PplWare Mobile

E depois de instalar o Ubuntu 9.04… Parte 1

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. ZeGuel says:

    Exelente tuto!!!

    Preparo me pa fazer o update da minha distribuição linux, e por aqui posso me “guiar”… só uma opiniao, era de valor colocar mais alternativas para os IM, o pidgin é bom mas tem algumas falhas que podem ser “chatas” do género em conversos de grupo, não é apresentado o nome de quem escreve, apenas aparece o nome do grupo… podem sempre referir o amsn, emesene, entre outros…

    Já agora podem também incluir em tutos futuros, alguma personalização, instalação do compiz etc, bem como temas… etc…mas parabéns…!

  2. gocho says:

    How to work with ubuntu for dummies:P

  3. gocho says:

    Sugestão… em vez do Filezilla também se pode utilizar o nautilus 🙂 , é o que uso no meu dia a dia…

    • Ana Narciso says:

      Eu também uso o Nautilus, através do menu “Ligar a servidor…”, é excelente, simples e eficaz.

      MAs no guia pretendi mostrar aos mais novatos que em Linux têm uma alternativa a um cliente FTP já conhecido, no nosso caso, é o próprio Filezilla.

      Mas irei apontar a tua sugestão sobre como tirar partido do Nautilus para ligações FTP/SFTP. 😉

  4. Ricardo says:

    Em alternativa ao Metamorphose gostaria de sugerir o pyRenamer. É muito, muito bom.

    http://www.infinicode.org/code/pyrenamer/install.php

    Além disso, o PDFsam, para “brincar” (entenda-se dividir, juntar, reorganizar, etc.) com ficheiros em PDF, é também muito útil.

  5. JPedrosa says:

    muito bom, grande nivel

  6. Filipe Silva says:

    Parabéns, este guia está muito bom.

    Mas como infelizmente as vezes a instalação de codecs pode dar luta, fica aqui um guia (em inglês) que está muito completo e detalhado (actualizado para o Jaunty Jackalope mas também serve para as versões anteriores).

    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=766683

    De resto penso que só falta aqui o Thunderbird, que eu uso com o add-on FireTray.

    Cumprimentos

  7. Ricardo says:

    Ah! E já que sugeriste o VLC e Mplayer (e aproveito para recomendar o SMPlayer para quem procura um bom GUI para este leitor), podias ter falado em alguns music players, não? 😛

    Na minha opinião, o Banshee é o melhor, embora o Exaile (para quem procura algo semelhante ao Amarok, em GTK+) e o Rhythmbox também não sejam maus de todo.

    • Ana Narciso says:

      Para não tornar o guia incrivelmente extenso, foquei apenas os pontos base.

      Na parte 2 será dada importância a mais funcionalidade e ao lado estético da distribuição.

      Tal como referi num comentário acima, uma espécie de comparativo entre programas que executem uma mesma tarefa é sempre boa ideia, nomeadamente
      IMs, reprodutores de música, reprodutores de vídeo, leitores de e-mail… e a lista não tem fim. Tudo a seu tempo. 🙂

  8. CientistaMaluco says:

    Qual é o comando que tenho de utilizar para instalar todas as extensões para o mplayer para ele me poder ler .rmvb, etc?

    Cumps

  9. Gerardo says:

    Ou então instalam o Linux Mint que é o Ubuntu mas em Bom 🙂

    Desde que uso o Mint, não tenho mais paciência para tanta confuguração pós-instalação do Ubuntu. O Mint já vem com todas as configurações que toda a gente faz ao Ubuntu, feitas. Além de que é bastante elegante. Atenção que isto não é uma critica ao Ubuntu, adoro que o Ubuntu exista, só que a equipa do Mint faz grande parte do trabalho chato que se faz no Ubuntu. E é lindo, faz juz ao seu lema: “From Freedom (Ubuntu) Came Elegance (Mint).

    Uma coisa que não percebo no Ubuntu é porque é que insistem nas duas barras, uma em cima outra em baixo. Numa altura que os Netbooks estão na berra, todo o espaço é pouco. A barra e o menu do Mint são uma grande melhoria.

  10. nome says:

    Mto bom.
    Parabens pelo artigo!

  11. Nuno Amaral says:

    Execelente Guia. Bom Trabalho Pplware.
    http://www.cidadeviseu.com

  12. Muito bom, estou difundindo o ubuntu em minha network, faculdade e amigos, Parabéns!!!

  13. Sempre onde é Preciso!!! Fantástico, Ana, és a maior 🙂

  14. monu says:

    – Òtimo post! O Ubuntu e o Linux Mint(que conheci pelo PPLWARE), para mim , foram as portas de acesso ao mundo Linux, pela facilidade de uso e eficiencia de respostas.
    – Agradeço as estas pessoas dedicadas, que se empenham em criar posts para facilitar aos usuários a aproveitar melhor estas distros.
    – Como neste caso.
    – Abraços
    monu

  15. Paulo39 says:

    Excelente tutorial!
    Isto deu-me imenso jeito já que de cada vez que reinstalamos o ubuntu ficamos sempre naquela: O que é que falta instalar?
    Assim, com este artigo, posso confirmar se já tenho tudo o que é essencial.
    Parabéns e continuem com este excelente trabalho!

  16. Mike says:

    Boas,

    Não dá para resolverem o problema de impressão em pdf deste tutorial?

    Excelente trabalho!

  17. mmick says:

    Fantástico muito bom mesmo!

    Poderia-se fazer uma compilaçao em PDF aqui no PPLWARE destes tutoriais para o pessoal começar a aderir.

    Eu propunha até um página Guia Completo Linux com links para U 9.04 e futuro 9.10 e estes tutoriais!
    PS: porque raio insistem que sejam usados comandos? É tao complicado haver uma página com “links” automáticos? Eu detesto ver logo para instalar uns pacotes linhas de comandos, deixa-me desconfortável porque parece um SO antigo…

    • Ana Narciso says:

      A razão está explícita numa caixa de texto no início do artigo.

      Se eu colocasse links de instalação directos (apturl) ou indicação sobre quais os pacotes a instalar pelo Synaptic, demorariam 2h a instalar tudo. Assim, com poucos corta/colas fica tudo no sítio.

      Além disso o tamanho do tutorial aumentaria consideravelmente sem necessidade.

      Cada um é livre de instalar os pacotes como quiser. 🙂

      Espero que compreendas a minha posição, até porque adoro a interface gráfica. Dá uma olhada nos meus screencasts. 🙂

  18. ferando MARTINI says:

    realmente o guia de passo a passo atualizacoes esta ficando bem completo, pode se dizer que ta de bom grado p\ se migrar ate memso p\ o Ubuntu, fiz algumas experiencias via live CD funcionou td,m o que tive mais trabalho foi a minha impressora HP 1018, no mais atualizei todo o sistema, instalei codecs c\ o VLC e assisti as minha series normalmente, to pensando ate me fazer o dual boot

  19. BESTCINE says:

    EXCELENTE artigo… Muito bom!!!

    Abraço,

  20. Sagres Mini says:

    Só falta o ksnapshot

    sudo apt-get install ksnapshot

  21. Parabens Ana Narciso. Uso o Ubuntu por enquanto na máquina virtual. Ja me salvou de um desastre como live CD, onde usei o gparted e consegui salvar arquivos e formatar de boa.
    O que não da para entender é a abismal diferença de divulgação, neste caso, do Ubuntu, em relação aos sistemas operativos/operacionais padrões como Windows e até MacOS. Os sistemas Linux precisam se aproximar mais da massa sob ameaça de ser relegado sempre a um sistema para geeks ou usuarios avançados.
    Pessoalmente ja testei o Ubuntu, Mint, Kurumin, Susie (acho que o nome correto é esse) e me parecem quase perfeitos tanto visual quanto funcionalmente.
    O que será que falta às organizações para a divulgação total do Linux….? grana ?..enfim…
    Valeu Ana e novamente parabens ! 😀
    carlos rajas

    • mmick says:

      A partir do momento em que a grande maioria dos PCs trazem o Windows/OSX e a outra maioria consegue esses SO pirateados (ou seja, gratuitamente), qual o interesse (para a maioria dos usuários) ter o Linux? Gratuito? As versoes pirateadas (nao que eu defenda isto) também o sao. Seguro? Nunca ouvi ninguém com problemas (mantendo algum cuidado e firewall/AV em dia) com o XP, Vista, 7. Os que tiveram problemas foi mesmo por desleixo total. Leve para o PC? O XP/7/OSX também o sao.
      O LINUX para ser divulgado teria que ter grandes vantagens relativamente aos outros OU os outros nao serem passíveis de pirateanço.

      • monu says:

        – A maior vantagem em usar produto legalizado Linux/Windowx/etc é a vantagem moral,pois não estou a usufruir gratuitamente de um serviço que deveria ser cobrado.

    • Ana Narciso says:

      Obrigada Carlos 🙂

      Sim, a razão principal para essa “diferença abismal” é mesmo o facto de o Windows ser o SO instalado por defeito em 99% dos PCs vendidos hoje em dia. Tão simples quanto isso. Mas o Linux tem vindo a dar cartas…

      E eu, como utilizadora massiva tanto de Windows como de Linux, acho que todos temos algo a ganhar com isto, e adooooro estas rivalidades, a discussão de opiniões (odeio fanboys, tanto de um lado como de outro).

      Linux ganha com isso porque vai-se aproximando da usabilidade do Windows e, por sua vez o Windows também tira partido do que de melhor se faz em Linux.

      Estou para aqui a tagarelar, mas nem falei de MacOS, esse SO que vale por si só. Mas para isso, há que comprar uma máquina da Apple. E quem compra máquinas da Apple, não a vai querer “desperdiçar” com Windows ou Linux como SO principal. Eles valem o que valem, ponto.

      E sim, o Linux pode ser ainda para “geeks” e então? Há uns anos era pior.

      Mas é devido a utilizadores comuns que o experimentam e gostam, que a Microsoft abre um pouco os olhos e é forçada a inovar. Não estou a dizer que o Linux é o único factor que influencia a mudança de estratégia da Microsoft.

      Mas têm de concordar que esta, após a quase estagnação de novidades com o Vista, a crescente popularidade do MacOS e um certo hype Linux, tem de inovar! E olhem no que resultou… um SO em que tudo aponta para ser um considerável sucesso.

      Obrigada pelos comentários.

      Ana

  22. Eduardo Rocha says:

    Parabéns ana, está muito bom o tutorial.
    Já agora se precisarem de ajuda para a publicação de notícias/tutoriais na secção de Linux, podem contar comigo 🙂

    Bom blog, é a minha homepage 🙂

  23. Bit&Byte says:

    Excelente! Continuem o incentivo ao Linux!

    Ubunto excell para começar!!!

    Parabéns,
    Abraços!

  24. Vítor B. says:

    Muito útil, este artigo.

    É bom ver que fazem questão de cobrir os principais SO’s e aplicações.

    Continuem o bom trabalho

    Up the Irons 🙂

  25. jouze says:

    Boas,
    Este post está para lá de bom!!! está OPTIMO mesmo. Ainda mais para quem, que como eu, sou novo nisto do ubunto e para instalar o codecs é era um stress.
    Cumps

  26. Telmo Carvalho says:

    Boas a todos…estou neste momento a experimentar o Ubuntu numa partição que fiz á parte no meu computador…este tutorial é muito bom pelo que vi mas tenho um problema quando executo essas funções na consola…ele pede me uma password (que suponho que seja aquela que meti quando fiz a instalação) mas ele não me deixa escrever caracteres…alguém o que se passa e o que posso fazer?

    cumps
    Telmo

    • Paulo39 says:

      Telmo, não aparecem caracteres na imagem, mas a consola está a registar o que tu escreves!
      lol, é uma dúvida que pode parecer parva a muita gente mas acho que todos já passaram por essa dúvida quando começaram a usar ubuntu 😉

      Ou seja, marca na mesma a tua pass normal, como se não estivesses a olhar para o monitor xD e depois “enter”

  27. Aust says:

    Muito bom o tutorial
    Parabéns!

  28. Dsintra says:

    boas! é o meu primeiro comentário aqui e não sei se o devo fazer aqui mas eu gostaria de saber se me podiam indicar um site onde possa fazer o download de programas para linux, é que sou novo nisto e não percebo muito e eu tinha descoberto um site que acho que até o tinha visto aqui mas agora não o consigo encontrar se me pudessem ajudar…
    obrigado!

    • gocho says:

      Passa pelo forum 😉 e coloca a tua duvida.

      Isso dos programas, depende da distribuição que usas…. etc.. é melhor tirares a tua duvida no forum 😉

    • Paulo39 says:

      Acho que o site de que falas é este: http://appnr.com/
      No entanto, em ubuntu não precisas de ir a esse site para instalares essas aplicações. Através do Synatic podes fazer tudo isso. Aprende a usar o Synaptic.

  29. marcelo Brasil says:

    Seu tutorial ajuda de forma simples e clara, aos que iniciam em linux, parabens…

  30. Ruben says:

    Um enorme muito obrigado ja k estou a aventurar me pelo ubuntu 🙂
    Continua o bom trabalho…

    Cumps

  31. giorgio moraes says:

    Você salvou o dia. Estive a buscar um método simples para instalação do W32Codecs e a tua dica foi perfeita.

    Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.