PplWare Mobile

MongoDB – A base de dados que não é relacional

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rui Costa says:

    Realmente um excelente suporte de informação para os tempos que se aproximam.

    Ligar sensores a tudo o que “mexe”, irá trazer a necessidade de bases de dados nosql não só para armazenamento mas principalmente para extração de informação e análise.

    Imaginem projetos ligados à saúde ou à agricultura com armazenamento de métricas quase em tempo real para estudos futuros e otimização de processos.

  2. Vitor says:

    Sugiro ainda o REDIS:
    http://redis.io/

    Trabalha em memória (com dumps para disco) e é muito rápido. Muito engraçado para trabalhar com node.js. Quem for por este caminho, dê uma olhadela no https://joeferner.github.io/redis-commander/ pois facilita muito para ver o que está na BD.

  3. Denis Encarnação says:

    Bom artigo.

    Também utilizo o mongoDB como complemento de uma base de dados relacional.

    Já agora uma chamada de atenção. O logo do mongoDB não leva o elefante é só a parte debaixo. O elefante é o logo do Hadoop.

  4. Mario Pereira says:

    Porque o simbolo do hadoop por cima? MongoDB =/= hadoop

  5. António C says:

    Usei durante algum tempo mongoDB. Sinceramente a performance pode ser um problema em certas situações. Apesar de gostar imenso do modo de funcionamento e da API do mongoDB, acabei por voltar a PostgreSQL.

    Desde a versão 9.4 do PostgreSQL que podemos armazenar dados JSON em formato binário (jsonb) o que nos permite excelente performance nas queries a esses objectos. O único senão é mesmo a forma de pesquisar esses objetos que não é tão simples e intuitiva como no mongo.

  6. LG says:

    Offtopic mas algo para a Pplware publicar: Ontem saiu a final do PHP7: http://php.net/archive/2015.php#id2015-12-03-1

  7. Alberto Soares says:

    Alguem usa Elastic Search?

  8. António C says:

    Por acaso não. Talvez experimente em breve num novo projeto qualquer. Parece uma alternativa interessante!

  9. André says:

    Então e esse tutorial já tem RTA?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.