WinToFlash 0.6.0011 beta – Faça a sua PenUSB com o Windows

Está cansado das mil e uma formas de colocar o seu Windows numa pen USB? Para cada versão do Windows, um guia diferente…

Hoje em dia com a vulgarização dos netbooks, que devido ao seu requisito de portabilidade deixaram a drive de CD/DVD para trás, torna-se urgente encontrar alternativas ao modo de instalação do sistema operativo. Para não falar da extrema rapidez de instalação por USB versus a partir de CD/DVD.

A aplicação de hoje, o WinToFlash, promete fazer o mesmo que o UNetBootin faz para Linux: tornar a sua pen USB num CD/DVD de instalação de qualquer versão do Windows, com apenas alguns cliques.


Não se preocupe mais com os riscos do disco de instalação Windows. Tenha sempre à mão uma pen USB, ou se não quiser, em qualquer altura pode facilmente gravar a sua imagem ISO do Windows numa pen USB.

Tenha em atenção que esta é uma aplicação ainda em fase Beta e por isso, existem alguns bugs, mas nada de grave e que não possa ser contornado.

Poderá colocar os seguintes sistemas operativos na pen USB:
  • Windows XP
  • Windows Vista
  • Windows 7
  • Windows Server 2003
  • Windows Server 2008
Bugs da aplicação

Ao testar esta aplicação na versão anterior, detectei-lhe 2 bugs, ambos para quem correr a aplicação a partir do Windows 7:

Terá de evitar a formatação automática da pen pelo programa, escolhendo não o modo Wizard, mas sim o modo Task, de forma a ser possível desactivar essa opção.

Para criar uma pen USB com o setup do Windows 7 a partir do Windows 7, além de escolher o modo manual, terá de escolher a opção Transfer WinPE Vista/2008/7 to flash, para que a pen seja bootável.

Experimentei correr o WinToFlash a partir do Windows XP e não se verificou qualquer problema na formatação e inclusão de ficheiros na pen.

Caso tenham problemas com esta versão verifiquem se o problema ainda se mantem e contornem este problema com estas duas pequenas dicas.

Início do guia

Encontro-me no Windows 7 e pretendo criar uma pen USB com Windows 7. Será este o nosso caso base, pois trata-se do caso mais propício a bugs. É claro que pode criar uma pen USB de qualquer, repito, qualquer versão do Windows. Vamos então ao trabalho.

Como existe o tal bug da formatação da pen em Windows 7, é importante que formate a sua pen no formato FAT32 utilizando a aplicação HP USB Disk Storage Format Tool, já aqui analisada no Pplware.

Material necessário:

  1. Pen USB com capacidade adequada ao tamanho do CD/DVD original
  2. WinToFlash, que pode descarregar no fim deste artigo
  3. CD/DVD original inserido na drive de CD/DVD ou uma imagem ISO do mesmo

Caso possua apenas uma imagem ISO do Windows, deverá montá-la utilizando uma aplicação como o Virtual CloneDrive ou o Daemon Tools.

Abra o WinToFlash em modo de administrador. Seleccione o separador Task e de seguida a opção Transfer WinPE Vista/2008/7 to flash. Clique em Create.

wintoflash_01

Na próxima janela, no separador Basic parameters terá apenas de seleccionar a letra da drive onde se encontra a pen USB e onde se encontra o CD/DVD do Windows. Certifique-se que tem tudo igual à imagem que se segue. Clique no separador Process steps.

wintoflash_02

Desactive apenas a opção Format drive e volte ao separador anterior. Clique novamente em Create e dará início à inclusão dos ficheiros de arranque na pen USB.

wintoflash_03

O processo é mais ou menos demorado, dependendo das características da sua máquina e do tamanho do CD/DVD. Se notar uma paragem mais prolongada nalguma fase da transferência, não se preocupe.

wintoflash_04

Por fim, o processo concluir-se-á. Tem agora uma pen USB pronta a arrancar. Nunca é demais relembrar que terá de configurar a sua BIOS para arrancar a partir da porta USB, normalmente a opção Removable Device no menu Boot Device Priority. Pode ainda premir a tecla específica da sua BIOS que dá acesso ao Boot Menu e que lhe permite escolher o dispositivo a partir do qual deverá ser carregado o sistema operativo.

Para mais ajuda, não deixe de publicar a sua dúvida nos comentários deste artigo. Boas formatações!

Novidades desta versão:

  • Suporte para Windows XP/2003 x64
  • Resolvido um problema com strings do tipo I:\$WIN_NT$.~BT\”system32\ntdll.dll” no ficheiro dosnet.inf
  • Resolvido o problema de impossibilidade de bloqueio de drive
  • Opções de pastas, logs e perfis passam a ser criados de forma automática se não existirem
  • Melhorias de performance e velocidade
  • Novo logo
  • Mudanças na interface

Podem ler as restantes novidades desta versão e das anteriores aqui.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows (todos)
Download: WinToFlash 0.6.0011 Beta [6.75MB]
Homepage: WinToFlash





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


25 Comentários

  1. Pena ser BETA, não uso aplicações BETA .

    Quando sair a versão FINAL testo .

  2. Uma boa aplicação já usei a versão mas preferi este o Windows 7 USB/DVD Download Tool considero melhor do que este , mas são opiniões

    abraço e bom fim de semana

  3. Uso o Windows 7 USB/DVD Download mas nada como testar ;D

  4. Também podem sempre abrir o conteúdo do .iso ou do cd e arrastar para a pen e já esta. Eu uso este método e nunca tive problemas, não querendo desvalorizar o programa…

  5. Tentei fazer um Pen Drive Bootável com o XP mas ao setar como disposisito de boot e reiniciar aparece a seguinte mensagem:

    Remova mídia ou disco
    Pressione qualquer tecla para continuar

  6. Tenho uma questão… a versão que anteriormente tinha sido abordada no pplware, num artigo que explicava o processo de colocar o Win XP numa pen, dava-me um erro ao formatar/detectar a pen. A aplicação dava um erro a dizer que o dispositivo era grande demais… no entanto não sei se era isso ou o facto de não permitir a formatação para FAT. Queria então saber se esta versão já permite fazer a mesma coisa mas sem este erro.

  7. Eu quero fazer isto mas não é com nenhum S.O. Mas com um programa de reposiçãoo de imagens que carrega sem sistema operativo, já está incluído. Qual o programa que permite fazer a pen bootable?

  8. Alguém me sabe informar de um software que crie um pack de instaladores de programas todos num só? O que eu pretendo é correr o instalador após uma formatação e instalar as aplicações sem a minha intervenção, um setup “unnatended”.

    Pois trabalho numa loja de informática e dava-me jeito algo deste género porque tenho sempre que instalar o software todo à mão, agradecia que alguém me pudesse dar uma dica.

  9. Por acaso ja deu jeito, para formatar um pc sem drive de cd/dvd.
    Não por este programa mas este é muito mais “grafico”….

  10. Vem a calhar, comprei um netbook para a minha irmã que traz uma versão do Windows 7 que nem dá para alterar a imagem do desktop

    Agora falta decidir se lhe instalo 7 ou Ubuntu

  11. Alguem conhece uma forma de fazer arrancar o Windows 7 da mesma forma que o XP arranca no Hirens Boot CD?

  12. Biba,

    Tenho um portátil com o windows 7 ultimate que me diz que devo ter sido vítima de falsificação ( vítima, eu???, nãããã ), e ao fim de alguns meses senti a necessidade de dar o salto: Adquiri um windows 7 ultimate (Upgrade)

    Ora ia eu todo “lampeiro” alterar o número de série e ao validar a nova chave o indivíduo continua a dizer que sou à mesma vítima. Existe alternativa à “simples” torca de serial number ou processo semelhante em vez de Format c: /q ?

  13. Então quer dizer que não posso usar um Flash Drive de 16GB, tem de ser um com 4GB?

  14. Já saiu um novo update, versão 0.7

    [0.7.0000] 01/1/2011
    - License support
    - New options – Transfer Windows XP/2003 Recovery Console to USB drive
    - New logo
    - Speed improvements
    - Language improvements

  15. Completamente funcional, excelente software, se Beta esta assim imagine a versão final, não tive qualquer problema…
    ( o comentário do Jose ai foi um dos comentários mais ridículos que eu ja li em foruns de programas, nada pessoal mas que o comentario é ridculo é!

  16. Alguem conhece uma forma de fazer arrancar o Windows xp da mesma forma que o XP arranca no Hirens Boot CD? mas que de som e que
    eu instalei numa pen e funciona mas o som nao

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.