Versão portátil do Windows 7

Hoje em dia é moda “portabilizar” tudo o que é software. Torna-se de facto mais simples e mais prático andar com o nosso software no bolso. Esta vantagem pode ser estendida aos sistemas operativos, que já correm de forma transparentes a partir de dispositivos de armazenamento USB. Hoje vou-vos ensinar a colocar o Windows 7 a correr a partir de uma pen USB.

Nesta primeira parte, iremos abordar a instalação, criação e inicio de instalação do Windows 7 sobre o VirtualBox portable.

Começamos por descarregar a partir daqui o VirtualBox Portable. agora certifique-se que tem numa das portas USB uma pen com um mínimo de 8GB (isto para ter espaço para executar a instalação do Windows). Obviamente deverá ter já uma cópia do Windows 7.

Vamos seguir passo a passo, com suporte de imagens os passos necessários para construir uma máquina virtual dentro da nossa PENUSB.

Depois de darmos início à instalação do VirtualBox para dentro da Pen USB, a aplicação faz disparar uma janela solicitando que seja registada a cópia do programa. Se tiverem tempo podem registar a vossa cópia.

Agora com o quadro principal aberto, clicamos no botão Novo. De seguida, botão Próximo.

É-nos agora solicitada a quantidade de memória que vamos reservar para a máquina virtual. Para uma utilização “decente” do Windows 7, no mínimo coloquem 1024MB. Um giga já permite um utilização sem “congelamentos”. Botão Próximo.

Agora vamos definir o tamanho do disco virtual. Começamos por criar um disco novo.

Botão Próximo que nos levará a um quadro interessante.

Neste quadro, o utilizador poderá definir o tipo de estrutura do disco. Ou colocaremos um disco que se expande dinamicamente conforme o espaço necessário aquando da utilização do Windows 7, ou colocamos um espaço rígido de disco virtual. Neste caso vamos utilizar um armazenamento expandido dinamicamente.

Neste quadro e depois de termos definido o tipo de armazenamento, vamos alocar o espaço que queremos para o tal disco virtual.

Não se preocupem. Mesmo tendo uma pen de 6 ou 8 GB o espaço que estamos a alocar de 20GB será para permitir a instalação sem problemas. O tecto será obviamente o tamanho da sua pen. Relembro que a instalação do Windows 7 RTM Ultimate, consome um pouco mais de 5,6 GB de espaço. Botão Próximo.

Pronto. Agora clique no botão Terminar e tem a sua máquina virtual instalada, pronta a receber a instalação do Windows 7.

Agora o ideal será o utilizador ter o Windows 7 num DVD ou num ficheiro ISO. Clique nas definições e vá ao separador CD/DVD Rom.

Caso a instalação seja feita por um ficheiro ISO, temos de o adicionar ao Gestor de Discos Virtuais, Clique no botão Adicionar.

Depois de encontrado e este estar já no separador Imagens de CD/DVD, os tradicionais ISO, clique no botão Seleccionar.

Conforme pode ver, já tem o ISO, no fundo da janela carregado. Pode também escolher outro suporte para a sua instalação. Se tiver o Windows num DVD apenas precisa de dizer ao Assistente que é a partir da drive óptica que começará a instalação do Windows 7.

Termina aqui a instalação da máquina virtual. Feito isto partimos para a instalação do Windows 7.

Quando começar a instalação, o rato está activo dentro da máquina virtual, basta dar um clique e conformarem a janela de informação que vos diz que, para retirar o cursor do rato de dentro da janela virtual, têm de clicar na tecla Alt Gr.

Veja na página seguinte alguns passos da instalação.

Páginas: 1 2





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


57 Comentários

  1. Perfeito. Só faltava aqui o link para a versão RTM confiavel ^^

    Cromo

    • Isso é o que não falta por aí. Há versões originais para beta testrs Windows 7, há versões para subscritores MSDN, há versões originais para OEM’s, há versões originais para os beta testers da versão mini-beta do Windows 7… e há imenso material disponibilizado, sabe-se lá por quem, na Internet…

      Em relação ao guia, posso garantir que o serviço é impecavelmente estável…

  2. obrigadinho pela diga.
    mas o seven nao esta ainda em fases de teste e so durant 30 dias?
    tem de haver forma de dar o boot pela pen driver.

    • Não, para o público o Windows Se7en está apenas disponível em fase de testes, mas para os fabricantes já está pronta a versão completa. Contudo pode-se usar por mais de 30 dias registando o produto.

      Mas eu acho que isto não é bem o que se entende por um SO portátil – SO portátil arranca a partir da pen ou de um disco logo na fase de boot – e esta dica é óbvia e só funciona se a máquina tiver um SO!

      Mesmo assim, para os que não entendem muito, a dica vale a pena!

  3. Ora bolas!

    E eu a pensar que já se podia correr o Windows 7 a partir de uma pen bootable… tal como um Slax…

    Eu tenho uma pen bootable com o XP em versão BartPE, mas não é bem um Windows completo.

    Pode ser que um dia consigam…

    • Andamos a tratar disso, o Pedro Pinto está com o processo quase pronto… há apenas um situação que ao carregar o ISO as bibliotecas “explodem” e dá-se um tremendo crash :P

      Mas isso terá remédio…

      • Nunca testei no W7, mas no XP testei durante bastante tempo, até que li num «extenso» faq, que algures na altura de arranque do windows, as USB são desligadas ou reiniciadas, e por causa disso não se consegue efectuar o arranque do SO por USB…
        Mas como disse, já foi à uns anos que testei…

    • Pedro nem sabes o que passei a tentar fazer isso..
      .. windows boot usb..

      Passei dias com vários programas, tutos, youtube…. nada
      simplesmente nao consegui nem sequer fazer boot por usb..!

  4. LOL

    Esta noite (de 09 pa 10) fiquei até as 6 da manha a instalar o win7 numa VM (Descarregar, gravar e instalar)! E agora isto aqui! Coicidencia….XD

  5. Desculpem o offtopic… mas tou com um problema, tenho um computador com XP, com 1 conta, e perdi a password desse pc… há alguma maneira de fazer um reset a password?

    • Há sim… Podes formatar e instalar tudo de novo, ou utilizar ums softwares específicos para essas situações tais como o ERD Commander ou o Hiren’s Boot CD (recomendado).
      Também é possivel recuperar a partir de um boot cd com linux.

      Abraço.

    • Experimenta arrancar em modo de segurança e entrar com o utilizador “Administrador”. Depois mudas a pass do utilizador que pretendes.

  6. Mais um fantástico tópico por parte do PPLWARE. ;)

  7. Para executar a maquina virtual é preciso privilegios de administrador. :(

  8. para o pessoal que ja instalou o 7, isto ficou aqui uma pasta com o nome, windows.old… posso apagar?? é que tem mais de 70G…

  9. Boa tarde

    Não consigo instalar o 7 na pen.
    Chega aos 4GB e diz-me que não tenho espaço em disco quando a pen tem 16GB. Alguém me diz o que se passa?

  10. essa pen ubs vai funcionar em qualquer pc??

  11. que titulo tão desapropriado

  12. Pensei que arrancava diretamente da pen…

  13. Execelente artigo, julgo, que se possa fazer esta acção, com qualquer OS.

  14. UPS excelente artigo,julgo, que se possa fazer esta acção, com qualquer OS.

  15. a tela na hora de usar o SO tem jeito de ficar maior, porque a minha só fica metado do monitor.
    Marcos

  16. Não consigo gerar o PDF deste post.

  17. olá pessoal, gostei do exemplo e tentei fazê-lo mas… sou muito nbo nestas coisas…
    1º quando faço o download do virtual Box sou enviado para um mirror externo e não para o site da SUN…
    2º depois de fazer o download e coorer o .exe que fiz down, ele pede-me para extrair o que eu faço… depois dentro da pasta de extração aparece outro .exe que ao clicar diz nao ser uma versão autorizada nem suportada pela SUN… depois aparece um quadro que embora ja tenha tentado de todas as maneiras não consigo colocar a funcionar… llooll
    Podiam explicar como se faz?
    obrigado.

  18. Para os técnicos como eu, é uma excelente maneira de mostrar o sistema operativo sem ter de levar o portatil atrás. Para além disso temos um windows com aquilo que precisamos sempre off the box e à mão. Pode dar jeito.

  19. 1-Formatar a pen
    2-Usar por ex:o 7zip
    2-Extrair ficheiros para a pen
    Terminado,(+/- 10 minutos)é só colocar a pen na porta usb,ir a bios e fazer boot.
    Comigo é assim,descomplicado!!!

  20. Olá Shynkendo,
    se estiver falando de um Windows 7 Bootavel, estaria interessado em saber um pouco mais a respeito.
    Essa noite liberaram um Windows 7 Netbook Edition, com menos de 2Gb de instalação, acredito que facilitaria muito nesse processo.

  21. GRANDE POST !!!!!!!!!!!

    mesmo, estão de parabens

    nao sei se aqui é sitio indicado para colocar a minha pergunta, mas ja tentei instalar varias versões do windows xp(home basica, professinal, 2002, etc..) no meu portatil mas antes de aparecer o menu de formatação (aquela parte em que se carrega em “enter” e depois “F8″ para depois poder escolher onde instalar o xp), o ecrá fica todo azul com uma mensagem de erro, ja fiz de tudo para tentar instalar (até tirar o disco rigido, meter o disco noutro pc, instalar o xp no disco, e depois voltar a por no meu pc), nao deu certo, gostaria de saber se podia instalar o xp numa pen drive e arrancar o pc com a pen, já com o windows xp lá dentro, e se fosse possivel alguem me dar alguma dica para conseguir formatar o pc

    AGRADECIA IMENSO mesmo !

    :)

  22. oNIKE o teu ecra azul dá que erro?? stop 7a ou 7b correcto? tens que mudar o controlador do SATA para COMPATIBLE/IDE/LEGACY na bios ou carregar os drivers do SATA AHCI em disquete… há portateis que é necessario actualizar a BIOS mediante a versão do Windows que se quer instalar

    • quando aparece o ecrá azul diz que ocorreu um erro grave e o windows teve de reiniciar para evitar falhas, depois tem:

      Informações técnicas:
      ***STOP: 0x0000007B (0xF78D2524, 0xC0000034, 0×00000000, 0×00000000

  23. pois… é o tal stop 7b… drivers do AHCI… só consegues instalar o vista ou o win7 sem recorrer a drivers e disquete… ou altera na bios como te tinha dito

    • Podes explicar-me passo por passo, em que parte da bios é que eu mudo isso ?

      e tipo se nao bios nao der para modar o que faço ? é que o portatil nao tem leitor de disquetes

  24. pá… qual é a marca e o modelo do portatil?

  25. é um HP Compaq Presario CQ60 170EP

  26. e pra que queres instalar ai o xp?? windows 7 era melhor… já vi que não percebes muito da poda e pra instalar os drivers nesse portatil é um massacre mas faz-se. para instalar o xp sem drive de disquetes saca o nLite e mete lá os drivers do SATA AHCI da intel… tens aqui um tutorial em ingles mas serve http://aps2.toshiba-tro.de/kb0/TSB85017Z0000R01.htm e no http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=207882

    • eu sei que sim, mas como nao tenho trafego soficiente para fazer o download do windows 7 (pirata, uma versao qualquer de experimentação (nao sei é este o termo)) entao nao posso instalar o seven, e como tenho cds com várias versões do winXP que ainda nao testei, assim crio uma partição no disco e ja posso experimentar as versões que tenho

      mas obrigado pela informação
      :D

  27. olá amigo.
    to com uma pequena duvida sobre o win7 portable.
    minha duvida é a seguinte.

    eu to com um notebook q ta começando a dar pau no hd dele.
    so q eu comprei um hd externo e n to conseguindo instalar o win7 nele.
    essa versão portable serve para hd exerno tbm?
    e se funfa quando for entrar so escolher a porta usb q esta a hd e pronto vai entrar no win sem problemas por conta do hd interno?
    por favor manda a resposta por e-mail.
    obg.

  28. Este método falhará. Eu usei o Virtualbox para instalar o Windows 7 diretamente para um USB, mas quando iniciar recebido 0x7B BSOD

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.