Domingo é dia de dicas do Microsoft Word

Como é habitual ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.

word_000

Uma das funcionalidades que considero interessante e que foi adicionada às últimas versões do Microsoft Word foi a possibilidade de ter disponíveis coverpages (folhas de rosto). Desta forma, podemos rapidamente produzir uma capa para um trabalho, relatório ou outro tipo de documento de forma profissional e rápida.

Para inserir uma coverpage, basta ir a Insert (Inserir) e seleccionar CoverPage (folha de rosto)

wd_01

Depois de escolhermos o modelo da Coverpage, basta inserir os dados que necessitamos como por exemplo o nome do trabalho, autor, breve resumo, etc.

Para terem uma ideia, em apenas 5 segundos produzi a seguinte capa que tem um “design” bem conseguido. 

wd_00

Agora imaginem que pretendem criar um separador para incluir a meio de um relatório. Utilizando uma das coverpages e carregando com o botão do lado direito do rato, o utilizador pode indicar em que posição pretende incluir a coverpage no documento actual.

wd_02

E se pretendermos criar uma coverpage personalizada? Fácil…o Microsoft Word disponibiliza funcionalidades para esse efeito. Insira um background interessante, um símbolo e para incluir texto personalizado basta ir a Quick Parts e escolher Document Property. Aí existem muitas opções para incluir na coverpage como por exemplo Abstartct, Author, Date, Title, etc.

wd_03

Para gravar a sua coverpage como um modelo, basta ir novamente a Insert—>Coverpage e escolher a opção Save Selection to Cover Page Gallery.

wd_04

Bem, agora já não tem desculpa para não produzir capas com qualidade e com um aspecto agradável. Além dos modelos disponibilizados, o utilizador pode ainda descarregar outros online. Esperamos que tenham gostado deste tema e para a semana há mais dicas de Microsoft Word. Se for caso disso….boas férias!

Veja aqui todas as dicas para o Microsoft Word.





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


10 Comentários

  1. Xefe … aquelas dicas Do OpenOffice é pra quando??
    PS: “Podia-se mostrar como se faz no MS Word e o equivalente no Open-Office”
    cmps Boas Dicas Estas ;)

    • Ainda estamos a espera de um candidato para fazer apresentar as dicas em OpenOffice :)

    • Neste momento o OpenOffice está foi meio morto pela Oracle e foi passado para a Fundação Apache, por isso o desenvolvimento está quase parado. Por isso a Comunidade apostou, desde já à algum tempo no LibreOffice (www.libreOffice.org).
      Quanto à dica do LibreOffice para se fazer uma capa, o melhor mesmo é ir procurar um modelo ou construa o seu, pode-se dizer que é a parte menos boa. A parte boa é na parte da configuração das páginas.
      Defina a capa como primeira página, em formatar página e mude de predefinição para primeira página. Construa aí a sua página.
      Para a página seguinte faça control+enter, ou inserir quebra de página. O Writer muda automaticamente o tipo de página para Predefinição. Caso queira fazer uma página de índice, proceda com anteriormente.

      Quanto a modelos do LibreOffice pode encontrar alguns no sítio: http://www.broffice.org/escritorio_aberto

      Sempre que poder darei uma dica equivalente de M$Word para o Writer.

  2. também devia haver dicas libreoffice!

  3. Boas.
    Esta rubrica é muito pertinente e é de louvar a vossa iniciativa.
    Gostaria de fazer uma sugestão, se assim puder ser, que era para colocarem no título de cada post qual a dica que vai ser abordada, assim torna-se mais fácil de encontrar as que nos mais interessam.
    Desde já agradeço a atenção e o trabalho que têm tido.
    Um abraço.

  4. Off topic

    O ecrã do meu portátil avario, só dá riscas no ecrã, mas dá num ecrã externo via porta VGA

    Gostaria de saber se vale apenas mandar arranjar, substituir ou se com esse dinheiro compro um portátil de entrada novo.

    Preços do arranjo, alguém sabem quando é que custa?

    O portátil é um HP G7000 NOTEBOOK PC

    Obrigado

  5. @Ana
    Vai perguntar isso ao forum que existe para isso mesmo. O PPlware devia apagar todos os off topics.

    On topic: essas dicas tambem são válidas para o MS Office 2003?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.