Panda USB Vaccine 1.0.0.19 Beta

Ultimamente tem sido um ai Jesus com tanto computador e-escolas e Magalhães infectados com viroses ridículas. A propagação tem partido sobretudo pelos dispositivos de armazenamento USB. Estes são infectados através de um ficheiros que permite o seu auto-arranque (AUTORUN.INF).

Há quem tenha manualmente alterado este ficheiro, não permitindo que o seu dispositivo seja infectado e com isso seja um transmissor dessas infecções.

Tenho uma estatísticas que em cada 5 dispositivos USB, 2 estão contaminados com variantes deste malware.

A Panda Software, a pensar numa forma de evitar contaminar as máquinas por este meio, lançou em modo experimental uma ferramenta que automatiza o processo de remoção do auto-arranque das drives (USB/CD/DVD).

A aplicação vacina tanto o seu computador como os seus dispositivos de armazenamento USB. A vacina simplesmente cria um AUTORUN.INF estanque, onde deixará de poder copiar, apagar, editar evitando o contágio. Este comando fica definitivamente inócuo. Peço só a vossa atenção para terem presente que o processo é irreversível. O que não é mau! Perde apenas aquela janela que se abre segundos após a colocação do dispositivo na drive, nada que nã0 possa ir ao menu Computador e clicar no dispositivo para o abrir.

Estes worms (32/Sality, W32/Virutas, W32/Conficker) fazem-me lembrar o antigamente onde os vírus eram propagados pelas disquetes… ok isso metade da malta não sabe o que é… ;-)

A limitação desta ferramenta portátil (sem necessidade de instalação) prende-se ao formatos de dados apenas aplica a vacina nas estruturas USB FAT & FAT32. Podem ler mais sobre esta ferramenta na página da Panda.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: Panda USB Vaccine 1.0.0.19 Beta [379.85KB]
Homepage: Panda software

  
     Pin It  

Arquivado na categoria: Segurança, Software


24 Comentários

  1. nada como usar Linux ou MacOS e estar livre disso! :D

    mas vejo muita gente com esse problema à minha volta, ainda não tinha percebido porque não fizeram isso à mais tempo, era mais que obvio o processo de propagação…

  2. Ola:
    Desculpem mas precisava de ajuda para encontrar um software que convertesse PDF em JPG.

    Obviamente que tinha de ser free, os que encontrei sao trial ou deixam marca d’agua.

    Obrigados

  3. E desde quando ” as coisas” da Panda são crediveis?

  4. a maior parte das pens estão formatadas em NTFS…

    http://www.jogosecharadas.com

  5. mas isso é mesmo um vírus?? isto é…existe uma infecção qualquer a esse nível?
    Eu alterei o autorun.inf do meu disco externo, para arrancar com o menu do portable apps, para alterar o icon da drive para o que criei… para uma carrada de coisas… e esta coisa que aqui apresentam remove o autorun.inf do disco… simplesmente o autorun não funciona…
    então a opção é: ou tens autorun ou não tens autorun?? limitador demais, nao acham??

  6. Boas,

    Para isso que tal utilizar o ninja? É grátis, é leve, é quase imperceptível e… foi criado por um Português… vejam o endereço da página dele: http://nunobrito.eu/ninja/

  7. @ Manuel

    É sempre de louvar algo criado por um Português, agora no endereço desse Sr a única coisa que está em Português é o nome dele no final da página!

  8. Epah o Panda nunca me inspirou muita confiança… não sei bem porque…

    http://takea-break.blogspot.com

  9. E que sucedera se gravarmos o nosso proprio autorun.inf que nao execute coisa nenhuma, e marcarmos esse ficheiro como protegido? sera que a bicharada que por ai anda testa isso antes de tentar escrever nas drives?

  10. @bismarques

    No mundo actual, quem quer divulgar algo por si criado não o pode divulgar na língua mãe (a não ser que seja norte-americano ou inglês :) ), daí o site estar todo em inglês. Mas pode ver neste endereço ( http://nunobrito.eu/page.php?2 ) os dados deste nosso conterrâneo.

    Cumprimentos

  11. Já usei o Ninja e comprovo a sua total eficácia. Mesmo em pc’s infectados, é correr o dito mesmo que o seu executável esteja infectado, meter uma pen e esta sái limpa.

  12. @Gil
    “então a opção é: ou tens autorun ou não tens autorun?? limitador demais, nao acham??”

    Realmente sermos obrigados a ter ou não ter isso é relamente limitador?

    Tens alguma forma de contrariar este “pequeno” limite?

  13. @ Rascunho

    a maior parte das pens de quem?

  14. Ola

    Eu ja postei noutro lado algo semelhante a esta ferramenta…

    Autorun Eater (Pelo nome nao preciso explicar o que ele faz, pois nao?)
    http://www.softpedia.com/get/Security/Secure-cleaning/Autorun-Eater.shtml

    Bruno Braz

  15. A maneira mais fácil de evitar estas infecções é cria ruma PASTA com o nome AUTORUN.INF . n sei pq mas a pasta impede que seja criados ficheiros com esse nome e terminação na Pen. Foi assim que protegi todas as minhas pens.

  16. Obrigado pela confusão que conseguiram criar na minha cabeça! Tenho o Pplware como um blog de sugestões enriquecedoras, mas desta vez este leigo ficou mesmo baralhado…(e o pior é que os comentários acima vieram enriquecer o post, como sempre).

  17. Boas,

    @ Lino

    Imagemagick tem opções para isso, eu usei mas foi integrado com programação em php.

    A ideia da vacina parece interessante, sempre é uma solução.

  18. :Gil :

    concordo.. devia ter uma aplicação que com o nosso autorun que criamos se torne “permanente”.. envitando espalhar virus e com a nossa drive personalizada como queremos.. e o atributo “só de leitura” naum funfa.. como é óbio…

    ninguem sabe assim dum software para “”encriptar”" o nosso autorun?

  19. @Oliveira:

    Obrigado mas sozinho nao funciona.
    E nao pode ser com vacina. Tem de ser free, porque nao é para casa!!!

  20. A maneira mais simples de resolver este problema, é criar um ficheiro na pen com o nome autorun.ini sem nada escrito… e o problema está resolvido.

    Basicamente deve ser isso que este programa da Panda faz..

    Cumps

  21. Gostei do Ninja.
    Bastante prático.

    Para as nossas pens pessoais a dica do J.P. Fernandes é muito boa e fácil. Mas para prevenir o pc de pens desconhecidas o Ninja parece dar conta do recado.

  22. @PR

    Eu digo-te. lol. Porque os produtos da Panda são a maior treta que existe. Primeiro o produto é espanhol. E segundo a Panda não testa o produto. Isto funciona da seguinte maneira, quando um cliente com um produto versão 2008 tem um problema, migrasse a licença para uma versão 2009. Se o cliente tiver problemas, reporta-se á Panda em Espanha, para eles corrigirem o erro antes de lançarem oficialmente o produto. ;)

    Ah e para mim a melhor é que comprasse um produto com uma licença para 2 anos, mas quando instalamos o produto só temos um ano. O que é preciso fazer??? Temos que preencher um cupão, tirar uma fotocópia á prova de compra e enviar. Agora vem a melhor parte, o cliente não é avisado se já tem mais um ano e para ficar com os dois anos de licença o cliente tem que reinstalar o produto.

    Panda não obrigado. Lol

  23. Ferramenta gira, mas pouco pratica para que precisa de um Autorun.inf a funcionar.

    Fazia mais sentido um programa que varresse o sistema onde se liga a pen, de modo a evitar a contaminação desta.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.