PplWare Mobile

Ligações Wireless Outdoor – quais os limites?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. centaurius says:

    E em kms? Limites? 😛

    • Rodrigo says:

      Boas! Os km’s alcançados dependem da potência de transmissão utilizada pelo equipamento e pelo ganho da antena (em dBm, decibéis de miliwatt). É desejável ter o maior ganho possível nas antenas e o menor possível no equipamento (a maioria dos equipamentos off-the-shelf não permitem a configuração da potência de saída) para que se aumente a distância, pois a ANACOM regula sobre a potência de sinal transmitida no ar mas não na que se pode ganhar na recepção (enquanto que o equipamento activo apenas contribui para os cálculos da distância com a potência injectada, as antenas contam para a injectada e recebida…logo o ganho é a duplicar). Também se deverá ter em atenção que quanto maior for a sensibilidade do equipamento receptor maior poderá ser a distância percorrida pelo sinal (o ideal é de -80 a -90dBm [sim, menos… é um valor positivo na mesma por estamos numa escala logarítmica]).

      Em suma, poderemos ter ligações na ordem das dezenas de km utilizando a faixa de frequência dos 5GHz, com os cuidados necessários que referi… (apenas a 1Mbit/s) Mas, idealmente, com uma ligação de largura de banda a 54Mbits, apenas 3 km.

      Ora, recomendo que para ligações de longa distância e ponto-a-ponto se utilize os 5GHz e para a distribuição entre os clientes se utilize os 2.4GHz. A gama de frequência dos 5GHz padece de menos interferência e consegue alcances de maior distância, enquanto que a dos 2.4GHz é mais limitada mas tem maior desvanecimento sobre os obstáculos.

      Cumprimentos,

      Rodrigo Selada

    • Rodrigo says:

      ERRATA AO MEU COMENTÁRIO:

      No último parágrafo pretendo dizer:
      “…enquanto que a dos 2.4GHz é mais limitada mas tem menor desvanecimento sobre os obstáculos.”

    • Pedro says:

      Nao existe limites de Km´s…

      Existe uns record´s que ronda os 25km…

      • Rodrigo says:

        O record é de 382km numa montanha da Venezuela com uma antena do tamanho de uma parede (logo, um ganho (dBm) enorme) a 3Mbits.

        Os valores que referi são os inteligíveis no âmbito do post, logo, dentro da legalidade portuguesa.

        Há inúmeros pormenores. Por exemplo, a partir dos 26km a própria curvatura da terra torna-se um problema, pois existe uma elipse de revolução entre as atenas (e não um feixo directo como se de um laser se tratasse) que não pode ser obstruida em mais de 40% (e idealmente em mais de 20%)… para contornar este problema, deve-se colocar as antenas em torres cada vez mais altas… e ñ me parece q vás colocar uma antena numa torre mais alta que o sino da aldeia.

        Cumps,

        Rodrigo

        • Pedro Pinto says:

          Boa intervenção Rodrigo !!!

          Obrigado
          Pedro Pinto

          • Pedro Pinto says:

            Em seguimento do que o Rodrigo referiu e muito bem, normalmente quando falamos em antenas as pessoas têm por tendencia perguntar logo quantos Km fazem. Bem quanto a resposta é sempre uma incognita pois podem existir muitas condicionante. Por exemplo numa YAGI, segundo os teste de laboratorio da Cisco, se colocarmos um ritmo de transmissão de 2 Mbps conseguimos aproximadamente 12 Km enquanto que se definirmos uma transmissão a 11 Mbps conseguimos um alcance de 3km..MAS ATENÇÃO..estes são valores “PERFEITOS” de testes realizados em cenários “PERFEITOS”

  2. André Pinto says:

    [off topic]
    Boas
    ja saiu a versao final do iphone.
    abraços

  3. Courela says:

    Boas,

    uma vez que já montei uma rede comunitária na minha aldeia, já estava mais ou menos a par desta informação. Agora o que ainda não percebi, e já perguntei a muita gente e obtive respostas diferentes, é se a potência máxima permitida para as RLAN’s tem em conta os ganhos das antenas?! A antena é ou não um elemento passivo, uma vez que não tem alimentação própria?

    Se o ganho das antenas conta, o limite de 100mW (20 dB’s) é facilmente ultrapassado com um AP de 15dB’s com uma antena superior a 5dB’s, o que não dá propriamente para grandes distâncias (pela minha experiência diria cerca de 1-2 Kms na melhora das hipóteses).

    • Rodrigo says:

      Boas!

      Como referi no meu 1º comentário, o ganho da antena conta para o limite PIRE (Potência Isotrópica Radiada Efectiva), logo, a potência injectada pelo equipamento + o ganho da antena não deve, nem pode, ultrapassar os 20dBm nos 2.4GHz e 30dBm nos 5Ghz.

      Em relação ao 2º parágrafo, experimenta fazer como disse.. o equipamento a emitir 5dBs e a antena com 15dBs (aliás, até podes por mais de 5 + 15, pois vais perder pelos menos 3dBm nos cabos e conectores entre o equipamento e antena… por isso poderia ser 5 – 3 + 18 = 20dBm 😀 ) e vais ver que o sinal melhora significativamente. Mais, melhor ainda é usares a gama dos 5GHz, onde podes usar um PIRE maior e a Zona de Fresnel (a tal elipse de revolução) é menor 😀

      • Courela says:

        Boas,

        também ainda andas nestas lides 🙂
        Bem, se dizes que o ganho da antena conta para o PIRE e é isso é que conta… então é porque não é passivo, não?
        Tenho de experimentar reduzir a potência do Fonera e experimentar de novo a minha antena caseira com um prato de parabólica por trás 🙂

        • Rodrigo says:

          Eu diria passivo, pois não altera(modula)/amplifica sinal… apenas faz com que mude de meio (cabo para o ar e vice-versa) e utiliza-o como convém através de dar maior ou menor direccionalidade de emissão e diferentes tipos de sobreposição das ondas (as distâncias nas grelhas das antenas parabólicas são específicas, como por ex. 1/4 de comprimento de onda da frequência em utilização, não é aleatório ou estético).

          Eu não consegui respostas para essa pergunta… e já tive bastante interessado nela. 😐 Independentemente disso a PIRE calcula-se com a antena.

          Cumps,

          Rodrigo

    • Rodrigo says:

      Olá Courela! Nem reparei que eras tu… adicionei-te no MSN no início do meu projecto.. sou amigo do Tenreiro. Ora, tb ñ entendi ainda se as antenas são equipamentos passivos… no meu entender sim, se bem que acho q vi num artigo de legislação em que o enunciava como activo. Independentemente do tipo de elemento, conta para os limites a PIRE é medida “no ar”, à saída da antena.

      Cumps,

      Rodrigo

  4. Inluxc says:

    Boas pessoal, aqui tem um artigo bastante interessante.
    Mas também podem tirar mais duvidas no Movimento Wireless Português.
    De qual existem comunidades wireless espalhados pelo pais fora.
    http://wireless.com.pt/portal/

  5. gonçalo s. says:

    um site que me parece bastante interessante sobre o calculo do link budget

  6. Tiago Freitas says:

    Dentro deste tema das comunicações wireless: o que é necessário para um PC “emitir”, em estilo broadcast, mensagens por bluetooth para telemóveis? Há algum programa gratuito para isso?

    Obrigado

  7. Jose Simoes says:

    Eu só me falta um lance de menos de 500 m, mas tenho, na linha recta, 100m de pinhal/eucaliptal cerrado. E não há volta a dar mesmo com 1 intermédio. É só para familiares e amigos (mas quantos + melhor) e total e completamente ilegal, não-registado, não manifestado, etc.

    Mas isto é um sítio tão remoto, arborizado, e de casas tão dispersas, e de relevo não despresível, que ninguém vai lá procurar coisas dessas.

    Qual a solucção possivel (se existe), mesmo que só a 1 Mb/s

    José Simões

    • Rodrigo says:

      Boas!

      Pois… o Wi-Fi não faz milagres :-\ Imagino que não possas subir mais as antenas… se por um lado os 5Ghz tem uma zona de Fresnel menor (mais estreita, e por isso seria menos bloqueada pela arborização), por outro tem uma sensibilidade menor a esses obstáculos… se já tentaste com as duas frequências e não podes subir mais as antenas, não me ocorre nada que solucione… 🙁 além de utilizar uma potência maior no equipamento e antenas direccionais de alto ganho.

    • centaurius says:

      Viva.

      Pesquisa por “homemade wi-fi antennas”, já vi algumas latas de batatas de pringles a funcionarem como antenas mais poderosas do que aquelas que vêm com routers mais fracos.

  8. David Soares says:

    Acho que já tinha ouvido isto em algum lado 😉

    Bom post, dá para relembrar bem a aula

  9. KOISO says:

    Bom artigo,

    ..e ja agora quando puderes podes escrever um artigo sobre Os campos electromagnéticos presentes nas redes wifi que podem provocar problemas de saude?

    obgd

    • Rodrigo says:

      Boas!

      Essa é uma boa questão… acho q ñ há respostas conclusivas… mtos estudos contraditórios e tal… Eu tenho o wireless em minha casa desligado… mas admito que é pura paranóia… pois bem o posso desligar que sou todos os dias atravessado por radiações de antenas de rádio, TV, serviços de emergência e Wi-Fis por aí… sem falar das redes de TMV e sinais de satélites como GPS e outros… enfim… 😛 Até junto de um forno microondas recebes radiações dezenas ou centenas de vezes superior ao de um sinal wireless (daí se perder sinal Wi-Fi junto a um microondas em funcionamento)

      Cumps,

      Rodrigo Selada

      • Courela says:

        Bem, uma coisa é certa, bem não faz.
        Eu acho que é capaz de causar problemas de saúde, embora a longo prazo. Digo isto por causa dos cabos de alta tensão. Não sei se está provado ou não, mas casos de cancro em famílias que habitam perto destes postes têm andado nas notícias de todo o mundo. O que afecta as pessoas são os campos eléctricos e campos magnéticos e estes estão presentes em qualquer radiação.

        Não deverá faltar muito para se saber, uma vez que as frequências dos telemóveis já estão muito perto dos 2.4Ghz.

    • Paulo Teixeira says:

      Boas. Eu tenho 1a duvida, no meu caso queria poder ligar 1 PC em rede que esta a 4 km de minha casa mas tem algumas casas e arburedo pelo meio, qual a melhor soluçao?? se me poderem aconselhar as antenas a utiizar, e que nao percebo quase nada de antenas.

      Obrigado

      • Rodrigo says:

        Vai ser muito difícil. Terás de colocar as antenas num local muito alto para a elipse de revolução da transmissão do sinal não ser obstruída em mais de 40% (Zona de Fresnel).

        Consulta os fóruns/tutoriais que listaram neste post. É o melhor sítio para obteres ajuda 🙂

        Cumps,

        Rodrigo Selada

  10. Jose Luis says:

    Venha mas é o Wimax….

  11. Jose Simoes says:

    Se os governos subsidiarem o acesso à banda larga nas zonas pouco povoadas o wimax será a solução.

    Noutra circunstância é uma solução sem problema.

    José Simões

  12. Parabéns pelo assunto de qualidade, fica com Deus..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.