Dica – Controle o seu computador a partir de um Browser

…a partir de qualquer lugar

Nos dias de hoje são inúmeras as ferramentas disponíveis que nos permitem, a partir de qualquer lugar, aceder remotamente ao nosso computador.  O teamviewer e o LogMein vieram descomplicar um processo que nem sempre era fácil para um utilizador vulgar e quase com um simples click é hoje possível aceder ao nosso PC a partir de qualquer lugar.

Hoje vamos ensinar como um utilizador poderá aceder ao seu PC remotamente, usando um simples browser e o OnlineVNC Server.

vnc_00

O OnlineVNC Server é uma fantástica ferramenta que permite aos utilizadores ligarem-se remotamente às suas máquinas usando para isso um simples browser. Para tal, o utilizador apenas necessitará de instalar o OnlineVNC Server na máquina remota e definir as respectivas permissões de acesso e gestão.

Depois de instalado o OnlineVNC, o utilizador poderá começar por criar um novo utilizador para acesso remoto à máquina. Para isso deverá ir a “Local machine -> Your computer name -> Users”  e do lado esquerdo escolher a opção “Click here to add New User”.

vnc_02

De referir que no Access Rights, é possível escolher uma das seguintes opções:

  • View Access  (apenas visualização)
  • Keyboard Access (Controlo do teclado)
  • Mouse Access (Controlo do rato)
  • Full Access (Controlo total)

A aplicação permite ainda a filtragem de máquinas por IP/host e o utilizador poderá definir o porto de comunicação e uma master password da aplicação.

vnc_04

 

Do lado do cliente, o utilizador apenas terá de inserir no seu browser o seguinte endereço:

http://www.onlinevnc.com/vnc-viewer.html?host=192.168.1.1&port=5900

devendo mudar o endereço IP e o porto de comunicação para o seu cenário e em seguida deverá inserir as respectivas credenciais.

online_00

Nota: De referir que caso estejam fora da vossa rede devem indicar sempre o IP publico da vossa máquina (ver aqui).

Após autenticação, o utilizador passará a ter acesso à máquina remota através de um simples browser.

vnc_01

O OnlineVNC Server é sem duvida uma ferramenta muito interessante e simples de configurar. Apenas necessita de estar instalada no PC ao qual pretendemos aceder remotamente e do outro lado apenas necessitamos de um browser. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.

Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Windows Vista/ 7

Download: Online VNC Server X86 (12 MB) | 64 bits (13,5MB)

Homepage: Online VNC Server





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


11 Comentários

  1. Pessoal, desculpem lá o offtopic mas acho que podiam fazer uma pequena referência ao Imagine Cup 2012. Portugal conquistou ontem lugar nos 6 melhores mundiais.

    http://www.imaginecup.com/blogs/imagine_cup_finals/archive/2012/07/08/imagine-cup-2012-worldwide-finals-software-design-finalist-announcement.aspx

    Um abraço

  2. Não quero parecer estar a chatear, mas esta conclusão:

    “Apenas necessita de estar instalada no PC ao qual pretendemos aceder remotamente e do outro lado apenas necessitamos de um browser.”

    É exactamente como eu uso o LogMeIn. Com a vantagem de no LogMeIn não precisar de saber o IP público da máquina (aliás, a máquina está atrás do proxy da empresa).
    Não usei este serviço, mas pelo descrito neste artigo parece-me um produto abaixo do LogMeIn.

  3. Uso o teamviewer.

    Na minha opinião muito bom e podemos controlar o pc via smartphone/tablet também :D

    • Tem limitações, é lento comparando com TeamViewer por exemplo. Depende do browser em que se abrir também.

      Usei durante muitos anos, a 1 ano para ca deixei de o usar, continua lento.

      Uma boa alternativa o TeamViewer também tem acesso por conta, em vez do ID, regista-se um user e senha e anexa-se varios PC´s nessa conta, tal como o Logmein. Contudo é mais rapido o Teamviewer, podem testar no mesmo browser nas mesmas condicoes no mesmo PC, eu ja o fiz varias vezes é notoriamente mais suave e rapido

  4. O protocolo VNC não é muito seguro (conexões não encriptadas)…
    Pensaria duas vezes antes de usar um serviços como esse. LogmeIn e teamviewer são mais seguros

  5. O Melhor Remoto Free é o AMMYY….

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.