8GB a 32-bit?

Como é do conhecimento geral todas as versões “não servidores” de 32-bits do Windows XP e Vista impõem um limite de memória ram de 4GB.

Felizmente existem técnicas que se podem utilizar para ultrapassar estas limitações. Esta técnica em que “tropecei” baseia-se no Physical Address Extension (PAE), uma característica dos processadores x86 que permite aos sistemas operativos de 32-bits ultrapassarem o tal limite de memória de 4GB.

Um artigo MSDN explica que os sistemas operativos Windows a 32-bit suportam o PAE.

Em um ou dois casos (raros), os programadores podem tirar vantagens da tecnologia PAE para ultrapassar os limites do Windows. Por exemplo, um utilizador destes sistemas operativos, Alan Gorski, verificou que quando aumentou a memória ram do seu computador para 8GB, o AutoCAD conseguiu abrir grandes ficheiros de desenho sem aparecer o erro “out of memory“, erro que anteriormente lhe aparecia com frequência.

Existe esta possibilidade do sistema operativo usar a tecnologia PAE. Explica-se pelo facto do Windows assentar nessa tecnologia para apoiar a característica de segurança conhecida como Data Execution Prevention (DEP).

Se o computador suportar hardware-enforced DEP, então o PAE está presente também.

Vamos então procurá-lo no Windows XP
:

1. Iniciar -> Executar.

2. Escrever sysdm.cpl e clique no Enter.

 

3. Clicar no separador Avançadas. Dentro da caixa Desempenho, clicar em Definições e de seguida em Prevenção de Execução de Dados.
4. Procurar por uma mensagem no fundo. Se indicar que o hardware não suporta DEP, existem hipóteses do PAE não estar activado.

Vamos então activa-lo:

1. Iniciar -> Executar

 

2. Escrever na caixa “notepad c:\boot.ini” e pressionar Enter.
3. Por baixo da linha [operating systems], procurem por linha que contenha “/noexecute switch”, pode estar por exemplo “/noexecute=optin” ou “/noexecute=optout” ou “/noexecute=always on”. Coloquem o cursor exactamente a seguir a isso e façam espaço seguido de “/pae”. Gravem o ficheiro e reiniciem.

Nota1. Os parêntesis não se colocam, foram utilizados para definir apenas o comando a utilizar.

Vamos ao Windows Vista:

1. Propriedades do Computador -> Definições Avançadas do Sistema -> Avançadas -> Desempenho -> Definições -> Prevenção de Execução de Dados.

2. Se aparecer a caixa do User Account Control, clicar Continuar.
3. Se a mensagem no fundo disser que o sistema suporta DEP e a aparecer a opção “Activar a DEP…” seleccionada, então o PAE está activado também.

Vamos então activá-lo (ou desactivar), caso não esteja activado:

1. Iniciar escrever cmd.exe e pressionar Ctrl+Shift+Enter.

2. Se aparecer a caixa do User Account Control, clicar Continuar. Isto vai fazer surgir uma janela da linha de comandos privilégios de administrador.
3. Escrever nessa caixa “BCDEdit /set PAE ForceEnable” e pressionar Enter.

- Mais informação sobre o PAE no TechNet da Microsoft’s.

A Microsoft avisa, no entanto, no artigo do TechNet que alguns drivers não irão correr se o PAE estiver activado. Após efectuada esta alteração fiquem de olho no sistema operativo a nível da estabilidade.

Se tiverem problemas com drivers ou no início do sistema operativo, removam a linha “/pae” do boot.ini no XP, ou escrevam a seguinte linha na linha de comandos, com privilégios de administrador para o Vista:

BCDEdit /set PAE ForceDisable

Antes de começar, faça uma cópia de segurança no caso de alguma coisa correr mal.

NOTA2: Este artigo tem especial interesse pelo facto de muitas máquinas hoje em dia estarem aptas a receberam memória acima dos 4GB, depois o preço da ram tem vindo a cair, tornando-se num área interessante para melhorar o desempenho do nosso sistema.



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


91 Comentários

  1. Excelente dica, é uma excelente alternativa para o pessoal que tem processador de 32-Bits e quer utilizar mais do que 4GB de RAM.

    http://www.nyzux.net

  2. Excelente dica. E como fazer isso no WinXP? o BCDEdit n funciona no xp

  3. @ Ricardo
    windows xp =/= windows server, ou seja, le o artigo pf
    :P

  4. @ Ricardo
    Será que leste o artigo todo? Está lá bem explicito para Win XP…

  5. uma coisa que eu não entendi ou não prestei bem atenção, isso faz o windows reconheçer mais de 4GB ou somente alguns programas?

  6. Excelente artigo Sílvio Horta, este projecto tem melhorado a cada dia que passa.

    Eu sou um visitante assíduo apesar de raramente comentar.

    Parabéns a todos que contribuem para este magnifico projecto.

  7. Excelente dica…

  8. Boas, então já posso por o meu hp com 8 MB.

    Mas mesmo assim vou esperar por mais opiniões e resultados de colegas

  9. Para mim já me bastava 1 ou 2 GB de RAM. Com 4 ficava aqui com um avião :) Mas isto tá fraco de finanças :s
    ______________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  10. @Bicancas

    8 MB é que era!!! :) isso de 8GB é para fraquinhos! ;)

  11. Posso estar enganado, mas creio que poderão ter problemas com alterações através do BcdEdit em computadores com BitLocker (encriptação do Vista) activa, por isso tenham isso em atenção! ;)

  12. Aqui no XP SP3 eu tenho 4 GB Ram e ainda assim fazendo o comando não alterou nada. Pois continua reconhecendo apenas 3 GB Ram

  13. Mas não era até 3 GB? Não diziam que o Windows 32bits só conseguia “gerir” até 3GB? Ou seja quem tivesse 4GB não estava a tirar poroveito disso… Agora fala-se até 4 GB e já vai em 8 GB. Cada vez percebo menos…

  14. Para ser mais preciso é cerca de 3.3 GB, ja me apercebi que o vista com o sp1 reconhece 4gb mas é treta, porque no gestor de tarefas apenas tem 3.3 e em muitos outros programas de diagnostico so tem 3.3..

    O fernando pinto tem a sua razao; “Mas não era até 3 GB? Não diziam que o Windows 32bits só conseguia “gerir” até 3GB”"
    Alguem ja comprovou isto no pc de casa????
    afinal se fosse tao simples a microsoft ja o tinha implementado nas actualizaçoes.

    P.S. No caso de funcionar existe algum lado negativo sem contar com a citaçao de<<<<<>>>

  15. Pedro Lamas diz:
    29 de Dezembro de 2008 às 4:08 pm
    Posso estar enganado, mas creio que poderão ter problemas com alterações através do BcdEdit em computadores com BitLocker (encriptação do Vista) activa, por isso tenham isso em atenção!

  16. já no principio deste ano comprei 4GB de ram para o meu portatil, e experimentei esta dica na altura sem sucesso… melhor opção, utilizar um sistema operativo 64bits… não fiquei nada desiludido com o vista x64

  17. @David

    Não se trata de ficar desiludido com o sistema operativo a 64 bits, mas antes os problemas com as várias aplicações que poderão advir dessa opção!

  18. Se não tiver em engano, com o PAE as aplicações são mais lentas. É preferível usar 64bits que não se perde velocidade.
    Posso estar enganado…

  19. Realmente, o que me disseram, era que os SO 32bits so suportavam ate 3GB!

    Afinal, em que ficamos?

  20. até agora poucos ou nenhuns… desde que os drivers sejam os apropriados, a nivel de aplicações ainda não tive qq problema, já lá vão uns meses…

  21. Ricardo, já te caíram todos em cima! :lol:

    Excelente dica. Pena que o meu computador seja portátil… Mas já só faltam 359 dias (e um segundo) para o final da garantia!

  22. Reconhecer os 8GB é uma coisa..aproveitar é outra..lol é como ter uma avioneta com um jacto de um concorde..ele reconhece mas não faz a gestão..não adianta realmente de muito lol

    O mesmo se passa com os processadores, hoje em dia todos os processadores comercializados são 64 bits..no entanto ninguem usa Sistemas Operativos 64bits. O nível de compatibilidade é grande..faltam ainda alguns drivers e alguns programas/jogos mais antigos não funcionam.. (principalmente os jogos)
    Quando falo em “mais antigos” .. nunca tive problemas com nenhum e uso 64bits à mto tempo…4 anos pelo menos, muitos dos programas que uso sao ainda 32bits.

    Realmente fazendo os “testes”, a performance de 4gb ou 8gb é exactamente a mesma (normalmente as memorias 4GB até tem latencias mais baixas..). Tornando esta dica apenas interessante para quem (por necessidade) usa grandes quantidades de RAM e ai sim poderá fazer a diferença..diferença nota-se sim em usar S.O. 32 e 64bits.

  23. @Emannxx, Josué c. e Fernando Pinto
    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778(VS.85).aspx
    Está lá bem explicito 4GB.
    Há pessoal a esquecer-se que as placas gráficas também têm memória e entram nessas contas. Por exemplo se tiverem uma placa gráfica com 1GB e tiverem 4GB no computador dá um total de 5GB em termos de memória fisica no entanto o Windows utiliza apenas 3GB devido a uma parte ser utilizada para o sistema video.

  24. bom coment silvio horta..

    Vou mudar para o 64 bits :)

    >Pedro< “faltam ainda alguns drivers e alguns programas/jogos mais antigos não funcionam.. (principalmente os jogos)
    Quando falo em “mais antigos” ”

    Eu ja tive o 64bits e tive problemas com o cs 1.6 no caso do cs e muitos outros podes sempre usar o modo de compatibilidade,quanto aos drivers ….
    so no hardware antigo mas para quem tem um pc muito antigo de certeza que nem 3gb de memoria tem por isso o 32 bits ta bom

  25. O ideal é para mais de 3GB usar um SO x64, a maioria do software devia funcar nem que fosse em modo de compatibilidade.
    Quanto ao pessoal que não consegue reconhecer mais de 3GB nos portáteis, verifiquem a página do fabricante que isso resolve-se normalmente com bios novas, já flashei alguns toshiba e resultou, agora alguns deles podem não disponibilizar :|, nos pcs procurem as ultimas bios que também deve funcionar, alem disso vista 32bits sp1 já reconhece 4GB, se não estou em erro o sp3 do xp tambem deveria, não se esqueçam que se não der pode ser da bios ;)

  26. Problemas com o CS1.6 ? LOL eu até CS 1.6 jogo em windows server 2008 64bits.. esse é aquele tipo de jogo que até corre em windows mobile..realmente nao percebo.

    @Silvio Horta…até que compreendi o que disseste..mas a tua explicação tá baralhada. O que estás a falar é de gráficas com memória partilhada. Em relação á limitação dos 4GB..essa limitação não vem dos S.O. mas sim da limitação da arquitectura 32bits. Se podem detectar mais? Claro que podem..adianta de muito? Para quem trabalha em edição de video..talvez! De resto não tem qualquer interesse visto que o sistema não faz essa gestão logo não torna o computador mais rápido de nenhuma forma. Não esquecer que quando maior for a memória maior é a lantencia.

  27. Eu pergunto-me (sem querer ferir susceptibilidades) quem precisa de mais de 4Gb ou é mais tipo o-meu-é-maior-que-o-teu.

    Lá pela RAM estar barata e acessível é um erro gastar mais dinheiro em RAM quando nem o Vista + Jogos precisam de mais de 4Gb. E se vao falar dos CAD, 3D Studio, etc isso é para profissionais e os profissionais usam Windows 64-bit ou OSX.

    A maior parte dos PCs no limite usam o Photoshop/Premiere (ou equivalentes) e jogos que com um Quad Core + 4Gb RAM + HDD rápido + gráfica Nvidia/ATI com bom suporte para directx e openGL chega e sobra!

    Agora podem fazer, claro, como vários gajos que eu conheço que compram um Quad Core + 4Gb RAM + Raptor 15.000rpm + Gráficas SLI para jogar uns joguitos de estratégia e ver uns filmes em HD (que já iam todos contentes com um Core Duo + 2Gb + gráfica média) mas pronto, cada um gasta no que lhe apetece.

  28. Meu vista sp1 detecta 4.00Gb certinhos…ao por mais um pente de 3Gb ele simplesmente não detecta, só mostra 4,50Gb e pronto.

    no boot mostra la 6Gb redondos…. vamos esperar q acabem com esse limite :)

  29. @Pedro
    “Antes da instalação do Windows Vista SP1, o Windows Vista apresentava a quantidade de memória de sistema disponível no sistema operativo. Para computadores com 3 GB, ou um valor inferior, de memória física instalada, o valor de memória reportado pode por vezes ser inferior ao valor de memória física instalada. Estas diferenças devem-se a reservas de memória física por parte do BIOS e possivelmente por controladores. Por exemplo, algumas implementações do BIOS atribuem alguma memória física à placa gráfica.”
    http://support.microsoft.com/kb/946003/pt

  30. Arkan puxa uma cadeira e sentate vais ter muito que esperar, porque os sistemas 32bits já não evoluem mais do que os 3.3
    agora tu tens 6gb e andas apenas a usufruir de 3.3 tas a perder quase 3gb de ram por nao mudares para um 64bits!!! e eu tava chateado por perder 700mb.

  31. No desk tenho o Vista a 64 com 4GB… mundial. Só vejo o Server 2008 aqui da empresa a ter melhores desempenhos ;-)

  32. Aproveitando este tópico sobre componentes…

    Tenho um portátil com uma placa gráfica ATI Mobility Radeon HD 2600…gostaria de saber se será possivel trocar por uma do mesmo segmento (para portáteis) mas superior…por exemplo uma ATI Mobility Radeon HD 3400.

    Fico agradecido a quem me souber responder.
    Cumprimentos

  33. @Silvio Horta
    Realmente nao percebi! Ou eu ou tu..lol Seja essa resposta para a “grafica partilhada” ou para a “limitação na memoria” .. já está respondido em cima e visto que nao trouxeste nenhum facto à mesa..

    não confundas as “memorias” e ao que elas pertencem
    não confundas o que é virtual e o que é fisico
    não confundas a memoria apresentada pelo sistema e pela “bios”
    nao confundas limitações de arquitecturas
    nao confundas limitaçoes de “apresentar a memoria” e “fazer a sua gestao”

    PS: o Arkan nao tem nem comprou um “pente” de 3Gb de ram porque eles nao existem! lol

  34. o artigo não está bem interpretado. Não se pode publicar artigos no copiar e colar e não ter consistência. Se precisar de tradutor posso ajudar. Repare nesta frase do mesmo artigo citado pelo mano que o copiou aqui pro pplware:
    “…..However, note that each process on 32-bit Windows is still limited to a 4 GB virtual address space. For details, see Memory Limits for Windows Releases….”

    OS 32bits não suportam mais do que 4 GB memo, se estiverem com o PAE em enable, senão só reconhecem 3,3~3,5 gb memo.

    Aí mano, devemos cuidar das publicações porque uma informação errada contribui para a formação de milhares e milhares de pessoas que só assimilam e não pesquisam. Portanto, Vitor e cia, o artigo está com informações imprecisas.

    obrigado e feliz ano novo.
    http://www.delaorden.wordpress.com

  35. @Pedro
    Eu a confundir? Vê lá bem que não sou eu… Apenas coloquei a parte que interessava relativamente à parte da memória, deixei a fonte e tudo para se ler em que me baseio… A página da Microsoft diz tudo não inventei nada nem estou a confudir.

  36. Olá a todos…. Tenho o Windows Vista Home Premium num Toshiba Satellite L40 e a caixa relativa à activação do DEP fica sempre inactiva, mesmo depois de digitar o comando citado (em modo Administrador) e mesmo reiniciar o PC… Alguma Dica? Obrigado.

  37. Eu uso o vista 64 bits tenho 4 GB e um intel Core 2 Duo E8400.

    O que faço com isto ?? bem como uso muito maquinas virtuais dá muito jeito ter os 4 GB

    Só tive problemas para arranjar drivers para Impressora e scanner.

    Abraço a todos

  38. Boas!

    Problemas com o Vista x64? Não tenho. Tenho o Vista x64 instalado no portátil e também no de casa e não tenho problemas nenhuns. O mais chato é não haver suporte para o flash, mas isso também se resolve, usa-se o browser x32. Em casa, jogo todo o tipo de jogos sem problemas!

    Quanto ao artigo em causa, já vi esta dica na PCGUIA de Janeiro 2009 e apenas permite aos PC’s que não detectam e não usam completamente os 4 GB’s, para que possam usar mais uns megas que podem ser preciosos. Apenas e só. Para quem tem mais do que 4 GB’s, não vale de nada porque o sistema de 32 bits foi pensado apenas para 4GB’s!!!!! Não se esqueçam que é a principal limitação desse sistema!

    Fiquem bem!

  39. Parabéns pela ótima matéria!

  40. Aqui nao funcionou, fiz corretamente como diz no tuto e meu WIN SP3 detecta apenas 3GB de meus 4GB de hardware. Alguma dica para me ajudar?

  41. carlos rajas essa do mano ficou-te mal… não achas?

    Bom, de facto há muita verdade no post do Sílvio, caso contrario não estaria aqui.

    Eu ando meio deslumbrado com o Windows Server 2008, acordo de noite a raciocinar sobre algumas funções e tal por isso, se esta conversa te parecer estranha, não ligues é porque a elevei a um nível onde não há manos ;-)

    Para que possas falar com conhecimento de causa, pois há partes que ficaste de citar, deixo-te aqui dois ou três artigos que li e que te vão ajudar também:

    http://www.microsoft.com/whdc/system/platform/server/PAE/PAEmem.mspx

    outro

    http://msdn.microsoft.com/en-gb/library/aa366796.aspx

    Lê bem e diz-me o que te parece de facto a limitação, diz-me se não vale a pena ter, por exemplo, 6GB de ram numa máquina com o Windows XP SP3 ou com o Vista SP1. vá agora a bola está do teu lado.

    Bem… vou descansar. até amanhã.

  42. Pois. Anda por aqui uma grande confusão.
    Pessoalmente estou convencido que para o XP e o Vista de 32 bits a memória física acima dos 3 GB não trás qualquer proveito.

    Que o Physical Address Extension (PAE) permite aos processadores x86 aceder até 64 GB de memória física, parece certo. Que se ganha alguma coisa com isso em termos de desempenho é que não vi escrito.

    É que a arquitectura (seja a de 32 bits seja a de 64 bits) está feita para ser utilizada a memória física (RAM) e a memória virtual.

    Actualmente, num Vista de 32 bits, tenho 3 GB de memória física e 7,4 GB de memória virtual total (Se estão a usar o Vista escrevam, na linha do Iniciar, Informações do Sistema, para verem o tamanho duma e doutra).

    O acréscimo dado pela memória virtual obtém-se através da utilização do disco rígido (área reservada do disco conhecido por page file ou swap file).

    Sendo a velocidade de acesso à memória física RAM maior do que a velocidade de acesso à memória no disco, parece evidente que se o processador troca informação com uma RAM de 8 GB (em de de 3 ou 4 GB) não precisa de recorrer tanto à memória virtual no disco e torna o processamento mais rápido.

    Não é novidade nenhuma … para isso é que existem os sistemas de 64 bits.

    O que falta demonstrar é que com o XP ou o Vista de 32 bits, o acesso do processador a uma memória física RAM de 8 GB, usando a técnica referida no post, traga vantagens significativas e, já agora, se o sistema fica estável.

  43. … RAM de 8 GB (em vez de 3 ou 4 GB)

  44. Tenho que fazer uma correcção
    - Não é “Informações do Sistema”
    - É ” Informações de sistema” (burros, os computadores :D )

  45. Bem que poderia ter um software assim para o Ubuntu 8.10 do ps3
    pra ele reconhecer mais que só os 256MB Ram…
    pelo menos 512MB

  46. é por que nos novos Firmware do ps3, a sony limitou o uso de Ram no Linux a 256MB, e o acessoa GPU foi cortado em 100%

    então podia ter um software que liberace novamente o uso aos 512MB de ram, ou então aos 512 de video…

  47. @Silvio Horta

    Como se diz agora na giria popular, FABULÁSTICO :)

    @Aos “velhos do restelo”

    Não se podem esquecer que os artigos aqui colocados são sujeitos a testes, não são colocados só para ocupar espaço…

    Acho que o SP2 do Vista (32bits) já detecta acima dos 4GB de RAM :)

    Continua assim Silvio :)

    Cumps

  48. Olha, muito obrigado mesmo pela dica, eu era obrigado a usar o vista 64 bits, por causa de meus 4gb de ram, vou testar agora… :)

  49. @Hélio Moreira
    SP2 ? O SP1 Detecta mas não utiliza os 4GB, apenas 3.5GB pra menos, se quer usar a memória total não adianta, tem que ser sistema operacional 64-bit.

  50. pois eu uso cadwork, autocad e intelicad com 2 gb d ram, intel core 2 6320, hdd 200 gb sata, geforce 7300 SE e akilo funka na boa, n percebo esse apetite insaciavel por ram…

  51. Acho que é de ter em atenção que o sistema operativo seja ele qual for não reconhece além do que é reconhecido pela BIOS, ou seja, se a BIOS já for assim um pouco pro antiga e se por exemplo tiver 4 GB de RAM e só reconhecer 2 na BIOS se calhar o ideal é procurar no site do fabricante por uma versão mais actual. Já agora dar uma lida no manual mais recente sobre as características da placa mãe em especial no que diz respeito ao tipo de RAM suportado e capacidade máxima por slot não é má ideia antes de comprar por impulso.

  52. .. Estava à espera de uma “deixa” para escrever mais qualquer coisa e corrigir o segundo § do que escrevi no 44. Não ma deram, mas tenho que fazer a correcção.
    Não é … não trás (de parte de trás, ou expressão para queda ruidosa, ..zás, pás, trás), é não traz (de trazer).

  53. não esta a funcionar no windows xp.

  54. Olha eu fiz aqui o dep estaativado nos 2 lugares mas continua lendo apenas 3.24 gb :( Alguma dica???

  55. @Vitor,
    obrigado pela resposta e argumentações mas não entendí o “mano te caiu mal..”
    bom aqui mano quer dizer irmão, aí em Portugal é o que ? bestão, viado ?
    se for me descupe, irmãozinho…bah fora de sacanagem, não estás muito sensível não meu querido, logo tu, um cara inteligente.Ja tinha lido os artigos antes de voce os citarem.Quase 4 artigos sobre o assunto não podem ser resumidos ao post que o amigo publicou e continuo a dizer que ficou manco, ou seja faltou informação porque pela reação aos posts a galera ficou confusa.

    feliz ano novo pra voce e todos por aqui.

    naõ voltam mais….chuck berry …….em :
    http://delaorden.wordpress.com/2008/12/29/nao-voltam-maischuck-berry/

  56. 4 Gb é a limitação para qualquer SO de 32 bits.
    2^32 dá 4096. Logo este é a capacidade de endereçamento de memória de um sistema 32 bits.
    Mas a memória de um PC não é só ram, se disponibilizarmos esta quantia para a ram deixamos de ter capacidade de endereçamento de memória de outros devices. Dependendo do computador e da memória necessária pelos devices, o windows reduz a ram.
    Ou seja e graficamente. Normalmente um SO consegue alocar este montante

    +—————+ 4GB
    | |
    | |
    | |
    | |
    | |
    | |
    | |
    | |
    +—————+ 0

    Como é que colocamos tudo o que é necessário neste espaço ?

    +—————+ 4GB
    | BIOS, PCI |
    | GFX, ETC… |
    |—————+ 3 GB
    | Vazio|
    | |
    |—————+ 2 GB
    | |
    | RAM |
    | |
    | |
    +—————+ 0

    Se colocamos 1 Gb de memória não á problema porque temos 1 Gb livre, mas se colocarmos outro Giga ?

  57. Boas Festas p todos.

    Tenho 2048gb de Ram e em virtual 3578gb mas se mais lhe der melhor …
    Mas será que efectivemente tiro partido ?!

    SAUDE!!!

  58. Bem, que confusão que aqui vai.
    É verdade, a arquitectura de 32 bits permite um máximo de 4GB de memória (incluindo placas gráficas e afins).
    Ora o PAE extende a largura para 36 bits, ou seja, um máximo de 64GB.

    O limite de 4GB é imposto pelo próprio sistema operativo, as versões enterprise e datacenter do windows server e linux(a partir da kernel 2.6) deixam utilizar todo o espaço disponível (64GB).
    No entanto, o espaço de memória virtual de cada processo continua limitado a 4GB.

  59. UnderRadiationNoise

    Tens memória física RAM de 2048 MB (2 G), que quando escreveste estaria ocupada a uns 40%-50%, por hipótese, a que acresce a utilização do “page file” ou “swap file” (ficheiro de paginação) no disco.

    O que acontece é que a utilização pelo processador do “swap file” é variável, segundo as necessidades, entre o mínimo e o máximo. A única regra conhecida é que o tamanho máximo do swap file seja 1,5 a 2 vezes o tamanho da memória física, no teu caso entre 3072 e 4096 MB, devendo o tamanho mínimo ser à volta de 16 MB. Há quem defenda que quando se dispõe de bastante memória RAM (2 GB costumava ser considerado bastante no XP) o tamanho do swap file seja encolhido ou mesmo desactivado.

    No Vista, que estou a utilizar agora, vê-se o tamanho do swap file por
    Iniciar > Computador, botão direito > Propriedades > Definições avançadas do sistema > Avançadas > Desempenho Definições > Avançadas > Memória Virtual > Alterar (Tenho um ficheiro de paginação personalizado para um máximo de 4600 MB o que é à volta de 1,5 vezes os 3072 MB que a memória física, e um mínimo de 16 MB).

    Penso que no XP se vai lá ter por um caminho parecido.
    Na minha modesta opinião, quem tem Windows de 32 bits deve cumprir as regras acima (mantendo o swap file), mas cada um sabe de si.

  60. O limite do XP 32 bits é 4GB (nem que tenham 128GB de RAM o win só vê 4Gb)

    Para quem quer ter os 4GB no XP 32 bits tem que colocar no boot.ini /PAE e optar pelo /3GB

    http://support.microsoft.com/kb/328882
    http://www.microsoft.com/whdc/system/platform/server/PAE/pae_os.mspx

  61. Ae IceCube, já fiz as duas coisa e o xp continua mostrando 3,24gb, tenho 4gb…

  62. @geothanos

    XP Home Edition ?

  63. UnderRadiationNoise

    Obrigadissimo.

    Já agora,
    No momento mantenho os 2048GB de RAM fisica ( irei dobrar ) mas alterei a virtual para ter o minimo de 4096GB e o maximo de 8192GB …

    Prefiro XP Prof (sp3) dado o Vista abusar (stressar) o hardware …

    Parabens !!
    Bom trabalho continuem !!….

  64. @geothanos

    Numa das minhas máquinas XP Pro SP3 usa os 4 GB sem problemas.

  65. pensando bem eu decidi mudar para o 64bits
    o mais estranho é que continuo a ter 3.3gb de memoria e não 4gb como diz na bios. porque será?
    eu vi o valor da ram utilizando o diagnostico do directx e o gestor de tarefas.

  66. “According to our scan, your system already has the maximum amount of memory installed.

    How much memory your Windows OS will recognize depends on which version of Windows you are running. 32-bit versions of Windows will see (and utilize) only 3GB or 3.5GB. To utilize more memory, install a 64-bit version of your OS. More information about OS memory maximums can be found at …”

    Este texto é o relatório do scan feito por um programa … de uma empresa que vende memórias para computador, chamada Crucial.

    No link seguinte:
    - Primam “Scan my sytem”
    - Vai propor que se faça o download do scanner.
    - Aceitem as condições façam o download. Executem o CrucialScan.exe e têm um relatório em .htm igual ao que transcrevi, ou outro se for aconselhável mais memória física.
    http://www.crucial.com/

    Podem obter mais informação sobre o CrucialScan aqui:
    http://www.technibble.com/repair-tool-of-the-week-crucial-system-scanner/#more-1161

  67. @IceCube Tô meio perdido com isso… :(

  68. Vejam se entenderam o mesmo que eu:

    http://www.crucial.com/kb/answer.aspx?qid=4251

    Que a memoria, é utilizada se o sistema precisar mesmo se ela estiver oculta para mim???

  69. geothanos

    O que a Crucial diz é que com uma memória física (RAM) de 4 GB o Windows de 32 bits vai reconhecer e utilizar dela de 3 a 3,5 GB. Se o teu XP te informa 3,24 GB parece-me normal.

    Por acaso gostei do Crucial Scan. Se é um teste feito por uma empresa que vende memórias para computador e não me tenta vender mais memória parece-me sério (sendo certo que já não tinha mais slots disponíveis, o que o scan detectou).

    Além disso, no segundo link, que pus em 70, de um site muito bom, mostra que o programa identifica a motherboard, o que é importante para a escolha da memória, as slots vazias, etc. Segundo a imagem do post desse link, de um sistema com 2 GB quer pode ir até aos 8 GB, mostra as alternativas (claro que para comprar memórias da Crucial, mas o tipo de memória está suficientemente bem identificado para se escolher outra marca qualquer).

  70. Tambem gostei desse scan, imagina a situaçao cliente me liga: quero aumentar minha memoria ram, as vezes tenho que ir lá para ver o modelo que o sistema suporta para fazer upgrade, agora não preciso mais, valeu.

    Mas eu queria muito que o XP achasse os 4gb, mas…

  71. geothanos

    A diferença entre os teus 3,24 GB e os 4 GB está explicada no link que colocaste em 73 !
    “Relax, there isn’t a problem with the memory. Windows allows for 4GB of memory to be addressed, but this isn’t 100 percent the same as having 4GB of physical memory.

    What happens is that some of the addressable memory (regardless of how much you have physically installed) is reserved for use by page files or by some of the devices that you are using, such as a graphics card, PCI card, integrated network connections, etc., so it’s unavailable for use as normal main memory.

    The amount of memory needed for these devices is calculated by your system at startup; if you haven’t maxed out the memory in your system, it’s invisible to you, and all your physical memory (the RAM that’s installed) is available for use. However if you’ve maxed out the DRAM in your system, this amount will be deducted from your physical memory, so you can’t use 100% of your DRAM.”

    Resumindo – o Windows de 32 bits só tem 4 GB para endereçar à memória física (RAM), ao page file (escrevi sobre ele em 44 e 62), à placa gráfica, à rede. etc. Então não pode dedicar 4 GB à tua memória física – a diferença dos 0,76 GB está dedicada a esse resto.

    Mais alguma questão (excepto sobre o PAE do post) ?

  72. Bom, então vou continuar com 32bits, valeu!!! :)

  73. … só mais uma palavrinha. Nos “desktops”, mesmo que o hardware o permita, não é certo que a arquitectura de 64 bits traga sempre melhoria de desempenho – porque exige mais do processador.

    O 64 bits é recomendado para computadores que realizem as chamadas multi-tarefas e cálculo científico (é melhor aprofundarem). É certo que é a arquitectura do futuro, mas o Windows 7 ainda vai ser maioritariamente de 32 bits.

    Para as empresas é preciso ter a noção que pode ser complicado ter pessoal para prestar assistência a XP 32, Vista 32, Vista 64, Windows 7 (32 ou 64) porque há sempre particularidades próprias, mais eventuais problemas de incompatibilidades com aplicações e drivers.

  74. pois é, Vitor, como ves, o post não fico claro. OS 32bits= 3,5~ e pronto.
    e tambem me ficastes a dever, o que quer dizer “mano” aí em Portugal querido ou voce leu errado como “mané”. Bom agora vamos ter a gramatica unificada, o que digamos vem com atraso de séculos, pois os espanhóis e ingleses já haviam unificado isso, mas em tratando-se de Portugal e Brasil tudo é possível.

    Se duvidas veja o edil de Salvador Bahia….Leocret….ui !
    http://www.delaorden.wordpress.com

  75. carlos rajas

    O processo do post permite de facto que o Windows de 32 bits reconheça mais memória física (RAM) do que 4 GB. Isso está documentado.

    O problema não é esse. É saber se melhora de facto o desempenho do computador, ficando o sistema estável. Isto é que eu não vi escrito em nenhum lado (excepto no post numa referência ao Autocad e que desapareceu o erro “out of memory”, mas é pouco).

  76. Tentei fazer ver isso ao Carlos Rajas, mas mesmo assim e de forma pouco cordial ele não entendeu a mensagem.

    Está mais do que documentado, há casos de sucesso e perfeitamente identificados

  77. Meus amigos, só aplicações “PAE/AWE aware” podem fazer uso do endereçamento acima dos 4Gb.
    O SQL Server por exemplo poderá faze-lo se para isso activarem uma opção avançada chamada “enable AWE”. Claro está que as versões standard e express não o permitem por uma questão de licenciamento. Uma aplicação vulgar não irá nunca usar essa memória para alem desta barreira.

    Quanto ao Windows reconhecer (ou usar) os 4Gb de RAM depende muito do resto do hardware que estiver na máquina. Algumas boards têm a funcionalidade de aproveitarem ao máximo a memória, mas mesmo estas trazem muitas vezes instabilidades ao Windows.

    Para quem gosta de “grandes” placas gráficas pode deparar-se com problemas ainda maiores, já que, quanto mais memória tiver a placa gráfica maior será o seu espaço de endereçamento, logo menor será o espaço de endereçamento deixado para o resto das aplicações.
    Na maioria dos casos encontram 3.5~gb reportados nas máquinas (com 4gb fisicos) porque as boards reservam os ultimos 512~mb para o endereçamento da gráfica e restantes controladores.

  78. pensando bem eu decidi mudar para o vista ultimate 64bits
    o mais estranho é que continuo a ter 3.3gb de memoria e não 4gb como diz na bios. porque será?
    eu vi o valor da ram utilizando o diagnostico do directx e o gestor de tarefas.

  79. A Minha grafica é 8800gts 512mb :)
    mas nao deve ser pela memoria dela pois tenho o 64 bits certo?

  80. Eu ainda tenho um 286 com 1 MB de RAM (sim 1MB de RAM) e … ainda FUNCIONA!

  81. Trabalho com Photoshop e Programas pesados de Edição de Vídeo e quando soube da limitação em 3.25Gb de memória em sistemas 32 bits,fiquei decepcionado,minha mobo suporta 8Gb e eu já havia instalado 6Gb. Eu já estava querendo trocar o meu Vista Ultimate 32 bits para 64 bits,foi quando li este artigo,fiz todos os procedimentos e agora estou com os 6GB de memória RAM reconhecidos. Valeu pela dica!!!!

  82. Mais 1 blogista satisfeito ;-)

  83. Excelente, já ficou a reconheçer os 6G e tambem com mais recursos no meu Windows Vista Ultimate.
    Windowns Vista 5*****, Windowns XP 8********, Windowns 7 para já 10********** ainda vai melhor muito mesmo, belo sistema operativo com a cara do vista e o desempenho do xp.

  84. Parabens Silvio pela explicação deste Tutorial !
    Ainda não fiz os testes com o S.O de 32 bits sendo XP ou Vista.
    Até agora que eu posso afirmar com muita experiência sobre 8 gb de ram no pc e que tem funcionado muito bem 8gb de ram com o vista 64 bits, reconhece e trabalha numa boa, logico que nada e perfeito, tive problemas com a placa de captura da pinacle que era até reconhecida mas não encontrei nenhum programa para assistir tv, nem pedindo ajuda para a fabricante, dai mudei para o XP 64 bits pra ver se conseguia sanar o problema pois até então sabia que com o XP 32 bits era reconhecida a placa e não tinha problemas.
    O XP 64 bits só encontrei versão em inglês, até ai não tem problema instalei na maquina rodou e está rodando tudo muito bem pois ele trabalha igual ao Vista, isto é, tem um recurso de compatibilidade pode instalar tranquilo softwares de 32 bits que o XP e o Vista rodam na boa até jogos ainda mais estes que na sua grande maioria é pra 32 bits CS1.6, Need for Speed ( instalei todos desde underground até o Recover) tudo funcionado perfeitamente e quando tinha problemas era só clicar com o botão direito sobre o icone do jogo ou programa e ir na aba de compatibilidade e escolher com qual versão rodaria sem problemas, diversão garantida, há programas que não rodam nem mesmo tentando a compatibilidade, e isso vc já fica sabendo na hora da instalação pois já acusa que não roda no 64 e nem na sua emulação de 32 bits mas até agora foram pouco que nem o caso da placa de captura da pinacle ainda mais esta que depende dos drivers.
    Como já digitei “Nada é perfeito”, continuei com o mesmo problema com a placa de captura da pinacle, pior, está nem conseguia ser reconhecida pelo xp 64 bits diferente do Vista que reconhecia mas não tinha software que abria para assistir.
    Dai um dos motivos para estar aqui lendo seu tutorial, se é possivel rodar um sistema de 32 bits com 8 gb de ram, porque retirei a placa de captura da pinacle e instalei em outra maquina com S.O de 32 bits e funcionou perfeitamente a placa o software sendo que a maquina que instalei a placa sua configuração é bem baixa comparada com está da qual digito.
    2 Quad 2.4 Ghz 8 gb de ram placa de video geforce 8500
    E na maquina onde instalei a placa de captura
    Semprom 1800 1 gb de ram placa de video geforce 6200 .
    Bom é isto espero ter ajudado com o comentario tão logo me habilite a instalar S.O de 32 bits e ver como funciona fazendo como o descrito aqui neste tutorial postarei .

  85. como se faz isto no windwos 7?

  86. Não funciona,,, minha maquina suporta 4GB fiz a parametrização e o windows não passa de 3GB, e tenho vídeo off, alguém pode mostrar a propriedade do sistema e mostrar a quantidade de
    memoria usada!!! caso contrario não funciona fiz o teste, e nada mudou ….

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.