Microsoft Mathematics 4.0 – A Microsoft ajuda na matemática

O ano escolar vai a meio, mas nunca é tarde para introduzirmos ferramentas que podem usar nas salas de aulas e nos estudos. Existem várias ferramentas que são obrigatórias, não só porque os professores assim o decidem, mas também porque os alunos as elegem para se sentirem apoiados e para realizarem os seus trabalhos de forma mais simples. Até o “nosso” Magalhães vem equipado com um vasto conjunto de software que dá aos nossos pequenos alunos ferramentas para conseguirem ter uma experiência de sala de aula diferente do habitual.

Para os nossos leitores mais velhos existem outras ferramentas que também os podem ajudar. Vão poder usar esta em muitas situações e vão conseguir poupar uns cobres. O Microsoft Mathematics é uma excelente calculadora, capaz de ombrear com as calculadoras que infelizmente temos de comprar.


Esta calculadora, que até há poucos dias era paga, é a ferramenta que a Microsoft disponibiliza a todos os alunos para que possam efectuar cálculos mais complicados e ajudar na visualização de dados e de gráficos.

A sua interface foi modernizada e adaptada à imagem do que agora é normal nas aplicações que a empresa de Redmond fornece. Passou a ter a sua ribbon e está muito mais atraente.

O Microsoft Mathematics permite que resolvam equações, com indicação passo a passo do que está a ser feito, desenho de gráficos 2D e 3D, conversão de unidades e resolução de problemas com triângulos.

Na sua interface principal devem apenas colocar as equações que pretendem ver resolvidas e carregarem no botão Enter. Podem também colocar ai simples operações aritméticas que o Microsoft Mathematics tratará de as resolver e apresentar-vos o resultado.

A apresentação dos gráficos permite que tenha uma visão diferente das equações que necessitam resolver e ajuda-vos a compreender melhor o que estão a calcular. No caso dos gráficos 3D podem mover e rodar esses gráficos para que tenham uma real perspectiva do gráfico.

Uma outra forma muito interessante que colocarem os dados no Microsoft Mathematics é através da escrita manual. Se tiverem um equipamento que suporte a escrita directa no ecrã, podem introduzir os dados directamente disse forma.

Com a disponibilização desta ferramenta, a Microsoft conseguiu deixar um sorriso na cara de muitos alunos. É uma ferramenta muito importante e que os ajudará a compreender melhor muitas das matérias que vão aprender. Vão provavelmente deixar de comprar as carissimas calculadoras científicas e passar a usar directamente esta ferramenta nos seus PC’s.

Se necessitam de efectuar cálculos complicados e de resolver equações matemáticas mais assustadoras, não deixem de testar esta ferramenta.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download (64bits): Microsoft Mathematics 4.0 [18.9MB]
Download (32bits): Microsoft Mathematics 4.0 [17.6MB]
Homepage: Microsoft Mathematics



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


32 Comentários

  1. Fica a minha recomendação para os estudantes: WolframAlpha (http://www.wolframalpha.com/).
    Completamente excepcional.

  2. O que me chateia é que ainda não descobri como faço intercepções entre duas funções…
    De resto, parece cinco estrelas :D

  3. Freeware??? muito bem. A versão anterior não era. Gosto deste programa, simples e funcional..

  4. Boa noite.

    Gostava se existe esta aplicação para a plataforma symbian.

  5. Existe um addon desta ferramenta para o office, é só descarregar.

  6. Só uma correcção, quando escreves “Vão provavelmente deixar de comprar as carissimas calculadoras científicas e passar a usar directamente esta ferramenta nos seus PC’s.” não queres dizer calculadoras gráficas? Penso que sim porque uma cientifica arranjas a dez euros.

    Mas muito bom post vai me dar muito geito.

  7. Por falar em calculadoras, já experimentaram as TI-83, 85 e 86 para Android?? Excelente emulação!

    • Simplesmente genial a aplicação!

      Gostava que tivesse a TI-84, já que é a que uso!mas para a TI-83 não leva grande diferença!

    • tens para pc-linux tiemu ;) qualquer rom para escolher…;)
      Ou então se queres algo a sério Wxmaxima existe pelo menos pa windows e linux é livre e muitooo bom, é um mundo.
      Ou então Matlab mas este é pago e muito bem pago…..também tens octave de onde o matlab deriva, ou QTOctave, ou…
      para mim…WxMaxima na crista da onda quando te habituas qual matlab qual que…:)

      cmps

    • Não encontro no market o emulador das TI… Alguém pode ajudar?

    • Se não me engano existe um “clone” da TI-84 para Maemo, mas eu não preciso portanto não sei como é o seu desempenho.

  8. ninguem bate o Matlab

    • Mas ele bate em nós (estudantes) xD

      sem dúvida que não tem comparação, mas sem ter experimentado esta calculadora parece ter utilizadores finais diferentes do Matlab ;)

      • sim claro…
        O matlab do meu ponto de vista serve mais como plataforma de testes, do ponto de vista matemático existem ferramentas mais vocacionadas para isso…

        cmps

  9. Usei esta aplicação como apoio para as áreas de cálculo e achei a aplicação muito boa, simples de usar. Para quem não quiser aprofundar outras aplicações como Matlab e Wolfram é uma ferramenta a usar.

  10. Podem também experimentar o Algebrator. O Algebrator explica passo a passo como é que se resolve o que vocês lhe mandarem fazer. Básicamente o Algebrator pode fazer o vosso trabalho de casa :) (ou pode-vos ajudar a compreende-lo)

  11. Carlos António Meireles Alfredo

    LATEX RULES ! e o resto é conversa ….
    word é dos melhores wysiwyg mas Latex é outro nível !

  12. “Se necessitam de efectuar cálculos complicados e de resolver equações matemáticas mais assustadoras, não deixem de testar esta ferramenta”

    Bom conselho! A m.c, que não devia ser usada no ensino básico, já deita por terra a capacidade algébrica dos nossos alunos mas agora, com esta ferramenta, temos a possibilidade de aumentar o facilitismo assim como a ignorância!
    Viva a intoxicação portuguesol!

    • É um ponto de vista. Mas um ponto de vista cónico e explico o porquê: as ferramentas não entorpecem a mente, bem pelo contrário, estas espevitam e aumentam a capacidade emotiva para a aprendizagem. O que está errado é o método de complementar o ensino tradicional com as novas tecnologias. Não é o sol que gira em torno da terra, já Copérnico teve o mesmo problema.

      • É.

        Claro, podemos fingir que estas ferramentas não existem ou podemos incorporá-las no ensino… A primeira opção geralmente não resulta lá muito bem.

        E isso lembra-me a “polémica” que houve na Voz do Operário quando decidiram deixar de ensinar a escrita cursiva. O argumento era óbvio: nós estamos a ensinar as crianças a ler e escrever, não desenhar. Para desenhar têm as aulas de desenho.

        Com a matemática é a mesma coisa, o que é preciso é ensinar a raciocinar, a pensar, não aplicar fórmulas tipo chapa 5, que no fundo é só o que a calculadora (e esta aplicação) sabe fazer.

  13. Boas,

    Alguém sabe de um software semelhante para Apple Macintosh?

    De preferência “free” como este!

    Obrigado

  14. Depois de eu conseguir fazer a cadeira vocês publicam isto???
    MALDOSOS ;)

    E para Probabilidades e Estatística??? N~ao se aproveita estas calculadoras?

  15. Usa o Wolfram Alpha.

  16. Devia ter em português :(

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.