!

      • José Carlos da Silva says:

        Mas que haters?! É 100% verdade o que foi dito acima. Algo um bocadinho mais exigente e o MBP manda-se para os 90°. A performance é boa, mas é muito relativa e insuficiente, muitas vezes.

        • José Carlos says:

          Sem dúvida, para ir ao email e Internet qualquer pc de 400€ serve, não é necessário um mac de 1200 no mínimo.
          O problema do Mac é que para ter a suposta rapidez do sistema operativo leva os processadores ao limite, o que vai diminuir a vida útil deles. Para quem vai ao email nem nota. Mas para quem precisa de performance e estar sempre a puxar por o mac vai ter o processador sempre a queimar em sobreaquecimento.
          A maçã tem bom marking… Mas desde que morreu o criador a Apple também morreu

    • BBarbosa says:

      deves ter em atenção como fazes a comparação e que tipo de trabalho estás executas nesse portátil… o teu tem boas características mas se o teu trabalho for renderização de image, que necessita de uma gráfica dedicada, e não a tem, é lógico que vai aquecer… e até desgastar os componentes a longo prazo… mas isso aconteceria em qualquer maquina, seja ela de que marca for.

      que tipo de pc é o que esta a usar o ryzen 5 e quais são as tarefas que das o nome de exigentes…?

      • Tiago Santos says:

        BBarbosa, concordo, n tem grafica dedicada, mas no entanto o meu trabalho nao exige renderização, é programação, Intellij, docker engine, maquinas virtuais, por esse campo, o MBP mostra indicios de fraqueza por vezes apenas usando Intellij(durante building de projectos java) e Docker, eu não sou fanboy nem hater, adoro os produtos Apple, mas são factos e experiencia própria… Apple pode ter muita coisa boa, mas performance não é uma delas tendo em conta que aquecem mesmo muito e faz throttling

    • Piro says:

      Dois coisa a dizer, uma é o site onde vem escrito este tal estudo é basicamente Apple dependente, e a outra coisa é que é americana, e faz parte do círculo de influência do American great again.
      Mas o que escreveram é real nos estados unidos.
      Basta ter contactado com empresas ou developers de la e facilmente se percebe a adesão grande a este tipo equipamentos.
      Ora como diz o Tiago Santos e bem, não é por uma clara vantagem tecnológica, porque na realidade basta usar um MacBook ao lado de um outro portátil até mais barato mas que invariavelmente tem melhor hardware, e vemos as diferenças, assim que precisamos compilar algo mais pesado, e vem ao de cima toda a suposta super qualidade.
      Mas tbm só não vê quem não quer que a Apple é a melhor do mundo, mas é em questão de marketing.

    • Piro says:

      Só para complementar, só há algo que o seu Razer 5 provavelmente (quase certamente) não consegue bater, mesmo que corra Linux, é a questão da bateria, que os portáteis da Apple conseguem oferecer literalmente mais tempo útil do que a concorrência.
      A concorrência Dell, Lenovo e outros, tem modelos que ficam perto do número de horas de bateria que oferecem, e em termos práticos são melhores opções.

    • Luís Henrique Silva says:

      Já para não falar que ao preço de um computador Apple compras algo com melhores specs num pc comum……

  2. Faisca says:

    Notícia feita em Mac e provavelmente ligada ao departamento de marketing da Apple Pt.
    Quando aumentar as empresas que se apercebem que o disco de memória está soldado na motherboard e muitas vezes não é possível recuperar a info que lá está… muitas deixam de usar e vão pedir satisfações à Apple.

    • Marisa Pinto says:

      Notícia feita em Toshiba, para tua informação. Se não concordas com o estudo, é aos responsáveis do mesmo que tens que ir pedir esclarecimentos.

      • Faisca says:

        Acho que não percebeu bem.. A notícia (estudo) original deve vir das máquinas Apple. Não me estou a referir a quem a republicou neste site.

      • Faisca says:

        Quem é a Parallels:
        https://en.m.wikipedia.org/wiki/Parallels_(company)

        Nova abordagem da Apple com a memória de disco:
        https://youtu.be/mftBdjwp9Z8

        • saldoso says:

          Não tem nada de novo! É assim há anos em computadores da Apple

          • virgula says:

            E isso justifica ser mau?
            Isso quer dizer que já é bom?
            Qual é mesmo o sentido do teu comentário?

          • saldoso says:

            o sentido é que não é nenhuma novidade, para tal alarido!
            Quanto a ser bom ou mau depende da perspectiva!
            Se a perspectiva for pelo lado da segurança informática, fica-se com uma opinião, se for pelo lado dos receios de não se poder substituir a memória flash, fica-se com outra opinião!

        • Paulo says:

          Infelizmente, esta prática está a tornar-se standard. Não é só a Apple. E não é só neste sector/indústria. Por exemplo, vê o que se passa no sector automóvel com os carros mais recentes.

      • Tonho says:

        Só quem não frequenta os ambientes empresariais acredita nisto.
        Preferem os Macs por causa da performance ? O hardware é igual, há muitos anos atrás era diferente.
        Há uns anos os MBP eram utilizados para trabalhar imagem, actualmente já nem nisso são bons.
        Compatibilidade ? Só se for com equipamento Apple, não nos vamos esquecer que a Apple diz com que equipamento os Mac funcionam, ao contrário do Windows que tem que funcionar com tudo.
        53,2% dos departamento TI funcionam com Mac… só pode ser brincadeira.

        Operating System Market Share – Maio 2020
        MS Windows – 86.69%
        Mac OS – 9.68%
        Linux – 3.17%
        Só pode ser desespero da Apple.

        • Vítor M. says:

          São bons sim senhor, mas o preço faz o mercado. Nos EUA a Apple vende muito, porque há dinheiro. O que faz essa diferença de números é o preço (em 99% das compras). É barato fazer uma maquina com Windows e caro uma maquina com macOS. Isso é fácil de ver.

          E mesmo assim, tem 10% do mercado, isso não é desespero, desculpa lá. Porque a Apple vende o conjunto dos serviços, software e hardware. Agora vê se a Microsoft consegue isso com as suas máquinas 😉 ou se alguém no mundo consegue ter esse ecossistema como a Apple tem… não há quem consiga. Isso não é desespero, até porque tens no macOS praticamente tudo. Aliás, a melhor máquina para correr Windows é um Mac. Até nisso a Apple aposta 🙂

          Agora, o Windows é imbatível na relação preço/utilização.

  3. AqueleAmigo says:

    Faz algum sentido sim..
    A MS tem apostado forte em serviços, e geralmente o macos requer menos manutenção que um Windows, e a instalação de malware é um pouco mais complicada neste S.O. que em Windows. Resta saber de o alto investimento compensa a long prazo nas PME

    • Luís Henrique Silva says:

      Apanhas também com facilidade malware no SO da Apple, então empresarial….tem mais ataques….

      • Vítor M. says:

        Isso não é verdade 😉 sou utilizador há pelo menos 14 anos de máquinas Apple e nunca apanhei qualquer malware e passo o dia de trabalho na web, instalo os mais variados software e, repito, nunca apanhei qualquer malware 😉

        • Yepp says:

          Ora aí está a prova LOOOOOLL

        • virgula says:

          Gosto desta forma de expertise.
          Conta-nos mais sobre a tua experiencia.
          Como é que sabes se apanhas ou deixas de apanhar malware?

        • Piro says:

          É a tal sabedoria da prática. Dizem que é o suficiente.
          Este é pro nisso.

          • Vítor M. says:

            Ainda muitos usavam fralda e já andava nesta vida. A prática, a história vivida na evolução da tecnologia desde 1980 até aos dias de hoje, são um garante da experiência acumulada e vivida 😉 alguns não sabem o que isso é, papagaiam coisas… 😉

          • TuFfAs says:

            Tenho de concordar com o Vítor, a maioria de quem comenta por aqui, nasceu de 1993 para a frente e provavelmente só começou a usar um computador na era do Windows Vista ou 7, sem passar por metade dos stresses que nós passámos. Instalações que paravam a meio sem se perceber porquê, Adware, Malware, toda a bicharada e mais alguma. É verdade que hoje em dia o Windows já está bem melhor do que era, mas continua com os mesmos problema e tudo por causa da porcaria do registry que continua a ser uma bosta. Há devices que deixam de funcionar sem se perceber (o meu PC do trabalho ficou sem controlador audio após um update e ainda continua mudo…e acredita, já fiz tudo e mais alguma coisa.
            Os Macs são caros, claro que sim…mas pagas qualidade e fiabilidade. Eu uso Mac OS Catalina num OMEN HP (Hackintosh), sou Mac user desde 2004, mas sou Windows user desde 1990 conheço bem os dois ambientes…e Mac está bem à frente, não interessa se copiou deste ou do outro…it just works.

            Se não querem gastar dinheiro num Mac, façam um Hackintosh
            https://www.tonymacx86.com/

        • Fusion says:

          Idem para Windows no meu caso. Então onde ficamos? Será que pela minha experiencia podemos dizer que o Windows não apanha bicharada? Senhor Vítor, com todo o respeito, pode dizer que o Mac não tem tanto vírus e afins, mas a sua realidade não é a realidade de muitos, pode dar-se só o caso de o senhor não ser “ninguém” dai nunca ter sido alvo de ataques (o mesmo comigo). Mas problemas e vírus existem em todos os sistemas sem exceção. E mais lhe digo, atrevo-me a dizer que confio mais em Windows do que qualquer outro sistema, porque sejamos honestos, um sistema que tem acima de 90% de cota de mercado e é amplamente testado e atacado, certamente estará mais protegido do que um sistema com menos utilização e por sua vez menos falhas descobertas.

        • Emanuel says:

          Quem tem experiência em navegar na web dificilmente apanha malware quer seja no Windows ou nas máquinas da Apple

        • Tonho says:

          Só à uma coisa que não entendo…
          Se o Mac OS é tão bom, tão seguro, tão virtuoso, tão compatível, tão impenetrável, tão seguro, tão rápido, muito à frente de todos os outros, porque é que o Operating System Market Share de Maio 2020 só dá ao Mac OS 9.68% do mercado desktop mundial ?
          Todos eu que todos os utilizadores gostam de ter o melhor material para trabalho e lazer.
          O porque de só 9.68% ?

          • Vítor M. says:

            Porque não tem pirataria disseminada (até um Hackintosh tem requisitos mínimos), porque só corre em máquinas Apple (comparativamente ao Windows que até corre numa caixa de sapatos), porque as máquinas Apple não são baratas, porque certo software empresarial não estava disponível para Mac OS X no boom da utilização massiva dos computadores, nos anos 90… porque o macOS não é tão tentacular como é o Windows no que toca a serviços de redes (o Windows aqui é imbatível), além de mais um ou dois pontos, contudo, ainda consegue 10% de quota de mercado, com máquinas próprias e com cada vez mais software que outrora não corria no macOS. Até a Microsoft hoje tem uma oferta poderosa e completa dos seus produtos para macOS. Dantes, o simples facto do office não funcionar em macOS, como a Microsoft o tinha a funcionar no Windows (que foi até há bem pouco tempo), levava que não tivesse interesse em usar o Mac OS X nas empresas.

            Já por outro lado, dantes, tipografias, jornais, estúdios multimedia (entre outros), gastavam o que fosse necessário para ter a qualidade que só os Macs ofereciam.

            Contudo, dada a tentacularidade do Windows, este é muito mais versátil que o macOS e tem muito mais mercado. Mas no geral, nesses pontos que referiste, o macOS é superior de facto.

  4. BBarbosa says:

    No meu local de trabalho uso os dois tanto MacBook Pro (2012 retina) como um surface (v4 2015), mais ao menos equivalentes, mas com idades muito diferentes. No entanto para usar as mesmas aplicações tem muito mais conforto em usar o macOS, até mesmo quando uso o excel ( com vba).
    Ja tenho alguns anos de uso das duas marcas e fico sempre com a sensação que a apple tem vantagem (mas também é mais cara) na longevidade, mantendo a sua performance. o meu MacBook Pro, já tem uns aninhos e infelizmente não tem argumentos para o substituir.

  5. Fernando says:

    Não vejo sentido no argumento da performance. Se compararem com PCs de 500€ claro que se vê a diferença mas os Mac não custam isso. Acho que uma boa percentagem de quem quer Mac no trabalho, ou tem um em casa, ou então quero o que é bonito e “com status”. Falta ver se o patrão assina o cheque…

    • José Carlos da Silva says:

      O argumento de performance não tem qualquer sentido. Tem sentido sim haver software exclusivo para Mac, e aí sim. Agora, comparar portáteis de 500€ com MBP’s dos mais básicos a custarem 3 vezes mais, é normal que a diferença de performance se faça sentir.

      • Rikardo S. says:

        Faz todo o sentido. Eu trabalhei 5 anos com máquinas Windows é estou há 3 com macOS e acabou-se a lentidão do Windows os bugs os updates a qualquer momento. Acabaram-se os problemas com as impressoras wireless com a plotter nem imaginas o sossego que há agora.

        E atenção máquinas compradas entre os 1300 e os 1500 euros nada de investimentos doidos.

  6. Rikardo S. says:

    Na empresa onde trabalho há 8 anos era tudo PCs. Um dos administradores comprou um imac em 2015, depois outro comprou em 2016 e hoje só os 3 da faturação e logística são PCs. As 12 outras máquinas são iMacs e MacBooks Pro. Acabaram-se os problemas de malware e de software chanfrado instalado. Não há queixas e muitos dos serviços feitos na empresa já correm via browser e software compatível com macOS.

  7. Rodrigo says:

    Já algum tempo que queria testar os raspberry pi na empresa para área administrativa (Office) e contabilidade (Software 100% online). Com o lançamento do novo com 8GB foi desta que avancei. Encomendei 5 RPis mais adaptadores para ligar um disco SSD. Vamos ver se não desiludem em termos de performance.

  8. rgj says:

    A questão de performance é muito simples de explicar… A maioria quando compra computadores Windows, compram máquinas baratas com specs fracas e instalam software muitas vezes pirateado, mas depois querem fazer comparações com máquinas Apple muito mais caras com outras specs e com tudo direitinho a nível de software! Comprem PC’s Windows de qualidade com hardware de topo e depois façam comparações…

    • Luís Henrique Silva says:

      Ai está! Aple até pode ser bem bom a nível de software, mas se as empresas tiver bom hardware e manter boa manutenção, as coisas ficam melhor.

  9. TT says:

    Só caem nesse erro uma vez

  10. Filipe F. says:

    Verdade. Mas a questao é: so mac? Porque falo da area de desenvolvimento de software e neste tipo de empresas existe pc e mac, pelo obvio.
    É rara a exclusividade so a pc ou so a mac. Como ja disseram, certos departamentos usam mac seja para desenvolver apps para iOS, seja o departamento de imagem, mas noutro lado tem se pc para programacao base. E quem esta com mac geralmente mete windows la dentro.
    Diria mesmo que no frontend ate se pode ter vantagens no mac, maa para backend nao creio.
    Portanto deve ser rara a empresa que tenha so mac ou so pc. Nao se trata de um ser melhor que outrono geral mas sim porque o mercado assim o exige

  11. Valter says:

    Dizerem que trabalhar no Mac é mais fácil do que no Windows, sinceramente não acredito mesmo, uso Mac OS Catalina, e não acho nem um pouco prático o Finder, sem Aero Snap, e não acho muito interessante a organização das janelas dos apps em execução no dock.

    • Alfa says:

      É uma questão de hábito, assim como de preferência também. Não se pode usar o macOS a pensar que o comportamento é igual ao Windows, que não é, tem uma filosofia diferente. Ao fim de algum tempo a usar, torna-se muito mais fácil de usar e intuitivo, sem menus escondidos e submenus e definições escondidas em todo o lado. Claro que por isso é mais simplista, e pode haver quem prefira mais complexidade para mais personalização.
      Sobre o snap, pode-se ficar a carregar no botão verde do semáforo e colocar duas apps lado a lado. Para um comportamento “igual” ao do Windows, há aplicações que o fazem, como o Magnet, assim como alternativas gratuitas.

      • Valter says:

        Jamais o Finder será mais intuitivo que o Windows Explorer, eu como usuário de Windows e Mac aceito, não fico puxando saco do Mac, Windows é superior no quesito praticidade.
        Menus do Mac não são escondidos?!, acho que não usamos o mesmo sistema, pois até as configurações no Mac são bem espalhadas e escondidas, eu até acho confuso algumas coisas.
        O Aero Snap está presente desde o Windows 7, será que a Apple já não poderia ter implementado isso no Mac OS?

  12. Rasta says:

    No meu trabalho temos macs. Acontece qie fizemos upgrades de software para estar tudo atualizado. E não é que as mesmas máquinas, 3 ao todo, nunca mais foram as mesmas e são uma lentidão nynca antes vista. Um dos meus colegas até optou por trazer o portatil dele para trabalhar. Tambem posso dizer que trabalhei com um mac air coiso, um portatil de 15 polegadas acho, e era bastante rápido. Continuo a preferir windows e pcs tradicionais. Em casa tenho o meu pc Windows já ha 5 anos sem lentidão e nem nunca o formatei. Desde jogos, AutoCad, programação e mais de 30 tabs abertas do chrome….tudo isto por 1400 euros. Agora venham os putos dizer que conseguem melhor por este preço.

  13. Luis says:

    Tenho ambos, e sinceramente existem coisas que não me consigo despegar do Windows, o workflow com pastas e janelas é muito mais intuitivo e prático no Windows. Para quem trabalha words e excel e navegação etc não se justifica um mac. A única razão que tenho um macbook neste caso é só mesmo por causa da portabilidade, ecrã, performance, e a otimização que tem nos programas de edição de vídeo e imagem, e outra, cansei-me dos problemas com drivers e bluescreens que tinha na meu PC portátil HP.

    • Luís Henrique Silva says:

      Hoje em dia essa desculpa já não há, portabilidade, ecrã e optimização já encontras, drivers, tens de andar actualizado, ou pela marca do portátil ou pelo fabricante de cada chip……
      Dou-te um exemplo de por exemplo o novo LG gram……vai ver e quase parece um macbook….

      • Luis says:

        Eu até entendo isso mas tu achas que uma pessoa que não perceba nada sabe fazer isso? Eu já me fartei de andar a perder tempo a encontrar drivers, no meu portátil anterior deixaram de atualizar as drivers de vídeo e mais uns nao sei quantos componentes. Tive que andar em fóruns a pesquisar e a perder tempo numa coisa onde gastei 1000 euros. Comprei mac para isso para nunca mais andar a perder tempo com essas tretas. Simplesmente ligar e mac e ter a certeza que aquilo funciona bem.

      • Luis says:

        Olha uma coisa eu comprei novo MacBook de 16 polegadas. Queres comparar isso ao LG Gram? O LG Gram só serve para ir a net fazer trabalhos em word nada mais.

  14. ovingadorortografico says:

    Dados técnicos sobre o estudo…pois, mais de 1000 empresas inquiridas…Estudo feito pela parallels, aquele software que põe o Windows a correr no mac. Ora se comprarem hardware em condições, o Windows corre igualmente bem.

  15. Tomás Mendes dos Santos says:

    Optarem por Mac e porem Windows, é mais ou menos o mesmo que comprar um Ferrari e trocar o motor por o de um Fiat.
    Claro que há programas que precisam disso, mas é cada vez uma porção menor. Tenho MAC a mais de 10 anos, uso carradas de programas e nem uma única vez senti falta do Windows.

  16. João Carvalho says:

    Na minha empresa convivemos com os dois ecosistemas… mac para paginar, desenho vectorial, photoshop e porque fica bonito… potência a sério (gráficas Quadro e processadores Xeon) para Vídeo e 3D… windows claro!

  17. Jorge Carvalho says:

    O mais importante : os desktops que as empresas compram São linha empresarial, onde por exemplo o da minha esposa é um hp elitebook G4 que neste momento está na Amazon a €1999 …
    Um Mac é mais caro ? Nem por isso.
    Agora por causa da telescola comprei no eBay um G2 para a minha filha que na prática é o mesmo portátil (i5 Famalia mais recente apenas) por €280 … desvalorizam um bocadinho…

    Abc

  18. Antonino says:

    Quem é o Mac ?

  19. jorge says:

    A Apple tem uma coisa muito boa, é o preço, mas os tablets da MS ainda os conseguem superar, e sao de pior qualidade em tudo, na minha opiniao, mas a minha opiniao vale o que vale.

    • bambam says:

      Os tablets da MS são piores em quê? Tenho um surface pro 4 desde que saiu e aquilo é genial. Tenho usado também como portátil e não como tablet (coisa que um ipad não consegue). Tem aguentado fortes tareias nestes 4 ou 5 anos que o tenho usado.
      Comprei no ano passado um mbp i9 porque precisava de um portátil mais potente para certas tarefas. Mas sinto falta da versatilidade do surface.

      • SSilva says:

        Eu já tive um macbook pro e um iPad. Depois vendi os dois e comprei um Surface Pro 4 o mais caro com o objectivo de fazer edição de foto a nível profissional e usar como tablet, ainda por cima tendo a funcionalidade da caneta que usava muito para anotações em eventos. A verdade é que gostei da experiência do 2 em 1, mas na edição de foto profissional era um pesadelo, aquecia muito e chegou a desligar a meio de edições de catálogos maiores em Lightroom. Resumindo a minha mulher ficou com o surface e eu comprei um iMac para a foto e um iPad para anotações de eventos que no meu caso particular dá muito jeito. O iMac para edição de fotos acho uma delicia e rápido e um ecrã fantástico. Tirando a má experiência na edição de imagem no surface gostei muito da experiência 2 em 1 🙂 Só outra coisa que achei estranho, sempre que saía uma atualização de Software do sistema operativo windows de vez em quando trazia lá uns bugs, sempre achei isso uma coisa estranha sendo um pc mesmooo desenvolvido pela microsoft

  20. jorge says:

    Tenho Mac ha mais de 20 anos e nunca usei um unico antivirus, existem muitos pcs identicos, mas Mac so um, uso Mac simplesmente por ser melhor para tramento de imagem e video, mas cada um usa o que pode e gosta.

    • Tonho says:

      Queres dizer, “era” bom no tratamento de imagem.
      A Apple já foi ultrapassada no nicho da imagem.

      • Vítor M. says:

        A Apple não foi ultrapassada em nada, se ao longo dos anos o mercado dos macs cresceu. Estás em negação 😀 e isso parece ter em ti um radical. Tem calma, Windows continua a existir e Linux… e ainda bem que há toda esta tecnologia… por falar em Linux no Windows… de onde tirou a Microsoft a ideia de misturar as coisas? Aaaaa espera…. 😉

      • HRamos says:

        Já te estás a espumar outra vez Tonhó, tem calma. Vai lá buscar o saquinho e respira fundo.

  21. Hugo says:

    Mas tem experiência com sistema OS? É que para correr Windows basta usar o bootcamp que é nativo …

  22. João says:

    Sim… Nada de investimentos doidos…. Windows 7 250 eur por cada máquina recondicionada para trabalho operacional. 4 anos sem parar. Continuem a tentar enfiar essa treta dos mac pelos olhos a dentro… Comprem um com o €€€ dos papás e vão brincar para o Starbucks, lollol.

  23. Malamen says:

    Hehe…

    “The majority of respondents (55.7%) say Mac devices are allowed in their workplace. This includes those who allow them via a bring-your-own-device (BYOD) policy (26.3%) or choose-your-own-device (CYOD) policy (29.4%).
    While this data is indicative of the growing popularity of Mac in the workplace, it also shows the reluctance of some companies to accept Mac (44.3% is by no means negligible).”

    Título um “pouco” enganador….

  24. Joaquim says:

    Lol deve ser para rir.. Um sistema operativo em que e preciso pagar para instalar um software extra que faz o gerenciamento das janelas… Produtividade? Onde? Sem esae software e preciso clicar no maximizar e depois dividir para um lado ou outro do ecrã.. Quando no windows basta arrastar para um canto e ele coloca logobas janelas lado a lado…sem falar em problemas com impressoras, com querer usar uma pen dum colega de trabalho não dar.. Porque me esqueci de um adaptador em casa..
    Ah e tal usa a cloud.. Pois isso para ficheiros se word agora fazes uma video 40 gigas ou mais que está em cartão… Quer dizer…
    É pir estas coisas que cada ve vejo mais pessoas com macs sim, mas dps tem la instalado o Windows 10.

  25. recondicionado says:

    e para quando um artigo sobre assemblar o seu próprio laptop, apartir de barebones para usar no local de trabalho?
    exame informática nº149: construa o seu portátil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.