PplWare Mobile

E depois de instalar o Ubuntu 8.10… Parte 1

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Penguin says:

    Sudo sudo sudo…

    Eu adoro o conceito Linux, e acho bem que se passe a utilizar programas gratuitos mas… Nunca tive formação em linux e tenho uma disciplina que me manda fazer trabalhos lá e nem instalar um programa consigo… Arrrrrrrrrrrggggggggggg

  2. bertolo says:

    nao gosto da versao 177 dos drivers da grafica. 180 sao bem melhores.
    abraço

  3. Ana Narciso says:

    @ Penguin

    Algum problema em concreto?
    Relembro que existe uma área dedicada a GNU/Linux no nosso fórum. Quaisquer dúvidas deverão ser lá colocadas. 🙂

    http://forum.pplware.com/forumdisplay.php?fid=7

  4. simpleton says:

    Bom tutorial. Ajuda-me a mim e a algumas pessoas que conheço. Obrigado. 🙂

  5. José Fonseca says:

    Muito bom tutorial.
    Foi uma óptima ideia!

  6. Alexandre Pinto says:

    Concordo com o Penguin.
    Uso XP e á uns tempos decidi instalar o ubuntu, não tendo qualquer conhecimento sobre o mesmo.

    Comecei então do zero.
    Primeiras impressões muito boas. Rápido, reconheceu-me a maioria dos drivers, montes de software já instalado e menus muito bem organizados.

    Mas logo começaram a aparecer os problemas. Para quem não percebe nada é muito duro.
    Ao inicio queria alterar a resolução da grafica. Bem a luta que não foi! Eu bem que alterava, mas assim que reiniciasse voltava ao mesmo. Depois dava um erro de permissões, mas nunca me foi pedido que me autenticasse! Depois de mto pesquisar lá percebi que tinha de dar (os meus primeiros) comandos na consola. Sudo aqui, sudo ali, edita ficheiro e já tá! Facil!! ou não…

    Entretanto decidi ver se me safava a fazer o mesmo trabalho que andava a desenvolver em windows, neste caso desenvolvimento web. Precisava de um editor PHP e um cliente FTP só para testar… Andei entao á procura de um programa de PHP para fazer o download. Lá encontrei um. Fiz o download e cliquei duas vezes… “Ficheiro desconhecido”

    Lá fui pesquisar outra vez… Só depois me apercebi da questão dos repositórios e dos comandos para instalar isto e aquilo…

    Isto tudo para dizer que o que me deu uma sensação boa de inicio, se desvaneceu de imediato. Para um total ignorante de linux, a não ser que se dê ao trabalho é quase impossivel a mudança.

    Pessoalmente eu axo que esse é o grande problema para uma maior adesao ao linux em massas. O comum utilizador que só vai ao msn e ao HI5 nunca se vai dar ao trabalho de mudar, porque requer esforço e aprendizagem. Mas é notório que é um sistema operativo com excelente qualidade.

    É muito mais facil mudar para mac que para linux. Exactamente porque não temos de saber mais que dar dois ou três cliques e as coisas funcionam.

  7. Alexandre Pinto says:

    Peço desculpa pelo double post, mas é so paraa colocar um complemento.

    Este comando por exemplo?
    •gpg –no-default-keyring –keyring /tmp/gnome-do.keyring –export –armor \
    A5D19FDCAA6ABB440CD3464628A8205077558DD0 | sudo apt-key add –

    WTF? é suposto eu saber esse código todo para instalar o que seja? Não estou a criticar, estou mesmo a perguntar porque não sei…

  8. Marco Sousa says:

    Alexandre Pinto,

    Esse comando serve para adicionar um certificado ao nosso repositório de certificados confiaveis.

    Passo a explicar, o Ubuntu vai sacar programas da internet automaticamente dos servidores do ubuntu e os que adicionares.

    Para aumentar a segurança, já que o Ubuntu automaticamente verifica se existe actualizações de software (e descarrega), existe os tais certificados que te expliquei em cima, que serve nada mais do que validar que o servidor em que estás a fazer download é mesmo, sem a menor duvida quem pensas que seja.

    Sem este metodo de segurança, poderias a estar a descarregar programas/actualizações de servidores “desviados”.

    O Windows também usa este sistema, simplesmente nao deixa adicionar mais Repositorios para descarregar programas/actualizações, logo não percisas de adicionar nenhum certificado.

    Em Linux existe diversas formas de adicionar certificados, algumas mais faceis e usando simplesmente a interface, mas que por sua vez é mais dificil transmitir(só como printscreens e mesmo assim dificil) como fazer do que simplesmenter pelo uso da consola de comandos, que na verdade é só copiar colar..

  9. clinis says:

    “Começo este artigo com Happy 15th Birthday, Linux!”
    O Linux faz 15 anos?

    Alexandre Pinto, a ultima parte do comando (isto: A5D19FDCAA6ABB440CD3464628A8205077558DD0 | sudo apt-key add ) é a chave do repositorio. Se estiver errado corrijam-me.

    Eu também tenho alguns problemas no meu Ubuntu (por exemplo: não suspende, se ouço musica às vezes o computador impanca) nunca os tentei resolver so por perguiça….
    Ja uso linux à mais de 6 meses, não achei a mudança muito dificil, mas sim, ter de recorrer a comandos para instalar progrmas pode “assustar” uma pessoa que vem do windows em que bastam alguns cliques para fazer isso.

  10. Simões says:

    Excelente artigo.
    Foi quase uma cópia daquilo que eu faço ao instalar Ubuntu.

    Um dos programas que adiciono sempre é o remastersys que permite criar a “nossa própria instalação”.
    Depois de tudo instalado e configurado pode-se criar um DVD com uma cópia do nosso sistema operativo e arrancar com ele em live cd ou até instalar depois.
    Acho que já foi referida no pplware.

  11. Alexandre Pinto says:

    @Marco Sousa
    Pelos gerais que tenho da informatica tinha uma ideia que fosse algum tipo de certificado. No entanto deixei a questão apenas para dar o exemplo de quem não percebe nada, fica logo assustado! 🙂

    No entanto acho que o grande e maior trunfo do linux é mesmo este. Uma comunidade sempre pronta a ajudar e esclarecer duvidas. Obrigado pela tua resposta curta, objectiva e muito esclarecedora 😉

  12. Nome says:

    Boa. Eu gostei!

  13. UKN says:

    Tutorial muito bom. Thumbs up.

  14. Away says:

    Eu só formatei e reinstalei uma vez o SO, e já tive várias vezes que deitar tudo a baixo e começar de novo, só que comecei a usar o Acronis True Image para fazer um clone do disco e depois é só restaurar o clone, é muito mais rápido do reinstalar tudo de novo, depois de restaurado é só fazer actualizações…Claro que eu uso Windows para fazer isto, dá para fazer com o Ubuntu???
    ______________
    http://poupar-energia.iespana.es/

  15. fernado martini says:

    turioal muito bom mas c\ foi dito logo acima e ainda sou adepto dessa concepcao, linux ´muito complicado, digita comando disso e daquilo, sudo p\ la e p\ cá, ate descompactar um arquivo ou fazer uma impressora funcionar é meio chato, driver p\ instalar e nao funciona, detalhe é ter o CD de instalacao, ou seja, ta longe p\ ser o famosso 2 cliques, podem ate me chamar de ignorante, mas nunca um empresario, ou alguem importante teria tempo a perder procurando na internet como fazer determinada funcao funcionar em linux, se em windows é 2 cliques

  16. Viva,

    Bom post, vai ser útil a muita gente!

    Mas acho que convém dizer que tudo isto dava para fazer através do Synaptic, com interface visual. O aptitude é bom (eu prefiro e uso), mas o synaptic é provavelmente mais fácil de “perceber”.

    Mesmo para adicionar os certificados 😉

    regards,
    André Valente

  17. frede says:

    So existe um problema depois de actualizar o sistema, as placas da tmn mf 620 deixam de ligar a net… nao conseguem connectar com o dispositivo… se nao fosse esso o problema tinha no meu mac ubuntu instalado…

  18. Marco S. says:

    Para editar legendas penso que seja mais fácil com o Subtitle Editor.

  19. Bruno Santos says:

    Tutorial interessante para quem e novato no ubunto, porque qualqer dia vai ser o subestituto do windows !!

  20. Tiago says:

    Ola pessoal…

    Antes de mais muitos parabens plo post, está fabuloso apesar de ja ter o meu ubunto assim….

    Vocês sabem alguma maneira de conseguir aceder ao disco do windows apartir deste ubunto? tenho um hp 6720s e nao consigo aceder ao meu disco windows, nem com o serviço samba (instalei-o apartir de um vosso post) mas nada!!!

    obrigado e continuação!

  21. Alexandre Pinto says:

    @Bruno Santos,

    Pelas razões que descrevi no meu comentario lá para cima, não me acredito que substitua o windows… O Linux nunca vai ser opção para uma grande fatia da população que apenas vai ao MSN e HI5…

  22. monux says:

    – E quando ele estiver redondinho, instale o Remastersys e faça um Backup, este backup cria um arquivo . ISO de todo o sistema : Configurações, atualizações, etc. Todo o Sistema Operacional fica em um Live DVD, podendo ser instalado novamente no pc a qualquer momento , mantendo as configurações nele gravadas .
    – Uso ele direto,
    – Abraços

  23. monux says:

    – Conforme comentário do caro Simôes

  24. R. CAMPACHI says:

    Muito bom, é algo parecido com o que eu fiz no meu ubuntu. Mas resolvi trocar o ubuntu pelo Debian 5, que está muito bom. Rápido e leve. Montei um servidor de impressão com o debian 5 num PIII com 256 mb ram. E resolveu meu problema com 2 Terminal Service (2000 e 2003) e 1 domínio em NT.

    Acredito que o Linux só vai avançar mais se o usuário deixar a preguiça de lado e encarar isso como um desafio. Vejo o pessoal trocar de marca de celular (telemovel) e não reclamar que está difícil aprender um novo sistema operativo (SO) e voltar a usar o celular antigo.

    Só o Linux Salva!

    BIS:
    O maior malware que existe chama-se: Microsoft Windows!
    E pensar que só chegamos nesse estágio por causa da preguiça!

  25. random says:

    eu sou empresario. mudei para ubunto à 6 meses… and counting
    o que me agrada é precisamente a tranquilidade de ter uma linha de comandos sempre coerente e muito à prova de alterações não autorizadas.
    estou a mudar todos os SO da empresa para linux, só não foi logo de estalo por causa do programa de facturação.
    entretanto tenho um eeePC com o eeebuntu a bombar!! bem.. um par de precalços mas justificaveis por ser uma adaptação para um hardware muito especifico.

    @Tiago
    para aceder a uma partição do windows é necessário montar a dita, e para isso deverá bastar entrar no navegador de ficheiros e no menu esquerdo aparecem todas as partições no sistema, clicando em cima fica logo montada. (o windows tb monta as partições para poderem ser usadas, apenas não o mostra).
    se não funcionar sempre podes procurar no google por “mount drive ubuntu” 🙂

  26. Psychok7 says:

    mt bom post.. parabens

  27. ACosta says:

    boas,
    eu fiz alguns passos em cima no meu linux. mas agora aparece-me este erro!!

    E: dpkg was interrupted, you must manually run ‘dpkg –configure -a’ to correct the problem.
    E: _cache->open() failed, please report.

    alguém me pode ajudar??

  28. ACosta says:

    problema resolvido! ( o acima referido).

    apenas tive de introduzir na consola: sudo dpkg –configure -a
    e problema resolvido 😀

    aproveito para deixar aqui o meu agrado pelo post. Continuação de um bom trabalho!

  29. @Ana Narciso

    Excelente artigo, esperamos a segunda parte 🙂

  30. Helder says:

    @Ana

    Muito bom! Era disto que andava à espera há já algum tempo 😀

    Obrigado
    Cumprimentos

  31. luis says:

    15 anos? Alguém anda a fazer mal as contas… pelas minhas já vai nos 18, mais coisa menos coisa. É melhor verificarem as vossa fontes! 😉 …. a não ser que estejam a contar apenas a partir da versão 1.0….

  32. Emanuel Rocha says:

    Eu uso o Ultamatix depois de instalar Ubuntu e fazer os updates instalo o Ultamatix e depois corro-o e selecciono o software aqui falado e muitos e outros mais.

    Ubuntu Restricted Extras and Multimedia Codecs
    Media Players and Editors
    Adobe Acrobat Reader
    Swiftweasel browser for your specific CPU
    Swiftdove email client for your specific CPU
    Additional fonts, MS fonts, and Red Hat Liberation fonts
    Additional archiving tools (rar, unrar, ace, and 7zip, etc.)
    Skype
    Google Earth
    DVD Ripping software
    Codecs and Plugins (some unacceptable for use in the US and will prompt you.)
    Google Picasa
    Wine & Wine doors
    NON-FREE w32codecs and DVD codecs (you make this decision)
    Nautilus Scripts (many scripts written by me)
    SUN JAVA 1.6 JRE and JDK as per your agreement
    OpenOffice Clipart
    CheckGmail
    xDVDshrink
    Songbird
    Developer Essentials – wow down my alley 😉
    Microsoft Office OpenXML Translator
    RTCW: Enemy Territory
    Americas Army Game
    Alien Arena 2007 Game
    Amoebax Game
    AssaultCube Game
    ATanks Game
    Legends Game
    Sauerbraten Game
    Frostwire
    Atanks Game
    Totem-Xine
    Fspot
    Kino
    DeVeDe
    Nautilus scripts (some written by me)
    Extra Fonts
    Nexuiz
    Glest
    Tremulous
    Wesnoth
    Open Arena
    Warsow
    Boswars
    Vdrift
    BzFlag
    Screenlets
    Gdesklets
    Ubuntu-Tweak
    Amarok 2 Neon (alpha)
    More to follow
    Orbital Sniper
    Chess Games
    Neverball
    Urban Terror
    Vegastrike
    Tile Racer
    Scorched 3D
    FooBillard
    Wormux
    World Of Padman (WOP)
    Frozen Bubble
    Flightgear
    Freecol
    Globulation 2
    Adobe Flash player 9 and works in 64bit…
    Pingus Game
    UFO: AI
    Warzone 2100
    Dark Oberon
    Firefox Mplayer Plugin
    NTFS Read / Write Support
    K9 Copy
    AMSN Chat Client
    Pidgin
    KVirc
    Extra Themes
    Chromium
    Dragon Player
    Amarok
    Transmission torrent client
    VLC Media Player
    DVD Styler
    ManDVD
    Avant Window Navigator
    Ultimate Edition Theme Pack – Themes, Logins (GDM), Wallpapers, Icons & Usplashes
    Actioncube
    Gridwars
    Banshee – media player
    Lives – Movie editor
    Gourmet – Recipe Manager
    Anjuta – IDE
    Bluefish editor
    Glade 3 – Programming GTK
    Quanta Plus – HTML editor
    Screem – HTML editor
    Firestart – Firewall
    BUM – Boot-up Manager
    Acetone – ISO Editor
    Start up manager
    Sysinfo
    KDE 3 Environment (Experimental)
    XUbuntu Environment (Experimental)
    Edubuntu Environment (Experimental)

    em http://ultamatix.com/

  33. Emanuel Rocha says:

    Eu uso o Ultamatix depois de instalar Ubuntu e fazer os updates instalo o Ultamatix e depois corro-o e selecciono o software aqui falado e muitos e outros mais. (101 applications / games):
    Ubuntu Restricted Extras and Multimedia Codecs, Media Players and Editors, Adobe Acrobat Reader, Additional fonts, MS fonts, and Red Hat Liberation fonts, Additional archiving tools (rar, unrar, ace, and 7zip, etc.), Skype, Google Earth, DVD Ripping software, Codecs and Plugins, Google Picasa, Wine & Wine doors, NON-FREE w32codecs and DVD codecs (you make this decision), SUN JAVA 1.6 JRE and JDK,
    OpenOffice Clipart, CheckGmail, xDVDshrink, Songbird, Developer Essentials, Microsoft Office OpenXML Translator, Totem-Xine, Kino, Amarok 2 Neon (alpha), Adobe Flash player 9 and works in 64bit, Firefox Mplayer Plugin, NTFS Read / Write Support, K9 Copy,AMSN Chat Client, Pidgin, Amarok, Transmission torrent client, VLC Media Player, DVD Styler, ManDVD, Banshee – media player, Lives – Movie editor, Firestart – Firewall, Acetone – ISO Editor, Start up manager, Sysinfo. Entre outros.

    cumps.

  34. Emanuel Rocha says:

    Eu uso o Ultamatix, depois de instalar Ubuntu e fazer os updates, instalo o Ultamatix e depois corro-o e selecciono o software aqui falado e muitos outros mais. (101 applications / games):

    em : http://ultamatix.com/

    cumps.

    Emanuel.

  35. manel says:

    Também existe uma aplicação chamada Ubuntu perfeito que instala automaticamente um conjunto de aplicações, previamente escolhidas por nós.

  36. pedro says:

    SO VOU DIZER UMA COISA!!!
    LINUX = “CODIGOS”

  37. says:

    Pessoal do Ubuntu,
    Como eu ponho o Ubuntu num grupo de trabalho ou domínio do windows?

    Obg,

  38. EacHTimE says:

    Excelente artigo!!

    Isto vai-me dar jeito principalmente para mostrar a amigos meus que se aventurem no Ubuntu!! 🙂

  39. Nero says:

    Hey ppl,
    sou um novato no Ubuntu tenho a versão 8.10 o que se passa é que andei a inventar e agora tenho uma data de “ubuntus” que me estão a ocupar mt espaço no disco. Como faço para remover tudo o que n me interessa (todos os SO’s que por ser um completo ignorante andei a instalar uns em cima de outros)?

    Forte abraço

  40. Ana Narciso says:

    @ Nero

    Coloca a tua dúvida no fórum, com certeza te responderão rapidamente.
    http://forum.pplware.com/forumdisplay.php?fid=7

  41. Bruno says:

    Falaram brevemente ai em cima que sobre o Ubuntu Perfeito, bem, deixo-vos aqui a página dele, sendo o melhor script para iniciantes, é só clicar duas vezes e voia-lá, igualzinho a outros sistemas operativos que não cabe citar nomes aqui;)

    http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

    Melhor que a página é o link direto para baixá-lo :
    http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=246324&package_id=316566

    Os dias de sufoco acabaram;) Mas para quem como eu ainda deseja desesperadamente o cchamado Consola, ou Terminal para brasileiros, o site explica cada passo que faz.

    Contras dele:
    Ele precisa da internet e mesmo com uma de 3MB pode demorar até duas horas para todos os downloads, configurações e modificações que faz. Mas é só isto!

  42. Bruno says:

    Ops, dei-lhes o link para o 9.x segue o link para o 8.x (8.10):
    http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=246324

  43. Pedro says:

    Instalei o Ubuntu via USB – PEN e agora estou com um pequeno problema com as partilhas :S Tenho o meu Desktop com Windows XP e o Laptop com o Ubuntu.

    Existe algum programa que deixe compartilhar ficheiros sobre 2 Sistemas operativos ?

    Obrigado. Pedro Costa

    Qualquer sugestão é bem vinda 🙂

  44. Ivan says:

    Muito bom o post, já está nos favoritos.

    Uma resposta aos que usam Windows e reclamam dos códigos do linux:

    – E todas as procuras por cracks e serials? Valem a pena? Aprendes algo?

  45. Ivan says:

    Ah, se possível adicionar esses passos para melhorar a reprodução de vídeos:

    Abrir o mplayer ir a preferencias:
    tab: VIDEO e colocar X11/Xv
    tab: Codecs & demuxers e colocar:
    em Video Codec Family: FFmpeg’s libavcodec codec family
    e Audio Codec Family: FFmpeg/libavcodec audio decoders

  46. Rui Botelho says:

    muito obrigada pelo texto.

    apesar dos procedimentos serem aplicados numa versao antiga do ubuntu, consigo extrapolar os mesmos para as novas versoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.