PplWare Mobile

Comprar música na web? É fácil e rápido

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Luis says:

    Olha que site não é legal… Nenhum site legal oferece esse tipo de preços.

  2. G says:

    ora bem, a tua intensão é boa pa.
    no entantao nao me parece k isto seja la mto legal pk é um site russo e eles nao estão a pagar a nenhuma distribuidora/produtora discográfica akilo k vendem.
    esses 0.99$ k deste pelo album vai exclusivamente para eles, o k é claramente considerado pirataria tendo em conta as licenças de direitos de autor.
    nao sei se este é um novo allofmp3.com, um anterior site de venda de musica russo k foi mandando abaixo, mas nao me admirava nada k este vá plo mesmo caminho.
    tenho mta pena mas penso k nao estou mto longe da verdade.

  3. ricardoc says:

    Hum… esses preços fazem-me questionar a legalidade do site?
    Pelo que entendi o site é Russo; talvez por lá os preços praticados sejam super baixos, mas não me parece que possam vender pelo resto do mundo ao mesmo preço.
    Desculpem trazer essa questão ao de cima, mas música livre de DRM e praticamente de borla…. qual a contra-partida? 🙁

    Cumprimentos.

    • Pedro Pinto says:

      Sim, sem duvida que é uma excelente questão e este é provavelmente dos melhores locais para a discutirmos. No site existe a seguinte informação:

      “All the materials in the LegalSounds.com music service are available for distribution via Internet according to license ЛС-3М-05-09 of the Russian Multimedia and Internet Society. Under the license agreement, Legalsounds.com pays license fees for all the materials subject to the Law of the Russian Federation “On Copyright and Related Rights”. All the materials are available solely for personal use. Further distribution, resale or broadcasting is prohibited.”

  4. bigkax says:

    Aparentemente a Rússia já tratou da falha que permitia este site ser legal em Setembro, basicamente isto é pior que pirataria, a não ser que estejam a vender pirataria, que é o caso. Li um comentário de um artista que diz que eles estavam a vender a musica dele sem ele ou a sua editora saberem…
    Usem torrents ou similares, não é tão mau e pelo menos não riscam serem roubados…

  5. Pedro Pinto says:

    Boas,

    Antes de publicar este artigo, tive o cuidado de validar a questão da legalidade. Não encontrei qualquer informação que indicasse que este site fosse ilegal…li no entanto que tais preços são conseguidos uma vez que os “direitos de autor” na Russia são pagos a um preço muito baixo.
    Alguém tem alguma informação em contrário? Estas questão são muito importantes de serem debatidas.

  6. Anon says:

    só por os downloads serem pagos n quer dizer k sejam legais
    esses preços são de desconfiar…

  7. João Paulo says:

    Boa noite. Acho que estamos de tal forma formatados e acostumados a pagar “montes” de dinheiro pelas músicas que gostamos que estranhamos quando aparecem estes preços muito interessantes.

    Mas, nunca se esqueçam que não são os artistas que lucram com os valores altissimos que pagamos por um album numa loja. O artista recebe um valor quase simbólico, por isso a receita maior regra geral provém dos concertos ao vivo.

    Abraço

  8. Paulo Brás says:

    Aqui vai um contributo.

    Sei de pessoas a utilizar este serviço à cerca de 2 anos e nunca tiveram problemas, eu próprio utilizo desde Setembro do ano passado. A verdade é que o site continua on-line!

    No início também me questionei quanto à legalidade ou não no nosso país. Na secção Contacts http://www.legalsounds.com/Contacts aparece a seguinte questão e passo a citar:
    – Is Legalsounds.com legal in other country?
    Currently there are no legal restrictions for using our service in other countries.

    É um pouco vago porque não lista os países, mas ficamos com a ideia que é válido em todo o lado.

    Além do mais a SPA não tem qualquer vínculo legal internacional, penso que são as editoras que vendem os direitos lá para fora. Alguém sabe mais sobre este aspecto?

    Parece-me que é uma questão algo ambígua não me parece que levante problemas. Mas nunca se sabe!

    Todos os esclarecimentos são bem vindos.

    • Pedro Pinto says:

      Bem, a questão que se coloca neste momento é: A Internet está condicionada pela regras dos outros países? Sendo este um serviço válido e completamente legal na Rússia tal aplica-se a outros países?
      Pelo que vi, o site está no ar desde 2004 ora são 7 anos a vender música. Se fosse ilegal certamente já tinha saído do ar.

      • Nuno José says:

        Se não for ilegal na russia não, o que pode ser ilegal é o seu uso em Portugal as leis são Portuguesas. A questão não está na net mas sim onde se usa a música. A internet é um canal não é uma mercado.

    • Bruno Fernandes says:

      Segundo o site da SPA:

      “A SPA representa os autores portugueses de todas as disciplinas literárias e artísticas,
      seus sucessores e cessionários, que nela se acham inscritos (cujo número hoje se eleva a cerca de 23.000).
      Representa ainda os autores, sucessores e cessionários inscritos em perto de 200 sociedades congéneres (ver contactos) existentes em cerca de 90 países de todos os continentes, com as quais a SPA mantém relações contratuais recíprocas (…).”

      Tirando daqui alguma conclusão, a SPA tem vínculo internacional.

      No entanto, a “Russian Multimedia and Internet Society” não está entre as tais “200 sociedades congéneres”.

      Ainda para mais, para este tipo de serviços, é necessário ter a autorização da SPA e das editoras e dos artistas, visto que a SPA apenas representa os autores.

    • Paulo Brás says:

      O site http://www.mp3obsession.com/ faz uma comparação de preços entre vários serviços. Um dos quais é o legalsounds.

      Por exemplo no link http://www.mp3obsession.com/music/rihanna/s+m+(remixes)/ podemos verificar que este álbum da Rihanna varia entre os $0,81 e os $1,44.
      O serviço http://www.mp3million.com tem preços muito idênticos.
      Será que são todos duvidosos?

  9. Bruno Fernandes says:

    Estive a testar o serviço e o que noto é a rapidez com que os downloads são feitos.
    ´
    Estamos a falar de 5 minutos em que o descarreguei as 40 músicas de oferta. Das três, uma: ou a minha operadora andou a mudar as antenas durante o dia (o que eu duvido!), ou a minha operadora deu-me a velocidade toda a que tenho direito (o que também eu duvido!) ou o serviço usa alguma técnica por detrás.

    Quanto à legalidade, não sei o que pensar. Tenho a dizer que acredito que o serviço possa ser legal dentro da Rússia. Agora fora do país? É um pouco difícil!
    E, os meios de pagamento são assentes apenas em cartões de crédito e não em serviços como o paypal (se estiver a dizer alguma asneira, alguém que me corrija).

  10. nuno says:

    Este site é de desconfiar porque até vendem Bootlegs piratas de concertos ao vivo.
    Além do mais já estou a ver os hackers russos a ficarem com os meus dados pessoais…. 😉

  11. João Morgado says:

    Eu também já usei este site para fazer download de musicas ha uns anos. No entanto ao suspeitar da sua legalidade enviei um e-mail à sociedade portuguesa de direitos de autor. Levaram tempo a responder.

    Mas quando responderam disseram-me que o tal artigo que eles argumentam para o site ser legal não é valido para Portugal. Muito provavelmente não é valido dentro de qualquer país da união europeia.

    Não se iludam, este site não é legal. Pelo menos em Portugal não o é. Acho que é uma grande falha do pplware publicar informação deste genero.

  12. Guzzman says:

    Nunca pagaria por música no formato digital, muito menos pagaria por música pirateada.

  13. André Costa says:

    Acho curioso, delicioso até, a malta vir comentar e queixar-se de que o site é ilegal sem provas. Mais ainda, olham para o site e mesmo que venham a ter 100% certeza que é legal a primeira iniciativa é: vou ali aos torrents que ainda é mais barato. De repente, lá se foi a moralidade. A moralidade de quem se queixa de um site que pode ser ilegal, mas quando vê um programa que lhe dá jeito (e muitas vezes aqui publicitado) vai logo procurar pela “vitamina” ou até mesmo pedir a mesma aqui pelos comentários.

  14. Say says:

    Eu cá, na dúvida se é legal ou não, prefiro não arriscar: torrents para a frente!

  15. Anónimo says:

    Ilegal devia ser o não teres acesso a toda a musica que gostavas de conhecer, não estou a defender que o musico e a editora não deveriam ser pagos….

  16. B80 says:

    Quanto ao site em questão, eu também sou contra a roubalheira das editoras e a favor dos artistas, mas não me parece que os artistas levem um cêntimo que seja desse site.

    Isto parece-me o mesmo que comprar os cds piratas na feira da ladra a 5 euros. Eu não compro. Suportar pirataria, neste caso sim, trata-se de pirataria a sério, em que os piratas ganham em proveito do artistas.

    A questão da abertura e liberdade das fronteiras da Internet neste caso é irrelevante. O que interessa aqui não é se é legal ou não em Portugal, o que interessa aqui é se este serviço é sequer legal na Rússia, coisa que acho que não seja.

    Basta pesquisarem um bocadinho no google para se descobrir umas quantas queixas e problemas relacionados com o site. Ah! E já agora, já alguém tentou aceder ao site da tal “Russian Multimedia and Internet Society”, vejam se conseguem e depois postem qualquer coisa.

    Se darem dinheiro a piratas no verdadeiro sentido do termo vos faz ficar mais felizes e de consciência tranquila então não tenho mais nada a fazer.
    Eu cá não dou dinheiro a piratas, da mesma maneira que não dou dinheiro pelos cds/dvds piratas nas feiras também não o dou nesse site.

    Agora se me disserem que o dinheiro vai todo directamente para os artistas então já não está aqui quem falou.

    Eu só começarei a pagar por musicas em formato digital no dia em que forem vendidas em formato lossless (ex:Flac), sem qualquer tipo de DRM e a preços que eu considere decentes. Até lá vou comprando uns cd’s físicos de bandas que gosto quando apanho promoções.

  17. B80 says:

    @ Paulo Brás
    Em primeiro lugar não sei qual é a origem ou idoneidade do site mp3obsession.com para reconhecer a qualidade das suas reviews.

    Em segundo o site mp3million.com também me parece ser de uma legalidade duvidosa, novamente peço a alguém que tente aceder ao site da “supostas” entidade gestora dos direitos de autor, a “Rightholders Federation for Collective Copyright Management of Works Used Interactively” cujo site (fairlaw.ru) parece ir dar a uma pagina de publicidade da KIA!

    Quanto a esse da Bélgica, para já não tenho tempo de verificar, se alguém quiser esteja à vontade.

  18. B80 says:

    tinha escrito um post mais detalhado mas não sei porque o meu browser resolveu apaga-lo ante de publicá-lo, como não me apetece estar aqui a escrever tudo o que escrevi anteriormente cá vai um resumo.

    @Paulo Brás
    Infelizmente nenhum dos sites que mencionas, tirando o da Bélgica que já não me dei ao trabalho de verificar, parecem ser muito legítimos.
    Basta fazer uma busca pelas “alegadas” entidades gestoras de direitos para ficar de pé atrás. (o site de uma delas até está exclusivamente a fazer publicidade aos carros da kia).
    Outra coisa interessante de se fazer é verificar o whois dos ditos sites, também pode ser esclarecedor.

    Por último dois artigos sobre um site similar.
    http://news.cnet.com/2100-1027_3-5586034.html
    http://www.computeractive.co.uk/ca/news/1914880/british-users-russian-music-site-infringing-uk-copyright

    Agora tirem as vossas conclusões.

  19. sérgio says:

    eu uso o ZippyShare :p

  20. Vitor says:

    Para musica e afins uso o google…não há nada melhor!! 😉

  21. RF says:

    Vamos lá ser sinceros.. alguém aqui compra música?

    • Pedro Pinto says:

      Ainda ontem contava esta historia….” Quanto custa em CD???…25 €…uiii gatunos, chulos…como é que não devemos piratear….se metessem os CD’s a 10€ eu comprava e assim já não andava na “ilegalidade””…..Os cd’s baixaram de preço e volta a questão ” Quanto custa em CD??? 14 €….uiii gatunos, chulos…como é que não devemos piratear….se metessem os CD’s a 5€ eu comprava e assim já não andava na “ilegalidade”…e por aí fora.
      Ora quando li alguns dos comentários desde post deu para perceber que a história é essa e certamente alguns têm “pilhas e pilhas” de MP3 e nunca compraram (seja a 0,09 ou 10 euros…) um CD.
      Que mais há a dizer?

    • B80 says:

      Eu compro. Devo ser uma espécie em extinção, não?

  22. Nuno says:

    Bom dia,

    Eu saco por torrent, ouço o album e se gostar encomendo geralmente da amazon ou play.com, mas encomendo o cd mesmo, com caixa e o livrinho. Se não gostar simplesmente apago.

    Digam que isto é pirataria, eu não concordo, no meu ponto de vista não é diferente de ir à fnac ouvir um cd e só comprar se gostar.

    Se o preço da musica não fosse inflacionado por editoras e distribuidoras, a pirataria quase não existia.

    Por exemplo, comprei um cd na play.com no mês do seu lançamento a 5€, na fnac o mesmo cd custava 19€, não me digam que isto é só impostos….

    Cumprimentos

  23. Pedro says:

    Os vossos amigos do sapo é que não devem ter ficado muito contentes com este artigo. Sim, porque eles tb têm uma loja de música online e pagam bem à SPA!

    É SPA, na minha opinião é isso mesmo. Um spa.. um belo tacho pra alguns.. mas na praticar faz alguma coisa plos artistas?? era o fazias!

  24. H. Crespo says:

    O WOT não acusa como sendo duvidoso…

  25. C.Oliveira says:

    Quem decide se um determinado site é legal ou não, são os Tribunais e não a SPA.
    O que a SPA diz é lixo.

  26. Nuno Mendes says:

    Sendo ilegal ou não
    Podemos depois fazer o que quisermos com a musica ou ficamos limitados de alguma maneira.
    Como por exemplo não tocar no media player ou ate mesmo no Itunes

    Obrigado

  27. Paulo Brás says:

    Bem uma coisa é certa a discussão está lançada.

    Os comentários pendem mais para que haja ilegalidade neste tipo de serviço. Da minha parte vou ficar atento, gasto os $ que ainda andam por lá e, entretanto, tento confirmar a legalidade ou ilegalidade do site.

    Como fui eu o autor do artigo, deixo aqui as minhas indulgências pelo incómodo que este assunto possa ter causado.

    • H. Crespo says:

      @Paulo Brás

      Acho esplêndido qe este artigo tenha sido trazido ao pplware.

      Estes serviços já existem há algum tempo, eu próprio pesquisei há uns tempos e obtive os links que são apresentados acima pelo @B80. No entanto, como dizes, a legalidade do site ainda não posta em causa por autoridades portuguesas. Portanto, só compra quem quer, quem não quer, compra noutro lado ou pirateia.

      Acho que esta informação é importante ser trazida à atenção, seja fraude ou verdadeira. Continua o bom trabalho.

      É de ressaltar que é importante que houvesse alternativas ao iTunes em Portugal, tendo em contra que a Amazon não permite download de MP3.

  28. arkan says:

    Ah ta….mais facil q o ARES e q o google nomedoartista album ?

    e mais sem ter q digitar cartao de credito e ter q pagar ?

    acho q nao….

  29. Miguel says:

    Que ridículo. Entre comprar música aqui ou nos ciganos, mais vale comprar nos ciganos que ao menos o dinheiro fica em Portugal. Se querem pagar por música mesmo que seja a aldrabões só por descargo de consciência, saquem os torrentes, peguem no dinheiro que custaria neste site e deiam-no a uma instituição de caridade que é mais bem gasto.

  30. badboyboogie says:

    Boas pplware!

    Cheguei agora de férias para ver que encontraram o legalsounds! Muito bom e recomendo!

    Desde 2007 que uso e apesar dos comentários dos mentecaptos que vagueiam por aqui na altura em que me registei muitos ainda andavam a piratear no napster e só haviam 3 ou 4 sites com música com boa qualidade e este era um dos mais seguros e com bom preço.
    Refiz muita da música que tive original depois de sofrer um furto de 500cds originais que estavam numa mala, fiquei com as caixas em casa e decidi procurar uma forma de recuperar os meus títulos dos anos 80. Viva o Legalsounds!

    Se é de borla é de duvidar se é caro é porque é roubo… epah voltem para o buraco de onde sairam.

    Cumps ao staff e continuem o bom trabalho, não liguem às postas de pescada da geração dos torrs 😉

  31. Nuno José says:

    Pronto tenhoa confirmação que nao é legal e não pagam nada ao donos dos direitos por isso para roubar mais vale não pagar.

    • B80 says:

      Já agora como confirmaste isso? Se poderes confirmar que foi algum organismo oficial, tipo SPA, era bom para ver se o pessoal aceita isso. (apesar de desconfiar que o pessoal vai logo dizer: pois, a SPA quer é tacho,etc,etc)

      Basta pesquisar um pouco na net para se chegar à conclusão que o site deixa a desejar.

      Infelizmente parece que existem utilizadores deste blog que gostam de “hostilizar” as pessoas por serem chamados à atenção de que o funcionamento de tais sites não será propriamente legal nem ético/moral.

      Já aqui foi mencionado o exemplo dos cds da feiras, isto é em tudo semelhante.

      Só tenho pena que o tal site e semelhantes continuem a ser ferverosamente defendidos.

      Dou por encerrada a minha participação neste tópico.

  32. Sharky @ PTNet says:

    Eu sei que não tem muito peso mas aqui fica um link do wikipedia:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Russian_Organization_for_Multimedia_and_Digital_Systems

  33. Marcelo says:

    Alguém pode me dizer qual o site onde posso comprar as músicas e baixar em mp3 ?
    preciso colocá las em uma pen drive e executar em local público

  34. Carlos Bonaparte says:

    18 anos depois, o MP3million ainda está no ar e é, segundo o ranking do Google, um dos 300 mil sites mais visitados do mundo em 2021. Se fosse ilegal, estou certo de que na União Europeia, já não se manteria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.