Quantcast
PplWare Mobile

Análise: Será melhor um AirTag ou um Localizador GPS?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. ElConquistador says:

    O problema desses localizadores GPS é que temos um custo mensal, precisamos ter acesso a internet. Já com as airtags usa a internet da comunidade iPhone para espalhar a informação.

    • Vítor M. says:

      O custo mensal neste caso, durante os 3 primeiros anos, está no preço do equipamento. Depois são cerca de 10 euros por ano. E não precisas de ter qualquer outro encargo com o localizador.

  2. Berto says:

    o que eu não percebo é porque é que já existem essas TAGs ao tempo e só agora é que aparecem e todas da Apple? é patrocínio? Vamos ver o dinheiro investido pela Apple em Portugal e pela Huawei ou Samsung? não entendo esse delirio pela Apple, sinceramente.

    • Vítor M. says:

      Patrocínio? Sempre a mesma conversa parva. Sabes que os AirTags saíram há poucas semanas certo? E é um dispositivo que além de ser útil para muitas pessoas, oferece a outras certas alternativas e é interessante trazer este tipo de tecnologias.

      Também é verdade que a trollagem aparece sempre a desvalorizar o trabalho, mas são apenas mentes pequenas. Outro aspeto interessante é que este artigo foi até uma sugestão de um nosso leitor num post dos AirTags. Achei interessante e comprei os Localizadores GPS, que já estão a ser úteis.

      Comprei também da Chipolo, mas a rede deles é muito fraca, apesar de agora terem também rede Find My.

      Fomos quem apresentou em Portugal o projeto Lapa, projeto português e o Tile enviou-nos um dispositivo que analisamos há uns anos.

      São artigos muito úteis e ainda tenho mais para lançar. Tendo em conta o que falaste, vou lançar mais cedo um outro comparativo.

    • PTO says:

      “não entendo esse delirio pela Apple, sinceramente.”

      Delírio? O artigo está apenas a comparar um equipamento recente com outro semelhante e que podem complementar-se nas funções.

      Se alguém está aqui a delirar és tu, que só por veres um artigo que fala da Apple entraste logo no modo hater.

  3. IKAROS says:

    São coisas tão diferentes, nem sei se vale a pena comparar.
    Além do mais os AirTags estão logo em desvantagem à partida, dada a baixa penetração do iOS em Portugal, e uma boa percentagem desses iOS são aparelhos antigos com iOS desatualizados.

    • Vítor M. says:

      Não será baixa face a qualquer outro sistema. Aliás, a distribuição tem tendência a aumentar e isso dá uma excelente margem de progressão. Agora, são coisas que, sendo diferentes, servem propósitos idênticos e podem ser comparadas em função da sua utilização.

      Aliás, um dos grandes pontos de vantagem do AirTag é mesmo haver em qualquer lugar um iPhone. E é fácil perceber isso. Pegas num e metes num envelope e mandas pelos CTT correio normal para um amigo no Algarve, outros para um amigo na Madeira, outro para um amigo em Trás-os-Montes.

      Ativas todos como perdidos e vais ficar surpreendido o número de alertas que vais receber de cada um. 😉

      • José Carlos da Silva says:

        Eu vejo muitas vantagens em ambos, mas para utilizações diferentes. Um poderá servir mais para objectos pequenos, pelo tamanho, portabilidade e também o custo de um pack de vários, para ter junto às chaves, carteira, mochila. Outro será excelente para ter escondido (e alimentado directamente pela bateria) no carro e/ou na mota em caso de furto.

        Qual a opinião relativamente ao que comentei, após o teste/avaliação feitos?

        • Vítor M. says:

          O que referiste está correto, aliás, foi referido na análise esse raciocínio. Mas seguramente haverá muitos mais cenários.

          • Jose Antonio Pinto says:

            Encomendei há poucos dias um pack de 4 AirTags (ainda não recebi) mas pergunto: Os localizadores GPS trabalham adequadamente quando não têm sinal GPS? Por exemplo numa garagem ou locais idênticos?

          • Vítor M. says:

            Depende das garagens. Na minha por acaso ele não deteta sinal GPS. Por isso criei zonas de alerta, apesar dele alertar quando há movimento logo após ter sinal. Mas dentro de casa, por exemplo, já deteta. Deve ter a ver com determinadas construções (digo eu).

    • Tadeu says:

      ?????? iOS são aparelhos antigos com iOS desatualizados???????
      onde é que foste buscar tal estatística? O período de suporte dos iPhones é tão longo que é preciso recuar a aparelhos lançados em 2014 para encontrar um aparelho que não pode ser actualizado para a versão mais recente, e mesmo sem a versão mais recente os aparelhos lançados em 2013 e 2014, ainda recebem actualizações de segurança.
      Em segundo lugar não é sequer preciso ter aparelhos com a versão mais recente para participar na rede. Todos os aparelhos com iOS 13 ou superior (lançado em 2019) podem estar envolvidos nesta rede Find My.

    • PTO says:

      Por serem diferentes mas terem core focus semelhantes, é que vale a pena comprar.

      Porquê? Porque se complementam.

  4. J Lima says:

    São dispositivos com propósitos diferentes. Tenho o Invoxia e AirTag.
    Para primeira versão o AirTag é muito bom mas tem muito espaço para melhorar. O facto de não ter um simples furo para colocar num porta chaves é muito mau. De resto, penso que no futuro poderia ter um led para ajudar a encontrar no escuro, ser possível mudar o sinal sonoro, etc…

  5. Jonas says:

    E os sistemas de localização que utilizam a rede LoRa ?

  6. João says:

    Bem que a Apple podia criar uns AirTags Pro com as duas tecnologias juntas! O problemas seria a bateria!

    • Vítor M. says:

      Exatamente. O GPS tracker mais pequeno tem uma bateria de poucos dias. O maior pode ter até 6 meses, o AirTag tem uma pilha para 1 ano. Se juntássemos tudo, a bateria seria um problema.

  7. RuiM says:

    Para mim o AirTag tem bastante utilidade, como mencionado na vossa publicação, que está excelente, nas ocasiões de perda de chaves em casa ou até no exterior, ou mesmo do carro no estacionamento e outras situações tão diárias, tendo em conta o baixo valor e a falta de assinatura findo os 3 anos, em comparação com a outra opção.
    Sem duvida uma mais os utilizadores de produtos Apple.

  8. Miguel says:

    O detector de movimento do meu Invoxia funcionou muito bem durante um ano. Depois disso começou a enviar alertas só quando lhe apetece (cerca de 10% das vezes).

  9. marcocm says:

    Penso que o que poderá definir a utilização de um ou outro é o local previsível de utilização. Acho que se pensarmos utilizar um Airtag num centro urbano estará ok. Agora se usarmos num meio com menor densidade populacional não sei até que ponto será útil. Depois temos a questão do indoor/outdoor. Não sei se o GPS consegue ter grande utilização indoor sem ter grande perda precisão.

  10. Zé Figueiredo. says:

    Era mesmo isto que queria saber. Parabéns pelo trabalho. O exemplo dado é mesmo o que procuro para as minhas colmeias.

  11. ToFerreira says:

    O airtag tem muito potencial, mas desperdiçado. É demasiado grande para “aquelas coisas que se perdem em casa”, como o comando, a carteira ou os auriculares. Salvam-se só as chaves usando como porta-chaves.
    Os localizadores GPS já são muito conhecidos pelos larápios que tomam contra medidas por isso, também podem não compensar.

    • Vítor M. says:

      Contramedidas? Isso já são larápios com carteira profissional. O ladrão que é “mais popular” nem sabe o que isso é.

      • ToFerreira says:

        Eu estava a pensar em carros. Para roubar um carro hoje em dia tem de ser um larápio desses.

        • Vítor M. says:

          Pois, esses “profissionais” trabalham nessas redes que por vezes vemos nas notícias, de facto esses podem usar os jammers para barrar o sinal.

          Mas mesmo assim não sei se vão a esse pormenor.

        • Zé Fonseca A. says:

          Mas quem é que se preocupa com o roubo de um carro?
          É para o lado que eu durmo melhor, além de ser chato não passa disso.
          Já uma mota…

          • PePe says:

            Não vejo a diferença…

          • Zé Fonseca A. says:

            Carro o seguro cobre, mota depende da mota e do seguro.
            Roubaram-me um carro aqui há uns 20 anos atrás nem me chateei, fui à policia e fiz a participação ao seguro, ia receber o valor do carro quando ele lá apareceu em Viseu, além do vidro partido estava intacto, caso não tivesse aparecido, recebia o valor do carro e comprava outro.

          • PTO says:

            “Mas quem é que se preocupa com o roubo de um carro?
            É para o lado que eu durmo melhor, além de ser chato não passa disso.”

            Deves pensar que todos têm seguro contra todos os riscos nos carros, não? Queres ver que passamos a ser um país de ricos?

            A esmagadora maioria das pessoas só tem seguro auto contra terceiros e muitos nem isso têm, andam mesmo sem seguro nenhum.

          • Vítor M. says:

            Exatamente. Grande parte das pessoas têm seguro contra terceiros e não de danos próprios. Mas mesmo os de danos próprios, o valor do bem segurado é sempre inferior ao valor real do carro. Não acredito que quem ficar sem o carro que o seguro pague o que realmente o carro vale.

  12. B@rão Vermelho says:

    Outra boa opção para os Airtags no meu caso que viajo de mochilas as costas e assim saber sempre por onde anda a dica cuja, o problema é que não uso Iphone apenas Ipad, os Airtag funciona em Android?

    • Vítor M. says:

      Não funcionam em forma de “rede”, isto é, se um Android passar pelo AirTag perdido não notificam o dono. Mas o que pode fazer é ler a mensagem via NFC. Agora, pelo que foi dito, a Apple irá desenvolver uma app para Android. Para fornecer mais informações sobre os dispositivos da rede aos dispositivos com o sistema operativo da Google. Vamos ver quando sai isso.

      • Tadeu says:

        A dita app para Android será apenas para notificar a pessoa da presença dum possível AirTag que esteja a seguir a pessoa, não será para juntar Androids à rede ou para usar AirTags com um Android. Foi anunciado apenas como uma medida para melhor a privacidade.

    • Tadeu says:

      Não podes usar um Android para localizar um AirTag, mas se tens um iPad com uma versão recente do iOS, podes usar, configurar e localizar um AirTag.

  13. lapizazul says:

    Sistemas diferentes com obvia superioridade do GPS. Eu pessoalmente uso o sistema de GPS à anos e nunca iria trocar pelas tags seja de que marca seja (sem falar que o producto da Apple é igual a tantos outros).

    • PTO says:

      “Sistemas diferentes com obvia superioridade do GPS.”

      Sistemas diferentes e com objetivos diferentes.
      O Airtag tem óbvia superioridade na função para que foi criado.

    • Vítor M. says:

      Não, não … isso não é verdade. O sistema da Apple é melhor que todos os outros dentro do que são os localizadores daquele tipo. Nenhum outro tem aquela quantidade de dispositivos que fazem a comunidade, a rede de deteção. Simplesmente isso faz toda a diferença.

      Agora, se o GPS track é melhor nalguns aspetos? Sim é, mas tudo depende da finalidade, é que tens cenários do dia a dia que o GPS track não bate o AirTag e tens funcionalidades que o GPS track não pode ser substituído pelo AirTag. Mas no convencional, o AirTag é muito abrangente.

  14. HUGO ANDRE says:

    Vitor, bom começo para um compsrativo. A Exame Informatica deste mes tb tem la um comparativo de tags.

    Agora era interessante aprofundar o tema sim e fazer-se comparativo

    Também queria comprar dispositivos destes, …. o ano passado me roubaram bicicleta, e noutro dia mala, portatil, carteira num so dia na cidade VNG junto mar, dentro carro partiram o vidro traseiro da viatura…. embora tivesse localizador software no portatil, Raspberry pi, discos pens, conversores. cabos… e um hotspot 4g de uma operadora na mala que pedi a operadora para o detectar, mas diz que não podia fazer nada rgpd… tinha um huawei watch gt emparelhado que tinha o tirado do pulso e metido dentro da mala pra nao se riscar com areia, e tb o levaram… dentro da mala, tb me levaram chaves de casa e chaves do meu outro carro … so o prejuizo que tive com processo policia, seguros, reboque viagem, aluguer de viatura,…portagens, gasoleo… ainda por cima tinha feito a viagem com meu filho bebe, nem o larápio teve o cuidado inutilizou logo os cintos… arrobou grade divisoria… policia forense ainda tentou retirar impressoes digitais tive q ficar noites no hotel a minha conta sex para seg, pois o seguro nao pagou nada disto e tenho seguro contra todos riscos… mudar fechaduras…. e depressa se foi a localização só sei q a ultima localização q obtive já andava em Lisboa ou partes das coisas… dei a localização a Polícia dentro de uma empresa Transportes raio de 15 m, mas diz que não poderia fazer nada, não poderia entrar dentro das instalações… Teria que o tribunal emitir um parcer para avançar e já se sabe como a burocracia em Portugal é…

    Destes dispositivos se os tivesse na altura também na sei se me salvariam:
    Chipolo, Tile, Airtag , Modulos GPS…

    Outra coisa é o comparativo se tiver só teleles Androids tipo Samsung Huawei Xiaomi, tipo os mais vendidos que tem funcao localizar google, se tiverem dispositivo emparelhado com estes tb podem seguir o rasto… e interessante saber o que se poderia contar com outros teleles que nao tivessem integração google…

    Ainda saber se alguns destes dispositivos se funciona em sitios remotos sem rede ou so com rede 2G 3G, tipo America Latina, Africa, sem ser dentro da Europa…. aqui creio q o gps é fundamental…

    Imaginemos fazer uma viagem por esses países, queremos salvaguardar a mala, o telefone, o cao, e o nossos filhos, em caso de se perderem ou fugirem das mãos… qual o melhor tag ou gps cada situação… ou se ha 1 dispositivo que sirva pra tudo…
    Atenção o cao e os filhos pequenos nao andam com teleles na mão com obvio… ou seja terá que ser tipo um sistema pulseira… algo do genero…

    Ora tentem la ai fazer comparativo excel com funcionalidades e aquele que funcionaria melhor para cada situação…

    era do best thanks…

  15. filipe says:

    ter tambem em conta que em locais cobertos os airtag ainda funcionam, os gps simplesmente não

  16. Os says:

    Como diz o ditado: o que tem alhos a ver com bugalhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.