Tutorial II – Vamos aprender a trabalhar no LibreOffice


Destaques PPLWARE

12 Respostas

  1. Tiago says:

    Sim, para os utilizadores comuns poderá revelar-se uma tarefa um pouco complicada, sendo que existe uma componente de “programação” associada à edição das fórmulas. O que o Libre faz, no fundo, é criar uma interface um pouco mais apelativa aos comandos utilizados pelo editor de texto Latex, que é quem suporta este tipo de comandos. O Latex, para quem não conhece, é um editor de texto bastante poderoso e customizável bastante utilizado pela comunidade científica, uma vez que em termos de edição fornece bastantes opções ao “escritor”. De qualquer das formas os meus parabéns pelo tutorial, sendo que os pormenores abordados permitirão à maior parte dos utilizadores, entenderem o conceito por trás da escrita das fórmulas matemáticas.

    • Roney says:

      Concordo com o Tiago, pode parece uma tarefa um pouco complicada para quem não esta habituado a trabalhar com linhas de comando para escrever formulas, contudo, o resultado final após aprender os comandos do Math é muito satisfatório. Mas, como nosso amigo Paulo Galvão postou o link para o help do LibreOffice tenho certeza que o leitor curioso vai buscar estudar mais sobre os comandos. Estou tentando enfatizar nisso para que possamos compreender a poder e a flexibilidade que o Math proporciona.
      E mais uma vez, parabéns para pela iniciativa.

    • Tony Silva says:

      Concordo contigo Tiago.

      Por falar em latex vejam este plugin para gmail
      http://alexeev.org/gmailtex.html

      • Tiago says:

        Por acaso já tinha visto que existia mas como tenho andado um pouco distante do Latex nem instalei. Mas é sempre bom relembrar que existem estas pequenas ferramentas…

    • paulo g. says:

      Se quiserem optar por escrever fórmulas directamente em Latex instalem a extensão TexMaths, disponível em:
      http://extensions.libreoffice.org/extension-center

    • R. says:

      Errado!
      LaTeX é uma markup language, tal como é o html ou o xml. Não é nem editor nem processador de texto. Por esse motivo não o podes comparar aos Office, da MS ou de outros.

      Estou a assinalar isso porque é talvez o erro mais comum dos principiantes ou mal informados.

      “Instalar” o LaTeX significa instalar um interpretador (tal como um browser browser para o html/xml) e componentes (ainda neste exemplo, se o browser fosse rudimentar, significaria p. ex., instalar um plugin para interpretar CSS)

      LaTeX is a document preparation system for high-quality typesetting. It is most often used for medium-to-large technical or scientific documents but it can be used for almost any form of publishing.

      LaTeX is not a word processor!

      http://www.latex-project.org/intro.html

  2. João Sosua says:

    Parabéns não é o que eu utilizo como utilizador comum mas espero pelos restantes tutoriais para aprender um pouco mais…. agradecido Paulo…:-)

  3. cartoon says:

    Excelente! Espero que continuem com este bom trabalho e que venham muitos mais tutoriais! ;)

  4. freespirit says:

    Parabéns pelo tutorial!!!

    Devia haver mais tutorias virados para software livre, por culpa do pplware deixei de ter instalo no meu pc programas pagos com crack mas, depois acontece que passam a informação mas não ensinam a “pescar” e, temos que ser realistas este género de programas é mais complicado para o utilizador comum.

    Vi à pouco tempo a traz a pedirem tutorias para o fotoshop, por-favor não façam isso, duvido que achas assim tantos utilizadores que possam comprar e aqueles que tem sabem utilizar o programa não vem aqui.

    Se querem ensinar a editar fotografias e mais algumas coisas utilizem o GIMP.

    Cumps.

  5. Borges says:

    O libreOffice traz mais funcionalidades ou caracteristicas que o OpenOffice ou não compensa mudar de um para o outro ?

  6. carlos fernandes says:

    boas
    vi esta noticia noutro site acho que podia ser interessante para o futuro desta rubrica.
    http://www.omgubuntu.co.uk/2011/11/citrus-a-libreoffice-interface-for-today/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>