Word – Como ter cabeçalhos diferentes num documento?

No último artigo relacionado com o Word, ensinamos a inserir um cabeçalho e rodapé único num documento. No entanto, pode haver situações em que necessitamos que o cabeçalho ou rodapé mude ao longo do documento. Imagine que tem por exemplo um documento dividido em vários capítulos e pretende que o cabeçalho seja apresentado de acordo com o capitulo. Como fazer?

word_000

Como já referimos em outros artigos do género, o Word é sem dúvida uma ferramenta bastante potente e flexível. De forma  a ser possível criar diferentes cabeçalhos e rodapés para um documento, necessitamos de criar diferentes secções que basicamente delimitarão quais as páginas que terão um determinado cabeçalho ou rodapé.

Para este artigo, vamos apenas considerar cabeçalhos, sendo o processo para rodapés igual. Vamos considerar então o seguinte documento que possui já um cabeçalho.

word_00

De forma a procedermos a criação uma nova secção, colocamos o cursor no final do texto e em seguida escolhemos o separador Page Layout –>Breaks e escolhemos Next Page. Desta forma fazemos com que o word inclua uma quebra de secção, sendo iniciada na próxima página uma nova secção.

word_01

Quando nos deslocamos até a segunda página para inserir um novo cabeçalho, devemos começar por desligar a opção Link to Previous. Com a desactivação desta opção, podemos definir um novo cabeçalho, podendo este ser completamente diferente do definido para a secção anterior.

Como podemos ver pela imagem seguinte, na secção 1 (Header – Section 1) temos um cabeçalho, e na secção 2 (Header – Section 2) temos um secção totalmente diferente.

word_02

 

Como podemos ver, a definição de vários cabeçalhos num mesmo documento não é difícil. No entanto, é muito importante que todos os passos sejam bem definidos (ex. criação das secções no local correcto, desactivação da opção Link to Previous) de modo a que a criação de vários cabeçalhos ou rodapés num único documento não se torne “algo chato e incontrolável”. Experimentem e alguma duvida que tenham não se esqueçam de colocar em comentário que que possamos dar uma ajuda. Agora já não têm desculpas para não produzir um documento com todas as funcionalidades que já apresentamos.





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


22 Comentários

  1. Excelente tutorial, o word é aparentemente simples, mas tem carradas de funções que eu não domino, esta era uma delas.

  2. Boa dica,

    alguém saber inserir um índice geral, quando já usamos no mesmo documento índice “secundário” para sub-tópicos do documento?

    Cumprimentos

  3. Porra não sabia que isto era possível e já me fez falta…
    Obrigado

  4. Excelente! – Nem sei dizer quantas vezes precisei desse recurso. – Obrigado.

  5. Bom tutorial! Infelizmente o Word ainda não é muito simples neste processo.

  6. Nice! Agora é fazer o mesmo para o LibreOffice!

    • Concordo contigo Nelson, também aguardo algo deste gênero para o libreOffice, acho que por ser uma ferramente Open source deveria ter mais divulgação.

      • Boas,

        Eu pessoalmente nao tenho grande experiência com o LibreOffice, no entanto se alguém quiser dar uma ajuda é só enviar um e-mail.

        • O LibreOffice é livre de se experimentar, usar e até alterá-lo, se não se quer aprender é por preguiça e não por falta de dinheiro. Uso o M$Office desde a v2.0, e as diferenças entre LibreOffice e M$Word 2003 em termos de interface é quase apenas de aspecto, em termos de funcionalidades existem diferenças tal como no modo de fazer as coisas. São programas diferentes para fazer o mesmo, logo há que respeitar essas diferenças e não esperar como as pessoas esperam muitas vezes, que um documento feito com um produto fique igual no outro, para mim o que interessa é o resultado final que fica no papel (ou no pdf). Quando existem esquemas, por vezes uso o Draw como complemento do processador de texto Writer, por ser mais fácil e rápido de desenhar. O equivalente ao Draw no MsOffice é o Visio que não está presente na edição Casa e Estudante.
          Nota: O Word não respeita as dimensões quando se desenha.

    • No LibreOffice é bem mais simples. Cria-se tipos de páginas diferentes. Por defeito a página é do tipo predefinição. Eu costumo fazer o seguinte.
      Mudo a 1ª página para o tipo Primeira Página. Depois faço quebra de página, e escolho índice remissivo. Após esta é que uso a predefinição. Para cada tipo de página podes colocar ou não os cabeçalhos ou rodapés, com tipos de números de página também diferentes (romanos para o índice e árabes para contar as páginas).

  7. Excelente. Suponho que esta é também a forma de configurar como os números de página irão aparecer (por exemplo, interromper numeração numa dada página, retomando-a normalmente numa página depois). Bom tutorial, venham mais. ;-)

  8. Muito bom! Dá sempre jeito saber estas coisas ;)

  9. Obrigado por estes excelentes guias!

    Apenas uma dica: porque não fazem um screencast? Não resultaria num documento tão longo e quem quisesse adicionava aos favoritos! ;)

    É apenas uma sugestão.

    Cmpts

  10. Boa Dica esta, também não sabia.

    Agora precisava da vossa ajuda mas no Word 2007. Como inserir uma imagem directamente do scanner?? No 2003 tinha essa opção de inserir do scanner, agora no 2007 essa função não existe.

    Para inserir uma imagem sem gravar num ficheiro, tenho que abrir o paint ou outro programa, digitalizo, corto o que quero e copio depois para o word.

    Porque é que não mantiveram esta opcção no 2007. Se ela existe deve estar super escondida, porque eu já fucei o word todo e nada….

    Alguêm ajuda….

    Obrigado

    • Aqui vai:

      Para inserir uma imagem a partir de um scanner num documento do Word 2007, siga estes passos:

      - Inicie o Word 2007.
      - No separador Inserir, clique em ClipArt.
      - No painel ClipArt, clique em Organizar clips.
      - No menu Ficheiro, aponte para Adicionar Clips ao Organizer e, em seguida, clique em Do Scanner ou da Câmara.
      - Seleccione a imagem, clique em Adicionar e, em seguida, feche o Microsoft Clip Organizer.

  11. Boa dica!
    Fazia isso mas não tinha resultado, pois esquecia de tirar a opção “ligar ao anterior” :S
    Obrigado e continuem com essas dicas.

  12. Ok…mas não funciona com documento acima de 2 páginas.
    Como faz?

  13. Baita dica cara, eu não sabia que dava pra fazer e peguei um arquivo cheio de paginas, cada uma com cabeçalho diferente da outra… com sua dica vai dar pra fazer… obrigado mesmo!!! Abraço

  14. Boa noite,
    eu estou a escrever uma tese e tentei seguir os vossos conselhos mas acontece que desformatou todo o meu trabalho. Após fazer o que vocês sugeriram, eu tenho capítulo 1 a começar a começar com o número 1 e o capítulo 2 também começa com número 1 (já para não falar das páginas em branco). Por isso, será que não existe outra forma de editar os cabeçalhos para diferentes capítulos ou, como eu penso, o OFFICE não passa de um programa tão bom que falha nestes pequenos detalhes?

  15. ridiculo

    impossivel fazer pois as quebras de pagina não funcionam
    no entanto daria muito jeito

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.