Demora a desligar o seu Windows?

Uma das coisas que me irrita é desligar o Windows e este estar ali 5 minutos para encerrar. Como quero certificar-me que de facto a máquina foi desligada lá tenho que gramar com este tormento.

Já alterei o registo, já desliguei serviços que influenciam o encerrar, já fiz muitas experiências, mas a única que funcionou foi esta sugestão que vos apresento.

Esta situação também vos deve acontecer, pois é um problema crónico do Windows. Segundo li em vários locais espalhados pela net o problema está em 2 pontos chave:

  • O primeiro tem a ver com as aplicações que ainda estão carregadas na memória, o Windows está programado para esperar X segundos até desligar, tentando com isso encerrar todas as aplicações. Por vezes esse tempo ainda é excedido por conflitos com a própria aplicação que também tem o seu “timming” para desligar. Podem ver aqui a solução para esse problema.
  • O segundo motivo, e o mais importante, é o perfil que o Windows carrega no arranque e que no encerramento traduz-se nalgumas dificuldade para desligar.

Volta a implicar as aplicações de terceiros que o Windows “obriga” a cumprir a tal regra dos X segundos mas que estas não acatam. Também algumas aplicações do próprio Windows podem causar problemas se ao serem desligadas não forem limpas da memória, nestes casos o Windows também tem algumas dificuldades em as desligar. Finalmente a máquina é desligadas, o Windows lá leva ao extremo a sua autoridade. Com isto já se passaram 5 minutos e eu já deveria estar a caminho de casa.

Como isto se tornou num problema, a Microsoft lançou um “limpador” de perfil, “User Profile Hive Cleanup Service“.

Este utilitário, gratuito, limpa automaticamente o perfil de utilizador, atalhando aquela espera de X segundos para desligar as aplicações.

Uma vez executado o executável parecerá que nada acontece. Mas se abrir a sua lista de serviços, botão iniciar, na barra de Executar escreva: services.msc

Verá certamente o serviço instalado e a funcionar, conforme pode ver na imagem.

Esta ferramenta basicamente reclama para si os recursos utilizados pelas aplicações desligadas, tornando o encerramento mais rápido quando solicitado. Esta rapidez poderá ser maior ou menor, conforme os sistemas e que aplicações normalmente utilizadas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP
Download: User Profile Hive Cleanup 1.6b [329KB]
Homepage: User Profile Hive Cleanup





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


42 Comentários

  1. Uso no laptop e recomendo :)

  2. Tentei instalar e deu-me alerta no kaspersky como virus, ou melhor trojan, será um falso positivo ou verificaram mesmo a veracidade do ficheiro ?

  3. eu utilizo o comando shutdown…
    vou a o executar… e lá coloco “shutdown -f -t 00 -s”
    mais rápido é difícil ;)

    outra opção é fazer um batch com este comando…

  4. @Marcio Henrique

    Será concerteza um falso positivo, mete o ficheiro a que o kav chama de zona segura ou seja não detecta o mesmo como vírus.

    cumps

  5. Verifiquei antes de instalar, e depois a pasta, e o Kis não detectou nada!
    obrigado!

  6. Eu simplesmente uso o Vista Manager e o XP Manager !!!!

  7. Eu uso Mac OSX Leopard. :) . Shutdown em cerca de 3 segundos.

  8. Prontos eu puxo a ficha de electricidade (com a bateria desligada). Quero ver mais rapido que isto :D

    Gozadeiras à parte, às vezes acontece ;)

  9. O meu problema não é a desligar mas sim ao iniciar, depois de aparecer o boot screen, o meu ecrã fica todo azul e com a mensagem “Aguarde” e vão aparecendo pontinhos tipo reticências, o que me leva imenso tempo a iniciar, só depois é que aparece o ecrã de boas-vindas. já andei a desinstalar vários jogos e programas, mas continua a aparecer isto. Além disso o meu teclado ficou em inglês, ou seja, não detecta o “c” com cedilha, nem acentos…

    Alguém ajuda?

  10. Experimentei e resulta mesmo…acaba por criar um .bat que força o shutdown dos programas, e acabar por tornar o processo de encerramento mais rapido…

    grande pplware!

    cumps jakimasadesign.com

  11. eu uso o botao de power

  12. para optimizar o arranque experimentem o seguinte comando “defrag c: -b” onde c: é a letra de onde esta instalado o sistema operativo.

  13. Já instalei em diversos pcs esse meu artifício para desligar tbém o estabilizador depois do logoff do Win. Me poupa o tempo de espera do encerramento do Win para desligar o estabilizador e periféricos. Qualquer dúvida é só perguntar.

    http://img147.imageshack.us/img147/9489/desligatudoxl3.png

    Dá para usar USB para alimentação.

    Abraço

    Iv@n

  14. Ah, esqueci-me de dizer que o meu SO é o WinXP SP2 PT. E em relação ao teclado?

  15. A própria Microsoft deveria incluir no Windows um serviço de desligamento automático, programável pelo usuário, ao esperar terminar downloads de madrugada e tudo mais!

    Cumps!

  16. @piggysearcher
    vais ao painel de controlo, e definições regionais e de idioma, idiomas, e detalhes

  17. Desligando a ficha funciona sempre. Não estou a ver a necessidade de xatedãones e bates… ;-)

  18. Alguém sabe alguma maneira mas no Windows Vista?

  19. Experimentem carregar no Ctrl ao mesmo tempo que clicam no shutdown… vão ver que o windows desliga mais rápidamente!

  20. Eu nem sabia que se podia desligar o pc, boa dica!

  21. O pessoal do MAC mesmo com estes truques goza connosco à forla toda, pessoal do windows pricipalmente e linux menos. Não sei como ainda só houve um comentário acerca disso.

  22. Atenção a uma coisa: ao encerrar não deixa instalar actualizações; se forem várias, instala uma e desliga; depois, para o eliminar, só em modo de segurança!

  23. Alguém sabe de algum software que me diga no arranque do windows, quanto tempo leva cada programa a arrancar?

  24. Eu uso o XP_Pro_Sp3 e em 2 segundos….e 3/4.

  25. Boas!

    Volta e meia quando faço shutdown da máquina, no dia a seguir quando volto ao serviço lá esta o Windows(XP) feito estúpido à espera que mande encerrar uma aplicação qualquer que crashou.

    Vou experimentar esse User Profile Cleanup, que se calhar devia estar disponível como um update digo eu.

    Hasta!

  26. Por acaso é algo extremamente irritante.
    Depois de formatarmos o PC, o mesmo desliga-se em segundos… após algumas instalações, sofware logicamente necessário e, esta situação começa a agravar-se… começam a demorar mais e mais tempo os encerramentos de sessões.

    Com o Vista, o mesmo se passa.
    A primeira vez que arranquei o PC, levou 53 segundos a arrancar, depois começou a incrementar. No desligar, por acaso até que não é muito lento. :)

  27. O meu problema é também o arranque, depois de colocar a password do WinXP ele entre no desktop com todos os icones (como se tivesse arrancado), mas o facto, é que só executa a primeira acção (por ex: abrir “meu computador”) passado no mínimo 2 minuto.
    Saliento o facto de ter poucos processos e ter a certeza de nao ter virus. Poderá ser da firewall – Zone Alarme ?

  28. O meu problema tmb é no arranque mas o PC enpanca quando clico no PowerOn da torre…Tipo clico pra ligar e tenho de esperar que o pc inicie passado pai 40seg. Recentemente formatei o bixo e durante uns tempos andou bem mas ja esta com o mesmo problema….Que fazer?

  29. OFF TOPIC
    Deem uma vista de olhos…Nao custa divlugar…lol

    http://vendadegaragem.planetaclix.pt/

  30. Eu altero uns valores no regedit e o windows assim desliga-se muito mais rapido.

  31. “NÃO EXITE EM ENTRAR EM CONTACTO COMIGO.” Não exite? Quando venderes aquilo aproveita e compra um dicionário. Nem que seja daqueles para os putos, com dinossauros.

  32. OFF TOPIC.
    (Em resposta ao “Mais um”)
    Alguem com um nome assim nem devia poder postar em lado nenhum. Se tens raclamações a fazer do meu portugues manda um mail para a ASAE ou para a PJ pode ser que fechem o meu site. O que interessa não é o texto, é o conteudo em si.
    Pelo menos tive paciencia e vontade de fazer um pequeno site. Se tem erros são para corrigir, aceito todas as criticas contructivas agora criticas arrogantes de pessoas que nem nome proprio tem, NAO OBRIGADO.

    Em relação ao programa…Um bom utilitario, sem necessidade de instalação posso usa-lo onde quiser. No trabalho ja corre LOL.

  33. Sergio Br.

    Sim, o Zone Alarm é uma das coisas que faz o arranque e encerramento do computador tornar-se mais lento. Foi um dos testes que fiz quando ainda usava o XP. Verifica-se este problema. Ao desinstalar o Zone Alarm, nota-se logo uma grande diferença :D

  34. /NOGUIBOOT + Shutdown -s -f -t 0

    É o suficiente.

  35. O meu problema não é a desligar mas sim ao iniciar, depois de aparecer o boot screen, o meu ecrã fica todo azul e com a mensagem “Aguarde” e vão aparecendo pontinhos tipo reticências, o que me leva imenso tempo a iniciar, só depois é que aparece o ecrã de boas-vindas. já andei a desinstalar vários jogos e programas, mas continua a aparecer isto.
    Quando quero encerrar, tenho 4 opções:
    1 – Encerrar
    2 – Instala actualizações e desliga
    3 – Reiniciar
    4 – Suspender
    *
    Já fiz a 2ª opção. No outro dia, ao ligar o PC, eis o mesmo problemas das reticências..e demoooooooooora.
    Obrigado

    Alguém ajuda?

  36. Ainda aguardo ajuda por parte dos experts deste fórum!
    Abçs

  37. boas
    e assim eu jogo world of warcraft e tenho um grande problema, o meu monitor as vezes fika td preto e tenho k sair do wow e voltar a entrar…

    se me poderem ajudar fiko mt agradecido :D

    fikem

  38. Quer deligar o pc rápido ?
    Só com Super Fast Shutdown vc vai deligar rapidinhu !!!
    Confira aeee..

    http://superdownloads.uol.com.br/download/114/superfast-shutdown/videos.html

  39. posso te ajudar, meu pc estava assim isso é causado por muitos virus no computador e esses virus naum deixam os arquivos se executarem quando necessarios no seu caso vc tem que formatar a maquina aí sim seus problemas acabaram.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.