My Lockbox – Reserve uma Área Segura no computador

O computador nem sempre é “só nosso”. Muitas vezes um único computador é partilhado pela família, e cada um dos utilizadores têm interesses e utilizações próprias, sem que isso seja importante para os restantes membros da família. O mesmo pode acontecer em máquinas no local de trabalho. Cada pessoa tem informações que só a si dizem respeito.

A sugestão é para que crie uma pasta onde, somente o detentor da password, consiga ter acesso ao conteúdo da mesma. Existem várias alternativas, mas deixo-vos hoje a sugestão My Lockbox

Esta aplicação permite um controlo activo do conteúdo, e torna-se totalmente estanque, mesmo quando se esquece de a “trancar”, esta automaticamente – findos alguns minutos – esta fecha-se! Além disso, é discreta e pode colocar o acesso à mesma na área de sistema do Windows.

My Lockbox é super simples de utilizar: no processo de instalação é-nos logo solicitada a password mestra para, daqui em diante, conseguirmos aceder ao conteúdo da pasta encriptada.

Algumas características:

  • A pasta cifrada fica oculta até ao momento em que introduzimos a password.
  • A pasta fica disponível onde entender, inclusive pode colocar na cloud.
  • O ícone na barra de tarefas permanece também oculto e aparece quando solicitamos o acesso à aplicação.
  • O Painel de controlo permite algumas opções, por exemplo, podemos ocultar mesmo em modo de segurança a pasta My Lockbox.
  • Podemos definir nas opções se queremos o ícone da aplicação, na barra de tarefas, oculto ou visível.
  • Podemos configurar teclas rápidas para abrir o painel de controlo, útil se este estiver sempre oculto.
  • Podemos alterar a password no Painel de controlo.
  • Uma particularidade, a meu ver inútil, é a troca de skins que está também disponível

Muito discreto e eficaz, depois de fechado este cofre, nada o consegue arrombar, quer por tentativas locais quer remotas.

Para ter acesso ao conteúdo ou ao painel de controlo da aplicação, tem de ser o detentor da palavra mágica, caso contrário fica do lado de fora.

Pode colocar atalhos de teclado para ter acesso rápido à pasta e para fechar de imediato a mesma, sem ter de apontar o cursor sobre o ícone na área de sistema. Pode, através do Painel de Controlo, alterar a password… entre outras funcionalidades.

Esta versão 2 tem a vantagem de poder estar integrada no explorador do Windows, permitindo de qualquer parte do Windows enviar ficheiros para a pasta protegida. A versão gratuita apenas permite encriptar e esconder uma única pasta, já a PRO permite encriptar várias pastas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 32 e 64 bits
Download: My Lockbox 2.4 [2.38MB]
Homepage: FSPro

  
     Pin It  

Arquivado na categoria: Segurança, Software


14 Comentários

  1. E isto encripta a pasta e respectivos dados? É que se não basta aceder ao disco através de outro SO e lá vai a protecção ao ar…

  2. Ainda não testei, mas antes disso… vantagens sobre o TrueCrypt ???

  3. Já usei uma versão anterior e não desgostava pois pensava ter tudo protegido, isto até ao dia em que com um livecd de uma distro Linux a dita pasta protegida apareceu completamente desprotegida.
    Nunca mais usei.

    Cumpz

  4. eu uso o free hide folder. qual a diferença?

  5. Parece bruxedo, estava mesmo à procura de um programa destes… É sempre assim, quando procuro alguma coisa o pplware tem :)

  6. Já comentei certa altua que gosto muito e ainda uso o “my private folder” da microsoft! É dos programas bem conseguidos da microsoft!

    Uso actualmente (à pouco tempo) também o Truecrypt! Continuo a achar que o mal deste ultimo é não ser expansível! Ou seja, definir uma pasta como sendo encriptada e esta ir aumentando à medida que lá se colocava os ficheiro! E não ao contrário… definir ao início xMb ou Gb e ir metendo material confidencial até ficar cheio…

    Bom fds

    • Por falar em Truecrypt… quando é que o pplware faz um tutorial à maneira sobre o uso deste programa!?

      Parece-me que muita malta não uso este por não sabe muito bem como é que o mesmo funciona!

      Pensem lá nisso!

      Obrigado e continuação de bom trabalho!

  7. Obrigado pela dica. Parece-me o ideal para a rede no trabalho.
    Sera que funciona em rede em pastas partilhadas??

  8. Parece-me que este programa é apenas mais um que só protege quando o mesmo está a correr, caso contrário não cumpre o que promete.

  9. Alguém já testou? Só protege em windows?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.