Sabe como partilhar uma impressora no Windows 7?

Em conversa com um aluno, ele questionava-me se havia a possibilidade de partilhar uma impressora entre vários computadores através do Windows 7. Referiu-me ainda que tinha todos os computadores  ligados através de uma rede Wireless e que a impressora estava apenas ligada a um deles.

A solução para tal problema é bastante simples, bastando apenas partilhar a impressora, da mesma forma que partilhamos uma pasta.

printer_000

Para procederem à partilha de uma impressora na rede, usando o Windows 7 devem começar por aceder a Devices and Printers através do menu inicial.

printer_00

Em seguida definem a impressora, e carregando com o botão do lado direito do rato  escolhem a opção “Printer Properties

printer_01

Estando já dentro das configurações associadas à impressora a partilhar, devem escolher o separador Sharing e carregar no botão Change Sharing Options.

printer_02

Essa opção possibilita definir os parâmetros de partilhar a impressora e ainda associar um nome à mesma.

Nota: É aconselhável que atribuam um nome simples para depois aceder facilmente via rede.

printer_03

O próximo passo é activar o serviço de partilha. Para isso, através do menu inicial procuramos por “Network and Sharing Center

printer_04

Das opções disponibilizadas, seleccionamos do lado esquerdo “Change advanced sharing settings

printer_05

Em seguida activamos o serviço de partilha através da opção “Turn on file and printer sharing

printer_06

No meu caso tive ainda de activar a opção “File and Printer Sharing for Microsoft Windows” que se encontra disponível através do menu Properties da placa que se encontra ligada a rede (wired ou wireless).

printer_07

Aceder à impressora através de outro PC

Para verificarem se acedem à impressora através de outro computador na mesma rede, basta abrirem o menu iniciar e indicar o endereço IP ou nome do PC que tem a impressora partilhada (ex:\\192.168.10.127)

printer_008

Caso tudo esteja a funcionar, aparecerá uma janela onde poderão ver a(s) impressora(s) partilhada(s) na rede.

Nota: Em alguma situações, carregando na impressora em questão, é solicitado que o driver seja instalado da mesma.

printer_08

Considerações finais

As redes informáticas permitem que tudo esteja ligado a tudo, facilitando assim a vida ao utilizador e poupando alguns recursos. Este é um processo relativamente fácil, permitindo que todos os equipamentos em rede usufruam do acesso à impressora e possam imprimir. Num próximo artigo, vamos mostrar como aceder via Linux à impressora partilhada.

Caso tenham algum problema ou duvida na configuração da partilha da impressora, deixem o vosso comentário para vos tentarmos ajudar.





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


29 Comentários

  1. Para aceder a essa impressora em rede o computador ao qual ela está conectada tem de estar ligado certo ?

  2. O problema é ficar com o PC ligado para que os outros possam aceder à impressora. Creio que a melhor solução é aquela que já foi aqui anunciada: partilhar a impressora através do routher.

      • João estes dias andava na Radio Popular e vi um dispositivo para fazer a ponte entre um vulgar router e uma impressora qualquer. Pelo esquema apresentado atrevo-me a dizer que resultaria, é questão de te informares.

        • A maneira mais fácil e eficaz para a partilha de impressora é adquirir uma impressora com wireless, liga-la ao router e instalar os drivers da impressora em cada um dos pc’s. Feito isto é só mandar imprimir normalmente e está feito.

          • Boa tarde,já verifiquei estes passos todos e os docs ficam pendentes. instalei a impressora wireless no meu pc, mas não funciona wireless só ligando por usb. Podem enviar para o meu email ou colocar aqui o link de 1 tutorial para instalar uma impressora com wireless, a ligar ao router da zon (hub).Ja procurei todas as formas e nenhuma resultou.

    • Uma boa solução seria adquirir um printserver visto a impressora não possuir placa de rede.

    • Se tiveres um router MEO, consegue fazer uma rede de impressão, mesmo sem uma impressora com placa de rede. Abaixo tem um post meu, com os detalhes.

      Abraços.

      Bruno Santos
      Cordelima.com

  3. Uma das coisas boas do Windows7, que utilizo quase desde o inicio, quando tinha uma impressora Epson, que partilhava no PC fixo com o portátil. Actualmente tenho uma HP, com wireless, este procedimento já não é necessário… mas para impressoras sem wireless, sem duvida essencial!!!

  4. Também realizável atráves da Partilha Doméstica, depois vai-se a adicionar Impressoras, em rede e aparece lá a impressora. Adiciona-se e se o user quiser, mete em Predefinição.

  5. e os computadores não tem ke estar todos com o mesmo nome na no grupo de trabalho para isso funcionar pk se não estou em erro nd disso funciona se o nome do grupo de trabalho for diferente em cada um dos Pc’s.

  6. E se quisermos partilhar via “wireless” uma impressora (no meu caso uma Canon MP520…) instalada de raiz num computador com o “Windows Vista”, com um computador com o “Windows 7″? A mim tem-me dado sempre erro…

  7. Para quem quer partilhar impressoras no win7 e tem a firewall do windows desactivada, não vai conseguir partilhar… vai dar erro.

    Para contornar a situação têm que “temporáriamente” ligar a firewall.

  8. Para quem tem Router Meo Thomson, e uma impressora normal USB, fica a explicação de como colocar na rede sem estar ligada directamente num PC:

    Ligar uma impressora USB ao router HGW

    Abrir uma janela do DOS
    Executar o comando “telnet 192.168.1.254″ (Login: Administrator) (Pass: 3!play)
    Executar o comando “printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes”
    Executar o comando “printersharing LPD config state=enabled”
    Executar o comando “saveall”

    Abrir o painel de impressoras e faxes
    Clicar em adicionar uma impressora
    Seleccionar impressora local ligada a este computador e clicar em seguinte
    Seleccionar “criar nova porta” do tipo “standard TCP/IP port” e clicar em seguinte
    Clicar em seguinte na primeira janela da aplicação para configuração do porto TCP/IP para ligação à impressora
    Colocar no endereço IP “192.168.1.253” e clicar em seguinte
    Seleccionar personalizado e clicar em definições
    Seleccionar o protocolo LPR, colocar “TG787printer” no nome da fila de impressão e clicar em OK
    Clicar em seguinte
    Clicar em concluir
    Depois instalar os controladores da respectiva impressora

    Espero ter ajudado.
    Abraços.

    Bruno Santos
    Cordelima.com

    • ola, da me uma ajuda:
      da o erro:
      mbus error: object creation failed no error)

      • Eu tambem estou com o mxm problema!!!!
        mbus error=object creation failed
        mbus error=object creation failed so aparece este erro!!! ja to farto de tenta ligar e nao consigo so da erro!!!mbus error=object creation failed
        alguem sabe como resolver este erro???? AAJUDA………….

  9. Tudo muito bonito e para quem não sabe inglês e tem o sistema operativo em Português, quando aprendem que não somos todos ingleses?

  10. Boas, uma questão, como faço para mandar imprimir através do meu MAC? A impressora está ligada ao PC com Windows 7 no entanto quero imprimir através do MAC, alguém sabe como?

    Cumps =)

    • Olá… Também gostava de saber como imprimir da impressora q está ligada ao pc (windows 7), pelo meu mac, sem ter q andar a mexer nos cabos usb… Ambos os computadores tão ligados a wireless.. Pesquisei mas não encontro soluções :S

  11. Como o Bruno Santos disse…. para quem tem MEO e o Router Meo Thomson, definitivamente a melhor opção. Realmente bendita a hora que mudei para o MEO. Agora tenho um verdadeiro sistema multimédia e não apenas um operador a debitar streams de multicast para encher chouriços.

  12. Olá,

    Tenho 4 PC que ligam à internet por um “switch”, 3 deles têm instalado o Win 7 enquanto que o outro tem o Win XP SP3, eles “vêem-se” todos mto bem, partilham ficheiros, etc.. O problema está na impressora (Epson Stylus CX6600)que todos os Win 7 partilham bem, excepto o Win XP que detecta a impressora no outro PC (com Win 7) e pede um ficheiro “.INF”…. Nem com o CD da impressora… EStarei a fazer algo errado? Cumprimentos

  13. boas
    fiz tudo como diz o pst mas quando vou ao outro pc dque é windows vista diz que nao tenho permissao para fazer isso

  14. Boas
    Gostava de uma ajuda se possivel.
    Deram-me uma impressora usda epson sx515w que tem wi-fi e ligaçao de rede.
    Tenho meo com o router t787.
    A minha questao é como configurar a impressora no router para poder acerder com dois portateis por wireless ou seja imprimir com qualquer um deles sem andar a ligar o cabo usb a cada um sempre que preciso de imprimir. eu faço o primeiro passo bem configuro a minha rede na impressora com a chave wap depois entro no router e aparece la o mac da impressora quer dizer que a impressora esta ja conectada ao router certo? agora como faço o resto das configuraçoes no router ou nos portateis para poder imprimir sem ligar o cabo usb.

    Agradecia a ajuda de alguem pois tenho andado feito louco e nao dou com o gato

    Gratos por quem me possa ajudar

  15. ola como partilhar uma impressora a dois computadores numa rede grande sem adicionar endereço ip e imprimir sempre nela

  16. Muito bom o tutorial, ajudou-me bastante. obrigado

  17. excelente dica! estava querendo fazer isso a tempos!
    consegui pelo nome do PC e não pelo IP (passo final)

    obrigado pela dica! funcionou perfeitamente

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.