Expandir o sinal da TV com um Kit PowerLine

Partilhem as vossas experiências com esta tecnologia

Há cerca de um ano mudei de serviços de comunicação e subscrevi um pacote de TV + telefone + Internet para casa. Na altura optei por duas boxes (uma DVR Full HD instalada no quarto e outra instalada no escritório – de referir que com MEO ADSL podemos ter no máximo 2 MEOBoxes).

Recentemente, com a alteração de algumas divisões, necessitava de passar o sinal ADSL para a  sala uma TV….mas o problema é que não tinha cablagem de dados até esse local. Solução simples e rápida…Powerline (PL)!

pl_04

Todos nós sabemos o quanto as vezes é complicado ter sinal/rede numa determinada divisão. Na altura da instalação do serviço MEO, apenas foi passada cablagem para dois locais para instalação das duas MEOBoxes adquiridas….e agora é quase impensável andar andar a “passar cabo” pela casa.

Na tentativa de arranjar uma solução barata e funcional, decidi adquirir um Kit Devolo 500 (que oferece 500 Mbps de largura de banda – ou seja, (teoricamente) 5 x mais largura de banda que uma ligação tradicional a 100 Mbps) para testar….e os resultados foram surpreendentes.

pl_05

Como muitos utilizadores, o meu receio era comprar um equipamento que não funcionasse correctamente. Como o objectivo era passar o sinal para uma TV (streaming) sempre coloquei em questão se a solução adquirida não iria causar algum tipo de latência/lag que influenciasse a qualidade de transmissão (levando até a que existissem falhas).

Após 3 meses com a solução instalada, partilho hoje alguns resultados e conclusões:

Resultados

Como testes, decidi usar a recente ferramenta da ANACOM NET.MEDE para avaliar um conjunto de parâmetros:

  • Taxa de Download/Upload
  • Delay

Como podemos ver pela imagem seguinte, num dos endpoints do PL obtive um delay de 21.14 ms, uma taxa média de download na ordem dos 3,16 Mbps e uma taxa de upload media na ordem dos 630 Kbps que, para o caso, não é muito importante.

pl_00

A seguinte imagem apresenta um relatório mais detalhado dos dados obtidos.

pl_01

Relativamente ao atraso, podemos verificar que a latência é na ordem dos 21,14 ms….um valor muito aceitável tendo em conta o tipo de ligação.

pl_03

Informações sobre a ligação

Nota: De referir que a minha habitação fica no limite relativamente à cobertura de ADSL e daí até nem dispor de largura de banda suficiente para a tecnologia HD.

pl_07

Conclusões
  • é impressionante como a tecnologia PL facilita a expansão do sinal!
  • Toda a solução é muito discreta e, como é sabido, tira partido da infra-estrutura eléctrica (ou seja, basta que hajam duas tomadas, ligamos os equipamentos PL e temos uma rede ponto a ponto a funcionar

clip_image001

  • O sinal chega nas melhores condições e em todo este tempo nunca notei qualquer tido de latência/lag
Sobre o Kit devolo 500

Estes adaptadores compactos permitem-lhe usar a rede eléctrica doméstica como se de um longo cabo de rede se tratasse, transformando qualquer tomada num ponto de acesso à Internet.

Os adaptadores dLAN 500 duo  estão equipados com duas interfaces Fast Ethernet, permitindo assim que múltiplos dispositivos terminais sejam ligados em paralelo – onde uma tomada esteja disponível. É possível, por exemplo, ligar um computador e impressora em rede, ou uma televisão e consola de jogos à Internet com apenas um adaptador. Ambos os adaptadores são dotados de tecnologia 500 Mbps.

Aproveitando este artigo, vamos reservar o espaço seguinte para algumas que questões que possam vir a surgir por parte de todos os leitores.

Alguns questões sobre PowerLine

Os PowerLine funcionam em casas com instalação eléctrica trifásica?

Habitualmente nas habitações a instalação eléctrica é monofásica, por ter mais vantagens para o cliente. No entanto quando falamos de escritórios é muito provável que as instalações sejam trifásicas. Neste caso, se os equipamentos dLan estiverem em fases diferentes não há uma ligação física entre eles – isto é, não há comunicação. Neste caso temos que “ligar” as três fases. Para isso devemos usar uns equipamentos que fazem o acoplamento de fases.

Os Adaptadores  PowerLine suportam canais de alta-definição/3D?

Sim. Em utilização prática, os adaptadores  oferecem larguras de banda média reais até superiores a uma rede Ethernet de 100 Mbps cablada, o que é mais do que suficiente para transmitir fluxos de vídeo HD entre set-top boxes de IPTV e o respectivo router.No caso da devolo, os adaptadores das séries dLAN 500 AV e dLAN 500 até têm capacidade suficiente para a transmissão 3D.

Posso usar o PL ligado a uma ficha tripla / bloco de tomadas?

Sim – com excepção dos blocos de tomadas com filtros, que impedem a passagem do sinal de dados.



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


74 Comentários

  1. Dei me muito mal com a solução da belkin HD a GB, funcionou na transmissão de tv (da sala para um quarto ao lado da sala) mas se fosse para um segundo quarto (mesmo ao lado do 1º mas a duas divisões da sala) já não funcionou bem, o tv muitas vezes falhava tendo que reiniciar todo o sistema powerline. atualizei para o ultimo firmware mas continou tudo na mesma. de referir que os da belkin (HD GB) também aquecem muito ficando a ferver. foi uma má experiência.

    aqui fica a solução testada: http://www.belkin.com/us/p/P-F5D4076/

  2. @David, assim se prova que nem todos os dispositivos powerline são iguais! ;-)

  3. Com este tipo de solução conseguiste ligar uma MEO Box noutra difição sem perca de sinal e qualidade de TV?

  4. as tomadas têm obrigatoriamente de estarem montadas na mesma fase para funcionarem?
    por exemplo, a divisão onde ta o router e a tomada e a divisão aonde quero colocar a o sinal que fica uns 2 pisos abaixo, duvido muito que vão buscar as tomadas ao mesmo disjuntor

  5. O que tem a ver o titulo com o artigo ?

    • De facto nao percebi como é que o sinal de TV é passado pela powerline… o título não tem muito a ver com o artigo.
      É possível passar o sinal de TV para um PC?

      • Eu explico :)
        Não sei se têm em casa algum serviço de TV (ex. Meo, CAboVisão, etc)..que usem Box. Ora o sinal chega a vossa casa e liga ao router que por sua vez liga a BOX.

        Ora, se por algum motivo vocês quiserem ter esse sinal numa outra divisão, então, em vez de passar cabos, podem usar estes equipamentos. Não sei se me fiz entender…

        • Certo Pedro, contudo confesso que me baralhei um pouco, pelo que também o considero um pouco ambíguo.

          Como nota, tem-se o sinal numa outra divisão mas o número de box’s mantem-se igual, sendo que terá que se deslocalizar uma das box para essa divisão… Trata-se apenas de deslocalizar uma das boxs para outra divisao sem uso de cabos… qql das formas o produto parece-me bom, não tendo perdas perdas significativas.

      • ou seja.
        Expandir a internet com powerline.

  6. Isto funciona muito bem em instalações recentes e em bom estado. Também conta a qualidade dos Powerline.
    Para exemplo, tinha uma solução destas, e quando se ligava as luzes do pinheiro do natal a imagem da tv parava. E sabem porquê? As luzes eram dos chineses, causavam tanto ruído no circuito eléctrico que os Powerline perdiam a ligação. Teve de se comprar umas luzes um bocado melhores.
    E foi só um exemplo.

  7. Uso uns D-link 200. O streaming é fraquinho só aguenta com framerates baixos se não engasga-se. No entanto consigo por net na arrecadação 3 andares acima de minha casa. Depende muito das divisórias e das interferências eléctricas.

  8. É possível ter apenas uma box e distribuir esse sinal pela casa toda com este sistema?

  9. …e se o prezado Pedro Pinto nos fornecesse detalhes complementares das interligações físicas realizadas, seria útil para os menos conhecedores…
    E em termos de legalidade da realização destas extensões de sinal o que dirá a PT?

  10. @Luis Braz e @C.M., o Powerline (da devolo ou de qqr outra marca) não é um sistema de distribuição *de vídeo* mas sim *de dados*.
    Um par de adaptadores powerline funciona, na sua expressão mais básica, como um longo cabo de rede. O powerline serve para substituir uma instalação de rede Ethernet.
    Uma vez que uma STB de IPTV (Meo, Vodafone Casa, Clix) tem de ser ligada por rede ao router, um par de adaptadores Powerline resolve o problema.
    Há depois soluções mais completas e mais complexas, como se pode ver em http://www.devolo.pt, por exemplo. Mas neste caso um kit de dois adaptadores resolve a questão.

    • A questão não tem a ver com o tipo de distribuição, mas onde. Ser dados ou vídeo pouco importa. O que interessa, é que se trata de uma distribuição dentro da mesma casa. Por isso, de ilegal nada tem. Equivale, como disseste, a estender um cabo pela casa que também não é ilegal. Já estender um cabo para o vizinho…

  11. Tenho uma dúvida, na outra ponta onde está ligado o segundo powerline para ter TV aí tem que se ter uma box, certo?

  12. Boas consegues ver os canais tudo os aberto da meo.

  13. O que mais me interessava era usar isto para passar o sinal da net do apartamento dos meus sogros (3º andar) para o meu apartamento (1º andar do mesmo prédio). Isso é que era de valor! Só não sei como :/

    • basta teres uma tomada que ligue a um disjuntor do quadro do 3º andar, para que fique no mesmo circuito eléctrico e voilá…

      • Isso para mim é chines. Podes-me explicar melhor? Nem que seja por pics? Thanks :D

        • Eu não sou electricista lol =), mas sei que isso é possível fazer. A teoria é essa, agora a prática e o grau de dificuldade só um electricista te poderá esclarecer. mas que é possível é. (nota obviamente que ao ligar a um dos dijuntores do 3º andar, este terá que ter amperagem suficiente para aguentar os equipamentos lá ligados, nomeadamente os teus e os que já se encontram ligados no 3º andar).. Agora pode é dar mt trabalho fazer isto num prédio, e não faço ideia as questões legais da situação.

          • Se vais meter um electricista ao barulho, então se calhar é melhor pedir logo que passe cabo de rede.
            A ideia disto é conveniência, se vais ter que chamar um electricista, faz a coisa como deve ser :)
            E ainda poupas o valor dos aparelhos.

      • E como ele fazia isso? Punha uma extensão pelas escadas? Para isso mais valia estender um cabo de rede. Assim nem precisava dos PL.

    • Sem uma boa dose de manhosices, nada feito. O sinal teria de passar pelo quadro do teu sogro e pelo teu antes de chegar ao teu PC. As bobinas dos disjuntores e contador bloqueavam o sinal.
      Por isso, nada feito.

    • Manda o cabo de rede pela conduta de ventilação da casa de banho….pela sanita tambem dá mas é mais chato…

  14. Sem dúvidas que é uma boa solução mas que nem sempre funciona…

    Temos que ter em conta o tipo de instalação eléctrica que temos em casa, imaginemos que a casa por ser relativamente grande exista mais que um disjuntor geral de energia, caso as tomadas em questão estiver em disjuntores diferentes já não funciona. O sistema de PLC pode também causar interferências em STB com gravação e no caso de estar a gravar um canal e ver outro. Não há nada como um cabo direto ;)

    • Ora. Nem precisa de ser disjuntor geral. Qualquer disjuntor bloqueia ou atenua os sinais de alta frequência como é o caso.
      Numa instalação elétrica bem feita, divisões da casa distantes estão em disjuntores diferentes.

    • Errado. Funciona desde que estejam todas dentro do mesmo circuito diferencial. Podem estar em disjuntores difrentes

  15. Posso dizer que tive e ainda bem que ja nao tenho. A MEO quando montou na altura colocou me esse equipamento até que queimou, arranjei outros e puft deixaram de funcionar. Tanto quanto me foi informado por alquem conhecido que trabalhava na MEO eles deixaram de montar esses equipamentos devido a grande parte deles avariarem.

    Posso dizer que o meu vizinho teve um em casa e outro na garagem a distancia são 6 andares e funcionava relativamente bem durante o pouco tempo que os teve.

  16. Também expande o sinal via wireless?

  17. Esta é a versão sem wireless, não é? Será que com Wireless os valores seriam estáveis? Estou a pensar numa solução assim…

  18. Powerline foi a melhor coisa que inventaram..

  19. Tenho PL em casa dos meus pais para expandir o sinal do router da Optimus (ou seja o sinal da internet) e funciona às mil maravilhas. Dado que a casa ainda tem alguma dimensão escolhi um conjunto da Devolo com wireless e não podia estar mais satisfeito, para evitar perda de sinal devido às distâncias de vez em quando troco o aparelho da sala para o quintal ou para os quartos…basta tirar de uma ficha e ligar na outra, nada mais fácil.
    Agora tenho uma dúvida, podemos dentro da mesma rede eléctrica expandir o sinal de TV e o sinal de NET? Mesmo que com conjuntos diferentes de PL?
    Obrigado

    • Não entendi bem a pergunta mas se for o que estou a pensar sim.
      Eu tenho uns aztech e o powerline wireless tem 2 rj45(cabo de rede) uso para ligar a box da meo e o wireless dele uso para ligar phone e pc/tablet a internet e funciona tudo ao mesmo tempo. Mas não sei se era a isso que te referias

  20. Quando me instalaram a MEO igual à que refere no seu artigo era uso na PT não usar cabos de modo que tenho instalado desde sempre com excelentes resultados um aparelho que tem o feitio de um U deitado que é um amplificador de sinal, um em cada BOX.

  21. eu tenho o kit de 500mb/s+wireless e consigo obter +/- 300mb/s de um powerline ao outro.
    Mas quando instalei meo fibra meti a box por cabo na mesma, assim se houver problemas a meo não pode usar com desculpa as powerlines.
    Tenho é a smtartv ligada com a powerline, no entanto não uso muito.
    O que realmente me deu jeito na powerline foi o cabo de ficar com um spot wireless na outra ponta da casa, sem ter que recorrer a repetidores que nunca dão grandes resultados.

  22. Uma correcção no artigo, podes ter 3 meobox a funcionar em simultâneo e não 2 como diz no artigo. Relativamente ao PLC pode funcionar como também pode não funcionar, depende da rede eléctrica que tenhas em casa e a maneira como está feita a instalação. Cuidado com a escolha dos PLC porque alguns provocam macroblocos nas box com DVR. ;)

  23. Pedro Pinto,

    Será que este equipamento funciona com estes HDMi to RJ45 ?

    http://www.ebay.com/bhp/hdmi-to-rj45

  24. É possivel comprar isso, numa loja, worten ou assim, testar e no caso de nao funcionar devolver e receber o dinheiro na totalidade? ou o dinheiro é obrigatorio usar na worten depois?

  25. Boa tarde. Gostaria de obter uma resposta ao seguinte:
    Tenho contrato meo tv e telefone. São 2 boxes instaladas em 2 divisões diferentes
    Pretendo levar o sinal tv de uma das box para uma 3a divisão, mantendo o aparelho onde está.
    É possível com este equipamento powerlink?
    No vosso entender quais são as melhores marcas?
    Obrigado

    • Bom noite Miguel Silva,

      Um sistema de “powerlink” só transmite sinais de dados(tipos de dados que são transmitidos nos os cabos de Ethernet).
      A solução que pretende implementar é um sistema em pirâmide(modulares de RF(utiliza cabo coaxial da TV) ou moduladores WIFI(sistema sem fios)) sendo que fica limitado ao canal que está a ver na box.

  26. Existe algum limite de PowerLines ligados em casa? Ou seja, um deles insere o sinal na corrente e quantos é que podem estar a receber? Apenas um equipamento noutra divisão ou posso colocar vários? Estes precisam de ser todos da mesma marca e modelo ou, por exemplo, a receber pode estar um de outra marca?

    Obrigado a quem puder esclarecer.

  27. Eu comprei um kit da Sitecom e rebenta-me a rede toda cada vez que a ligo. Eu e um amigo a tentar configurar não conseguimos, com todos os enfarilhamentos no router (TG799 da meo) ou na powerline. Basta ligar a powerline e….
    -O telefone perde o registo e deixa de se conseguir registar no meo

    -Não consigo aceder a sites da Microsoft (!!! TLS?)

    -O meo (TV) fica intermitente

    No entanto, do outro lado da powerline tenho rede e com boa velocidade… lol

  28. Alguém já usou powerline da marca Corinex? Têm bom desempenho?

  29. Olá, eu tenho uma duvida, se me poderem ajudar

    tinha um pack powerline da Cisco linksys ple400, so que um deles avariou. é possível com outro tipo de powerline continuar a aumentar o sinal ? serão compatíveis? alguma ideia?

    obrigado

    Nuno

  30. Uma dúvida: o cabo a ligar entre o PL e a tv terá de ser rj45 ou há outra forma de ligação (por exemplo, algum adaptador)?

    Obrigado.

  31. Um questão, posso ter um powerline a servir de AP de uma marca e outro a servir de EP com outra marca ? Ou têm de todos ser da mesma marca e modelo ?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.