WebDroid – Transforme o seu Android num servidor Web

Independentemente de qual o melhor sistema operativo para dispositivos móveis da actualidade, a verdade é que os programadores estão a apostar em força na plataforma Android e a desenvolver aplicações/serviços fantásticos ( infografia – vejam aqui). Depois de termos apresentado o fantástico FTPDroid (um servidor FTP para o Android – ver aqui), hoje vamos conhecer o WebDroid que permite ter um autêntico servidor Web no Android.

webdroid_00

Uma das grandes vantagens dos smartphones é a mobilidade que permitem no acesso aos serviços online. Apesar de nos dias de hoje ainda não substituírem totalmente os desktops, a verdade é são muitos os serviços que podem ser implementados num simples smartphone.

O WebDroid é uma aplicação que permite aceder ao nosso dispositivo através de um WebBrowser. Apesar de existirem algumas aplicações que apresentam esta arquitectura de comunicação, o WebDroid vai mais além, disponibilizando suporte para várias tecnologias Web.

Principais características

  • Suporte completo para AJAX
  • Permite procurar, apagar e fazer upload de vários ficheiros em simultâneo
  • Preview de imagens e ficheiros MP3
  • Restrição por password.
Como funciona o WebDroid?

O WebDroid funciona no paradigma cliente/servidor. Basicamente é necessário instalar a aplicação servidor do lado do Android (WebDroid) e aceder ao mesmo através de um simples Browser (via PC ou outro smartphone ou Tablet).

Do lado do Android depois de instalado e executado o WebDroid, a aplicação fornece o endereço de ligação (neste caso o http://192.168.1.70:9000). Carregando na tecla de menu do dispositivo, podemos  aceder a várias copções de configuração do WebDroid.

webdroid_02

Do lado do PC basta abrir um simples browser e inserir o endereço fornecido pelo WebDroid. Nesse momento, é apresentada uma interface muito bem organizada e funcional, que permite aceder ao sistema de ficheiros do Android. A interface é desenvolvida em Ajax o que permitindo uma interacção fantástica.

webdroid_01

O WebDroid é mais uma excelente aplicação para dispositivos móveis com Android. Por este andar, quem sabe se no futuro os servidores passarão a ter como base o sistema operativo da Google?  Pessoalmente gostei bastante das funcionalidades disponibilizadas e simplicidade de operação. Experimentem!

 

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 1.6 +
Homepage: WebDroid [1 MB]
qr_webDroid





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


14 Comentários

  1. Muito bom artigo! Obrigado!

  2. Porque é que a Google não mete o Chrome OS na gaveta (não digo abandonar, mas continuar a desenvolver a logo prazo) e faz do Android um OS de Desktop???? O android com acesso à root num PC era uma distro de Linux para revolucionar o mercado e dar um grande abanão em toda a concorrência……

    Just my 2 cts…

  3. Daqui a nada sai o TascaDroid, nem posso esperar por ele… Um Android a tirar cafés e cerveja de pressão… :D

  4. Mais uma distribuição de linux? para quê? não chegam as que já existem?
    E ia revolucionar em quê? Dado que o Android é um SO desenvolvido para dispositivos com ecrãs tacteis e num PC tens teclados…
    eu gosto do Android mas daí até querer vê-lo num pc….

    • eu tenho na empresa, ubuntu a correr com monitores touch, e olha que se calhar não era nada mal pensado android em pc…

      • pois, mas o ubuntu já é direccionado para pc’s e já cá anda há uns belos anos, e o android não.
        se calhar não percebes-te o que eu quis dizer, mas basicamente é o seguinte… há pessoal que quer fazer do Android um canivete suiço.
        Se já existem bastantes distribuições, para quê ter de forçar esta em PC? Só porque é o SO da moda?
        Já agora metiam tambem o iOS em PC’s :)
        E na tua empresa, achas mesmo que migravam para Android?
        É que migrar muitas aplicações de um SO para outro não é tarefa fácil…

  5. Lembrei-me disto quando vi a aplicação Kies Air que veio no meu Samsung Galaxy S II que permite gerir o telemóvel no pc num portal web… tal como configuramos um router.

  6. Sinceramente não vejo o “extra” que esta aplicação tem em relação a outras que já existem no market como o websharing que já foi publicado salvo erro aqui no pplware.

  7. Pelo menos um Android antigo dentro duma gaveta sempre dá jeito para alguma coisa! hehe.

  8. Prefiro o Remote Web Desktop. Faz o mesmo que este o muito mais. Para além de permitir ao acesso à memória do cartão também permite o acesso à memória do telemóvel. Sem falar de todas as outras funcionalidades.

  9. Bom dia,
    Gostaria de saber, se o webd droide tem o pacote Apache, MySQL e PHP, como eu trabalho em divulgação de sites em casa de clientes, alguns sites, necessitam destes requisitos…

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.