VLC 2.0 – Grandes mudanças no melhor player

Existem softwares que são incontornáveis em qualquer computador. São de tal forma úteis e competentes na realização do seu propósito que deveriam ver de origem com o sistema operativo ou são dos primeiros a serem instalados num novo computador.

O VLC é um desses softwares. Este leitor multimédia tem um lugar especial nas máquinas de todos e é uma peça fundamental quando a tarefa é reproduzir ficheiros multimédia ou realizar tarefas relacionadas. O VLC acaba de maturar um pouco mais e foi lançada a versão 2.0.



Poucos são os que não conhecem o VLC. Este player gratuito é capaz de reproduzir quase todos os ficheiros áudio ou vídeo que lhe entregarem, sem necessidade de recorrerem a codecs adicionais ou plugins especiais.

Para além da sua versatilidade na reprodução de ficheiros, o VLC é também um camaleão no que toca a sistemas operativos suportados. Podem corrê-lo no Windows, Mac ou Linux, mantendo a sua interface e as suas funcionalidades.

Esta nova versão, de nome Twoflower, apresenta muitas novidades que vão fazer as delicias de todos os que estão habituados a usarem o VLC. A maior novidade visual foi reservada para o Mac OS, onde a interface do VLC foi totalmente alterada. Passam a poder arrastar ficheiros para que estes passem a pertencer à lista de reprodução.

A interface do VLC nas restantes plataformas, apensar de não ter sofrido alterações tão grandes, foi também alvo de melhorias e correcção de problemas.

Em todas as plataformas houve uma melhoria no código para que o VLC possa fazer melhor uso do hardware disponíveis em todas as plataformas onde corre, melhorando a renderização de vídeo e permitindo que se obtenham melhores imagens.

Houve ainda a preocupação de adaptar e abrir o VLC a ainda mais formatos, para que esta ferramenta seja ainda mais abrangente e com maiores e melhores capacidades. De notar que alguns desses formatos são profissionais.

Esta versão traz ainda melhorias na utilização de novos dispositivos e tem também um novo suporte, experimental, para discos BlueRay.

Para além destas novidades todas, o VLC foi ainda trabalhado no seu interior, por forma a que fossem corrigidos mais de 7000 bugs, tratados por mais de 160 programadores voluntários

O melhor player a que podemos aceder de forma gratuita está melhor, muito melhor. Cresceu e conseguiu trazer novidades que merecem ser analisadas em pormenor por cada um dos utilizadores.

Actualizem a vossa versão para terem acesso a todas estas novidades ou instalem o VLC e vejam o que têm estado a perder! É uma melhoria muito significativa e que irá trazer ainda mais capacidades a uma ferramenta que já tinha atingido patamares de excelência.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download: VLC 2.0 Windows [37.7MB]
Download: VLC 2.0 Linux [17.1MB]
Download: VLC 2.0 Mac [42.5MB]
Homepage: VLC



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


61 Comentários

  1. Cade a versão 64 bits que prometeram para esta versão do Windows? E esta interface do MAC está linda, pena que do Windows não mudou.

  2. Melhor Player? Não posso concordar de maneira nenhuma …

    Devido a um problema técnico decidi uma vez testar o VLC no meu Pseudo Home Cinema (PC ligado ao LCD) e tinha as expectativas bem altas tendo em conta a fama que ele tem.

    Fiquei surpreendido ao reparar nas limitações do mesmo a nível de configurações e personalizações que precisava. Não o consegui usar mais que 2 dias.

    Na minha opinião não chega aos calcanhares do BS Player. Para quem tem iOS e/ou Linux talvez o VLC seja a melhor opção, mas em Windows considero o BS Player bem mais completo.

    Cumps.

  3. Só espero que esteja mais ágil. Tenho notado alguma lentidão desde há algumas versões, por exemplo comparando com o Media Player Classic. É difícil comparar ambos mas o MPC abre todos os ficheiros de que preciso e a diferença é quase abissal!!! Claro que não tem todas as funcionalidades do VLC, mas por vezes o VLC mostra-se demasiado complexo e sinceramente não me aprece que as pessoas queiram perder muito tempo a vasculhar as propriedades para apenas abrir um ficheiro de vídeo e/ou áudio.
    Mas continua a ser um dos meus preferidos!Mas se continuar a ser lento……

  4. Prefiro o MPC, não gosto muito do VLC

  5. Ainda continuo com o Movist no Mac (dica de voces do pplware) e no Windows vou de KMPlayer…

  6. VLC ou AIMP? Em que ficamos? E porque não o WMP? :)

  7. Comparar este VLC com o WMP é incomparável. Mas a questão está na usabilidade.

    O melhor software de video e som nao é o mais completo e complexo, é o melhor adaptavel as lides comuns.

    Ou seja, é como comparar um iOS limitado e um Windows ilimitado.
    Qual o melhor?
    Depende do habito e utilização intensiva..ou a falta dela.

    Este VLC mantem os traços de design originais. Eu apenas como canivete suiço quando tenho algum problema num video, para confirmar quantas fontes de legendas o .mkv tem ou faixas de audio alternativas.
    Isto nao é possivel com o WMP, mas querem saber, é o que eu uso no PC, é o que me cumpre a função. Ja usei MPC e GIMP´s etc…
    Ver videos, uso WMP
    Analisar Videos, uso VLC

    :)
    Fácil para que misturar ou eleger o melhor, sendo o melhor mais complexo?

    • Exactamente o que faço em Windows..

      Para ver praticamente tudo.. WMP com CCCP (embora este instale o MPC, que cheguei a usar em certo tempo, deixei de o usar com regularidade, ficou para 3ª opção).
      Quando preciso de ver mais alguns pormenores, ou ficheiros especialmente difíceis para o WMP.. VLC entra em acção :)

      • Exacto :)
        O melhor dos Players é um conjunto deles, o WMP chateia pouco e tem poucos botões e opções, ideal para reproduzir. O VLC usamos caso alguma coisa correr mal. É o ideal também :)

  8. Se fizesse o download de legendas como faz o BS trocava…

  9. No PC continuo a usar o MPC e no Mac cheguei a usar o VLC mas criava muitos arrastos com os conteúdos HD e muito sinceramente não gostava do programa, até que descobri o MplayerX e desde ai que deixei de ter arrastos e tou bastante satisfeito com o programa

  10. Fui um utilizador deste player durante muito tempo! Mas desde que o BS Player têm a funcionalidade de poder descarregar legendas nunca mais mudei. É algo que nos tira imenso trabalho.

  11. Experimentei em Mac mas as legendas aparecem sempre com tamanho 12 faço o que fizer, saiu directo para o lixo…

  12. Para mim resume-se a isto:

    Best Video Player
    1. PotPlayer
    2. Gom Player
    3. VLC

  13. Sinceramente, para mim o melhor até então é o Windows media player, basta instalar um pacote de codecs que fica superior a os outros todos. O que me chama atenção nos players é principalmente a interface gráfica e as suas funcionalidades, e se eu juntar essas duas características, não consigo encontrar semelhantes em outros players. Já testei VLC, winamp, foobar, aimp,bsplayer mas nenhum me impressiona! Enquanto o media player tiver uma interface organizada mantenho-me fiel!

    • Organizada…queres dizer limitada.
      Mas concordo se usas para tarefas simples de abrir 1 video lol, claro que esse é o melhor venha quem vier.
      Os outros são para outras tarefas que não te são uteis senão terias de usar porque o WMP não faz quase mais nada.

    • Se for por interface tudo bem mais o foobar em materia de qualidade de som bate feio em qualquer outro.
      Para video sou + o PotPlayer

  14. Atenção a esses títulos enganosos e parciais.

    Toda a gente sabe que o MPC é muito melhor. :D

  15. Já tive muitos e o melhor que já encontrei e faz tudo é o GOM.

  16. Bom dia ,

    Quem quiser instalar em Linux via PPA , aqui fica o Link , atenção que este PPA para além de actualizar o VLC também actualiza o Audacious e toda as livrarias de codecs inclusive o x264

    Aqui fica o Link

    https://launchpad.net/~n-muench/+archive/vlc

    Para quem ainda não sabe como proceder copiam o PPA que está logo no topo da pagina (não fechem a pagina )e abrem a consola , após o enter o sistema irá pedir a vossa palavra passe , e irá gerar uma chave publica , fecham a consola e mais abaixo na mesma pagina do Link se estiverem a usar o Ubuntu 11,10 ou Kubuntu ou Xubuntu etc desde que seja o 11,10 , abrem o vosso gestor de actualizações e na aba de fontes de terceiros adicionam as duas linhas que estão na página Web e que diz techical details , clicam em cima e vai abrir com as seguintes linhas que terão de ser adicionadas 1 a 1 nas fontes de terceiros .

    deb http://ppa.launchpad.net/n-muench/vlc/ubuntu oneiric main

    deb-src http://ppa.launchpad.net/n-muench/vlc/ubuntu oneiric main

    Depois de adicionar fecham o vosso gestor de actualizações que irá imediatamente dizer que estão actualizações disponíveis , depois tudo se passa por modo gráfico .

    Tenham todos um bom dia

    Cumprimentos

    Serva

  17. Esqueci-me de um pormenor antes de fecharem a consola e após gerarem a chave publica convém dar os seguintes 2 comandos

    sudo apt-get -f update

    suso apt-get -f upgrade

    Depois é só seguirem o meu tutorial

    Cumprimentos

    Serva

  18. Primeiro, a palavra software não tem plural;
    Segundo, o VLC é o melhor player? O que foi comparado com o quê para se chegar a esta afirmação? Eu já utilizei o VLC e comparativamente ao BSplayer não vejo em que possa ser melhor… Não pesquisa legendas, “crasha” muito mais vezes, é menos intuitivo and so on.

  19. Vou fazer update…só espero que a nova versão permita correr sem breaks os ficheiros MTS das cameras AVCHD….n sei porquê mas…a Apple não gosta desse formato e então o QuickTime não o abre….e o Windows Media Player do Windows 7 abre sem a instalação de codecs….é no mínimo estranho…uma vez que as cameras AVCHD estão à venda por todo o lado! O VLC antigo bloqueava-se todo…isto num iMac i5…vamos ver como fica com esta nova versão!

  20. Já experimentei…conclusão..continua a bloquear-se todo quando arrasto pra lá um ficheiro MTS…o único que consegue reproduzir FLUIDAMENTE os ficheiros MTS gerados pelas cameras AVCHD no Mac é o Roxio Video Player que vem no pacote do Toast 11

  21. Dá para ver TDT no VLC Player? Se sim, como?

  22. Prefiro o MPlayerX ao vlc :/

  23. Sim…é possivel! Eu costumo usar isso pra ver TDT! No Mac é mais complicado porque é necessario ter o EyeTV instalado! No Windows basta ir no menu File > Open Capture device > onde diz “Capture Mode”, troca-se pra DVB DirectShow em baixo onde tem varias opcoes…escolher DVB-T, mais abaixo onde diz Transponder/multiplex frequency colocar isto: 754000 kHz, a Bandwith deixar estar como está…se estiver no automático, melhor…depois é so carregar em OK e tá a bombar…pra mudar de canal…ir no menu “Playback” e apontar para “Program” e lá estão os 5 canais (RTP1, RTP2, SIC, TVI e HD). ATENÇAO…quando se carrega em OK, o primeiro canal é o HD, e como esse n tem emissao…aparece a preto…não se assustem, é normal, vão em Playback > Progrm e dps mudem pra RTP1 ou outra coisa qualquer sem ser a Praça da alegria! ehehe! Se o botão Play nao se transformar em botao de pausa, entao é porque o VLC não está a conseguir reproduzir…ou por sinal fraco (o que é normal nas placas USB tipo PEN Drive) ou por anomalia no hardware

  24. No Linux na minha Humilde Opinião eu fico com o UMplayer e com o famoso e padrão Totem O UMplayer tem inúmeras funcionalidades uma qualidade tremenda boa parte das configurações do VLC e toca formatos que o VLC nem imagina como por exemplo Real Media Além de poder-se ver youtube Baixar vídeos de lá diretamente pelo Player além de ouvir rádios Online pelo ShoutCast e várias outras funcionalidades Interessantes. Baixa Automaticamente as Legendas caso necessário e etc.
    O Totem me conquista pelos Codecs que trabalha pois roda sobre GStreamer além de ser absolutamente simples e completo com uma Qualidade Incrível e Hiper Leve

  25. Há uns anos atrás usei o bsplayer e gostava bastante mas como a partir de uma certa altura era necessário instalar outros software tipo spyware com a instalação do bs deixei de utilizar e passei para o VLC. Recomendo o VLC no entanto noto que em certos filmes 1080p que se arrasta muito. Vou testar esta nova versão no entanto queria perguntar se sabem se o bsplayer ainda obriga a instalar outro tipo de software e já agora quais os codecs necessários para que o Media Player consiga ler quase tudo como faz o VLC

  26. Foi com enorme agrado que obtive esta versão do vlc para o meu mac, no entanto após alguns testes voltei para o movist. Vlc continua a não reconhecer a posição do filme deixada pela última vez. Ao alterar a fonte das legendas não me permite depois alterar o seu estilo para regular, medium etc. Melhorou mas ainda não me convenceu. Fico à espera de uma nova versão!

  27. Gostei bastante desta nova versão. Parece-me mais rápida no arranque, e com um visual mais minimalista (eu gosto).

    Para quem não se preocupa com o aspeto visual (e mesmo que o faça, existem skins) e outros extras como bibliotecas etc, é uma excelente aplicação multimédia.

  28. Uso o VLC à anos e se não é o melhor é dos melhores, uso diariamente e é um canivete suíço em qualquer máquina, obrigatório e gratuito.

  29. Boa tarde ,

    Experimentei a pouco em Linux e as mudanças são significativas para melhor , o Look está moderno e elegante e é muito fluido com filmes de 1080P , atenção que eu actualizei pelo PPA que postei acima e que faz a actualização de muitas bibliotecas entre elas estão incluidas codecs que normalmente só estão disponíveis em repositórios backports , aconselho vivamente a fazerem pelo PPA que indiquei .

    Cumprimentos

    Serva

  30. VLC is nice i like, é altamente personalizado em modo avançado, mas gostos n se discutem, :P

  31. Até ter comprado o meu portail com windows 7, uzava só o vlc.
    Depois de o ter comprado reparei que o windows media player tem melhor qualidade na reprodução de musicas. Por outro lado o VLC tem é tem uma maior compatibilidade (reconhece mais ficheiros que o media player), e para videos (e legendas) “VLC ROCKS”.
    No entanto no outro dia falaram-me do BS Player. um dia destes ainda o intalo só para ver se conseguem superar o Media player + VLC ;)

  32. Uma pequena correcção, a licença do VLC é OpenSource e não Freeware. As principais vantagens do VLC é ser OpenSource, portanto completamente grátis, abrir praticamente todos os formatos de vídeo e trabalhar em todos os sistemas operativos.
    Para quem não sabe o VLC é também um conversor de vídeo.

  33. Até usava este programa, mas ele traz a opção de procurar legendas online nesta nova versão?

  34. Bom dia!
    Baixei o arquivo vlc 2 para a pasta Downloads para actualizar a “minha” actual versão 1.1.12.
    Descompactei o arquivo na mesma pasta (Downloads), mas como sou novato no ubuntu ag não sei como instalar. Se alguém puder ajudar com os comandos, desde já agradeço.

  35. As configurações para ver TDT em Portugal estão agora ligeiramente diferentes no VLC 2.0.X, mas não muito…

    http://s2.postimage.org/jhwzsrejt/vlc_tdt_portugalcontinental.png

    A diferença é que agora seleccionam “TV (digital)”, mantêm DVB-T, no Transponder: 754000 kHz (Portugal Continental… Madeira e Açores ver aqui: http://tdt-portugal.blogspot.pt/2009/04/tdt-mapas-cobertura-emissores.html ), largura de banda 8 MHz. Nas “Opções avançadas…” penso não ser obrigatório, mas se não der podem meter em Polarization (Voltage): “Horizontal (18V)”. Em “Show more options”, podem deixar como está ou aumentar o Caching um pouco.
    No final é só clicar Reproduzir.

    A única dificuldade que tive foi que clicava “Reproduzir” e depois não acontecia nada… estava tudo bem, mas quando não tem sinal não faz nada… tive de ir ao sótão da casa para apanhar bem o sinal, e aí já começou a reproduzir sem problemas. Se o sinal não for bom, aparecem logo os quadriculados e a imagem pára constantemente.

    Para mudar os canais é em “Playback” > “Program”. Aparece a lista com os canais, quando está a apanhar o sinal.

    A vantagem a meu ver é que ao contrário de outros programas fornecidos juntamente com as placas, este permite ver a televisão em formato redimensionado, ao mesmo tempo que se pode estar na Internet, a fazer um trabalho no Word, ou outra coisa qualquer.

  36. Verifico que neste programa, versão para Mac, não encontro no Menu View o Advanced Controls e assim não posso gravar. Alguém me sabe dizer o porquê e como gravar em alternativa?
    Obrigado.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.