Network Activity Indicator – Indicador de rede para Windows 7
Uma das muitas pequenas falhas que o Windows 7 tem é a ausência de um indicador de actividade de rede. Muitos utilizadores já se queixaram dessa pequena falha e inclusive já foram apresentadas aqui no Pplware diversas propostas para que seja devolvido ao Windows esse excelente e útil indicador.
A maioria das propostas apresentadas limita-se a apresentar um ícone na Área de Notificação do Windows e que vai alternado a sua imagem em função da actividade de rede. O Network Activity Indicator é uma nova alternativa, que vos dá essa informação básica e ainda lhe adiciona informação adicional que se revela muito útil.
Atrevo-me a dizer que o Network Activity Indicator é o que a Microsoft deveria tomar como exemplo para uma futura implementação de uma função deste género. Não apenas pela simplicidade com que é construído e apresentado, mas também pela muita informação que nos apresenta.
Para além da óbvia actividade das interfaces de rede, o Network Activity Indicator apresenta-vos uma pequena janela onde podem ver informação relativa ao trafego que está a passar por lá. Essa janela pode ser fixa no Ambiente de Trabalho e assim acederem de forma directa à informação que vos fornece. Para isso devem usar o símbolo que se encontra no canto superior direito e que conhecem bem se são utilizadores do Windows 7.
Têm ali presente, para além do nome da interface que está a ser utilizada, o número de pacotes recebidos e enviados. A somar a isso podem encontrar ainda informação sobre a actual largura de banda de upload e download que estão a usar nesse momento.
A pérola que dá a esta aplicação o seu toque exclusivo é a apresentação nessa janela de um gráfico que mostra a vossa utilização da largura de banda ao longo do tempo. Infelizmente esse gráfico não pode ser percorrido em jeito de histórico e a sua janela de dados está limitada. Ainda assim os dados apresentados são de extrema utilidade e podem verificar a utilização que têm dado à vossa rede.
O ícone que se encontra na Área de Notificação do Windows vai sendo alterado consoante estão a enviar ou a receber dados pela interface de rede.
O Network Activity Indicator é uma excelente aplicação para controlarem a utilização da vossa placa de rede e trás de volta uma função muito apreciada no Widnows e que desapareceu com a entrada em cena do Windows Vista e posteriormente com o 7. Possivelmente a Microsoft dará ouvidos aos muitos utilizadores que querem esta função de volta e esta será incorporada de volta no futuro Windows 8
Descarreguem o Network Activity Indicator e tenham-no em uso no vosso Windows. É completamente portátil e basta executa-lo para que fique em funcionamento e a recolher dados. Fiquem a par das velocidades que o vosso PC está a conseguir no contacto com a rede e despistem possíveis problemas ou constrangimentos.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Network Activity Indicator 0.7.0 [85.41KB]
Homepage: Network Activity Indicator
|
|
|
Tweet |
Pin It
|
Arquivado na categoria: Redes, Sistema & Análise, Software, Windows, Windows 7
24 Comentários
Deixe o seu comentário
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.















pede-me uma versão diferente do framework.
Sabem-me dizer onde a tirar?
Tens aqui: http://msdn.microsoft.com/en-us/netframework/aa569263
Obrigado Pedro
A meu ver, existe algo melhor… “NetSpeedMonitor”. Este permite ter mesmo ao lado da área de notificação a “velocidade” da transferência de dados que está a ocorrer, assim como muitas outras informações à distancia de 0 clicks (basta colocar o rato por cima
). Sendo que tem ainda outra ‘catrafada’ de opções, personalizações, whatever… vale a pena experimentar.
http://img713.imageshack.us/i/capturarcf.png/
http://img855.imageshack.us/i/capturar2e.png/
http://img840.imageshack.us/i/capturar3f.png/
Sim, essa é uma outra excelente alternativa!
Mas testa esta e ficas encantado com a sua simplicidade. Para quem apenas pretende ver a actividade da sua placa de rede esta é excelente. Se pretenderem mais então têm mesmo de avançar para alternativas como a que apresentaste.
Pois, a do artigo é mesmo muito simples, e tem basicamente as mesmas informações indiquei acima, só que o facto de não ter a velocidade sempre visível
Pois, a do artigo é mesmo muito simples, e tem basicamente as mesmas informações que a que indiquei acima, só que o facto de não ter a velocidade sempre visível, para mim, torna-se inviável pois gosto de saber constantemente a velocidade das minhas trocas de dados etc. =)
Grande programa esse do ícone azul que tens
hehe
Quanto ao citado no artigo, parece ainda verde, mas gosto do aspecto.
Mas o windows 7 tem o monitor de desempenho que permite monitorizar a largura de banda utilizada.
É um grande programa não é? Totalmente imprescindível numa máquina ahah
Qual ser o programa do ícone azul? (fiquei curioso)
Muito simples…
BatteryCare
Produção nacional da boa!!
BatteryCare
Artigo pplware.
Gabarolas
Eu uso este nos meus dois pc’s. Para mim é a melhor opção.
Realmente muito bom, obrigado!
E em tempos vieram-me espetar na cara, que o DeviantArt não é lá grande coisa para partilhar software. -.-
A galinha da vizinha é sempre melhor que a nossa não é? Mas o que é que se à de fazer?
pequena correcção, não leves a mal, mas é ” o que se há-de fazer”.
ás vezes também erro, ou porque me falham letras ao clicar, ou as troco, e depois me apercebo, acontece.
A Microsoft nunca tirou funcionalidade ao Windows, no máximo muda-lhes o nome e a localização.
Foi o caso, tanto o Windows Vista com o Windows 7 têm essa funcionalidade de raiz.
Apenas têm de procurar bem.
Concordo mas no Windows existe n aplicações a serem melhoradas. Por exemplo o Task Manager…
Muito bom. Vou testar no Vista.
Atrevo-me a dizer que o NetWorx é o que a Microsoft deveria tomar como padrão (por defeito).
Uso para Vista SP2 e me serve muito bem, com a seguinte opção ativada: (Gráfico no ícone da bandeja).
Wow quase 30MB de ram só para isso?… Bem suponho que existem algumas pessoas que não vivem sem esse tipo de coisas!
Seja como for também para que é que serve mesmo os 8GB nos PC’s de hoje em dia não é mesmo?
Experimentei o NetWorx que o ‘R. Campachi’ falou e só tenho a dizer que é bem, mas bem melhor que este aqui apresentado no artigo!
NetWorx site: http://www.softperfect.com/products/networx
Esse software já foi sugerido várias vezes cá no PPLWARE, curiosamente mesmo por sugestão do R. Campachi:
http://pplware.sapo.pt/networking/networx-monitorize-sempre-a-sua-ligacao/
Abraço
Quanta coincidência! Essa internet dá voltas!
;-D
(Obrigado pela lembrança)