Qemu Simple Boot, virtualização ISO fácil e portátil

Qemu Simple Boot é uma simpática ferramenta de virtualização, portátil, que nos permite carregar uma qualquer imagem de formato ISO numa janela do nosso ambiente de trabalho Windows. O Quemu apresenta como principal vantagem o facto de não existir qualquer necessidade de termos de gravar essa imagem num disco primeiro.

No fundo, trata-se de um virtualizador/emulador do mais fácil que pode existir para trabalhar. Vamos conhecer?




O programa é realmente muito simples de utilizar, estando inclusive ao alcance de utilizadores com conhecimentos de informática mais básicos. O funcionamento é simples: basta escolher a imagem ISO que pretendemos correr, seleccionar a quantidade de memória RAM que gostaríamos de atribuir à imagem, e escolher a opção “ISO” na secção “Boot Options”. A saber que o Qemu Simple Boot suporta imagens de formato IMA e IMG.

Uma vez terminada a configuração acima descrita basta clicar no botão “Start Qemu Test” para dar início à virtualização através de uma simples janela que mostra o correspondente da imagem ISO a correr.

Tenham em conta que o Qemu Simple Boot é uma ferramenta muito simples, logo poderão existir algumas imagens ISO mais complexas que poderão não funcionar, especialmente nos casos do de sistemas operativos Linux e afins. Contudo, para serviços de virtualização mais básicos o Qemu funciona na perfeição e sem qualquer tipo de problema. É óbvio que programas como o VirtualBox são mais completos e poderosas, mas para quem não quer/precisa de toda aquela parafernalha esta é uma excelente opção.

Fica um pequeno vídeo de demonstração de funcionamento do programa:

Em resumidas palavras: compacto, portátil e fácil de usar, o Qemu Simple Boot pode fazer correr ficheiros ISO com um mínimo de cliques. O desempenho é uma questão importante, embora por vezes se apresente algo lento.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Qemu Simple Boot 1.1 | Via KeroDownload [3.46 MB]
Homepage: Sordum





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


8 Comentários

  1. Será que tem pra Mac, mesmo assim achei bacana

    Valew

  2. É parecido ao Daemon Tools?

  3. Eu uso há bastante tempo o WinCDEmu

    http://wincdemu.sysprogs.org/portable/

    Permite montar imagens iso sem termos de instalar qualquer programam!

  4. boas..
    muito bom, principalmente para emular programas de outras arquitecturas e que tanto gostava-mos de ter na nossa…
    Ou então para correr So’s de preferência com aceleração via kvm(linux-projecto -Red Hat)…é muito rapido com kvm, bastante mais que virtualbox…
    Não sabia que também havia para o windows…

    cmps

  5. Alexsandro de paula Amaral

    Obrigado pelo programa!
    Encontrei um problema na ultilização do programa.
    eu estava testando um cd windows xp professional, no inicio da instalação ele informa. ” o programa de instalação não encontrou uma unidade de disco rígido instalado no computador.
    etc….

    a instalação não pode prosseguir.pressione F3.”

    Não consegui, nem chegar ao final da instalação.
    Se for possível poderia me ajuda com este erro? Gostaria só de fazer um teste de instalação de windowx xp pro completa sem erros.
    Muito obrigado!

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.