Como adicionar e mudar idiomas no Windows 8

A chegada Windows 8 veio trazer uma nova realidade para os utilizadores do Windows. As muitas alterações deste sistema operativo para o seu antecessor mostram uma mudança clara da Microsoft e um evoluir da sua interface.

Os pedidos que nos têm chegado de apoio para este novo sistema operativo têm incidido sobre várias vertentes, mas uma dúvida que tem sido comum a muitos utilizadores é de que forma podem alterar o idioma do Windows 8. Hoje vamos explicar em pormenor este processo que é acima de tudo simples de realizar.



A base do Windows 8 seguiu todo o trabalho feito já no Windows 7 e que, de certa forma, foi pioneiro, depois dos problemas que o Windows Vista tinha apresentado.

Serve isto para indicar que a maioria das funções que encontrávamos no Windows 7 estão também no 8, apesar de a forma de lhe acedermos ter mudado.

A necessidade de mudança de idioma no Windows pode ter várias causas, que vão desde a instalação de uma versão em Inglês e pretendermos passar a usar o Português ou a necessidade de dar acesso a alguém que domine um idioma diferente ou apenas porque gostamos mais de determinado idioma.

As razões são de cada um e o mais importante é a forma de conseguirmos mudar esse idioma. Este guia vai ser escrito tendo por base o Windows 8 em Português, mas a transposição para qualquer outro idioma é directa.

Para começarem, em qualquer das interfaces do Windows, coloquem o rato num dos cantos direito do vosso ecrã. Vão ser mostrados várias acções possíveis, devem escolher a pesquisa (Lupa).

Na caixa de pesquisa devem agora colocar o termo Idioma e pesquisar depois nas Definições. Deverá ser mostrada a opção Adicionar um idioma.

A nova janela que vos for mostrada irá apresentar os idiomas que têm instalado no vosso Windows 8. Numa situação normal devem ter apenas presente um,  o de origem do próprio sistema operativo.

Para adicionar novos devem escolher a opção Adicionar um idioma, que se encontra acima da lista de idiomas.

Ao seleccionarem essa opção, a janela vai mudar e vão ser apresentados todos os idiomas em que o Windows 8 está disponível. Devem reparar que caso determinado idioma tenha variantes, como o caso do Inglês ou o Português, estas vão estar agrupadas. No caso do Português vão encontrar agrupados o Português de Portugal e o Português do Brasil.

Escolham então o idioma que pretendem adicionar e no final cliquem no botão Adicionar.

De notar que os novos idiomas não ficam de imediatos prontos a serem usados e devem antes ser instalados.

Vão então ser trazidos de volta à janela onde são mostrados os idiomas disponíveis para o vosso Windows 8. Para activarem um novo idioma devem escolher Opções na frente do idioma preferido.

Para instalarem o novo idioma devem seleccionar a opção Transferir e instalar o pacote de idiomas para que este se torne utilizável.

O processo de descarga e instalação do pacote de idiomas pode ser acompanhado na nova janela aberta para o efeito.

Este processo pode ser interrompido a qualquer momento, sendo posteriormente retomado sem perda dos dados já descarregados.

No final do processo de instalação o novo idioma ficará de imediato utilizável. Basta que escolham a opção Selecione este como o idioma principal.

Será pedido ao utilizador que escolha se pretendem terminar de imediato a sessão ou se o pretendem fazer mais tarde.

Caso tenham, como eu, decidido terminar a sessão mais tarde, a indicação que surge é que o idioma escolhido será aplicado no próximo inicio de sessão.

Com os novos idiomas instalados podem alternar facilmente entre os pretendidos. A forma mais simples de o fazer é recorrendo à combinação de teclas Win + Espaço até chegarem ao idioma pretendido.

A imagem que vão poder ver nessa altura é a que abre o artigo e mostra os idiomas que têm presentes no vosso Windows 8.

Como podem ver a forma de adicionar novos idiomas é simples e rápida. A única excepção a essa rapidez são os quase 170 MB que cada pacote de idiomas tem e que necessitamos descarregar para os podermos instalar. É apenas uma única vez, o que torna menos moroso o processo.

Adicionem então os idiomas pretendidos, recorrendo à forma simples que a Microsoft criou no Windows 8.

Homepage: Windows 8 PT



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


50 Comentários

  1. Alguém no windows 8 tem problemas (lentidão) com a net?

    • Não, Talvez problema do ISP ou drivers da placa

      • Quando instalei funcionava perfeitamente, mas com o tempo instalou-se a lentidão.

        • Caro Carlos André, logo apo´s a instalação, foi de tal ordem a lentidão do meu portátil, que acabei por desinstalar o Windows 8. Felizmente, lembrei-me que talvez fosse um problema dos drivers, pois o windows 8 apenas tinha instalado o software próprio. Voltei a instalar, actualizei os drivers com um programa específico e posso dizer-lhe que foi remédio santo….Ficou uma bomba!
          cumps

    • Sim, esse problema acontece. Parece que após o arranque do sistema a ligação é rápida, mas passado um bocado fica lenta.

      É drivers, comigo acontecia mas pesquisei versões actualizadas do meu driver de rede wifi e ficou tudo a funcionar correctamente :)

  2. vou testar pq tenho um windows8a e quero mudar a linguagem ingles para pt-br.

    ;)

  3. Seria interessante se explicassem como é que se podem abrir as definições e fazer uma pesquisa em uma aplicação Metro.

    Muitos utilizadores têm classificado algumas aplicações negativamente por falta de customização/barra de pesquisa quando as opções estão lá.

    Cumps :)

      • Exatamente, muitas classificações negativas, simplesmente por que não sabem usar o programa.

        Um off-topic, mas está no contexto, alguém sabe se posso comprar um Nokia 920 nos EUA e baixar o idioma em português? Vi em um vídeo que tem a opção de baixar o reconhecimento de voz em português, mas não achei sobre o idioma do sistema inteiro.
        Obrigado

  4. Eu sugeria um artigo do tipo “Instalei o Windows 8, e agora….” onde se desse indicações mais ou menos básicas de uma costumização “padrão” para se poder obter um melhor rendimento e funcionalidades do novo SO!

  5. Ainda à pouco descobri o mesmo. Ontem instalei o Windows 8 numa maquina aqui em casa e hoje tive a limar as ultimas arestas e a explorar um pouco do sistema… Btw, até estou a comentar pela app do pplware. Do que estou a ver agora, tem umas coisas que mudava e outra que vão certamente simplificar a vida aos meus pais, que são os principais utilizadores desta maquina…

  6. eu queria ter o 8 em inglês mas mantendo o teclado em PT. Dá para fazer?

  7. Alguém me sabe dizer onde arranjo a iso do windows 8? Comprei, fiz download, instalei numa maquina e não gravei num cd/pen a iso. Precisava de instalar numa outra máquina visto que cada serial number tem 5 licenças (corrijam-me se estiver errado).

    PS – este seria um bom tópico para o pplware

    Abraço!

    • Fábio André Antunes

      “O preço promocional está limitado a uma atualização por PC e tem um limite máximo de cinco licenças de atualização por cliente.”

      Sinceramente, estou confuso.

    • Fábio André Antunes

      HP, penso que já percebi a tua dúvida.

      A cópia que adquiriste só pode ser utilizada num único computador de cada vez. Por outras palavras, a Product Key, que te foi atribuída aquando da compra, não pode ser utilizada em mais do que um computador em simultâneo. Nada de novo, portanto.

      Em relação às 5 licenças, é o limite máximo de actualizações que cada pessoa tem direito de comprar via online. Provavelmente para evitar que clientes empresariais usem e abusem da promoção.

  8. Só queria deixar o meu testemunho que este é um excelente Sistema Operativo… Para quem usa intensamente o rato neste SO o teclado tem mais destaque. pode-se fazer tudo com o teclado.

  9. seria interessante era ver se dava para desactivar o aborto ortográfico da interface do W8…

  10. Por falar em idiomas no Windows 8, reparei agora que já chegou à Windows store a app Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora. Está muito bom graficamente e tem suporte para pesquisas com e sem acordo ortográfico!

    http://apps.microsoft.com/webpdp/pt-pt/app/dicionario-da-lingua-portuguesa/58F7CF25-3F27-4578-B42F-EB732285C94E

    • Obrigado pela informação! Já cá está!
      Em relação ao W8 ainda há muitas dúvidas. as cinco instalações li (mas agora não consigo encontrar) que são para o mesmo utilizador em pc’s diferentes.
      No entanto, instalei neste, e hoje num portátil com o mesmo mail e chegou ao fim disse que não era possível instalar.
      Embora tivesse (e tenho) uma imagem do W7 ele encarregou-se de repor tudo, excepto o antivírus.

  11. De facto há por aí muita gente sem nada para fazer, só assim se compreende que perca tempo com isto.

  12. Eu tenho o meu windows em pt-pt, mas gostava de ter em inglês. Quando tento fazer o processo acima explicado, em vez de aparecer uma mensagem a dizer para transferir o pacote de idiomas para uma a dizer que “Não estão disponiveis language packs”, alguém me pode ajudar?? Porque é que não consigo mudar o idioma. Tenho windows 8 pro.

  13. Há uma coisa que ainda não percebi na Store do Windows 8.

    Há aplicações que não me aparecem quando pesquizo, mas que acabo por encontrar através de links externos por exemplo depois de pesquizas no Google… terá a ver alguma coisa com a linguagem… só me aparecem aplicações com idioma português.

    Alguem me consegue explicar…

  14. Muito bom.
    Não gostei um pouco da tradução do Windows 8. Uma coisa bem feia, por exemplo, é na janela de personalização, o nome do menu de seletor de cores de janela ao invés de se chamar “Cor da janela” como sempre foi, foi trocado por um nome tosco Agora ficou “Colorida”. Tem mais algumas coisas, mas nada de grave..

  15. bom o meu ta todo inglês como vou saber chegar nessa explicação toda me ajude . obrigada

  16. Eu troquei de not e ele já veio com o Windows 8, e já tentei de tudo pra deixa-lo em português e não consigo. Me ajuda !

  17. instalei o windows 8, mas ele esta em ingles. fiz o que esse site me pede para a troca de idioma, porem nao consiguir passa para o portugues do Brasil.
    O que pode ser feito

  18. Os pacotes de idiomas do Windows 8 não estão disponíveis em separado. Parece que você não vai conseguir alterar o idioma com os passos acima descritos. Então alguns utilizadores do Windows 8 não conseguem ultrapassar este problema.

  19. Olá gostaria de saber como faço para mudar o idioma do meu MENU INICIAR ele esta em Espanhol e não estou conseguindo trocar, eu o baixei o programa num blog. Gostariam que mandassem a resposta no meu e-mail. Muito obrigado.

  20. Alguém me ajuda aí. No windows 8 adicionei outro idioma (Japonês), depois voltei para o Português, só que agora os blocos da tela inicial ficaram em Japonês O_o. E agora?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.