Comodo IceDragon – Precisa de um browser seguro?

Existem hoje em dia muitas possibilidades de escolha no mercado dos navegadores web. Existem navegadores para todos os gostos e feitios: uns destacam-se pela velocidade, outros pela flexibilidade, outros ainda pela extensa possibilidade de personalização, enfim a oferta é mais do que muita. No meio de tudo isto a palavra segurança é aquela que, devem concordar, mais se destaca nas características comuns a todos, mas existe segurança e existe SEGURANÇA e exemplo disso é precisamente o Comodo IceDragon que nos chega através de uma empresa que se dedica a produzir uma vasta colecção de aplicações de segurança, a conhecida Comodo.



Provavalmente, muitos dos nossos leitores já ouviram falar no Comodo Dragon, um explorador personalizado e direccionado para a segurança que tem por base o motor do Chrome. Basicamente o IceDragon, que conheci aqui, é um explorador também ele personalizado e direccionado para a segurança mas baseado no motor de núcleo da Mozilla.

A verdade é que, apesar de já se encontrar na versão 13, este é o primeiro lançamento oficial do IceDragon pelo que os desenvolvimentos e melhoramentos ainda estão em fase um pouco embrionária, mas pela mão da Comodo só se pode esperar qualidade. Para os utilizadores do Mozilla Firefox esta é uma óptima opção se quiserem um navegador mais seguro do que é habitual, a começar na própria instalação. Aquando da mesma somos indagados se queremos importar do nosso explorador standart toda a informação que este possua passando pelo histórico, favoritos, cookies e até passwords:

Mas não é tudo. Na própria instalação podemos escolher se queremos uma ligação realmente segura através da alteração dos DNSs, ficando estes alterados para DNS da Comodo e que permite bloquear automaticamente tudo o que seja site malicioso,  com a vantagem adicional de ajudar a melhorar os tempos de carregamento das páginas:

ATENÇÃO: ao alterar os DNS para os da COMODO todas as aplicações ficam sujeitas a essa conexão, pelo que deverão ponderar essa possibilidade ou não.

Ao ser baseado num núcleo da Mozilla os utilizadores deste explorador não precisarão de um qualquer período de habituação, pois as semelhanças com o Firefox são bastantes, apresentando os mais variados recursos de segurança em níveis multi-camada. Além do mais, o próprio Comodo IceDragon permite a navegação em modo PRIVATE BROWSING, isto é, não será guardado qualquer histórico para a sessão que estejamos a correr enquanto tivermos activada a opção.

Este IceDragon traz embutido um inspector de sites que pode ser usado para verificar a validade de qualquer página que visitemos, algo que somente pode ser alcançado com qualquer outro navegador através da instalação de plug-ins.

Outra extensão também embutida no explorador prende-se com o facto de nos permitir partilhar as páginas que visitemos com os nossos contactos de redes sociais.

O explorador, à semelhança do referido Comodo Dragon, apresenta rasgos evidentes de uma segurança apertada que pode, no mínimo, deixar mais tranquilo aquele utilizador mais desconfiado relativamente a um site. Pessoalmente, deixei-o instalado e penso vir a utiliza-lo em situações onde não tenha clara a segurança pretendida. Quanto à dificuldade de trabalhar ou conhecer o explorador em si, à parte de umas quantas opções extra, tudo o resto é similar ao Firefox, pelo que, refiro de novo, a dificuldade de adaptação é mínima ou nenhuma.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Xp / Vista / 7 / 8
Download: Comodo IceDragon 13.0.3.0 [26.73MB]
Homepage: Comodo





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


24 Comentários

  1. Ja o uso ha uns meses. Ate agora 5 estrelas. É baseado no chrome, está tudo dito!

  2. Só acho estranho na pagina da comodo não ter referencia a esse browser. O único browser a que eles fazem referencia é ao Chromium based.

  3. Aproveito para perguntar aqui se o Firefox já tem aqueles “problemas” com a RAM resolvidos?

    Até sinto saudades dele hehe

    Mas agora é RockMelt sempre

  4. Mário Sousa,este artigo é dedicado a mim? :) :) É que vos apresentei este browser no vosso artigo da passada 2ª feira.”Tutorial:como mudar o nome de utilizador e link no Facebook”.Se quiserem o link,disponibilizo-vos aqui,com o meu comentário a ser o 6º a contar do fim:http://pplware.sapo.pt/redes_sociais/tutorial-como-mudar-o-nome-de-utilizador-e-link-no-facebook/

    • José, eu nesse dia vi o o teu coment e sorri…nessa altura o artigo sobre o IceDragon já estava feito e à espera de espaço para ser publicado…Gostava de poder dizer-te que sim, mas não o foi. De qualquer das formas aceito sugestões de software para Windows para apresentar por aqui, visto esse ser um assunto que gosto bastante.

      Relativamente ao IceDragon tinha-o encontrado não no site que mencionaste mas na fonte do site que indicas ;-)

      Espero que tenha estado à altura! e venham de lá essas sugestões

  5. Muito bem,Mário.Coincidências :) Vou-te apresentar mais três browsers de origem russa,e um de origem chinesa.Vais ficar surpreeendido. :) Todos bem fixes.

  6. Consome menos ram que o Firefox?

    Cumps.

  7. Boas! Muito bom artigo, so tenho umas questoes:

    • (Devo ter carregado enter sem querer)
      Visto que este browser e tao desconhecido, como vamos saber a sua performace para podermos considerar se instalamos ou nao?

      Será que a pplware podia fazer um comparativo (a base de graficos, nao era preciso muita escrita) sobre os browsers da actualidade? Tanto os mais conhecidos (Chrome, Firefox, Opera, Safari) como estes que o pessoal nao tem sequer a noçao que existem (Comodo Dragon/IceDragon, WaterFox, Rocketmelt, PaleMoon etc)…
      Daria realmente muito trabalho, mas é algo que users como eu gostariam de ver mais frequentemente pois eu farto-me de trocar de browsers e voltar sempre ao chrome… saiu o opera 12 usei-o por umas semanas, saiu o firefox 14 usei-o por umas semanas, agora de volta ao chrome pois ha sempre um problema ou outro com os restantes… mas acabo por me cansar por ser sempre o mesmo “ambiente”…

      Desde já obrigado, e é so uma ideia!
      Cumprimentos!

      Observação:
      Um Dragao cospe fogo, um “Dragao de Gelo” cospirá gelo (?? Será? continuando) o Dragon foi baseado no Chromium (se nao estou em erro) e o ‘ICE’Dragon no ‘FIRE’Fox… Enfim, querem diversificar…

  8. Eu na maior parte do tempo uso FF e há umas semanas tenho o Waterfox instalado e bastante leve. vale a pena experimentar.

    http://waterfoxproject.org/

  9. Se quero segurança.. para visitar aqueles links esquisitos… uso o Sandboxie… não seria certamente o comodo dragon ou comodo icedragon ou qualquer coisa da comodo a nível de browsers… que de resto não é feito por eles, mas sim por terceiros e eles como que personalizam… eles nem embutem TLS v1.1 e TLS v1.2 no browser… e está disponível do NSS (… claro que isso significava ter de programar a sério para integrar, ou mesmo integrar do zero no caso do browser não usar o NSS), logo não trás nada de novo! Sempre podiam imitar a Panda Security que meteu o mozilla (parece-me) a correr numa caixa do virtual box (acho eu)… nunca funcionou no meu computador (Panda Safe Browser), mas pelo menos a ideia era melhor.
    Ah! E com o Sandboxie se eu quiseser posso executar um browser de forma a que ele não apague nada e depois ao fechar o browser o Sandboxie elimina de forma segura os rastos todos! Nem nisso a comodo trás mais valias… para apagar tudo, é como eu já tenho, é só configurar na opção… nada que tome mais de 15 segundos a configurar… mas não apaga de forma segura.

    • Ótima dica Roy.
      Eu já faço uso do Sandboxie há vários meses i já o considero essencial. Tenho 3 computadores i todos têm o Sandboxie i funcionam muito bem.
      Neste momento o Bufferzone também é uma ótima solução para virtualizar o navegador i é inteiramente grátis como o Sndboxie também o é.

  10. Precisa de algumas melhoras, mas gostei muito.
    Está aprovado.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.