PplWare Mobile

Recorde na Fibra óptica: 1 TB em apenas 31 milissegundos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe says:

    Agora venham-me falar para esquecer ligações de fibra porque vem ai o cobre a 1Gb (ao lado do bastidor claro) LOL

    • Sergio J says:

      Sim porque na tua casa vais mesmo ter estas fibras. E se viveres a poucos kms dos grandes urbes terás mesmo de te contentar com o cabo. Portanto “longa vida para o cabo!”

    • Cris. says:

      Muita gente não tem noçao do custo do “last mile”. 80% do orçamento para o desenvolvimento de uma rede WAN é em engenharia civil. Os equipamentos activos são peanuts…

      Tem todo o sentido em investir no desenvolvimento de tecnologias sobre cobre, 80% do investimento jà là està…

    • Carlos Correia says:

      LOL, estava a pensar no mesmo Filipe, há uns dias atrás iria achar esta noticia fantástica, apesar de demorar a termos disso por cá, mas com a cobrança ao giga já penso que não seja tão boa, um deslize e fica cara a brincadeira, vamos aproveitando enquanto não há dessas taxas por cá.

    • Vítor M. says:

      Imagina que não tens fibra e queres fibra para teres mais velocidade… uma ligação super rápida… mas se não tens fibra, esquece a fibra, há alternativas bem mais rápidas e mais baratas…aaaaa e possíveis 😉

      Era esse o conceito… esquece a fibra 😉

  2. Alex says:

    Com estas tecnologias a AT&T vai ficar mesmo sobrecarregada por causa do netflix, coitados dos tipos.

    Quero é que acabem com a trata do copyright e os “patent trolls” o resto é treta 🙂

  3. Picanço da Águia says:

    Perante esta assombração de Teras e + Teras … sinto os meus 12 Megas a voarem … da ZON (NOS) … para os 50 Megas de Fibra da Vodafone … por 24, 99 €urecos/mês … !!! E esta … ??? TAL € QUAL !!!

  4. Ovelha says:

    No artigo que partilharam para os 255Tbps não está correcto.
    O correcto é este: http://www.extremetech.com/extreme/192929-255tbps-worlds-fastest-network-could-carry-all-the-internet-traffic-single-fiber
    Os links DWDM actuais já são capazes de oferecer mais de 80 frequências a 100 Gbps, dando um total por fibra de mais de 8Tbps. E isto para distancias superiores a 1500km.
    Essa capacidade deverá aumentar bastante já nos proximos anos.
    Mais, temos equipas de R&D em Portugal (Coriant) responsáveis por essa tecnologia 😉

    No entanto, os 255Tbps são bastante impressionantes!

  5. Elisio Martins says:

    ” Descobrimos a velocidade, mas prendemos-nos demasiado a ela. A máquina que produz a abundância empobreceu-nos. A nossa ciência tornou-nos cínicos; a nossa inteligência, cruéis e impiedosos. Pensamos de mais e sentimos de menos. Precisamos mais de humanidade que de máquinas. Se temos necessidade de inteligência, temos ainda mais necessidade de bondade e doçura. Sem estas qualidades, a vida será violenta e tudo estará perdido.”
    do Filme o “Grande Ditador” de Charles Chaplin

  6. Mega says:

    Duas coisas. O que acontece quando a velocidade de transferência é maior do que a escrita do disco? E isto supostamente não faz ultrapassar, em pouco tempo, aquele “tráfego ilimitado” (sim, existe) dos ISP?

    • David Ferreira says:

      já não existe Trafego ilimitado em nenhum operador portugues 😛

      • Bahh says:

        Existe sim, tráfego ilimitado na internet fixa dos operadores MEO, Vodafone, Cabovisão e NOS (na NOS com o asterisco do podem restringir a velocidade).

        Na Internet Móvel tem sem limites de tráfego apenas e só a NOS (que tenha visto) mas com o tal asterisco do podem restringir a velocidade, sabe-se lá quando e sabe-se lá para quanto.

        Na Internet via satélite da tooway também têm um plano como tráfego ilimitado (embora tenha ouvido dizer que metem todos no mesmo transponder para que os ditos clientes quanto mais usarem mais se prejudiquem uns aos outros do mesmo plano tarifário na velocidade ilimitada).

  7. David Ferreira says:

    lol só um “pequeno” detalhe, para que me serve ler 1gb em 0,03 segundos se no máximo só posso escrever no disco a 180mb por segundo com um disco espetacular?!

    isso é bom para as empresas começarem a deixar de lado o traffic shaping por que começam a ter largura de banda disponivel….ou não 😎

    • David Ferreira says:

      peço desculpa pelo equivoco, pesquisei agora um bocado e um disco de 300euros já escreve a 545mb/s 😛

    • Bahh says:

      Não é para meter lá em casa, é para ligação entre operadores e entre continentes.

      Basicamente prova que se os operadores quiserem podem aumentar a capacidade de transmição só mudando a maior parte das vezes o equipamento ligado às linhas de fibra-optica existentes… e podem acumudar todo o tráfego existente e mais algum que venha a existir para os próximos anos… com os valores a aumentar exponencialmente as desculpas do tráfego estar a entupir as ligações acaba-se porque podem aumentar em milhares de vezes a capacidade de largura de banda existente.

      O utilizador final não verá tais velocidades nos próximos anos, mesmo que toda a gente venha a ter somente fibra ótica até à sua casa… é de esperar que possam vir a atingir os 10 Gbps nos próximos anos se as coisas continuarem a evoluir naturalmente sem interferências (guerras ou catástrofes em larga escala… esse tipo de coisas).

  8. int3 says:

    Transmissão de dados e throughput são diferentes. Posso ter 1000 de throughput mas na verdade só posso transferir uns 800 em dados nem isso.

  9. André says:

    Ora viva!

    Estas noticias fazem- me lembrar aquela celebre noticia em 97 quando o trustssc bateu o record de velocidade em terra.
    Passados quase 10 anos, o que é que mudou nos carros de estrada comparativamente a esse record? NADA!

    Aqui é a mesma coisa. Batem- se records de velocidade, mas na realidade e para o utilizador final, não serve de obsolutamente nada.

    Cumprimentos;

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.