Virtual Router Plus – O seu Windows 8 é um hotspot

As evoluções dos sistemas operativos têm permitido que estes deixem de ser simples interfaces para o utilizador e adquiram funcionalidades que até agora estavam reservadas a equipamentos físicos.

Passamos a poder interagir de forma mais aberta e integrada com o SO e com outros dispositivos sem que tenhamos de recorrer a outras interfaces ou a equipamentos externos e por vezes caros.

Um perfeito exemplo disso foi a capacidade que a Microsoft introduziu no Windows 7, e que continuou a estar presente no Windows 8, de tornarmos o nosso Windows num ponto de acesso de rede sem fios, sem que para isso tenhamos de ter qualquer hardware adicional instalado. E é precisamente isso que o Virtual Router Plus traz para o vosso Windows, um ponto de acesso integrado.

VirtualRouter_Plus_1


Claro que para termos essa capacidade é necessário que o hardware que temos nas nossas maquinas suportem esta funcionalidade. A maioria dos equipamentos já a tem disponível até porque esta é uma vantagem na hora da escolha do equipamento.

Esta funcionalidade que a Microsoft introduziu permite que qualquer computador possa fazer o papel de ponto de acesso móvel e assim partilhar o acesso à Internet com outros equipamentos, melhorando assim a usabilidade e a disponibilização de recursos.

A forma básica de activar e configurar esta funcionalidade requer alguns conhecimentos acima do normal da forma como as interfaces sem fios funcionam no Windows e requer que invoquemos alguns comandos, simples, mas não normais numa utilização diária.

Por essa razão as aplicações como o Virtual Router Plus vêm facilitar de sobre maneira a utilização desta funcionalidade.

O Virtual Router Plus tem uma interface de utilização muito simples e rápida, onde os utilizadores apenas necessitam de configurar o nome da rede que querem criar, a palavra passe a ser usada e a interface de rede a ser usada para acesso à Internet.

Sem mais complicações ou configurações pouco claras, resta apenas aos utilizadores carregarem no botão de arranque da aplicação para que a rede passe a estar disponível.

VirtualRouter_Plus_2

De imediato o Virtual Router Plus irá alertar que a rede está pronta a ser usada, com recurso a uma notificação na Área de Notificações do Windows.

Do lado dos dispositivos que pretendem usar essa rede apenas é necessário que estes a detectem e que procedam à sua configuração, também de forma automática. Basta colocarem a palavra passe definida no Virtual Router Plus e o acesso à rede é garantido.

VirtualRouter_Plus_3

O Virtual Router Plus tem ainda a vantagem de ser completamente portátil e de não requerer qualquer instalação para que possa funcionar e disponibilizar a rede sem fios que configurarem.

Basta que o copiem para o vosso Windows e em qualquer altura basta executá-lo para que esteja disponível.

Como dissemos no início nem todas as placas de rede têm para já a capacidade de permitir a criação de hotspots de forma nativa no Windows. Para determinarem se a vossa placa suporte esta funcionalidade apenas necessitam de executar um comando na linha de comandos de DOS.

Lancem uma janela de DOS, com permissões de administrador e executem o comando apresentado abaixo.

netsh wlan show drivers

Do resultado apresentado devem procurar por uma linha que indique o suporte para redes alojadas (Hosted network supported)

Hosted network supported : Yes

Caso a resposta seja No então infelizmente a placa não tem suporte para este tipo de redes e está impossibilitada de criar redes sem fios. Recomendamos a actualização para um driver mais recente.

Esta funcionalidade do Windows é perfeita para situações em que necessitamos de partilhar o único acesso à Internet disponível e que se liga apenas a um equipamento. É extremamente simples e pode ser usado em qualquer lado.

O Virtual Router Plus é mais uma das muitas ferramentas a terem sempre presentes e prontas a ser usadas em situações de necessidade.

Não requer qualquer instalação e em menos de um minuto permite partilhar o nosso acesso à Internet com outros dispositivos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7/ 8
Download: Virtual Router Plus 2.1.0 [88KB]
Homepage: Virtual Router Plus





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


29 Comentários

  1. Alguém já testou?Será melhor que o Connectify?

  2. Uma observação: desde o Windows ME não existe DOS e desde o XP não existe a Janela de MS-DOS (command.com). Esse termo é incorreto.

    DOS é um sistema operacional extinto que tinha o command.com como interpretador de comandos, este último, se manteve até o XP.

    O correto é Prompt de Comando (cmd.exe), interpretador de comandos ou interface textual de usuário.

    ;)

  3. Eu fiz a verificação na linha de comandos e confirmei que “Hosted network supported : Yes”. Mas quando faço “Start” no programa, dá-me o seguinte erro: “Virtual Router Plus could not be started. Supported hardware may not have been found.”

  4. o connectify dava me blue screens no win7

  5. Tentei e diz que não foi encontrado hardware suportado, mas fazendo como dizem acima está indicado como Sim. A minha placa é uma Realtek RTL8187B e a da tmn uma Huawei E156G. Qual será o problema?

  6. Ok testado a aprovado!

    O connectify é uma bela duma m****, já usei em 4 pc’s, 3 SO, 3 redes e nada.. 0

    este funcionou logo. Menos um problema que tenho ;)
    thanks.

  7. isto ja era possivel no windows 7.

    não encontro novidade…

  8. Parece me bastante interessante esse programa, mal consiga arranjar tempo vou dar uma olhadinha nisso :-P

  9. O magalhães tinha uma funcionalidade semelhante… no KDE.

  10. Nota: Um Sistema Operativo sempre foi, por definição, mais do que um simples interface para o utilizador.

  11. Já me deu muito jeito!

    Estou numa casa onde não tenho net neste momento. A única rede wireless que o portátil encontra é uma ZonFon, mas só tem sinal suficiente quando encosto o portátil a uma janela.

    Com este programa, o portátil fica lá encostado à janela e crio uma rede com um sinal em condições que já consigo captar com o iPhone, iPad e outro portátil (que não conseguiam captar a rede ZonFon por terem antenas mais fracas que o meu portátil).

    Muito bom! E quanto ao configurar o programinha em menos de um minuto… depende do canal que estiverem a ver, porque senão nem 10 segundos precisam!!

    • Isso tudo, supondo que sejas cliente Zon para beneficicares dessa ajuda porque de outra maneira não é possível, correto?

      Outra coisa. Mesmo sem estar a apanhar net, é possível criar um servidor web interno nesse equipamento que está a difundir o sinal com este “virtual router” e aceder através de outros equipamentos que lhe apanhem o sinal.

  12. A minha placa wifi já faz isso nativamente no windows 7, não preciso disso para nada! É só tralhaware por aqui…

    • Lá porque a tua faz não quer dizer que as outras façam… se vires os comentários em cima vês que foi útil para algumas pessoas! tralha foi o teu comentário

    • É só ‘borralheira’ que vos saí dos dedos… Se lesses, o título diz “Windows 8″, e se já tivesses testado, verias que essa opção foi retirada do Windows 8.
      É tão fácil chegar aqui no pedestal e espetar a crítica, que ás vezes nem notam o ridículo que se tornam

  13. NÃO CONSIGO POR A REDE A FUNCIONAR APARECE-ME SEMPRE ESTE ERRO: Virtual Router Plus could not be started. Supported hardware may not have been found.”, JÁ TESTEI TUDO COMO DISSERAM E MESMO ASSIM DÁ-ME SEMPRE O MESMO ERRO

  14. Eu consegui instalar o programa, meu celular reconheceu o spot de Wifi, porém quando eu conecto e abro a página de internet, ele não funciona.. alguém sabe o que é?

  15. Boa tarde,

    Instalei este programa num pc com o W8.1 e o mesmo partilha a ligação de uma Pen TMN, o problema é que o telefones ou pc’s depois de ligados não conseguem abrir nenhuma página. O que será que se pode passar? Tenho o McAfee Live Safe, mas desactivei o e mesmo assim continua sem funcionar.

    Alguém que me ajude??

  16. Excelente!
    Eu quebrando a cabeça para configurar direto pela cmd com o comando netsh seguindo tutoriais de outros, mas o povo enrola, enrola, fala muito e não é direto. Eu já cansado de trocar ips da rede, mudar nome da rede…etc e virando por aí pelo google da vida quando encontrei esta maravilhosa ferramenta, que em segundos resolveu o meu problema de horas.
    Valeu!

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.