Quantcast
PplWare Mobile

Apple: Garantia do iPhone 12 não será afetada se usar um carregador não oficial

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. JR says:

    Adoro (e trabalho) com Apple. Mas há muito que deixou de fazer qualquer sentido comprar telemóveis por este preço. É simplesmente ridículo. E mais: acho que é desta que as pessoas vão perceber o quão ridículo é comprar um telefone que custa uma fortuna e que ainda por cima não traz carregador. Eu tenho um iPhone X (pago pela empresa) e acho que esta decisão da Apple vai revelar-se errada com o tempo.

    • Nuno T. says:

      deve ser por isso que no parlamento europeu se tem discutido a possibilidade de obrigar os fabricantes a NÃO incluir o carregador com o aparelho!

      • Bilbo says:

        Tal como obrigar os construtores de automóveis a vender os carros sem pneus, para reduzir a pegada ambiental. Depois só compra quem quer ou então usam os que tenham dos outros carros.
        Quem compra um telefone pela primeira vez não tem carregador, terá que comprar um depois.

        • Nuno T. says:

          Um carro sem pneus é uma falsa equivalência.
          Quem compra um telefone pela primeira vez é uma minoria! Havendo um número significativo de pessoas que podem reutilizar o carregador que já têm, já é benéfico.

        • 2020 says:

          Realmente são coisas comparaveis, pneus e carregador… Se estivesses a falar dum carregador para um carro electrico, e que qualquer carro que comprasses (electrico) trouxesse um, concordava contigo.
          Parem de chorar o carregador, faz lembrar o suporte que não havia para flash no iOS e agora que ninguem usa. Quem paga 1000€ por um iPhone 12, também tem 25€ para dar por um carregador, isto caso viva sozinho/a em casa e só agora tenha acordado para a vida e decidido comprar um iPhone 12 (os outros ainda trazem carregador)!!!

      • JR says:

        Sabe que eu ultimamente ando um bocado desconfiado das pessoas que andam pelo parlamento europeu. Mas se quer acreditar que a Apple o faz por questões ambientais, tudo bem. E é apenas para ficar claro: eu considero que sou bastante fã da Apple, excepto nestas alturas em que nos tratam como atrasados mentais. Como refere aqui o Bilbo (Baggins, és tu?), se vier sem carregador, vai acabar por comprar um.

        • Nuno T. says:

          Não preciso de acreditar que a Apple faz por questões ambientais para reconhecer que há benefícios ambientais.
          Por que haveria de comprar um se já tiver um que serve?

          • Bilbo says:

            Simples, porque as entradas não são as mesmas, as características não são as mesmas, se alguém compra iphone pela primeira vez ou compra telemóvel pela primeira vez não tem carregador, porque os carregadores, cabos e conectores se detoram ao fim de algum tempo.
            Razões são muitas, só não vê quem não quer.

          • Nuno T. says:

            Bilbo, se digo que tenho um que serve então as entradas são as mesmas e o cabo serve!
            Inúmeras muitas razões mas nenhuma delas, nem a soma delas, implica que não haja um número significativo de pessoas que não vão precisar de comprar um carregador!

          • 2020 says:

            Nuno, alguem anda a fazer tempestade onde nao ha vento. Qualquer um que tenha produtos Apple sabe que qualquer carregador serve para carregar um iPhone 12, basta ter um cabo USB-A – Lightning para carregar o telemovel. Depois, quem tem Mac actual, ou usa o carregador do Mac ou liga no USB-C do Mac para carregar, ISTO SE, nao tiver ja outros carregadores USB-C que tambem servem.
            O curioso disto e que ha muita gente que acredita nestes mitos de incompatibilidades no mundo Apple… lol

        • Bilbo says:

          Claro, e quem compra um iphone e tem que comprar um carregador, vai comprar um original, obviamente. Neste caso lá se vai a pegada ambiental, porque vai se mais uma caixa, mais papeis, mais plástico e mais uma fortuna em um carregador que já deveria vir dentro da caixa.
          Eu não sou um anti-apple, tem coisas que gosto e outras que não. Até porque no trabalho fui obrigado a usar um MAC até perceberem que não era produtivo e me deram um PC.
          O que não consigo compreender é os valores que estão a pedir e como é possível vender assim tão fácil, não é questão de ter dinheiro para comprar ou não, que até tenho, mas conheço gente que compra, a crédito e fica uns 2/3 anos a pagar. Só pelo status de ter iphone.

          • Nuno T. says:

            Gastas mais plástico e mais papel com uma caixa de iPhone com o carregador lá dentro.

          • 2020 says:

            Fico confuso quando associam iPhone a status. Acreditam mesmo nisso?

            Quem comprar um novo iPhone nao precisa de comprar um carregador novo. Nao vale a pena inventarem tanto.

            “Eu não sou um anti-apple” – vamos fazer de conta e acreditar nisso. Se nao estas interessado em comprar um, para que esta manifestacao toda? Eu como nao estou interessado em comprar android nao me incomoda com o facto de praticamente nao terem actualizacoes, problema de quem compra….

          • Rui says:

            O que é um “carregador original”, o iPhone 12 aceita qualquer carregador que tenha USB PD, que é uma norma da indústria que qualquer fabricante pode fazer um.

            Depois de usares o telemóvel, o carregador fica, por isso que mesmo que comprem agora um, já está feito, para a próxima não compram mais.

            Além disso, quem é que ainda usa o carregador original? E ainda não tem um que permita carregar vários telemóveis, e smartwatches e essas coisas todos tudo em um? Teria de ter uns poucos em minha casa!

        • 2020 says:

          Duvido que a medida tenha sido meramente ecológica, mas que é uma redução de lixo, isso não o podem negar. Quantas toneladas de carregadores há por aí e que não são usados?

      • TS says:

        A apple está-se a cagar para o ambiente, é a principal responsável pela industria dos adaptores, simplesmente dá dinheiro, estamos em 2020 e ainda usam ligthning-C port pelo simples facto de ires gastar dinheiro em adaptadores, isso sim cria poluição, é uma hipocrisia fenomenal o marketing que a apple faz em como se preocupam com o ambiente…

  2. Miguel Paula says:

    “No caso do Brasil, a entidade associada é a Anatel.” E em Portugal?

  3. Barta says:

    Não sei porque insistem nesta questão de “pegada ambiental” e se há alguém que acredite. Foi meramente uma maximização de lucros, redução de custos, sabendo-se que todo o “vipe” criado à volta deste equipamento, iriam vender na mesma.
    Não é compreensível haver modelos a custar mais que um bom laptop.
    Mais comento que esta decisão da apple de recusar a garantia não terá sido do seu agrado nem foi para agradar os utilizadores, mas sim um volta de contornar um problema que provavelmente iriam ter, a começar no brasil.

  4. ze says:

    Vamos esperar para ver no que isto vai acabar… Nao tarda os automoveis virem sem rodas… Ah ah ah.

  5. Nuno T. says:

    Isto não é nenhuma novidade! A garantia do iPhone sempre possibilitou o uso de carregadores de terceiros que respeitassem as normas de carregamento USB, que é a norma usada pelo iPhone desde sempre.

    • Barta says:

      Isso não é verdade e as indicações foram sempre excluir os equipamentos que não tenham usado o carregador oficial da marca, indicando utilização indevida pelo cliente e atribuindo a responsabilidade ao mesmo.
      (O certificado de garantia dos eletrônicos da Apple informa que a empresa não se responsabiliza por “danos causados pelo uso de um componente ou produto de terceiros que não atenda às especificações do Produto Apple”.)

      • Nuno T. says:

        O que tu dizes é que não é verdade! O uso dum carregador doutra marca não é o motivo automático para invalidar a garantia. Como exemplo, desde o primeiro iPhone que suporta o carregamento por um computador enquanto sincroniza dados – por definição um carregador de outra marca!! Outro exemplo, a Apple distribuiu com os iPhones na Europa (há uns anos) um adaptador de porta que permitia usar um carregador com um cabo micro-USB – por definição um carregador de outra marca.
        “produto de terceiros que não atenda às especificações do Produto Apple”
        a especificação do produto Apple é uso da norma de carregamento USB.

        • Bilbo says:

          É tão fácil como ires ao site da própria apple e estão lá as condições, mas até coloco aqui o link e alinea:
          h###s://www.apple.com/legal/warranty/products/portugal-universal-warranty.html
          alinea C (c) danos causados pela utilização com um componente ou produto de terceiros que não cumpra as especificações dos Produtos Apple (as especificações dos Produtos Apple estão disponíveis em http://www.apple.com/pt, nas especificações técnicas de cada produto e disponíveis também em lojas).
          Esta alínea é muito ambígua e permite a rejeição da garantia quando não usas o carregador do fabricante. Basta questionares qualquer loja ou podes vir ao porto e mostro na própria loja.

          • Nuno T. says:

            lol! É tão ambígua que te diz para leres as especificações dos aparelhos, onde ficas a saber que podes fazer carregamento sem usar o carregador da Apple.
            Tão ambígua que a Apple ainda vende adaptadores de porta para que se possa usar um carregador com micro-USB.

  6. Miguel says:

    A uns tempos a Apple veio dizer que só deveriam usar o carregador e cabo original que vem com o equipamento porque com equipamentos de terceiros pode colocar em causa os dados, pois existe malware especifico em cabos ou carregadores.
    E agora vem com a história da “pegada ecológica” e dos “carregadores não oficiais”, afinal já se pode usar tudo quando a questão é ganhar mais uns cobres $$.

  7. Miguel says:

    E como é que sabem que usei um carregador homolgado?
    Tenho de levar lá para eles verem, eu trato disso…

  8. Kyllaz says:

    Troquei o meu iPhone X por um 12 Pro…tive de comprar um carregador novo visto que o carregador do X ainda é usb2.0 a 5w. Ou seja a pegada amiental causada para eu receber este novo carregador a meu ver é muito superior a ter recebido o carregador junto do equipamento…isto é bom é para o aumento da pegada monetária nos bolsos da Apple…

  9. Pedro says:

    Não entendo como é que o fanboys são tão defensores, até nas cenas mais estupidas. gostar de uma marca e defender aquilo que tem de bom, tudo bem, agora há coisas que são ridiculas.
    Não é necessário fazer muitas contas, na verdade é simples, o carregador que vinha na caixa do telefone passa a vir numa caixa independente, portanto, quem ainda acredita na preocupação da apple na pegada ambiental, são aqueles que todos os anos vêm o bolso mais vazio por uma futilidade.

    • Nuno T. says:

      e o que é que o carregador vir numa caixa independente te diz?

      • Pedro says:

        A mim, diz-me que gastaram mais matéria prima para o embalarno carregador, Cartão plástico e certamente mais alguma coisa que não sei pois não trabalho nessa indústria.

        • Nuno T. says:

          pois… mas não gasta! Se fizesses as contas que dizes que não são necessárias, e se olhasses com atenção para as diferenças que há entre as caixas verificavas que não gastam mais matéria prima.
          Haver 2 caixas não significa maior peso, volume, materiais que uma caixa maior.

          • Pedro says:

            Nuno, é relidiculo aquilo que diz. Sabe o que implica alterar o molde numa máquina de produção? Não vale a pena me alongar neste assunto. Cada um com a sua opinião.

          • Nuno T. says:

            ?? alterar molde??
            Onde é que houve alteração de molde? Já antes se encontravam estes carregadores a serem vendidos à parte nestas caixas!
            As caixas dos carregadores são muito mais simples e diferentes das caixas dos iPhones, de modo que o teu argumento nem faz sentido pois é outra linha de produção que sempre existiu!

          • Pedro says:

            Nuno, não consigo responder ao seu último comentário, mas vamos lá ver. O Nuno compra um iPhone 11 o que é que leva para casa? 1 caixa com manuais. No iPhone 12 quantas leva? 3 caixas cada uma com o seu manual. Acho que há aqui diferenças…não lhe parece?

          • Nuno T. says:

            Vai ver quais são as diferenças entre as caixas e faz as contas! As antigas caixas do iPhone 11 ocupavam o dobro do volume face a uma caixa do iPhone 12. O material usado é mais pesado do que a caixa para o carregador.

    • 2020 says:

      Não é uma questão de se acreditar na pegada ambiental, é perceber se faz sentido ou não trazer carregador. Se comprares um smartwatch também não traz carregador, porque é que num smartphone tem de ser diferente? E nem é pelo preço do que estás a pagar que tem de trazer carregador, o Samsung Watch custa 500€ e na caixa tens lá o smartwatch e o cabo para carregar.

      • Pedro says:

        Desculpa mas não sei de que relógio estás a falar. Penso que todos os relógios Samsung Galaxy watch trazem carregador os mais antigos dock e os mais recente uma cena magnética na ponta.
        E sim da sentido eu digo-te porque porque se o transformador não for apropriado para a bateria o mais certo é haver danos.

        • 2020 says:

          Samsung Galaxy Watch 3 LTE, está no site da Samsung por 509.9€, na caixa vem o relogio e o cabo, e “pronto a funcionar mal sai da caixa” segundo a Samsung. Verdade, mas acabando a bateria, se não tiveres um carregador ou comprares um, deixa de funcionar, tal como um iPhone 12. E então? é só a Apple que é o diabo??? O Resto dos smartwatchs, trazem carregador? não é na caixa pois não?

          A cena magnética que falas tem um USB-A na outra ponta para engatar num carregador que não é fornecido pela Samsung!

          • Pedro says:

            Então mas não tem um USB para ligares a um computador? O na PlayStation? Ou na Smart TV?É facto que também não traz o transformador mas não estamos a comparar o mesmo produto e não é bem a mesma coisa um trazer cabo e outro não..

          • 2020 says:

            Pedro, o iPhone também traz cabo. Pela tua “lógica”, o iPhone também dá para carregar ligado a qualquer coisa.
            iPhone, na caixa vem iPhone e cabo
            Samsung Watch, na caixa vem Samsung Watch e cabo
            Na tua “lógica”, Samsung Watch dá para ligar á playstation, computador, TV, o iPhone precisa de carregador.
            Acho melhor admitires que aquilo que escreves não faz sentido… lol

  10. Joao Ptt says:

    Isto só é um “problema” porque o Parlamento Europeu não obrigou os fabricantes todos que querem vender para a União Europeia (computadores portáteis, tablets, smartphones, telefones móveis) a usar um tipo de ficha de carregamento com um padrão de especificações mínimas que todos têm de cumprir para se conseguir carregar os dispositivos em qualquer lado.
    Ainda estão a tempo.

    • Rui says:

      Grande treta!

      Já queriam fazer isso no tempo do microUSB, queria ver se ainda tivéssemos a usar essa porcaria!

      Burocratas é para estarem bem longe da tecnologia!

      Eles ainda não homologaram uma ficha para os 220V AC de nossas casas, querem agora homologar coisas complicadas como estas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.