PplWare Mobile

Powerline para jogadores! Jogue sem atrasos na rede

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Miguel says:

    Alguém me tira uma dúvida quanto aos receptores powerline:

    É possível usar dois receptores de marcas diferentes?

    Obrigado.

    • Miguel says:

      E já agora os consumos de energia de uma coisa destas?

      É que pretendo adquirir um par deles, para colocar internet na garagem (morando eu num quarto andar) a rede eléctrica sendo a mesma, estava a planear colocar um no router em casa e outro na garagem ligado a um router, para o carro ter internet, mas tenho receio dos consumos de electricidade disto.

      Obrigado.

    • Pedro Pinto says:

      Boa questão. Nunca testei mas vou tentar saber.

      PP

    • Alex says:

      Sim é, mas deve confirmar os protocolos, o HomePlug tem variantes.

      Normalmento as versões 200,500,1200 são compativeis entre marcas.

      Versões antigas (azul 85 Mbps) não são compativeis.

    • Hugo says:

      A resposta é depende. Mas, por norma, não. E os que funcionam entre diferentes marcas, por vezes não funcionam a 100%.

    • Pedro Almeida says:

      é possível, eu uso. Não te garanto que funcione com todas as marcas

    • Paulo says:

      Sim, é possível usar adaptadores de marcas diferentes.
      Já usei 3 marcas em simultâneo: Belkin, Tp-Link e Devolo.
      E até com velocidades diferentes. Nunca tive problemas.

      Atualmente só estou a usar Devolo apenas pelo facto dos upgrades ao firmware serem mais fáceis (não é preciso desligar da parede) e sobretudo pela funcão de economia de energia quando a ligação não está em uso.

      Num modelo específico da Tp-Link notei um aquecimento que me pareceu exagerado.

  2. Ricardo says:

    Com outros powerlines é possivel ter uma ligação decente com quase o mesmo ping que directo do router, são uma excelente soluçao

  3. Raul says:

    Debati-me com este esta questão há uns dias atrás! Tenho um kit de velocidade inferior, de 300mbps, que me estava a limitar a velocidade de download e upload, em quase 50%. Para uma velocidade contratada de 100/100 (down/up) de internet, tenho à saída do router a velocidade total, mas à saída da powerline apenas 60/60 (aprox).
    Acredito que com o kit apresentado, de 1200mbps, o problema será resolvido, mas será que estão preparados para uma velocidade 200/200? Pela lógica e cálculo sim, mas receio que a performance real não se comprove.
    Agradeço se alguém tiver esse conhecimento e me sugerir a opção entre um kit desta categoria de 1200 ou a categoria superior de 2000.
    Muito obrigado.

    • pedro says:

      já viu as suas placas de rede e / ou cabos ethernet? para atingir velocidades gigabit é preciso ter material de qualidade em toda a rede, caso contrário tem estrangulamentos e nunca atinge as velocidades máximas.

      • Raul says:

        Sim, todas são Gigabit e os cabos Cat 5e ou 6.
        Obrigado de qualquer forma.

        • DEVAXTATOR says:

          tem uma opção la desactive por favor (power saving mode) da garantidamente mais do que 100mbps mas consome mais energia. os fabricantes colocam os produtos de forma a serem o mais eficientes energeticamente mas ao custo de velocidade acontece em todos os produtos carros telemoveis routers etc.

  4. Katia says:

    Gostava de saber o quao estaveis é este tipo de ligacao. Nao quero ligar o microondas ou a maquina de lavar e la se vai o sinal.

    • N says:

      isso vai depender da qualidade da instalação eletrica da casa. se for minimamente decente, nã terá problemas. eu já tive a maquina de lavar e o forno ligados ao mesmo tempo e não notei diferença nenhuma no sinal

      • Hugo Freitas says:

        Por experiência (tenho 5 devolos + 2 que já se estragaram) e a ligação é muito estável desde que exista troca de dados. De modo a poupar energia eles ficam em standbye e por vezes quando ligo o PC demora uns segundos (poucos) até se restabelecer. Se os devolo perdem o sincronismo geralmente é sinal de que a morte está para breve…

  5. Victor Fernandes says:

    E um router a acompanhar? Eu tenho powerline da D-Link (ou será TP-Link?) 300MBps mas para ter a MEObox na sala, no entanto não faço ideia de qual a força do sinal, uma vez que esporadicamente tenho falhas na transmissão.

  6. Pedro S. says:

    Nunca utilizei nenhum destes mas penso que a única vantagem será mesmo a facilidade na instalação, porque até ao momento nada bate ainda uma instalação por cabo de rede CAT6, seja em velocidade de ponta, de ping, latências, etc.. E até é fácil instalar, para quem se quer aventurar, numa casa! A desvantagem mais séria é mesmo o preço: muito caro!

    • Pedro S. says:

      A desvantagem que falo é referente à compra dos kits da powerline! A instalação do CAT6 é barata!

    • Modem says:

      A desvantagem do cabo é teres de andar a passar cabo por todo o lado.

      • Pedro S. says:

        Pois, mas tenho o exemplo da instalação feita em minha casa, por mim (não sou técnico ou algo do género) e é relativamente fácil.
        Por norma, o que se pretende é ligar ponto a ponto, isto é, router ao computador fixo.
        Comparando custos / facilidade de instalação / fiabilidade, é ainda em larga escala compensador cabo CAT5/6.

  7. cfbs says:

    Tenho a configuração Modem-Powerline-Powerline-Router e por wireless nao noto diferença na velocidade face a quando estou por cabo diretamente ao modem. Diria que a quebra deve ser inferior a meio Mbps. No entanto com as mesmas powerlines numa casa diferente, ligado ao modem diretamente tinha algo a rondar os 98Mbps e ligado por cabo a powerline tinha apenas 65. Pode diferir muito da instalação eletrica e das voltas que dá duma tomada a outra, inclusive se for entre disjuntores diferentes… Quanto a Interferencias, nunca tive nada disso.

    • Pedro S. says:

      Entre cabo CAT5/6, powerline e wireless, o melhor mesmo é CAT5/6. Depois powerline e por fim wireless. De certeza que notas diferença ns negativa nos limites de velocidade e de latência ao utilizares wireless.
      Se for para navegar na i nternet, serve. Se for para jogos online, downloads e afins, ganhas em muito ter tudo por cabo. 😉

  8. powerverde says:

    Isto é tudo muito bonito mas e nas (muitas) casas onde as ligações electricas são à zé do pipo e por isso os powerline não funcionam? É que na reportagem incitam pessoas a gastar dinheiro num equipamento que está provado que só dá chatices à maior parte dos portugueses.

    • pedro says:

      está provado? onde? cheira-me que você é que não gosta da tecnologia em causa e está a mandar bocas para o ar! das instalações que tenho feito de powerline em casas de conhecidos, os problemas são ZERO.

  9. as13 says:

    Se fosse possivel uma analise aos consumos eletricos destes kits e as probkematicas dos espectros eletricos era muito interessante.

  10. Greaser says:

    Seria bom ter alguma ideia de como a solução Powerline se comporta nestas 2 situações:

    1) Quando o Powerline emissor e o Powerline recetor estão em disjuntores diferentes, como é que isso se comporta? Haverá muita perda de velocidade?

    2) O contador é apenas um, mas a casa onde estará o Powerline emissor tem um quadro elétrico com disjuntores e os anexos da casa onde estará o Powerline recetor tem outro quadro elétrico com disjuntores. Será que o Powerline funciona bem nesses casos?

    Já agora: “velocidades superiores a 1.200 Mbps” –> Isso não é velocidade a mais?

    • me and me says:

      pelo que sei, pode até nem funcionar…

      as vezes as casas têm fases distintas para as divisoes.
      por exemplo, uma fase para a cozinha e outra para quartos e sala…

  11. Pintas Costerata says:

    então e.. passar cabo? está fora de moda? barato, simples e melhor que qualquer powerline

    • Hugo Freitas says:

      Acho que o problema é mesmo o “simples”. Há sítios em que não é nada simples passar cabo de rede. De resto sim… cabo é sempre a melhor solução. 😉

    • Quintasx says:

      como passar cabo por 50m de divisões? com WC e tudo pelo meio? experimentei um powerline e apesar de ter 100mbps baixou me para 4mbps a única diferença entre powerline e rsnge extender ( na minha situação) foi o ping, que baixou de 21 para 6 e download que apesar de no rsnge extender ser maior com powerline baixou para 4

  12. Ppalma says:

    metam mas é os cabos ligados do router ao pc ou à consola e deixem-se de tretas!

  13. Ppalma says:

    metam mas é os cabos ligados do router ao pc ou à consola e deixem-se de tretas!

  14. rand says:

    O pessoal preocupado com a “poluição” do sinal por outros dispositivos electrónicos não tem nada a temer, eu tenho um par de powerlines (de outra marca e sem wifi) numa casa com cerca de 30 anos e mesmo com forno eléctrico, fogão eléctrico, microondas, etc a trabalhar ao mesmo tempo a qualidade do sinal não é degradada e a quantidade de pacotes perdidos é praticamente a mesma do que quando ligo directamente ao router.

    • Pedro S. says:

      Se a instalação é como é, faça um teste de ping bem como de velocidade e coloque aqui. Mas com esses aparelhos todos ligados… 😉
      A quantidade de pacotes com erro é muito menor com cabo, aliás, quase zero.

      • rand says:

        Fiz-te a vontade :p

        Aparelhos ligados: Forno, máquina de lavar roupa, frigorífico e outros aparelhos em standby

        testes: ping e download (rede local)

        resultados: https://imgur.com/a/496tL

        Notas: Os powerline utilizados não são os do artigo, o servidor utilizado tem uma porta de 100Mb, o servidor http utilziado foi “python3 -m http.server”, 100Mb/s = 12.5MB/s.

  15. Pedro says:

    Mas qual é problema de passar cabo num apartamento , moradia ou o que seja?

    Pegar no dinheiro que gastavam nestes equipamentos, compravam cabo, alicate e cabeças, (uma maquina de furar com brocas para o serviço se necessário) e quando houver tempo livre, ia-se fazendo, e quando menos esperavam estavam os cabos em todas a divisões necessárias.

    Até entendo que queiram aproveitar a instalação eléctrica mas a longo prazo vão gastar dinheiro desnecessariamente, porque não é só o valor da compra, é também o consumo, ainda que seja baixo é sempre algum consumo dos aparelhos que se transforma em desprezas.

    Grão a grão, enche a galinha o papo.

    • Quintasx says:

      de um quarto andar furar prédios dos vizinhos até a garagem? não me parece (não sou eu mas alguém quis fazer isso nos comentários)

    • rand says:

      Se o apartamento/casa/moradia não for teu tens que pedir autorização ao dono para furar paredes e o dono pode não autorizar.

    • joao says:

      Mas qual é a parte que ainda nao perceberam que ha situaões onde não da pa passar cabo? ou acham que o pessoal gasta 100 euros so porque sim? em cima deram um exemplo, moras no 4º andar, queres ter lan na garagem , vais andar a furar as paredes dos vizinhos? Ou tens 2 casas separadas fisicamente mas na mesma instalação eletrica, isto e a melhor solução. Tipo que passar cabo é facil em casas com alguns anos. Pensem um bocado sff

  16. Pedro says:

    Além de que mesmo que seja com este tipo de equipamentos, continuo a achar a conexão por cabo mais estável e é o recomendado pelas marcas das consolas e de jogos.

  17. David Sousa says:

    Eu tenho um cabo de rede que atravessa a parede desde o 1º andar até ao sotão, ficaria melhor servido com um sistema de Powerline?

  18. João Tavares says:

    Tenho a ps4 ligada num tp-link de 500 e não tenho razão de queixa. O wifi da playstation é uma bosta.

  19. Poyta says:

    Meus amigos compraram o da tp-link de 300mpbs mas ficam só com 1mb, mesmo em lugares muito diferentes, um com casa nova, outro casa antiga. meu quarto nao tem ponto para cabo de rede e é impraticavel passar cabo (casa alugada) alguma ideia?

  20. jose says:

    P q serve uma powerline de ponta se exige uma ficha eléctrica em exclusivo… se tens uma ficha p o router e que já serve tb p a TV e com uma tripla… aonde vais buscar uma ficha eléctrica só p a powerline?

    E se meteres a powerline na tripla perdes a velocidade toda…

  21. Rui Pereira says:

    É possível ligar um powerline numa extensão? Ou perde sinal?
    Isto para saber se me compensa o dinheiro extra nos kits que têm tomada

  22. Rui Comprido says:

    Que tal um teste a routers e access points á real velocidade WiFi? Já que andam aí velocidades de internet de 400mbps e os routers ou access points a 2,4ghz nem 100mbps fazem.

  23. Emanuel Azevedo says:

    boa tarde,
    tenho um duvida, tenho powerline em casa e tenho o router da Vodafone com a frequência 40hz e no canal 11, a minha questão é sobre os powerlines que estão a 20hz e no canal 1, isso influencia na velocidade da net? tenho também que colocar no canal 11 e a 40hz para ter melhor velocidade?

  24. HUGO says:

    Boa tarde, algum amigo por favor me poderá ajudar. Comprei um kit destes, TP Link… a pensar que na sala onde jogo PS4 iria ficar com WIFI melhorzito, mas acontece que os smartphones ficam sem NET. Tenho Hub da NOS. Será problemas de IP. Quando desligo da tomada o Kit fico sem NET na casa toda. Agradeço quem me puder ajudar. OBG

  25. DrFrankenDerpen says:

    O trabalho está feito, as crianças estão na cama, o computador está ligado e os seus amigos estão online. Parece que nada pode parar uma relaxada noite a jogar. Ou será que pode?

    Resposta: não não pode, falta a mulher deixar tbm eheh

  26. R Costa says:

    Boa tarde,
    Tenho uma Powerline TP-Link que funciona bastante bem wireless, no entanto tenho uma duvida para Playstation, se ligar a playstation ao router da MEO através de cabo de rede funciona bem, se ligar a playstation ao TP-Link (em outra divisão da casa) através de cabo de rede não tenho internet na PS, alguém me pode dar uma ajuda?
    Nota; se ligar um portátil por cabo rede á mesma TP-Link funciona bem!!

    Obg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.