PplWare Mobile

Windows 10 terá suporte nativo para vídeos .mkv

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Nuno Goncalves says:

    Isso nao me aquece nem arrefece. Há mais de 10 anos q nao uso o media player do windows. O VLC le tudo e nao chateia. E eu gostaria que o Windows 10 nao precisasse de tanta memoria. 4GB de ram e ele bloqueia por todos os lados. já com win 8.1 nao acontece.

    • Romeu says:

      Segundo a Microsoft, vai ser “mais rápido e leve”. Não deverão usar estas palavras, mas subentendem isso sempre que sai um novo OS
      Depois vemos que é sempre mais guloso – principalmente no que diz respeito a RAM.
      Uso o 8.1, estou satisfeito, mas não utilizo a interface metro.

      Cumps

    • Fabio Pisco says:

      Não deve ser da RAM isso te garanto, o windows 10 usa pouco mais de 2.0 GB, eu tenho 8Gb e ele está a usar 2.1Gb de ram, por isso resolve lá o teu problema que isso não é nada proveniente do facto de teres apenas 4 GB RAM

      • Nuno Goncalves says:

        Boas, garanto-te q é a falta de RAM. tens 8 Gb por ele liberta mais rapidamente a mem depois de fazer o q tem a fazer.por isso q esvazia ate aos teus 2gb. aqui, assim q liga ja esta nos 80% ( dos 4 GB, win 10 64bit ). e apenas com o chrome aberto e o skype, passa pros 90%. o processador ta nos 40%. ahh e nao tenho antivirus instalado, se tivesse entao, nem se mexia. tenho win 8.1, win 10 e ubuntu neste pc e vejo a diferenca absurda.

        • Alvaro Costa says:

          Deverá haver mais algum problema nessa tua máquina.
          Tenho o Win10 numa VM VirtualBox com 2GB de RAM no meu portátil (que tem 8GB) e não me parece mais lento que o Win8.1.
          E mesmo com o Word, Excel e PowerPoint (2013) a correrem posso dizer que os 2GB se aguentam bastante bem.
          Em relação ao antivirus, tens sempre o MS Defender que vem instalado de base. Tenta parar os serviços do Defender (“Windows Defender Network Inspection Service” e “Windows Defender Service”) a ver se melhora.

          • Nuno Goncalves says:

            O unico problema q ele tem, é o windows instalado. hehehehe. fora as brincadeiras, la vens tu com a historia dos 8GB de ram. ele fica com 6 GB pra deixar o vmware trabalhar à vontade. tira 4 GB de mem e faz o teste, depois conta o q aconteceu. o nr dos bombeiros é o 117. hehehehe

          • Quintas says:

            Eu tenho o windows 10 preview numa máquina com 2gb de ram 60gb d ram e ate agora nada a apontar… Nao entendi o porque de dizeres isso

        • censo says:

          O teu problema é o “apenas com o Chrome aberto”…livra-te disso

          • Nuno Goncalves says:

            windows 8.1 com chrome, firefox, opera, e mais uns quantos browsers, dreamweaver, skype, 5 clouds clients, viber abertos e nem “bufa”. [sou webdesigner ( e técnico, sei do q falo ) por isso, isso tudo aberto] e ja o no win10 sem o chrome aberto ( nem no arranque ) ja está pedindo socorro. Sim, é do chrome. loool.

        • Hugo Rodrigues says:

          Confirmo.

          Eu utilizava win8.1 e fui um dos que adoptou desabilitar o page file para obrigar o sistema a carregar tudo para a memória.

          Fiz o mesmo no Windows 10 e foi um desastre.. Passei a apanhar com mensagens de falta de memória…
          A MSFT promete melhor gestão de memória. Mas os Surface Pro 3 só têm 4 GB de RAM.
          Como vão os atuais utilizadores fazer o upgrade para este novo sistema gratuitamente se não têm recursos físicos suficientes?

          • Chico says:

            Os Surface Pro 3 têm também 8 GB de RAM… o problema é tu nem se quer pesquisas antes de falar! Tens a opção de comprar as versoes de 4 GB (com i3, i5 e i7) e as versoes de 8 GB (com i3, i5 e i7, também).
            Antes de vir dizes porcaria pesquisa, que nao custa nada!

    • Manuel Campos says:

      Ó Nuno,se você tem 4GB de RAM imagine eu aqui,só com 3 GB.Se,como diz,o Windows 10 no seu computador bloqueia por todos os lados,nem o quero ver à frente.Ainda bem que não instalei a preview do Windows 10,senão já estava outra vez a formatar o computador(e a perder um tempão com actualizações atrás de actualizações).Eu também estou com o Windows 8.1,e não tenho nada a dizer de mal sobre ele,corre muito bem e fluidamente.E,já agora,falou muito bem,o VLC é o melhor player de vídeo que há.Deixa o Windows Media Player a um canto,mas de longe!!

    • rxl says:

      @Nuno G

      u tenho o Windows 10 instalado num PC com 2GB de Ram CPU intel C2D E5200 e 80GB de disco IDE! e tudo corre sem bloqueios ou lags… super rapido. afinal o que tem a correr no PC?

      • Nuno Goncalves says:

        a unica coisa q corre aqui é o windows atras da RAM. hehehe. Nada, so win 10, chrome e skype. mesmo com o chrome e skype fechados ele trava bue.

    • neokpt says:

      Só pode estar a gozar, tenho um pentium4 velhote com 2Gb de Ram onde tinha instalado o Mint Cinnamon, instalei o Windows 10 e está super rápido, pareceme inclusive mais rápido que o Mint.
      Aqui estão os hardware requirements para o 10:

      Processor: 1 gigahertz (GHz) or faster with support for PAE, NX, and SSE2
      RAM: 1 gigabyte (GB) (32-bit) or 2 GB (64-bit)
      Hard disk space: 16 GB (32-bit) or 20 GB (64-bit)
      Graphics card: Microsoft DirectX 9 graphics device with WDDM driver

      Portanto como alguém já disse aqui, desinstale o chrome (esse sorvedouro de recursos).

      • Nuno Goncalves says:

        és fã da microsoft certo? confias em tudo no q dizem. se disserem q o windows 10 faz um bolo em 5 minutos tu acreditas. depois dos testes, afinal faz em 8 min. ali fala 2 GB no 64bit. acreditas? eu nao, depois dos testes em 4 pcs diferentes. num deles tem 3 GB de ram, nem te conto. looooool. mesmo com o chrome fechado ( e nao no arranque ) ele trava.

        • peferreira says:

          Hahaha deve ser uma piada certo? Windows tech preview a correr sem problemas no meu asus ul20a (2,5 ram) (adicionei uma placa de 512mb perdida pela casa). Posso dizer que não instalei chrome nenhum, utilizo IE e firefox. O skype so tive uma vez problemas no arranque na app.

        • Quintas says:

          Meu tem 2gb e corre sem problema… Tenho Skype uso o IE e nao tive problemas nenhuns… Parece me mais leve que o 8… Para nao falar que ainda é uma preview muita coisa vai melhorar

    • Celso says:

      Sendo a RAM o upgrade mais barato não sei do que estão à espera.

    • Carlos says:

      Eu sei que isto vai soar surpreendente mas o Windows 10 ainda só está no estágio “Technology Preview”, ainda nem sequer está em versão beta.

  2. mc says:

    Finalmente testei o windows 10… resultados: acabei por me livar do windows definitivamente e instalei o ubuntu. 😛

    • zezito says:

      finalmente testei o ubuntu… resultados: acabei de tirar a ideia opensource da cabeça de vez e aproveitei e instalei o Windows 10, O shadows of Mordor corre que nem gingas, E tu MC que tal o Pinguin Race?

      • David Toffee says:

        Pinguin race? Agora temos steam! 🙂

        • Carlos says:

          Como diz o Zezito, que jogos de jeito tens?

          Por exemplo, tens um The Longest Journey?

          E sabes porque escolhi esse como exemplo? Esse jogo é de 1999 e… funciona perfeitamente no Windows 8.1 x64.

          (E já agora, para quem gosta de jogos com histórias bem complexas, está à venda no Steam, junto como Dreamfall: The Longest Joourney).

      • João Ferreira says:

        Pra proxima fala quando sabes 😀

        • zezito says:

          Eu sei perfeitamente que o Steam existe para Linux, mas os títulos disponíveis estão a anos Luz dos que existem para Window.
          Será que consegues jogar o need for speed most wanted em Linux via steam? ou dirt3 ou grid2? ou crysis,farcry? enfim os melhores jogos… nada…
          Office só via wine, autocad? visual studio? corel draw? enfim , Linux é poreiro para experimentar e voltar ao Windows, enquanto as grandes empresas não apostarem no Linux é para esquecer, só servem para servidores web e proxy server .
          Para os utilizadores de dia a dia Windows continua a ser a melhor opção.

    • kekes says:

      Parabéns para ti. Já instalas-te todo o software necessário com o Wine? Ou de facto usas Ubuntu como um homem a serio?

      • daiquiri says:

        A não ser que fales de produtos Adobe ou Office, não sei para que precisas do wine.. (o wine corre o photoshop CC, mas pronto)

        • JJ says:

          Só para produtos Adobe ou Office é que precisas de Wine?

          E produtos Corel, AutoDesk entre outros!?

          O mundo não gira só a volta do Photoshop e do Office.

        • kekes says:

          E achas pouco? São só as ferramentas mais importantes de um computador.
          Adoro quando se diz “não preciso do windows para nada, adoro linux”, usando o wine com o MS Office instalado, Photoshops, jogos, etc…
          Isso não é usar linux, é querer usar mas não estar preparado. Usar linux é usar as ferramentas nativas dele.
          Não odeio linux, alias uso-o. Agora no meu PC diário uso Windows pois estava farto de andar a solucionar coisas que em Windows tenho a mão e apenas preciso que a maquina funcione. No meu servidor domestico tenho Ubuntu pela facilidade de trabalhar nele usando o terminal, estou consciente das características de cada um e uso um ou outro dependendo do que necessito.
          A maior parte das pessoas não estão conscientes disso e querem fazer dum Ubuntu um Windows, e quem sabe, vice-versa.

          • naoliveira says:

            Discordo de ti, se como sistema operativo alguém prefere Linux mas depois prefere ou necessita de utilizar o photoshop e/ou o MSOffice, qual é que é o problema?
            Se alguém adora o Linux mas também adora o photoshop e/ou o MSOffice, acho que faz todo o sentido instalar o Linux e depois correr o wine para correr os programas que gosta.

          • daiquiri says:

            são ferramentas questionavelmente importantes.

            Quantos dizem “sim, ter office é imperativo!” e não se lembram da ultima vez que o abriram…

  3. LG says:

    FINALMENTE UMA BOA NOTICIA esperei tanto tempo

  4. JMCS says:

    Espectáculo! o KMPlayer faz isso há montes de tempo e é MUITO melhor que o WindowsMediaPlayer…

  5. Manuel Campos says:

    Off topic:vejam estes dois artigos sobre um novo “génio” da Informática.”Só” tem 5 anos e já se tornou no mais novo profissional a nível mundial certificado pela Microsoft.Com 5 anos já construiu uma rede entre computadores em sua casa e pensa até criar um sistema operativo como o Windows 10,vejam lá!!.Ah,apesar de viver em Londres é paquistânes.Porque será?? 🙂 🙂 Deixo-vos os dois links onde li esta notícia,isto se o Pedro Pinto me deixar.Peço desculpas,Pedro.Ei-los:—»http://www.noticiasaominuto.com/tech/298115/tem-cinco-anos-e-ja-esta-certificado-pela-microsoft http://boasnoticias.pt/noticias_Microsoft-certifica-g%C3%A9nio-dos-computadores-com-5-anos_21419.html?page=0

    • Manuel Campos says:

      Só para acrescentar:com 5 anos já chegou ao ponto onde universitários com 20 e tal anos nem o conseguem,imaginem só!!É incrível!! 🙂 🙂

    • Hugo Rodrigues says:

      Eu também estive a fazer o curso para a certificação Microsoft mas desisti e appostei o meu tempo noutra coisa.. achei a certificação básica demais.
      Não admira que as crianças de hoje em dia da gerção “fibra” o consigam.

  6. Dante says:

    o media player só uso para ouvir músicas e o vlc não é tão bom como dizem porque eu já reproduzi um video .mkv (acho eu) e havia um problema com a imagem mas quando reproduzi o mesmo video no media player funcionava sem problemas.

  7. JJ says:

    Acho incrível alguns comentários… “ai e tal, isso já existe a muitos anos com programa x ou y”…

    Isso é verdade para a grande maioria de funcionalidades do Windows. O Windows tornou-se o SO mais usado, porque sempre deu a liberdade de qualquer programador, poder desenvolver todo e qualquer programa que fosse útil. Inicialmente o Windows era simplesmente um SO, e funcionalidades extras era sempre preciso programas adicionais.

    Ao longo do tempo a Microsoft tem vindo a introduzir algumas funcionalidades, deixando de ser necessário programas extras. Muitas delas até não são muito faladas mas existe, e as pessoas as vezes continuam a usar programas terceiros. Algumas dessas funcionalidades são: compactar ficheiro, gravar CD/DVD, montar imagem ISO, digitalizar documentos, antivirus ou o agora anunciado o suporte a ficheiro mkv.

    Depois dizer que o Win10 vai precisar de 4GB RAM, acredito que seja um puro exagero, nesse campo não vão andar para trás com toda a certeza. A versão de testes até pode precisar de mais, mas lá está é para testes.

    Quando ao media player, sinceramente nunca utilizei grandes programas extas para video/musica. A musica continua a ser o media player, e antes utilizar ficheiros mkv, via os vídeos no media player com os respectivos codecs e tinham legendas e tudo, sem problemas. Para os mkv, uso o 123Player. Experimentei vários programas para video/musica, mas sinceramente só acho isso extras/programas desnecessários.

  8. rxl says:

    Eu cá uso o K-lite Media pack e vejo os videos no media player classic por eles fornecido. simples e eficaz…não aprecio o VLC. mas tudo o que o windows trouxer nativo melhor. pena e a EU mais dia menos dia ainda começar a implicar.

  9. camt says:

    Vlc é bom mas também têm o mplayer, e o grecko por exemplo e são bons

  10. JP says:

    VLC all the way. Mas também gosto muito do GOM.

    http://viadajuda.wordpress.com/

  11. jedi says:

    realmente ate agora instalava codecs para correr formatos mkv WMP, porque nao gosto muito do VLC, quando veio o windows 8, a ms colocou de raiz o suporte para ficheiros MPEG 4 e agora MKV( para windows 10) vai ficar 5 estrelas o WMP.

    Precisavam era começar a mudar a interface do wmp, ja cansa ser sempre igual. 😉

    Relativamente á autenticação de 2 passos, se li bem, espero não seja obrigatória a sua utilização mas sim opcional.

  12. censo says:

    Eu uso o media player com o K-lite e não preciso de mais. So nao gosto do som dos ficheiros FLAC, mas para isso também uso o amplificador ligado a um media server pelo que pouco me importa. Seria um crime ouvir estes ficheiros numas colunazekas de um pc.

  13. João Terra says:

    Eu uso o VLC e é optimo, por isso não estou nem ai para a MS

  14. Eurico says:

    Só queria clarificar um aspecto que está confuso em alucinado cabeças. Mkv não é um codec de vídeo! É um container de dados. Dentro de um ficheiro mkv podem guardar vídeo em mpeg4 ou mpeg2 ou num outro formato muito diferente. Podem ainda guardar legendas e índice de capítulos entre outros. Podem ter um computador que lê ficheiros mkv, mas se não tiverem os codecs necessários continuará a não conseguir fazer a leitura do ficheiro de vídeo.

  15. Mota says:

    Quer isto dizer que acabou a cena de sacar passes pelo Hiren’s boot?! 😀

    haha

    É natural que a MS queira incentivar o uso do seu player mas.. não haverá coisas bem mais importantes para incluir do que codecs?

    1- Remover a interface metro dos servers?

    2- Dar liberdade aos utilizadores de “nunca” usarem o metro?

    3- Melhor a(inda) mais a segurança?

  16. Luis Fonseca says:

    Eu gostava que o windows 10 tivesse a cortana!

  17. Xoxota says:

    Quase tão bom como o regresso do Iniciar! Lol Windows

  18. m4x says:

    mmh, tenho a certeza que o WMP já lia mkv’s no windows 7 (desde o lançamento) sem instalação extra de codecs…..

  19. Darkvoid says:

    Algo está mal explicado neste artigo.MKV é apenas um container. Não é um “codec”. Dentro do MKV podem estar vários tipos de diferentes codecs.
    The Matroska Multimedia Container is an open standard free container format, a file format that can hold an unlimited number of video, audio, picture, or subtitle tracks in one file.

    A Microsoft garantidamente não vai ter instalados de base todos os codecs suportados dentro do MKV.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.