PplWare Mobile

Loja de apps do Windows está cheia de aplicações “manhosas”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Carla Sofia


  1. Joao Gomes says:

    Sou um novo utilizador da Windows Store e ainda não tinha percebido isso… Apesar de estar habituado à (“segurança”) da Google Store, uso o bom senso antes de instalar o que quer que seja nos meus dispositivos. Nomeadamente, ir ao site da aplicação, e seguir o link para a store que, normalmente, existe.

  2. Tiago Gomes says:

    Sou usuário das 3 plataformas (Windows, Android e iOS) e posso dizer com toda a certeza que de lixo o Android ainda não está livre! Mesmo para iOS existem ainda umas tragas por lá… Achei este post muito tendencioso visto que sempre criticaram a Microsoft pela falta dos App’s e agora que existe algum “esforço” para aumentarem em quantidade já começam as críticas. Acho que este tipo de notícia deve ser melhor relatada.

    • Pedro Pinto says:

      Tiago, penso que em primeiro lugar deve estar sempre a qualidade e depois a quantidade. Repara que a Microsoft ter uma loja desta forma é quase como dar um “tiro no próprio pé”.

    • Nelson says:

      No iOS? O mais correto seria comparar com a Mac App Store…

      De qualquer forma, onde é que estão as “tragas” na App store? A Apple não deixa isso, pode haver umas App de utilidade nula, mas fakes, ou que dizem que fazem uma coisa e fazem outra, como aparecem aí no loja da Google e da Microsoft, não.

  3. André says:

    “Parece desgovernada e abandonada.” concordo com esta sitação.
    No outro dia quando fui procurar aplicações que costumo utilizar encontrei enumeros casos destes de replicação de aplicações que torna ate dificel ter identificar qual é a verdadeira ou a clone.

  4. José Rodrigues says:

    Burro é quem instala aplicações de nome oficial mas programadas por indianos e chineses.

  5. Dave says:

    Já tinha reparado nesta situação, o melhor mesmo é verificar sempre o autor e site, por vezes é evidente que se trata de “esquema” quando o autor é de nome árabe, outras vezes é simplesmente estúpido… se pegarem no exemplo do artigo, o VLC, e selecionarem a app intitulada VLC Media Player Full HD o autor da app chama-se “Google Chrome”… no comments!!!
    O que me aborrece na loja da Microsoft, além destes imensos esquemas, é faltarem muitas apps conhecidas e existentes em Android e iOS, então a existência de apps oficiais da Google é para esquecer… existe apenas o “Search”… claro que esta situação não é culpa da Microsoft…

    • Pedro Pinto says:

      Mas isso não devia ser trabalho da Microsoft?

      • Dave says:

        Claro que é dever da Microsoft controlar as apps que tem na sua loja, porque desta forma acaba por estar a vender produtos fraudulentos, são eles a loja, são eles que vendem… se for infectado por um malware, vírus or whatever, eu não fico chateado com o Abilash Puram, fico chateado é com a Microsoft que tem exposto nas suas prateleiras falsificações do produto que eu procurava!
        E quem deve ficar ainda mais chateado com a Microsoft são os verdadeiros autores, porque o comprador tem uma má experiência relacionada com o produto e reduzirá a vontade de voltar a relacionar-se com esse produto (ainda que não se tenha relacionado com o autêntico). Talvez seja este um dos motivos que leva a Google não meter as suas apps na loja Windows… O que me chateia também :p

  6. Uno says:

    Ainda ontem deparei-me com esta situação (fui a procura do vlc para ver um filme em mkv), espero que resolvam isto o mais breve possível, concordo que desta forma a imagem da loja e por consequência de MS fica ainda mais “manchada”.

    Abraço

  7. JJ says:

    Eu por acaso, não utilizo muito a loja de aplicações. E as vezes que utilizei não tive problemas, analiso todos os detalhes previamente. Por isso nunca reparei nesse pormenor.

    Qualquer das formas, a Microsoft devia ter mais selecção na aprovação das apps. E talvez devia repensar o tipo de abordagem que quer para a loja, a meu ver seria mais interessante ser para comprar musicas/filmes/livros, do que aplicações, mas podia também as ter.

  8. Necroman says:

    Quem visita o Pplware tem de se habituar ao facto de serem tendencialmente anti-Microsoft. Antes até havia apenas um autor que era assim, mas hoje em dia com cada vez mais autores a situação é ainda pior – faz-me até lembrar outro site dos EUA com a mesma tendência – só Apple é que é bom.

    Apesar das muitas queixas que já fiz anteriormente não vejo mudanças nesse campo e temos de ser nós, leitores, a filtrar a informação.

    Em relação ao artigo tenho apenas a dizer que as aplicações da loja muito dificilmente têm malware pois são controladas individualmente antes de serem publicadas e para além disso funcionam numa sandbox própria. O controlo de qualidade tem deixado algo a desejar, mas infelizmente todas as outras lojas sofrem do mesmo e algumas delas muito controladas já inclusive tiveram aplicações maliciosas.

    Mas isso não impede de haver problemas com a sua instalação, pois estas podem desviar o utilizador para outro tipo de esquemas que se passa fora da aplicação.

    Este artigo seria muito mais útil como prevenção em que deveriam ajudar os utilizadores a evitar estes esquemas e não de crítica, pois as críticas a tudo o que é Microsoft já chateia!

    Mesmo quando a MS lança ou anuncia algo de positivo e o Pplware resolve publicar um artigo é sempre uma crítica.

    Tenho dito.

    • Necroman says:

      Ah e queria ainda acrescentar que ao lerem a descrição das aplicações VLC que estão na loja percebe-se que a aplicação não é o VLC, mas sim tutoriais ou atalhos para saber usar a aplicação.

      Só cai quem quer ao fim ao cabo, pois comprar uma aplicação só pelo nome sem ler a descrição é mau.

      E nestes casos é muito difícil controlar – devem poder publicar-se perfeitamente este tipo de aplicações, mas o maior controlo deveria ser sobre o nome da aplicação e o logótipo, em que estas aplicações deveriam ter nomes mais explícitos e nunca usarem o logótipo oficial ou só o logótipo oficial, para não induzir em erro.

      • Luis Silva says:

        +1 não gido muito, pois também acho coisas aqui muito mais pra um lado do que para outro….

      • Pedro Pinto says:

        @Necroman

        Não vejo essa tendência. Já no passado escrevemos algo sobre o Google Play, sobre as falhas do iOS, os bugs do Linux…há de tudo!

        Algo positivo da Microsoft? Publicamos tudo!
        https://pplware.sapo.pt/high-tech/hyperlapse-uma-tecnologia-revolucionaria-microsoft/

        “Só cai quem quer ao fim ao cabo, pois comprar uma aplicação só pelo nome sem ler a descrição é mau.”
        Nem todos os utilizadores têm a mesma experiência..daí ser preciso alertar.

        Experimenta ler o artigo original, bem mais duro!
        http://www.howtogeek.com/194993/the-windows-store-is-a-cesspool-of-scams-why-doesnt-microsoft-care/

      • Luis says:

        Boas,

        A mim, particularmente, incomoda-me ver comentários como este, que não são capazes de ver mais além e criticarem porque, pura e simplesmente, o querem fazer.
        De tendencioso não encontro nada.

        O que encontro são factos, contra os quais não existem argumentos, de que os sistemas operativos Linux e Mac são melhores do que Windows. E isso é mais do que evidente.
        Para não virem já com certos comentários, sou utilizador Windows, Mac , ios e android.

        Comentários como os vossos não fazem sentido e estragam o trabalho que o pplware faz.
        Não querem, não acedam ao site e deixem quem quer, visitar sem ter de estar sujeito a comentários descadeirados da realidade e sempre, como o ‘bom português’, a criticar por criticar.

        A loja falha, por várias razões. E não vejo onde isso é ser tendencioso.

        Para mim, é uma chamada de atenção até para a Microsoft que podia e deviam quanto antes, proporcionar melhores condições aos utilizadores da loja das app Windows.
        A loja actualmente está anos luz atrás da android e Apple stores.

        Só não sabia deste tipo de app’s mal intencionadas, porque, de tão fraca que é a loja Windows, no sentido de não ter praticamente app que interessem, nem sabia disto, porque vou lá de quando em quando para ver se melhorou…..

        Enfim, não sei para quando, mas palpita-me que continuarei com android e ios para essas situações….

        Cpts,
        Luis

    • Fernando Gonçalves says:

      Completamente de acordo.

  9. Jose says:

    Dei conta desta situação quando procurei pelo excelente “player” audio PowerAmp (usava em Android). Como paguei pela versão Android, não estranhei pagar também pela versão WPhone. Mas, em WPhone, a aplicação nada faz a não ser abrir um browser com publicidade ao PowerAmp. E é um facto: no processo de compra apareceram várias sugestões – PowerAmp full, ou full version, etc, que levantavam muitas dúvidas sobre qual a aplicação correta. Curiosamente, hoje, ao visitar a loja, a pesquisa pela aplicação retorna a mensagem “A aplicação deixou de ser publicada”. Neste caso parece já ter existido alguma expurga executada pela Microsoft. O dinheiro (4€) não devo ver mais…

  10. Alexandre Badalo says:

    Pois… metem-se a fazer OS á maluca e depois nao ligam a outros serviços que teem … MICROSOFT… CUIDA-TE OU VAIS Á FALENCIA

  11. Z3r0 says:

    Concordo que a loja do Windows 8 esteja cheia de lixo, (felizmente na do Windows Phone está bem melhor), agora o facto da Microsoft incentivar a criação de aplicações não deve ser criticado e nisto acho que o artigo foi tendencioso. “Utilizar uma verdade para fazer acreditar numa teoria” (experimentem pesquisar vlc na playstore)

    O problema aqui é de facto não estar a haver controlo das aplicações submetidas, o que é realmente de lamentar e não vejo no que a MS ganha com isto, se for para fazer “número” espero que pelo menos tenha estas aplicações sinalizadas e acabem com elas assim que acharem que já têm número suficiente.
    No entanto, o facto de a Microsoft incentivar a criação de aplicações é de louvar! Óbvio que estas aplicações têm de ser úteis, mas se a Microsoft recompensar os bons developers, então estará no bom caminho!

    Abraço

  12. k says:

    A primeira coisa que me vem a cabeça quando preciso dum programa qualquer não é ir à store. É pesquisar por ele no google e descarrega-lo do site oficial ou algo do género. Não ir a store. As poucas experiências que tenho com a store são más. A actualização para o windows 8.1 foi um desastre na altura mas acabou por se fazer. Sempre que tenho actualizações das apps básicas que vem com o windows (calendário, mail, etc) para fazer, ou falham, ou ficam pendentes MUITO mais tempo que o necessário antes da actualização começar. Em suma, não uso. E não sinto falta.

  13. Santorino says:

    Por isso é que eu deixei de usar a store, o controlo na loja aparenta ser muito pouco e que aceitam tudo o que é apps para encher a loja onde na realidade parece um paraíso de tudo menos apps. Quando se compara está com a do android, claro salta a vista a quantidade e qualidade de apps, e uma coisa é ter um malware na store que quando é detectado é corrigido, outra coisa é reportes para este tipo de situação e a ms. está se nas tintas… ( temos é de parecer ter muitas apps).

  14. Marco j. says:

    Depois de ler o artigo e os.comentários fiquei com receio de comprar um lumia para o meu velhote.

    • Z3r0 says:

      Marco, este artigo fala da loja do Windows 8, não é a loja do Windows Phone 8 (a dos Lumias e outros smartphones) que está muito melhor.

      • Pedro Maca says:

        nao, nao esta. o windows phone e a mesma coisa, ha 10 apps de facebook feitas por indianos ou chineses, mais 20 de youtube…e horrivel. as apps para windows phone sao de fugir, mas as da microsoft e nokia sao bastante boas para compensar.

        • Z3r0 says:

          Assim como existem dezenas de aplicações do Facebook no Android…

          Na loja do WindowsPhone existe menos lixo que na do Windows, e os resultados são muito mais precisos, afastando os utilizadores desse tipo de aplicações por terceiros.

    • Alexandre Badalo says:

      Android?

    • MR says:

      olha tenho um Lumia 930 e um iphone 5, fiquei muito surpreendido “pela positiva” com o o lumia tem que melhorar o market mas o essencial está lá. tenho aconselhado a toda a gente. compra à vontade para o teu pai que não te vais arrepender

  15. Marcotabuas says:

    Já me tinha apercebido disto desde que ando à espera do VLC para Win RT o que ainda é bastante tempo.

    A loja está cheia de aplicações duvidosas e há muitos comentários que ajudam a despistar essas e em caso de dúvida nada como pesquisar no google.

    Quanto aos que acham que isto é uma notícia anti-microsoft, discordo completamente porque esta situação é um facto que acontece que é as aplicações SCAM não serem apagadas da loja.

  16. João Terra says:

    Acho piada aos comentários aqui postos sobre a loja do windows.
    Eu já andei a instalar app´s na loja do windows e aquilo é uma baralhada completa e alguns APP´s em termos visuais é de fugir.
    Pelos comentários que vi, alguns queixam-se da MS. Agora pergunto, porquê instalaram o windows 8?
    Eu tive o windows 8.1 há pouco tempo só para ver a porcaria que aquilo era e voltei para o 7

    • Alexandre Badalo says:

      +1

    • MR says:

      lololol tu não gostares do windows 8.1 é uma opção tua, agora dizeres que é porcaria -_-, desde que o uso nunca tive problemas, ganho FPS em todos os jogos que jogo em relação ao W7, é mais rápido entre outras vantagens… não precisas da store do windows para nada. Não consigo perceber esses comentários ao windows 8, se vocês são primitivos e não conseguem adaptar-se, em relação a isso não se pode fazer nada. custa carregar em um tile que diz “ambiente de trabalho” etc. o mundo está sempre a mudar, estou mesmo a ver quando sair o windows 9 com o start button, vão arranjar qualquer coisa para criticar. XD

      • João Terra says:

        Eu utilizei o windows 8.1 e na experiência do windows a gráfica baixou-me de 6.5 para 3.4. Em termos de FPS é um pouco melhor.
        Agora falando a nível de experiência de usuário o windows 8.1 fica muito a desejar aos restantes Sistemas operativos.
        O sistema está cheio de bug´s e até mesmo o windows 7 é só bug´s, a MS faz updates com bug´s e depois cria outros updates para resolver esses bug´s.

        • João Ferreira says:

          Se com o MS é só bugs e mesmo com os updates só encontras bug’s… diria que o maior BUG está localizado entre o teclado e a cadeira…

          • João Terra says:

            E o teu comentário é mesmo infeliz.
            Tu deves ser o único que não vez os bug´s, mas eles existem e estão lá. Todos os sistemas operacionais têm bug´s, como por exemplo o Android, o linux, o IOS, Windows etc… Mesmo as próprias aplicações têm bug´s.
            Enfim…

  17. Mario Junior says:

    O mais ridículo são as aplicações que são apenas um atalho para o site oficial, ou aplicações (tipo facebook) que nada mais são que a versão mobile do site.

    A loja do WP é totalmente abandonada e jogada as traças.

  18. Fernando Gonçalves says:

    Não vi nenhuma aplicação VLC na loja windows 8. Vi muitas na loja windows phone 8.

  19. Daniel says:

    Se uma App oferece funcionalidades que a versão oficial não dispoe, funcionalidades que alguns utilizadores poderão querer utilizar, a App tem direito, na minha opiniao, a estar publicada, talvez informando que é versão não oficial, ou versões oficiais especificarem que são versão oficial. Claro q nada justifica scams.

  20. Benchmark do iPhone 5 says:

    Dá-se o caso de não conhecer a loja das aplicações para Windows 8.

    No Google Play (para Android) e na Apple Store (para iOS), a Google e a Apple cobram uma comissão de 30%, incluída no preço de venda das apps. Isso envolve as despesas para as examinar.

    Não sei se/quanto é a comissão da Apple nas aplicações para Mac e as da Microsoft para Windows Phone e Windows 8. Isto para dizer que o “índice de indignação” quando ao estado dos “stores” deve ser proporcional ao valor da comissão 🙂

  21. Rui Moreira says:

    Façam como eu vejam sempre quem publicou a aplicação “Published by VideoLAN” (…)

  22. Under says:

    O problema de muitas ou algumas empresas que o praticam este tipo de correrias contra o tempo de obter rapidamente resultados e a moda que se apega destas STORES dá nisto. As empresas deviam-se preocupar mais no suporte do que as actualizações que são lançadas a pressa por assim dizer. Que comecem a dar mais apoio intenso aos produtos do que estar a correr a querer ganhar dinheiro.

  23. Ativ S says:

    Eu gosto da variedade que existe. Sim, está um pouco mal organizado mas dá-me a ideia que esta noticia faz parecer mais grave do que realmente é. Quando faço o download de uma app vejo sempre quem é o criador dessa app. É como ir ao hipermercado. Tens variedade, grande quantidade, mas só compras o que queres. E pela minha experiencia não existem apps que danificam o telemóvel ou o tornam mais lento. Não gosto que no iOS (por exemplo) só exista uma aplicação para snapchat (por exemplo). Mesmo que saia uma aplicação oficial do snapchat para Windows phone provavelmente vou continuar a usar o 6snap porque não me acredito que o snapchat vá ser melhor que o 6snap. Também faz com que haja uma certa concorrência e que os criadores das apps se esforcem para as melhorar

  24. Jose says:

    A Microsoft deixou de apostar na loja na versão Desktop há algum tempo.

    Não vejo porque motivo foram buscar algo que teoricamente já perdeu o suporte.

  25. Edroid says:

    A store parece que foi mesmo abandonada, quando tinha o W8 ainda apareciam alguns updates às apps agora no w8.1 nunca me apareceu um único update a qualquer app

  26. Tiago A says:

    Se o drama é com a Google Play Store, basta instalar a Amazon appstore!! Problema resolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.