PplWare Mobile

Joomla – Aprenda a criar categorias

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe says:

    Sem tirar mérito ao vosso trabalho, que o tem e merecido, quem não conseguir perceber como criar as categorias e subcategorias só ao olhar para os menus de administração, penso que nem se devia meter a administrar um site em joomla com fins que não sejam um mero passatempo e brincadeira.
    É que um site joomla mal administrado que esteja online pode levar a que por exemplo se percam todos os dados contidos no servidor onde está alojado, incluindo outros sites.

    Comecem pela segurança que é o mais importante antes de ter sites online. Há quem se preocupe em primeiro ter o site online e depois conforme vão acontecendo os problemas é que se vão preocupando com a segurança, mas por vezes pode ser tarde.

    É certo que muitos leitores ao olhar para este tutorial pode se sentir incentivado a “instalar” o joomla e isso é sempre bom porque nunca se sabe onde cada um de nós pode chegar.

    • Pedro Pinto says:

      Bas Filipe,

      Concordo em parte com o que referes. Mas o que entendes por segurança a este nível? É que esse é uma campo muito amplo e muita das vezes pode nem depender de quem instala/configurada um sistema deste tipo.

      • Filipe says:

        Instalação e actualização de componentes por exemplo.

        Das primeiras coisas que quem instalar o joomla vai fazer é procurar um tema todo catita, e muitas vezes há temas que trazem componentes “agarrados” que acabam por nunca mais ser actualizados por quem os instalou.

        A instalação e remoção de componentes. Não se deve andar a instalar componentes e de seguida remover esses componentes em sites que estejam online, deve haver sempre um segundo site identico ao online para efectuar esses testes.
        Quem vai começar com joomla o que mais vai fazer é ir ao menu de administração e instalar tudo e mais alguma coisa para testar, de seguida se não gostarem vão remover e pensam que ao remover o componentes que tudo acaba ali, mas não é bem assim, há componentes que deixam por exemplo todas as tabelas criadas na BD.

        A actualização dos componentes. O que pode acontecer é, instalam o joomla, mais meia dúzia de componentes, o site fica todo catita e funcional e o “administrador” nunca mais liga ao que lá está instalado.
        O problema é quando são descobertas vulnerabilidades em alguns componentes que podem levar a alguém menos bem intencionado a aproveita-las para destruir o site em questão e todos os outros que estão no servidor de alojamento, isto no caso dos componentes, e o próprio joomla não ser actualizado sempre que são descobertas falhas e saem as actualizações para corrigir essas falhas.

        Por vezes até são descobertas falhas tão criticas em componentes que para quem levar a coisa mais a sério, o melhor é desactivar mesmo esses componentes até haver actualização com correcção das falhas, isto para não se correr riscos.

        Vão me dizer que existem os backups, o problema é quando se partilha um servidor de alojamento com mais clientes e esses também são afectados.

        Antes de por um site online é melhor saber os riscos que se vai correr para não haver surpresas.

        • ReDLine PC says:

          Aqui está um comentário de quem percebe de joomla, eu acho que o melhor para quem se inicia é começar com wordpress, tem inúmeras vantagens e consegue resultados tão bons como o joomla, em termos de segurança também tem as suas coisas, mas julgo que é mais facil de administrar por alguém sem muitos conhecimentos, até porque quando existem actualizações elas são logo listadas e o administrador informado que deve actualizar.

          Joomla na minha opinião apenas deve ser usado para páginas que precisem de um portal complexo, tudo o resto wordpress pelos factores que referi acima.

          Entendam isto como uma opinião e não uma critica, cada um escolhe o que acha melhor.

          Cumprimentos e bom tutorial Pedro Pinto.

          • Paulo Pereira says:

            No Joomla também tens uma página com todos os alertas de falhas de segurança. E neste artigo não se está a compara sistemas, está-se a explicar um deles. Ou seja.. supõe-se que a pessoa já escolheu o Joomla… que também dá para sites bem simples. Com a vantagem de que quando se quiser evoluir o mesmo site pode crescer, não é preciso andar a aprender outros sistemas ou desaproveitar o que já se comprou! Seja de joomla para wp ou drupal seja o inverso… usa-se um só e pronto. Cada um permite coisas simples ou evoluídas!

        • Paulo Pereira says:

          Filipe: desactivar um componente é indiferente em termos de segurança. Se existe uma falha ela será explorada esteja ou não o componente publicado.
          Quanto á questão inicial: primeiro é preciso aprender a construir um site mas em servidor local. Depois sim, e antes de colocar num servidor online, e que é preciso pensar na segurança!
          Os temas devem ser sempre deixados para o fim… quando já sabemos tudo o que vai existir no site e já está tudo feito… porque alguns temas só criam é problemas ao site!

          • ReDLine PC says:

            Não, a falha de segurança pode ser do componente, se não o tiveres instalado como é que usam essa vulnerabilidade?

          • Paulo Pereira says:

            @ReDLine PC: A frase que comentei era “para quem levar a coisa mais a sério, o melhor é desactivar mesmo esses componentes até haver actualização”. Isto está errado. Um componente com falha e que esteja instalado mas desactivado… a sua falha continua lá e é perfeitamente acessível por ataques de código! O que tu dizes é outra coisa.. um componente que não está instalado e aí tudo bem. Só que não era o assunto da resposta!

    • Visitante says:

      @Filipe,

      Estou totalmente de acordo. Também tenho esse discurso: a segurança primeiro.

      E como deves saber, há sítios de empresas – comerciais – na plataforma Joomla! onde severificam o que referiste (componentes quando havia alternativas, sem actualização e experiências no próprio sítio) e que não são muito dificeis de encontrar.

      Ao que referiste, acrescento: as actualizações (todas de tudo) devem ser documentadas num espaço tipo backoffice.

    • Miguel Franco says:

      Excelent Filipe! Não diria melhor!

  2. Glink says:

    altamente, vou ficar atento aos próximos artigos para puder aprender 🙂

    tou a fazer uns trabalhos em joomla, um deles praticamente pronto para ficar online(alta o conteúdo da empresa, e o meu pagamento 😛 ),por isso é que vou ficar atento 🙂

  3. Paulo Pereira says:

    Uma questão ao autor do artigo: estamos em Portugal, o autor é português e o Joomla existe em português! Porque não utilizar a tradução portuguesa quando se fazem tutoriais? Aliás pode ser instalado logo em português ou adicionar apenas o pacote de tradução para site ou para admin
    http://forum.joomlapt.com/j1-6-idioma-pt-pt/9263-joomla-1-6-x-em-portugues-download.html

    A tradução não está completa (especialmente nos balões de informação) mas é perfeitamente utilizável!

  4. Pedro Marques says:

    Bom dia,

    Já trabalhei com Joomla no entanto e uma vez que se está abordar o tema da segurança para iniciantes, porque não abordar temas como a instalação de plugins de segurança?
    Eu não conheço estes plugins mas penso que existem plugins para proteger acessos ao administrator através de uma password no url, existem também plugins que funcionam como uma espécie de “firewall” para o próprio joomla.

    Se alguém tivesse know-how nestas matérias seria excelente partilhar com a comunidade 🙂

    Abraço

  5. Nuno Pereira says:

    http://www.matospereira.com/np/todos-os-artigos/35-internet/102-manual-do-joomla-16-totalmente-em-portugues.html

    Engraçado que com um simples artigo de como criar categorias no Joomla(que é quase como se fosse perguntar as horas) parece que estamos a desenvolver uma estrutura completa de um site. Já agora, Pedro podem fazer como no Brasil, de dois em dois dias lançam um artigo de 10 linhas sobre joomla em 300 capítulos e a malta anda ali a segui-los. Ao menos façam como a nossa equipa lançamos um Manual Joomla, quem pode paga logo, quem não pode se pedir com jeitinho (estudantes pessoas sem rendimentos) nós oferecemos, mas enfim bom artigo “dificílimo criar categorias no Joomla, principalmente quem nunca o viu).
    Pedro Marques eu partilho o manual completo se não tiveres hipóteses de pagar.

    • Paulo Pereira says:

      Um dia também tu já tiveste de aprender as horas. E foi bem difícil… acredita! Existem manuais Joomla completos isso não é questão… nem sequer é preciso andar a pedir com muito jeitinho pois estão livres. Há quem prefira um manual inteiro outros preferem em partes. Até porque são formas diferentes de promoção! Venham mais artigos de “10 linhas” que não vem mal ao mundo. Olha, pelo menos já conseguiste ter onde divulgar o teu!!

    • Hugo Inocencio says:

      Bom dia Nuno,
      neste momento estou a desenvolver um site para uma associação de bombeiros e tenho algumas pequenas dificuldades.
      Gostaria de saber se seria possivel disponibilizar-me o seu manual de forma a que eu consiga acabar o trabalho.

  6. Nuno says:

    Esta pergunta foge um bocado ao que se tem vindo aqui a falar. Mas será que alguem me podia dizer como ponho um novo template para a pagina no joomla?

  7. Nuno Pereira says:

    Através do menu “Extensões”, seleccionar “Gestor de Extensões”. Envie o pacote de ficheiros que já terá feito download para o seu computador ou link directamente o URL de Instalação. E clique em “Install”. Se o tema for instalado com sucesso, verificará que encontra na lista de “Extensões > Gestor de Temas”, mais um tema instalado, à imagem do que fizemos no Item Anterior (Modelos –Temas). Selecione o que instalou como padrão, clicando no botão “Padrão”.
    Ao activarmos o tema por defeito, iremos verificar que todas as posições que alteramos quando estivemos as reposicionar os módulos, verificamos que cada módulo tem o seu tema, e cada tema tem as suas posições, portanto terá de alterar as posições de cada modulo para o tema respectivo e coloca-las nos sítio correctos. Portanto coloque-se em “Extensões > Gestor de Módulos” e para este tema coloque as posições conforme se encontram na imagem os respectivos módulos.

  8. Jorge Geraldee says:

    Viva

    é possível alguém indicar um bom manual do Joomla em Pt mesmo a pagar?

    Já agora como se pode ter acesso a todos os tutoriais do Joomla que se encontram no PPlware?

    Grato e continuação de bom trabalho.

  9. Antonio Ferreira says:

    Boa tarde,
    estou cm uma grande duvida e não consigo resolver o problema.
    Como é que eu posso inserir texto nas categorias e esse texto aparecer no site.
    Já procurei na internet e até agora ainda nao consegui resolver o problema.
    Obrigado pela atenção

    • jagsilva says:

      Olá
      Acho que o que queres é:
      1º Criar uma categoria
      2º Criar uma artigo que pertença a essa categoria
      3º publicar o artigo (podes publicar na categoria ou na pagina principal)…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.