PplWare Mobile

Saiba como pode carregar rápido o seu smartphone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Invision says:

    O meu telemovel consome cerca de 0.3% por hora em standby e demora 2 horas a carregar(o que se traduz numa diferença de 0.6% em ligar o modo de aviao), por isso não acho que justifique fazer isto…podendo perder alguma chamada. Só se for num sitio com má recepção em cujo consumo em standby é superior por causa de estar sempre à procura de rede. Desde que se desligue o wifi e o gps penso que não vale a pena por em modo avião

  2. Fabio Silva says:

    Parece ser uma ideia boa, mas existe já acumuladores de energia que sao baratos e sao sempre muito mais praticos.

  3. César Faria says:

    Ou carreguem o smartphone com o carregador do table…

    • vitor morais says:

      Cuidado com isso, que normalmente os telemóveis têm limites de corrente.
      Um amigo meu estragou o telemóvel assim..

      • pixar says:

        Se as tensões dos carregadores forem iguais e a do carregador do tablet tiver o mínimo de corrente exigido pelo smartphone (a mais não faz mal), não haverá problema.
        Quem limita a corrente de carga é o telemóvel e não o carregador.

        • Nunes says:

          “Quem limita a corrente de carga é o telemóvel e não o carregador.”
          creio que estás enganado. O telemóvel, o máximo que terá é uma protecção contra sobrecarga, parando o carregamento, e mesmo assim a carga que aceita poderá ser superior ao ideal, o que com o tempo degrada mais depressa a bateria. O carregamento de baterias é de certa forma complexo, passando por uma fase em que varia a tensão com corrente constante, seguido duma fase com tensão constante e corrente variável, e isso é o carregador que faz, dado que é o único aparelho com circuitos capazes de regular tensão e corrente!

          • pixar says:

            Estou certo. O circuito electrónico de controlo de corrente está no telemóvel. O carregador que ligamos à tomada apenas garante que a tensão de saída do carregador não seja diferente de 5V (nos carregadores de cabo USB) e tenha um mínimo de corrente.
            Se estou errado, explica como é feito o carregamento do telemóvel quando ligas ao PC. Quem controla a corrente? O Windows?

          • Nunes says:

            Posso estar errado! mas pelo o que percebo o USB tem normas para o carregamento de dispositivos, por isso não precisas dum SO para regular tensão e corrente, tal como se tu tiveres certo a regulação não é feita pelo SO do dispositivo.

  4. Luis says:

    Sim, dá para carregar o telefone através da energia do tablet ou mesmo do portátil só com a bateria, já o fiz quando houve um apagão que durou umas horas. Mas é só mesmo em casos de extrema necessidade.
    O melhor mesmo é aproveitar, como já foi dito acima, os carregadores de bolso já estão a um preço bastante aceitável.
    Dá sempre jeito.

    • César Faria says:

      eu não digo com a energia do tablet, mas sim com o carregador do tablet. normalmente a intensidade da corrente (em mAh) fornecida pelos carregadores dos telemoveis é inferior à das baterias, levando a que demore mais tempo a carregar. Os tablets têm baterias com maior capacidade, logo necessitam de carregadores que tenham mais intensidade. E estes carregam mais rápido o smartphone.

      • Nunes says:

        Existem limites para a corrente que uma bateria deve receber… ultrapassar o limite pode degradar a bateria. Para além disso o carregamento tem fases diferentes dependentes da percentagem de carregamento. O carregador utilizado deve ser capaz de fazer essa transição optimizada para a bateria…

  5. Carlos says:

    Não faz qualquer sentido.
    Se o telemóvel morreu, para quê ligá-lo e colocá-lo em modo de vôo para carregar? O modo mais simples e eficiente é carregar esses dez minutos e só o ligar na saída.
    Para quê o ligar “para ter os 10 minutos a carregar?”
    É verdade que o ligar consome mais bateria, mas para evitar isto basta que seja ligado ainda conectado ao carregador. Aí não há a perca da vantagem de se ter desligado…
    Outro ponto,não mencionado, é que os extremos da bateria, abaixo de 10% e acima de 90% são os que mais demoram a carregar, por isso, mais uma razão para o fazer com ele desligado.
    Se o telemóvel morreu e é urgente que o utilizador o carregue para fazer esse uso, então é porque não o pode ter em modo de vôo, porque aí nada recebe.

  6. ptpedropt says:

    e eu a pensar que iam falar em amperes..

    • dbrenha says:

      Quantos mais, mais rápido e não há perigo visto que se o telemóvel não funcionar com tantos amperes, ele simplesmente não usa.
      ex tenho carregadores de 0.7 mAh, de 1.2 mAh e de 2.0 mAh e nota-se que com o último carrega bastante mais rápido.

      • Nunes says:

        isso com o tempo pode dar cabo da bateria se o carregador não tiver forma de regular a corrente que passa para o telemóvel!

      • Balmer says:

        Acho que não estás muito ciente de como funciona o carregamento da uma bateria, quais os riscos ou não.

        O telemóvel de facto só vai usar a energia que precisa, no entanto, se tens uma bateria vazia então esta vai carregar tão depressa quanto o que estiveres a despejar para cima dela a não ser que haja um circuito de limitação.

        Disto isso, podes muito bem carregar a bateria do telemóvel com um carregador de 10 amperes (10000 mAh — 0.7 mAh? 2.0? lol o que?), só que a carga rapida tem o senão de aquecer a bateria o que não só a desgasta mais rapido, como cria risco de incendio.

        Mais amperagem, melhor carga; com senão.
        Há uma razão porque os carregadores que vêm com os telemóveis raramente são de mais de 1 amper de carga.

  7. Abílio says:

    Já costumo fazer isto, ocasionalmente.

  8. Eu quando verifico que estou sem bateria, tenho sempre uma segunda hipótese, que é carregar com o isqueiro do carro quando vou para sair de casa.

  9. paranoiasnfm says:

    É o que faço há muito tempo: carregar o telemóvel em Modo de Voo. 🙂

  10. J.C.Lopes says:

    Comprei há tempos um carregador para ligar ao isqueiro do carro e o “técnico” que me o vendeu, referiu-me que só deveria utilizar aquele modo de carregamento se estritamente necessário pois o carregador de isqueiro carrega muito rápido mas deteriora muito a bateria do telemóvel.
    Não sei se ele sabia o que estava a dizer ou não.

    Gostava que alguém com conhecimento na matéria me elucidasse.

    Obrigado

    • Bruno says:

      Depende dos Amperes de saída.
      Eu comprei um com 2 portas de saída de 2.4 A.
      Isto é muito e é só para utilizar em SOS.

      A grande maioria dos carregadores para telemóveis têm saídas entre 0.7 e 1.2 A.
      Isto é suficiente na maioria dos casos, mas quanto maior amperagem + rápido carrega.
      Mas ao mesmo tempo esses A extra também aumentam a temperatura da bateria e isso deteriora-a…

      • pixar says:

        O problema não está na corrente mas na tensão. O facto de o carregador PERMITIR 2,4A não significa que, ao ligar um tlm, os irá utilizar. Tudo depende do dispositivo de consumo. No entanto, se a tensão de saída for superior aos 5V anunciados no carregador, poderá fazer muita diferença.
        Para teres uma ideia, em circuito aberto (sem telemóvel ligado), o carregador de tomada do meu telemóvel tem uma tensão de 4,95V (ligeiramente abaixo dos 5V anunciados). O carregador de isqueiro que raramente uso no carro, tem uma tensão de saída de 11,4V, mais do dobro anunciado. Claro que em carga o valor desce para os 7V, mas mesmo assim é muito mais alta do que devia.
        Escusado será dizer que fazer muitas cargas no carro não dá saúde à bateria do telemóvel.

        • Nunes says:

          O problema está nos 2, embora ter tensões superiores seja mais grave pois afecta a química da bateria. Corrente superior afecta a temperatura da bateria durante o carregamento e a saúde destas baterias é afectada pela temperatura.

          “O facto de o carregador PERMITIR 2,4A não significa que, ao ligar um tlm, os irá utilizar. Tudo depende do dispositivo de consumo”
          tanto quanto eu sei depende muito mais do carregador! O dispositivo não consegue fazer essa regulação de corrente, apenas poderá dar indicação ao carregador da sua condição. Terá de ser o carregador a ajustar a corrente que fornece!

          • pixar says:

            Vamos lá ver se me explico bem.
            É a corrente que vai matar a bateria como aconteceria connosco que nos submetessemos a uma corrente elevada. Certo. Mas essa corrente só existirá se houver tensão. Isso significa que se a tensão me mantiver nos 5V, independentemente de o carregador ser de 1A ou 2A, o tempo de carga será o mesmo. Isto porque esse valor de 1A ou 2A é o VALOR MÀXIMO que o carregador suporta e não a corrente que obrigatoriamente será consumida.
            Isto que eu disse só não será verdade se a corrente nominal de carga da bateria for superior ao máximo suportado pelo carregador. Nesse caso, o tempo de carga será superior ao normal. Também poderá acontecer que o circuito de regulação de tensão do carregador desligue por completo a carga para evitar sobreaquecimento.

          • Sérgio says:

            Agora a sério!!! Vocês acham que se fossem os carregadores(maioritariamente chineses e defeituosos) que regulassem a corrente algubém iria propor micro USB pra todos os dispositivos móveis?

            A tensão de carga de uma bateria é feita pela ligeira tensão (e note-se ligeira) inversa nos pólos da bateria. Uma vez a corrente flua no sentido inverso a corrente segue uma curva linear(parecida com a lei de OHM).

            O que danifica a bateria? 3 coisas:
            Temperatura, corrente inversa excessiva e tensão inversa aplicada aos pólos. Pois bem… a intensidade da corrente inversa é o que faz aumentar a temperatura da bateria(transformação de energia eléctrica em energia química liberta energia sobe a forma de calor). À medida que uma bateria vai carregando a tensão aos seus pólos vai aumentando diminuindo a diferença da tensão inversa aplicada diminuindo a corrente de carga. Finalmente chego onde queria 😛 é aqui que entra a noção de CARREGADOR DE BATERIA!!! Um bom carregador de bateria aplica uma tensão máxima suportada pela bateria sem ultrapassar o limite de corrente inversa. Existem carregadores mais sofisticados onde até a temperatura da bateria entre na jogada mas como fazem isso dá muito trabalho a explicar!! 😛

            Pois bem… Telemóveis… Chips muito pequenos controlam esta tensão de carregamento da bateria MAS, a tensão é mantida pelo transformador a 5V à entrada(um pelo menos tenta :D).

            Se ainda assim não acreditam façam uma googladela por MAX1898.

            Espero que tenha tirado as duvidas a algumas pessoas.

    • pixar says:

      Os carregadores de isqueiro de carro podem ou não ter um problema associado que é a falta de estabilidade das tensões do automóvel.
      Se o carregador for de boa qualidade, a tensão se saída será sempre 5V (que é a tensão de carga nos smartphones com cabo USB), independentemente dos picos de tensão do carro.
      O problema é que muitos carregadores têm tensões de saída um pouco superiores o que fará cargas mais rápidas com correntes mais elevadas. Isso sim pode danificar a bateria e até explodir o telemóvel.

    • Nunes says:

      isso depende do carregador! Não é por ser um carregador de isqueiro que vai carregar mais depressa… qualquer carregador deve regular a tensão e corrente que fornece aos aparelhos!

    • zane says:

      Acho uma opção mais saudável e é melhor pra emergências, é ligar o telemóvel ao USB do radio. 😀

      Penso que é muito mais seguro que o do isqueiro e a voltagem penso que seja menor.

      Isto para quem tem e dá 😀 , o meu velhinho nokia 5800 tem que ser por isqueiro, só a versões a seguir da nokia é que é possível carregar por USB.

    • levi says:

      É SO VER A VOLTAGEM DA BATERIA DO SEU CELULAR SE É A MESMA DO CARREGADOR SE FOR NADA A VER, NÃO ESTRAGA DE MODO NENHUM A AMPERAGEM NADA A VER SE A AMPERAGEM FOR MAIOR VAI CARREGAR MAIS RAPIDO SÓ ISSO,SÓ UM EXEMPLO EM UM CARRO QUE SE USA BATERIA DE 40 AMPERES SE VOÇE COLOCAR UMA DE 100 AMPERES VAI FONCIONAR MELHOR AINDA VAI DAR MAIS PARTIDAS O SOM PESSADO VAI TOCAR MAIS TEMPO, NEM POR ISSO ELE VAI TER POBLEMAS, SÓ LEMBRANDO UMA COISA TEM QUE SER DE 12 VOLTES, SE VOÇE ME PERGUNTAR PORQUE ENTÃO NÃO COLOCARÃO ASSIM NO CARRO SIMPLES NÃO TEM ESPAÇO PORQUE ELAS SÃO MAIORES, E PRA FONCIONAR UM CARRO DE MOTOR LEVE NÃO A NESSECIDADE, MAIS UM SOM POTENTE SIM MUITOS COLOCAM BATERIA ASSIM, ISSO TUDO É SÓ PRA VOÇE ENTENDER SOBRE, AMPERAGEM. ATÉ ESPERO QUE FOI ÚTIL ISSO TUDO.

  11. Duarte Rego says:

    Já agora, e que o tópico é sobre carregamentos, uma pergunta:
    É aconselhável carregar um tablet com ele ligado e a trabalhar nele? Isto “vicia” a bateria?
    Obrigado.

    • pixar says:

      boas,

      não, a bateria não vicia por usares o tablet durante o carregamento. A única diferença é que o carregador ficará sujeito à soma das duas correntes: consumo de utilização do tablet e consumo na carga da bateria. Mas isso não traz problemas porque os carregadores estão dimensionados para isso.

  12. humberto says:

    posso carregar o meu smartphone com um power bank de 2.4′ faz mal ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.