Port Forwarding no router da MEO – Thomson TG787

Nos últimos tempos temos trazido até vocês um conjunto de artigos com o objectivo de tirar o melhor partido do router Thomson TG787, normalmente distribuído com o serviço MEO.

Hoje, a pedido de alguns leitores, vou ensinar como configurar Port Forwarding de forma a que os serviços instalados numa máquina local estejam acessíveis a partir do exterior (ex. servidor Web, FTP, SSH, etc).

meo_05

Port Forwarding… o que é?

Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm a correr um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao nosso serviço MEO temos um um IP público disponível , então só temos  que redireccionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para a porta 80, para a vossa máquina local.

meo_06

Para a explicação de como configurar Port Forwarding num router da Meo, vamos considerar que o PC Pedro possui um servidor Web (a funcionar na porta 80) e que os utilizadores externos à rede pretendem aceder ao mesmo.

Nesse sentido vamos redireccionar que todos os pedidos que chegam ao router MEO para a porta 80, de forma a serem encaminhados para o PC Pedro que possui um apache a correr.

Para proceder a essa configuração, abrirmos a página de administração do nosso router da MEO através do url: http://192.168.1.254 e usamos as seguintes credenciais:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Em seguida vamos ao menu Ferramentas –> Partilha de jogos e aplicações e em seguida escolhemos Atribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local

Nota: Nesta página temos a possibilidade de usar um “perfil/serviço” já definido ou então Configurar novo jogo ou aplicação. Para este exemplo vamos considerar a primeira opção.meo_00Em seguida no campo Jogo ou Aplicação devem escolher HTTP Server (World Wide Web) e no Dispositivo devem indicar qual o máquina local que tem esse serviço a correr. Para finalizar carreguem em Adicionar.

meo_02 Depois de realizada a configuração anterior, deverá aparecer a referência da mesma conforma mostra a figura seguinte:

meo_04

Feito isto, só têm de saber qual o endereço público (endereço conhecido a partir de qualquer da Internet) associado ao vosso router Meo. Para saberem qual o vosso endereço do exterior podem visitar por exemplo a página: http://www.ip-adress.com/

ip_00

Para testarem basta introduzirem no vosso browser o endereço que foi fornecido pela página anterior e verificar se os pedidos estão a chegar a vossa máquina local ou seja, se conseguem ver por exemplo a página Web que está na máquina 192.168.1.3.

Com este tipo de serviço podem por exemplo fazer Remote Desktop a vossa máquina bastando para isso redireccionar os pedidos à porta 3389, ou VNC, SSH, Telnet, etc etc. Só têm de saber em que porta está a correr um determinado serviço e reencaminhar os pedidos para a máquina/porto que pretendam.

Espero que este tutorial seja útil.

Artigos relacionados





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


120 Comentários

  1. É possivel usar esta abordagem para usar wake on lan em determinado pc?

  2. É possível fazer isto com o novo router da Zon, ou ainda não?

  3. Só uma pequena correcção:

    
    Port Forwarding no router da MEO – Thompson TG787

    “Thompson TG787″ para “Thomson TG787″

    Bom Artigo ^^

  4. Desculpa alertar mas o artigo está incompleto pois não explica como fazer novas aplicações e inserir portas costumizadas.

    • @Baron
      Há comentários que podiam ser evitados !!!

      Tive o cuidado de referir isso no artigo para não se criarem especulações

      “Nota: Nesta página temos a possibilidade de usar um “perfil/serviço” já definido ou então Configurar novo jogo ou aplicação. Para este exemplo vamos considerar a primeira opção.”

      Num próximo artigo abordarei essa parte (mas tb não tem nada que saber)

      Abraço

  5. Bom artigo, que me levou a procurar a seguinte solução.
    Eu tenho um destes routers com o serviço meo fibra.

    Gostaria de abrir o meo sinal wi-fi, mas sem comprometer os meus dados, tanto nos pcs ligados por fio, como nos pcs sem fios.
    Isso é possível?

    Obrigado.

  6. Se bem que toda a gente pronuncie “Thompson”, bem como Asus digam “Açus” em vez de “Azus”, mas bom artigo sim senhor, dá jeito para quem quer ter um servidorzinho de http caseiro ou mesmo teamspeak.

    Cumprimentos, Miguel Luis.

  7. Boas! Será possivel fazer para consolas? PS3 e Xbox360.

  8. configurei isso por telnet :P

  9. Sabem como posso fazer para alojar um website ou ficheiros neste router?

  10. Caros Srs.,

    Gostaria de saber se podem fazer um artigo sobre como configurar com este router uma impressora e um disco rigido em rede. Gostaria tambem de saber se é possivel liga-lo ao mesmo tempo a porta usb do router.

    Obrigado.

    • Para ligar uma impressora ao router da MEO é só fazer assim:
      “Ligar uma impressora USB à HGW
      Abrir uma janela do DOS
      Executar o comando “telnet 192.168.1.254″ (Login: Administrator) (Pass: 3!play)
      Executar o comando “printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes”
      Executar o comando “printersharing LPD config state=enabled”
      Executar o comando “saveall”
      Abrir o painel de impressoras e faxes
      Clicar em adicionar uma impressora
      Seleccionar impressora local ligada a este computador e clicar em seguinte
      Seleccionar “criar nova porta” do tipo “standard TCP/IP port” e clicar em seguinte
      Clicar em seguinte na primeira janela da aplicação para configuração do porto TCP/IP para ligação à impressora
      Colocar no endereço IP “192.168.1.253″ e clicar em seguinte
      Seleccionar personalizado e clicar em definições
      Seleccionar o protocolo LPR, colocar “TG787printer” no nome da fila de impressão e clicar em OK
      Clicar em seguinte
      Clicar em concluir
      Depois instalar os controladores da respectiva impressora”
      (Informação retirada da net)

      • Atenção que para os equipamentos “Multi-funções” irão apenas conseguir o funcionamento da impressora. O scanner e outras utilidades vão ser perdidos.

        Se eu estiver errado, gostaria de uma explicação porque não consegui aproveitar na totalidade a minha Multi-funções da Epson e tive de desistir voltando novamente a necessidade de ter que usar um PC ligado para partilhar a impressora e tudo o resto.

    • Sim principalmente o da impressora, eu tenho uma brother DCP-385C e cria partilhar o seu funcionamento para toda a casa, mas de forma a que as funções continuassem todas a funcionar. Tenho o windows 7 no meu pc e quero partilhá-la com windows 7, vista e xp…é muito díficil?

  11. Este tutorial teria poupado umas quantas tentativas que fiz até conseguir configurar o acesso a uma IP CAM que tenho, neste caso abri a porta 90 para o acesso.Depois de perceber a mecânica da coisa é muito fácil.

    Com o Dynip do sapo configurado é muito fácil ter acesso à câmara sempre sem ter que saber o IP cada vez que muda, basta digitar pauloxxxx.dynip.sapo.pt:90 e voilá aparece logo a pagina de Login da Câmara.podem fazê-lo para outros aparelhos como é aqui dito no tutorial.

    No entanto não estou a conseguir fazer é o WOL(Wake on Lan), já abri a porta 9 direccionada ao PC que quero ligar mas não deu, mas se usar um outro Pc na rede domestica consigo Ligar o PC na boa. Alguma sugestão seria bem vinda.

    • Só para complementar o meu comentário que acho ficou pouco explicito, consigo ligar usando WOL um Pc na rede caseira(mesmo IP), se usar outro PC ex: trabalho (outro ip) não consigo ligar através de WOL.

      • Olá!
        Pois eu ando há semanas a tentar configurar uma IP Cam e nada… Tenho uma TP Link e só consigo ver em casa. Será que poderia dizer “mais devagar” como conseguiu instalar a sua câmara?

        Desde já lhe agradeço!

      • Boas Paulo, já batalhei muito no wol, com diferentes routers e nunca o consegui com sucesso, dentro da rede de casa consigo ligar o computador a qualquer altura, fora da rede de casa só consigo ligar o pc uns minutos depois de o ter desligado, se passar algum tempo já não dá.

        Depois de muitas pesquisas descobri que isso tem haver com o router, com umas certas tabelas ARP que como não sou expert não percebo. O que acontece é que o router deixa de saber como gerar a frame ethernet da rede local
        (o protocolo ARP deixa de conseguir obter o MacAddress associado
        ao endereço IP da máquina). A solução é criar uma entrada estática na tabela ARP do router mas não sei como o fazer.

    • Boas gostaria que alguem me ajuda-se se fosse possivel.
      Tenho uma camara ip apexis apm-j011-ws e não consigo ligar por wirelless.
      se algume me pode-se ajudar agradecia imenso.
      Obrigado

      • Boas, comprei uma apexis e não estou a conseguir aceder através da net. No thomson no campo da aplicação escolhi http server e atribuí ao ip da cam, depois criei as portas para a cam. Criei uma conta no-ip que o router actualiza se o ip mudar…se estiver em rede funciona tudo bem… se tento aceder do exterior não tenho acesso

  12. E para jogar FIFA 11 neste router? É uma dor de cabeça!!!
    Pesquisem na net, FIFA 10 ou FIFA 11 router MEO, e vão ver a quantidade de tópicos a falar disso…

  13. Estava mesmo a precisar disto para o usar o meu disco multimédia como FTP.

    Obrigado

    • Já agora, tenho um disco ligado à porta USB do router, já consegui aceder remotamente, mas agora surge um erro a indicar que não tenho permissões para aceder à pasta. Será que se pode usar o sistema de redireccionamento para aceder remotamente ao disco ligado por USB? Se sim, como?
      Obrigado

      • o meu disco multimédia está por wireless…

        por USB eu já consegui ligar e tenho uma vaga ideia de que surgiu-me esse problema, não tenho a certeza mas acho que tens que ir à configuração do router… (amanhã eu vejo, diz alguma coisa se estás interessado).

        Lembro-me que o router só suporta FAT32. E o disco era de 320Gb… tive que por o live CD do ubuntu para converter aquilo de NTFS->FAT32, visto que o Windows não deixa passar para FAT32 quando o disco é superior a 30gb +/-

        • Sim, se me pudesses ajudar…

          • tens que ir à Caixa de ferramentas -> Partilha de Conteúdos

            Depois deve aparecer no fim da página o teu disco externo… Carregas em configurar (no topo da página)

            Preenches a secção Servidor de ficheiros de rede (Windows Networking)
            Guarda as definições…

            Depois na “Rede” do Windows 7 deve aparecer lá o disco…

            Eu acho que foi assim que eu fiz as coisas, já não me lembro bem… (desculpa só hoje responder)

            qualquer coisa pergunta…

        • Boas como é que conseguist por o teu disco multimédia como servidor FTP? eu já lhe adicionei no router o serviço FTP server mas agora o que é preciso para lhe aceder através do browser? Será que podias por os passos que fizest?

  14. Alguém já conseguiu colocar o DMZ neste router a funcionar em modos?
    Sempre que activo o DMZ, ele coloca o IP externo num equipamento interno (certo), mas também a gateway externa (ERRADO!!) em vez do IP interno do Thomson…

    • Boas Pedro,

      É sempre um prazer ter-te por aqui pelo PPLWARE :)
      Pelo que percebi, quando activas a opção DMZ ficas com um IP público associado ao PC e também o respectivo gateway (Publico).

      Se for isto que eu estou a dizer, parece-me correcto pois o equipamento adquire todas as confs “públicas”…não faz sentido ele ter um IP Público associado ao IP e um IP privado à gateway.

      Agora o que me parece que pretendes, é que esse computador continue a comunicar na rede interna e que esteja acessível a partir do exterior, algo como um mapeamento de endereço, é isso?

      • Ora bem, segundo o pouco que sei do que é uma DMZ, é praticamente o mesmo que colocar todas as portas a redireccionar para um único IP, e é exactamente isto que eu pretendo! :)
        Eu queria apenas que ele redireccionasse tudo para a minha Fonera 2.0N e que esta tratasse do resto, no entanto, quando activo a DMZ para a Fonera, deixo de ter net…
        O que me parece (e aqui admito que posso estar enganado!) é que a Gateway que deveria ser aplicada à Fonera deveria ser a do Thompson, e não a pública como está a acontecer… que te parece, Pedro?

        (eu não perco uma oportunidade por ler os vossos posts, p.f. continuem com o bom trabalho ;) )

        • Boas Pedro,
          Obrigado pelo teu comentário.

          Então é assim, aquilo que está a acontecer parece-me o correcto IP publico e gateway publico respectivo.
          Quanto ao cenário deixa-me ver se percebi: Tens o router MEO, que por sua vez liga a uma Fonera que passa a funcionar como um equipamento Interno. Nesta situação, se aplicas a configuração da DMZ para a fonera, parece-me correcto o que está a acontecer.

          Uma solução para o teu problema (e até é mais seguro) é fazeres o PortForwarding. Assim apenas tens as portas abertas que pretendes acessíveis do exterior e a fonera passa a funcionar como um equipamento interno normal. É também possível configurar um range de portas de uma só vez. No queres de pretenderes que seja a Fonera a dar as confs de rede, deves ter em atenção que deves desligar as mesmas funcionalidades no router da Meo (ex. DHCP) para não existirem conflitos.

          Espero que tenha ajudado, alguma coisa é só dizeres.

          Abraço

          • Boas,

            Li atentamente o vosso post e alguns dos comentários e, depois de experimentar tudo isto, tenho a seguinte situação:

            Tal como o Pedro, tenho uma Fonera 2.0N ligada ao Thomson TG784. A Fonera está configurada para atualizar o serviço DynDNS e fá-lo na perfeição. O que pretendo é ter acesso pela Internet à área de gestão de torrents da Fonera. Internamente está área está localizada em http://192.168.10.1:9091/. Assim sendo, no Thomson configurei “Intervalo de portas” para 80 (TCP/UDP) e “Converter em…” para 9091, sendo o serviço devidamente associado ao IP da Fonera.

            Tendo em conta o que percebo do assunto, tudo deveria estar certo, mas ao aceder a http://USERNAME.dyndns.org/ só tenho acesso à área de gestão do Thomson.

            Alguém consegue perceber porque raio o direcionamento não acontece como deveria?

            Obrigado!

        • Segundo os conhecimentos de informática uma DMZ não é redireccionar todas as portas para um IP, é teres uma parte da tua rede, um IP, uma gama de IP’s, ou até uma vlan, com todos os portos abertos, ou seja, sem qualquer protecção da firewall. Estes normalmente estão protegidos por firewalls próprias. Esta situação impõe-se quando tens equipamentos que utilizam portos dinâmicos para enviar e receber informações do exterior, nomeadamente: torrents, streamers de video, voip servers, etc…

          Pelo que percebi tu activas-te a opção do router meo que atribui o ip publico a um equipamento interno, e nesse caso só esse equipamento terá rede, e acesso á Internet.

          Corrijam-me se estiver errado, mas os routers da meo, não têm uma opção de DMZ pura nativamente, só abrindo os portos um a um, através da atribuição, ou se o equipamento suportar a tecnologia UPnP, o que nem sempre acontece.

          Se alguém souber como activar uma pura DMZ nos routers da meo avise, que bem preciso.

          Abraço

  15. Já tentei a modos que meter aparelhos (webcams) a aceder por esse modem da MEO, e simplesmente nunca deu, e fiz assim como está no artigo… vá-se lá perceber.

  16. Bom artigo!!

    Seria possível, explicarem-me mais em pormenor a ultima parte, ou seja, como configurar um determinado PC, para remote desktop?!
    Existe alguma maneira de passar dados através disso?! ou seja, estou a aceder remotamente a uma maquina e consigo passar para lá dados?!

    Desde já muito obrigado pela atenção

    Cumprimentos

  17. OFF TOPIC:

    Já agora, aproveitava para perguntar o seguinte:
    Desde que instalei o MEO Fibra, que tenho vindo a ter um problema, que se traduz no facto do router se reiniciar muitas vezes. Já é, seguramente, o 4º router que me instalam.
    o engraçado é que, tenho alturas em que na página do router verifico que a ligação à Internet já está estabelecida há, por exemplo 4 dias, e noutras alturas, nem um dia se mantêm.
    Gostaria que me dissessem, em média, quantos dias é que as vossas ligações permanecem sem se reiniciar… e se a alguém também acontece esta situação do reiniciar constante do router.
    Obrigado.

    • Boas a todos,

      Sei que esta pergunta já tem bastante tempo mas reparei que ninguém respondeu.
      Estou exactamente com o mesmo problema e não o consigo resolver.

      Alguém sabe a solução?
      Obrigado

  18. Boas!

    É possível saber quantos/quais os computadores que se encontram ligados ao meu router thomson em dado momento? Ou melhor ainda, consultar um arquivo de log onde fiquem registadas todas as ligações efectuadas?
    Obrigado.

  19. Em Julho configurei um router MEO para abrir os serviços ssh e openVPN e estiveram a funcionar correctamente durante uns tempos.
    Agora parece que o ISP(MEO) corta os acessos, pelo menos a certos serviços… Eles podem fazer o que lhes apetece.

  20. O IP do router meo é fixo?
    Se o router reiniciar não é atribuído um novo IP?

    • É fixo. Mesmo quando reinicias o router, o que acontece é o reset do username e password da internet e wireless. De resto todas as configurações mantêm-se.

      • Afinal acabei de comprovar que o router meo não tem IP fixo ao contrário do que disse p Luis.

        Desliguei o router e voltei a ligar e o IP do router deixou de ser o anterior tomando outro IP.

  21. Bom, bom, era um tutorial para fazer o forwarding em equipamento cisco…

  22. bom dia pessoal, a minha pergunta é o seguinte:
    tem algum local onde eu possa buscar firmware do TG787 sem ser em alemão?
    abraços a todos e feliz natal

  23. Alguem me sabe dizer como colocar a PS3 numa DMZ com o router do meo, eu já segui as indicações dadas em alguns foruns mas na drop list não aparece a PS3, apenas as BOXs e o PC.

    Agradecia tambem a explicação de como fazer port fowarding, ou seja quando tenho determinadas portas que preciso abrir qual é a forma correcta. Já fiz algumas experiências mas fico sempre na dúvida se estou a fazer bem.

    Obrigado

  24. Boas.

    No meu n da…quando ponho o IP do router em vez de aparecer a pagina que tenho no wamp aparece-me:

    “Forbidden

    You don’t have permission to access / on this server.”

  25. Estou a tentar configurar router e dá o erro “A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir” estive a confirmar no pc e o www está na port-80 open

  26. Seré que conseguem uma solução para abrir portas no router MEO TG784 para que se possa jogar FIFA 11 e outros jogos na PS3 sem problemas?

  27. A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir. Como posso resolver isto?

  28. Boas! Alguem sabe como fazer forwarding para outro router na rede? Basicamente tenho:

    1-Router Meo normal – 192.168.1.254
    2-Router da Asus a correr firmware dd-wrt com Optware instalado a fazer de repetidor wireless do router da Meo com o ip 192.168.1.120

    O que queria fazer era aceder ao router da Asus na porta 9091 onde posso aceder ao cliente torrent transmission: http://192.168.1.120:9091 vai dar ao gui desta app.

    cumprimentos,

  29. A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir”

    como resolver???

    agradecia resposta

  30. eu quero crio um servidor de um jogo e na minha rede encontramos o ip mas em redes diferentes nao encontram o meu ip? como faço isso??
    bgd

  31. Olá!

    O meu router da Meo é o Thomson TG784n e pretendo acrescentar portas para aplicações. Consigo aceder ao menu inicial mas, ao clicar nas opções, estas não respondem. Será erro temporário ou o acesso às configurações do router deixaram de ser permitidas?

    Obrigado!

  32. como consigo aceder a ip cam axis remotamente quando a mesma esta ligada ao router do meo.

  33. Queria saber como comfigurar no ruter da meo um host criado no dyndns para uma dvr( Gravador de cameras ). Obrigado

    • Tenho a mesma duvida que o amigo Marco?
      É possivel configurar um Dyndns? Ou basta pelo IP pra ver as cameras?

      Já agora, neste router fazendo o procedimento do tutorial consegue-se sempre aceder?
      É que em minha casa tenho um ZyXel e é muito complicado, tem a porta 80 reservada a Administração e pelo que me disseram só fazendo o reencaminhamente da porta 80 para outra porta… Mas ainda não consegui.
      Se alguém puder ajudar nestas questões, agradeço.

      Marco se já tiveres descoberto a solução e puderes partilhar comigo, agradeço :)
      paulo.tec.lx@gmail.com

      Cumps

  34. Gostaria que alguém me disse-se como faço para ftp, pois quando atribuo portas o router diz que elas estão em conflito…
    Gostava que alguém me disse-se como se fazzzzzzz….

    Obrigado

  35. Boas eu fiz tudo isso, e depois coloco o IP (que da naquele site) no meu browser e nada :X
    qual o problem?

  36. Não consigo fazer port forwarding no router! Aparece sempre Bearshare e diz que algo está em conflito. Desesperoooooooooooooooooo! Alguém dá uma ajuda. Como sou um nabo nisto…

  37. Como faço para criar um VPN neste router?
    À parte do VPN, tenho 4 cameras e um outro dispositico e queria ter acesso a cada um deles independentemente, mas sempre que digito o endereço criado no no-ip vai sempre parar ao dispositivo…não estou a perceber…help

  38. estou cansado do router da meo não consigo jogar como deve de ser online, principalmente quando quero iniciar o servidor de algum jogo, pago uma fortuna ao fim do mes para ter este serviço precario. vou desistir desta treta toda. A meo é a maior me***… nao aconselho.

    • É porque não estás a desbloquear correctamente as portas que precisas. Eu tenho este router da MEO também, e muito sinceramente, não gosto dele pelo simples fato de ser muito lento, mas não tenho problema algum em desbloquear e jogar perfeitamente na net.

  39. Eu tentei fazer um server minecraft para os meus colegas mas diz-me :Perhaps a server is runing alredy in that port?
    Pff ajudem-me

  40. Oi Pedro. Para jogar online tive de criar uma aplicação e abrir as portas respectivas no router, tendo seguido os tutoriais. Simplesmente, quando chego ao passo final em que tenho de associar a aplicação ao meu computador, selecciono a aplicacao e a máquina correspondente, clicko em adicionar, e a lista aparece vazia e os presets da lista de aplicações e computadores voltam ao inicial. Ou seja, o router não me está a gravar a config. Porque será?

  41. De certeza que alguém testou isto ?

    Tenho a dizer que estes routers da meo são a pior porcaria acima do planeta.

    Comigo ao fazer port forwarding através da página do router nunca faz absolutamente nada. Tal como diz a Joana no post acima.

    Para conseguir fazer port forwarding neste router tive que criar um user novo via putty (com o user administrator) e só depois conseguem aceder via telnet ao router.

    No fim, tive de andar a por comandos especiais para configurar a firewall e a nat. Podem dar mil e quatrocentas voltas que só na página web do router não conseguem, não fuciona. configuram o nat sim, mas não é feita a configuração da regra na firewall para suportar o forwarding da nat. verificam isso se desactivarem a firewall e começar a dar.

    PIOR: o router passa-se e passado algum tempo a firewall confunde-se e deixa de encaminhar o tráfego correctamente. Via telnet ou página web começa a ficar cada vez pior o acesso e n conseguem configurar. solução: restart para poder configurar.

    nojo..

  42. Já faz algum tempo que não consigo resolver este problema/situação.

    Tenho uma máquina com o xampp instalado, com os serviços apache e filezilla ligados. Internamente/localmente tudo funciona lindamente. O problema está em aceder externamente. Ou seja, eu tenho o router da meo (Thomson TG787) e já configurei o Port Forwarding para a porta 80, como descrito neste artigo e sem problema. Mas queria ter também acesso externamente ao FTP e para isso procedi do mesmo modo mas desta vez para a port 21, mas não consigo ter acesso externamente. Já experimentei com os ports 20, 2121, 8221.
    Tenho as firewall todas desactivadas, quer das máquinas quer do router, inclusive desactivei os anti-virus também.

    Alguém faz ideia do que se posso estar a passar e que me ajude?

    • Configuras-te a porta 80… e com essa porta consegues aceder remotamente á gestão via web?
      Disses-te que abris-te a porta 21 conseguis-te faze-lo via gestão web? eu tnh o meu a funcionar mas tive que configurar por telnet…. Agora estou com um problema estranho….
      O router tem configurada a porta 21 para o ip 127.0.0.1, ou seja, para ele proprio. Até aqui tudo bem… removi essa porta via telnet e adicionei a porta 21 para o ip pretendido, porreiro o ftp está a funcionar externamente, só que agora, volta e meia tnh que aceder ao router por telnet e eliminar o direcionamento para a porta 21 para ele proprio, ele cria sozinho o encaminhamento, apesar de eu fazer saveall ao sair… alguem ja teve este problema?

  43. Boa noite alguém sabe os comandos para abrir portas no router por telnet?

    • nat mapadd intf=Internet type=napt inside_addr=xxx.xxx.xxx.xxx protocol=tcp outside_port=xxx inside_port=21 weight=100

      Os x´s são o ip no primeiro caso e no segundo a porta, caso queiras abrir para o protocolo udp é so alterar.
      cumps.

  44. bem é o seguinte gente eu tenho estado a ter um problema na minha ps3,eu consigo conectar me a jogos online mas n consigo com que outros s conectem a mim alguem m pode ajudar :S ?

  45. Boa Tarde.
    Eu estou com problemas em connectar em certas partes do jogo, Monster Hunter Tri para a Wii, e a solução dada pela Wii é fazer port-fowarding para a mesma abrindo as portas de 1 a 65535…mas na criação deste port-foward recebo um aviso de que o limite máximo das portas é muito elevado. Tenho forma de saber qual a porta máxima para utilizar?

  46. quero acessar meu servidor de cameras pelo ip fixo do modem mais da erro no carregar da pagina preciso liberar alguma porta especifica ? no equipamento configurei xxx.xxx.xxx.xxx:13000 modem thonson 510 v6!!! Grato

  47. boas. estava aqui a ler, e até achei engraçado. mas a minha questão era, só da para este tipo de routers?
    comprei um a dias, um 3G/4G da tp-link. que e para partilhar com uma pen banda larga(usb). e gostava se saber se consigo fazer isto do WoL?
    cumprimentos

  48. Boas, camaradas.
    A minha dúvida é a seguinte:
    Tenho o sharecenter, DNS-320 (D-Link), configurado numa determinada porta. até aqui tudo bem.
    O problema é que não consigo ligar o MyBookLive.
    Já pesquisei e segundo apurei, o MyBookLive tem de ter ip dinâmico, mas não consigo atribuir ip dinâmico ao MyBookLive…
    Alguém me safa?
    Obrigadão.
    Abraços, camaradas.

  49. Filipe Nunes Rodrigues

    Sabem-me dizer como faço para ter dois ou mais web-server ligados ao router meo?

  50. Boas eu já coloquei o meu router em DMZ para um unico PC mas quando vou verificar se as portas estão abertas não está não sei porque já vi no forum no MEO que têm problemas sobre as portas deste router(TG784n) dizem que se fizerem um update do firmware isto resolve ou então encontrar a resposta aqui agradecia

  51. Viva, este router dá para fazer wifi repeater? ou WDS ?

    Obrigado.

  52. Olá. Como fazer para que possa através de um DDNS consiga fazer um foward para um ip de um NAS e por outra por para o IP do router?

    atualmente com DDNS ativo chego ao router, mas queria ter a possibilidade de aceder a dois ips diferentes dentro da rede mediante a porta.

    Configurei o HTTP para o NAS e para chegar à pagina do router? Como devo fazer?

    obrigado,
    Marco

  53. Olá!
    Fiz tudo como no tutorial, mas quando adiciono o meu Jogo/Aplicação, a página faz “Refresh” e diz que:

    “Não existem jogos ou aplicações atribuídos”.

    Por Favor ajudem :C

  54. Boa tarde,

    Gostaria de propor um artigo acerca do router da optimus wow (alcatel y800z)

    Estou a tentar fazer um simples port fowarding mas neste router é bem mais que isto :-)

    Sempre que se altera o ficheiro backup do router (.bin) aparece um [M] e os dispositivos nunca mais se conseguem ligar.

    Obrigado pela atenção e continuem com o excelente trabalho que tem vindo a fazer.

  55. eu também estou com o mesmo problema. Queria fazer portforward neste router (Alcatel y800z da WoW), mas dá o mesmo erro. a porta que quero abrir é a 25565, do minecraft

  56. Fantástico. Já estou à 1 hora a ver estes artigos… São fabulosos! :)

  57. Boa tarde.

    Já segui todos os passos e até acabei por fazer um registo no no-ip.com para ter um ip fixo. Associei o endereço IP ao router meo e parece que está! Mas não está?!?!?!
    Agora não sei como aceder a esse endereço. Como agora posso ver as imagens (neste meu caso, as transmitidas pelas câmaras da minha casa) a partir de qualquer PC fora de casa, nomeadamente no trabalho, ou através de uma aplicação no telemóvel????

    Obrigado pela ajuda

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.