10 artigos interessantes sobre Redes Informáticas

A área das redes informáticas é sem dúvida uma área de eleição dos nossos leitores. Nos últimos tempos temos lançado alguns desafios nesta área e a participação tem sido fantástica. Nesse sentido, decidi fazer uma pequena compilação de 10 artigos sobre redes informáticas, para relembrar alguns conceitos. Aproveito para lembrar que todos os artigos sobre redes podem ser consultados através da categoria Networking.

network_000

Redes – LAN, MAN, WAN, PAN, SAN … Sabe a diferença?

Todos nós já ouvimos falar certamente em redes de comunicação (também designadas de redes informáticas ou redes de dados).  Uma “rede” (na área da informática), é definida como um conjunto de equipamentos interligados entre si, e que permitem o transporte e troca de vários tipos de informação entre utilizadores e sistemas.

Na hora de classificar uma rede qual o critério a usar? ler artigo completo

redes_00

Redes – Como fazer um cabo cruzado (crossover) ?

Bem, imagine que tem 2 computadores em casa e pretende  liga-los em rede. Para este efeito vamos usar um cabo cruzado (há actualmente algumas placas a gibabit que já fazem a troca dos pares de fios – MDI-X). Quer aprender como fazer um cabo cruzado?  ler artigo completo

Como fazer um cabo Straight-through (directo)?

Como estamos em tempo de crise e tudo conta, porque não serem vocês próprios a  construir o vosso próprio cabo e assim pouparem alguns trocos? Aprendam como como fazer um cabo Straight-through?  ler artigo completo

straight_000

Redes – Sabe o que são endereços físicos e endereços lógicos ?

No mundo das redes informáticas existem muitos termos e conceitos. Relativamente à questão “Sabe o que são endereços físicos e endereços lógicos ?”, a resposta é bastante simples. No âmbito das redes informáticas, quando falamos em endereço físico estamo-nos a referir ao endereço MAC (associado por exemplo a uma placa de rede) e quando falamos em endereço lógico é o endereço IP (configurado na placa de rede) ler artigo completo.

mac_ip2

Redes – Endereços Públicos e Privados

As máquina quando estão ligadas em rede possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4 (normalmente) ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.

Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado (ler artigo completo)

IT Technician With Server Cables

Redes – Sabe o que é o modelo OSI?

O Modelo OSI (criado em 1970 e formalizado em 1983) é um modelo de referência da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end (ler artigo completo).

osi_000

Redes – Protocolo TCP vs Protocolo UDP

Certamente que já ouviram falar em serviços/aplicações que usam o protocolo TCP ou UDP.  Os protocolos TCP e UDP pertencem à camada 4 do modelo OSI (camada de transporte) e em traços gerais, em conjunto com o porto/porta e IP da máquina, definem como uma determinada informação é transmitida na rede (ler artigo completo).

tcp_udp

Sabe o que é NAT (Network Address Translation) ?

Sabendo que os IP’s públicos (IPv4) são um recurso limitado e actualmente escasso, o NAT tem como objectivo poupar o espaço de endereçamento público, recorrendo  a IP’s privados (ler artigo completo).

NAT

Sabe o que é a tecnologia 802.3af (Power-over-Ethernet)?

O Power-over-Ethernet permite transmitir energia eléctrica através do mesmo cabo de dados (ex. Cabo UTP). Vamos conhecer um pouco mais desta tecnologia fantástica (ler artigo completo).

POE

Redes – Sabe o que é uma VLAN?

As VLANs permitem a segmentação das redes físicas, sendo que a comunicação entre entre máquinas de VLANs diferentes terá de passar obrigatoriamente por um router ou outro equipamento capaz de realizar encaminhamento, que será responsável por encaminhar o tráfego entre redes (VLANs) distintas (ler artigo completo).

vlans_01Esperamos que tenham gostado da selecção de artigos. Nos próximos tempos iremos ter mais desafios na área das redes informáticas por isso estejam atentos. Se quiserem deixar sugestões para próximos artigos, estejam à vontade.

Já agora….Dos 10 artigos qual consideram o mais interessante?


  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


26 Comentários

  1. Mt bom como sempre!!

    Qual academia Cisco qual quê??
    Temos o pplware e o Pedro…

    Parabéns e obrigado pelo excelente serviço publico.

  2. Considero todos :)

    A imagem “Power-over-Ethernet” numa das entradas tem dois cabos ligados? Fiquei na dúvida…

  3. Há um erro no link para o artigo Redes – Sabe o que é uma VLAN? está a apontar para Redes – Sabe o que é o modelo OSI.

    Bons artigos vão directos ao assunto! Já deu para relembrar umas coisas que deixa-se de ouvir e falar e vão ficando esquecidas.

  4. Mais uma vez uma matéria super interessante.

    Mas gostaria de ver aqui uma aplicação para monitorar a rede na plataforma Windows. Exitem muitos e bons para Linux (free e opensource).

    Mas para Windows é muito difícil de encontrar um que seja bom e simples de usar.

    []‘s

    • boas..
      para linux existem muitos, pois este cresce á volta das redes, o que não é o caso do windows…
      cada macaco no seu galho…
      o windows esta para o desktop da mesma forma que o linux para as redes…

      cmps

  5. Não li na totalidade! Mas pareceu-me bom, pois aborda diversos tópicos dados em cadeirasbásicas d eredes.
    Dá realmente jeito!
    Obrigado por esta iniciativa!

  6. Até me assustei ao olhar para o modelo da osi :( tenho curso de redes e digamos que nunca acertei 2 perguntas seguidas relativas a isso nos exames lol…

    Parabéns pplware, mais uma vez conteúdo muito bom :) :)

  7. Boa iniciativa.

    Ando neste momento a estudar redes, sendo que na sua maioria, usando matéria em Inglês.

    Há uma coisa que ainda me está a provocar um pouco de confusão.

    Na matéria que estou a estudar, os equipamentos de uma rede são referidos como sendo hosts (qualquer dispositivo com uma interface de rede). Tenho visto algumas definições, em Português, que se referem a estes dispositivos como nodos.

    Qual seria a forma mais correcta? Por exemplo, muitas certificações (Network+, Cisco) referem-se a hosts.

    • Sim, é normal usar-se o termo “hosts” normalmente para PCs. No entanto, em português podemos chamar dispositivos, considerando que nos dias de hoje são muitos os equipamentos que usam a pilha protocolar TCP/IP (PC’s, smartphones, tablets,…e por aí fora)

      • Boas,

        Obrigado pelo teu “feedback”. Mas não apenas PCs. Geralmente, pelo que tenho lido, o termo “hosts” refere-se a qualquer dispositivo que contenha uma interface de rede, e não apenas computadores. Ou seja, podem ser computadores, hubs, switches, impressoras…

        E onde é que entra o termo “nodos/nós”? É assim, eu sei o seu significado, mas é raro ver menções a este termo. Tal como mencionei, o termo que vejo é o “hosts”.

        E mais um vez, obrigado pelo teu “feedback”.

  8. Muitos parabéns pelo conjunto de artigos. Estão 5 estrelas.

    Continuem assim.

  9. Parabens PPLWARE, excelente Artigo.

  10. Não percebo como é que ninguém reparou ainda que o link do artigo completo das VLANs remete para o do Modelo OSI..

    De resto bom trabalho e continuem..

    Abraço

  11. Sei que é antigo mas sinceramente conheco o vosso site á bastante tempo e parecem me bastante capazes de me esclarecer isto: Tenho um problema:

    Tenho Router a funcionar como AP(fui eu que configurei e tudo funciona bem) e assim que conecto a uma MEOBox, deixo de ter internet Wireless, mas a BOX DÁ!… assim que a desligo, começa a dar.. será configuração?

    Tenho o Filtro de Multicasting Inactivo(ou seja multicasting activo), tenho NAT desactivado e DHCP desactivado.. A unica coisa que ainda n desactivei porque sinceramente acho estranho que seja a fonte do problema é o firewall que o proprio router tem…

    Preciso mesmo de resolver este problema!! Alguma sugestão?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.