PplWare Mobile

O Android estará ainda mais forte em 2015

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. A verdade says:

    A verdade é que o Android é um grande sistema operativo. Quem não gosta de Android são aqueles frustrados que compram androids de 50 euros estando à espera de super rapidez nas mais variadas apps incluindo jogos 3d complexos. É como comprarem um portátil de 200 euros e queixarem-se que é lento. Há com cada 1 valha-nos deus, tanto fanatismo até mete dó.

    PS: WP também é bom!

    • Oupa says:

      Ou seja, para ti são todos bons menos iOS, certo?

      • Silva says:

        O fanatismo dele nao mete do, so o dos outros 😉
        E quem nao gosta do IOS é porque nunca experimentou (supermercado nao conta)

        • Samuel Pires says:

          Eu tenho um iphone e um samsung e a minha opinião é que a apple limita-nos muito a utilização do iphone, enquanto os sistemas android é muito mais fácil personalizar com ROM´s, instalar apk “personalizados” sem ser necessário reeinstala-los quando sai uma atualização, …
          A minha opinião é que quem quer um telemóvel para fazer chamadas e sms que escolha um iphone que quem um telemovel para fazer de tudo e mais alguma coisa escolhe um android, mas é a minha opinião, vale o que vale

          • Adriano says:

            É um erro reduzir o iPhone a algo tão básico como referes.
            Mas concordo contigo, se queres um aparelho para brincar, para ver qual a rom mais rápida como se o dispositivo fosse um objecto de teste o iPhone não é o ideal.
            o iPhone é para aquele tipo de pessoas que não tem paciência para esse tipo de coisas e que quer um aparelho que funciona quando necessita dele.

          • Silva says:

            Eu ja nao mexo num iphone á 4 anos, mas no antigo 3gs, atraves do cydia , personalizava o iphone ao meu gosto, e fazia tudo o que queria dele.
            E as aplicacoes e jogos funcionavam todos sem erros.

      • A verdade says:

        Tenho por hábito não falar do que não sei. Nunca experimentei iOS por isso estou caladinho, o mesmo que devias ter feito se tivesses 2 dedos de testa.

      • Marco says:

        Eu gosto de android e ios, windows mehh nao gosto mto do interface e como as coisas funcionam, mas nao digo que seja um OS mau, simplesmente nao faz o meu tipo.

  2. Pedro Nunes says:

    É muito fácil perceber o porquê do grande e rápido crescimento do android face as outras plataformas. A android é o unico sistema operativo presente em tablets lowcost (+-70€) e também nos telemóveis lowcos, se nem que a Microsoft esta a apostar também no “mercado lowcost”.

    • Blasterjack says:

      Sᴜʀғᴀᴄᴇ ᴍɪɴɪ *sigh*

    • Daniel says:

      Ou seja, o Android é o único SO a ir de encontro da necessidade de um numero mais elevado de clientes. Bem, a MS também apostou no pseudo-low cost, tiveram Lumias a 99 dolares, mas era mais dumping que propriamente low cost por si só.

      • brunoCarvalho says:

        O lumia 520 custa 100 euros e da baile em fluidez, actualizacoes e experiencia de utilização a qq Android de 200 ou 300 euros

        • Daniel says:

          Ai sim? Vai uma aposta? Gostaria de te ver a colocar dinheiro nas tuas afirmações, eu até te ajudaria a tratar dos papeis de insolvência.

        • Marco says:

          Coitadinho do lumia seja ele qual for contra um oneplus one…

          • Hugo Pereira says:

            Eu estou a espera do Oneplus, mas há um lumia 630 cá em casa.

            O lumia é super rapido, surpreendente mesmo.

            Espero que o OPO também o seja.

            Já o WP 8.1 é um espectaculo.

        • Marco says:

          O pessoal não percebe que closed Source requer menos hardware para funcionar decentemente. O android como e open source precisa e corre apps java precisa do dalvik ou ART para falar entre o kernel e hardware. por isso e que vez telemoveis lowcost com android, lentos. contudo com o nova verdao android kitkat, veio resolver algum do lag nesses dispositivos, contudo nem todos eles tem a versão 4.4 isto por culpa das marcas que nao o suportam, já windows e ios não tem esse problema.

  3. Alex says:

    Aqui mais um que trocou um netbook com win xp por um tablet com android. Tem meia hora a menos de autonomia, de resto e para o uso que dou, é superior em tudo. Também são 7 anos que separam o 1,6Ghz intel atom do 2,3Ghz krait 400, e muitos mais o xp do android kk. Nunca usei win 8 ou 8.1 mas arrisco dizer que o que mais distancia o android do windows é a facilidade e intuitividade com que se executa o que seja (limitações de cada SO à parte).

  4. Benchmark do iPhone 5 says:

    No Android vai tudo de vento em popa. A Samsung, um dos raros fabricantes, que tinha lucros é que os está a vê-los diminuir há três trimestres. No último diminuem 25%. Uma das razões foi a baixa de preços para reduzir os stocks. Outra foi o S5 estar a vender pouco. Outra, claro, a forte concorrência de fabricantes, sobretudo chineses, com preços mais baixos.

    Quanto ao mercado global dos smartphones, diz a Samsung que o crescimento está a abrandar.

    http://www.androidauthority.com/samsung-predicts-a-25-drop-in-q2-profits-401570/

    • Daniel says:

      Não sejas assim. Diminiu mas continua a tê-los. Aliás, da última vez que vi a Samsung (o grupo) facturava mais que a Apple, Microsoft e a Google juntas. E quando à “forte concorrência dos chineses”, talvez queiras olhar para a HTC, que depois de prejuizos ano após anos nos últimos anos finalmente teve lucros (a aposta nos HTC One renderam e bem aparentemente). É que há uma coisa aqui: antes a concorrência da Apple e da Samsung eram somente elas próprias, agora a HTC voltou ao panorama, a LG idem, Sony está a querer mostrar-se novamente também, e depois sim, tens outras marcas que se fizeram valer ou pelo menos furor: Wiko, OnePlus (os telemoveis ainda não começaram a ser entregues na Europa) e até mesmo BQ (ok, garantido que o mercado Portugues e Espanhol é pequeno), e como é óbvio os “gigantes” chineses também (ZTE, Huawei, Xiomi, Oppo, e eu não desdenhava muito estes pois a metade do preço apresentam telemóveis que em especificações são semelhantes a um flagship Samsung ou iPhone).

      E todas as razões que deste para a quebra de lucros da Samsung resume-se somente a uma: concorrência (o que é bom). Era escusado referires 3 vezes a mesma coisa somente para parecer que até tinhas argumento.

      • JP says:

        Estavas a ir tão bem até à parte do “são semelhantes à um iPhone”

        É como comparar cão com gato, o iPhone é um aparelho que corre iOS, não Android, e em termos de hardware é como do dia para a noite, em termos de tudo, os android são mais carne para canhão, o iPhone é mais à base da optimização.

        Por isso é que o iPhone tem sempre o seu cantinho, e depois os android matam-se uns aos outros, porque não têm diferenciamento de produto, que compra de uma marca, também compra de outra…

        • Daniel says:

          Então aconselho-te a procurar um dicionário e ver o significado de “semelhante” e de “igual”. Eu disse “semelhante”, não “igual”.

          Tens noção que o que está por “baixo” do Android é Linux, queres mesmo falar em optimização? O mito do iOS desvanece já se quiseres. Se me falasses do Android ser virtualizado, ok, mas ao menos não fales do que não sabes. Tu simplesmente não consegues correr Android vanilla em cima de nenhum equipamento se não for configurado, optimizado e compilado para tal equipamento. Para te mostrar o quão absurdo é o que disseste em termos de “optimização”, o iOS era considerado o pior em termos de estabilidade (em geral e o iOS 7 em particular). Fala-me mais do que não sabes, sff.

          http://gigaom.com/2014/03/28/study-shows-ios-apps-crash-more-than-android/

          Bebe B groselha que isso passa.

          • João says:

            Lol, não se pode dizer a verdade, se não parece que cai o céu a estes fãs do android…

            Mais um teste da treta, tanta gente a queixar-se de que as app’s não abrem no Google Play, tanta gente a queixar-se que o telemóvel fica lento quando tem muitas apps instaladas, tanta gente a tirar e meter ROMs, porque a de origem não funciona bem, vêm com esses testes pagos pelas marcas para venderm mais para atirar areia para os olhos…

          • Daniel says:

            O que não convem é sempre pago, o que é favorável é sempre para além de qualquer suspeita, certo? A ironia é chamares os outros de “fanboys”.

            Para se ver onde o surrealismo vai: as apps NÃO abrem no google play, as apps simplesmente abrem ou não (mostra o quão informado o teu comentário é); ficar lento quanto mais apps tem instalado? Não quererás dizer “a correr”? É que tambem as podes “fechar”, só assim por acaso. Havia no entanto um problema com o JB e o Nexus 7 original, por causa dos acessos ao sd, mas que foi resolvida introduzindo de raiz o trim. No entanto existiam apps para resolver isso (uma app chamada “LagFix”, por exemplo, ou “ForeverGone”).

            Quanto a ROM’s, nunca vi ninguém se queixar de opção de escolha. Eu nos meus equipamentos Android já tive milhentas ROMs, algumas para ter maior controlo (e nada mais), outras para ter maior performance. Da mesma forma também tive no meu iPhone com JB e activação de funções que não vinham de raiz no iOS. E? Desde quando um argumento favorável se tornou em um desfavorável? Já para não dizer que já há um par de anos que não instalo roms (excepto num Samsung antigo de um amigo meu, mas isso percebe-se porquê, deixou de ter suporte pela Samsung mas tem-no via ROM na comunidade XDA). Basicamente desde que sairam os novos Nexus (digo o 4, 7 e 10, em 2012) que muitos fabricantes viram que o stock tinha as suas vantagens, principalmente desde que a Google abriu a actualização via OTA a todos.

            E argumentos ad hominem… evidência final que já não há argumentos.

        • Marco says:

          Tu sabes que os androids flagship tem specs bastante superiores ao iphone no que diz respeito a performance do mesmo, pois o androd requer specs superiores. isto excluindo a camera, pois e dos poucos que a apple tem de mandar ao nivel ou melhor que a concorrencia.

          • Xis says:

            @João
            “…tanta gente a tirar e meter ROMs, porque a de origem não funciona bem”

            Tens noção que essas ditas ROMs também são Android, e se essas ROMs resolvem é porque o problema não estava no Android.

          • Daniel says:

            Xis, completamente. Isso é algo que custa a alguns perceber. A “stock” rom que vem do fabricante ou a ROM são ambos Android, no entanto aficionados de marcas e os demais “shoot-my-mouth-first-think-later”, depois do argumento perdido, batem sempre nessa tecla. Surreal.

    • A verdade says:

      Tanta obsessão com a Samsung meu Deus. O Android é mais que a Samsung sabias? Tanto ódio à Samsung só pode significar que te incomoda bastante. És doentio, não te trates que não é preciso.

      PS: tens ações na Apple? Se sim ignora o comentário.

    • A verdade says:

      Epá não resisto a esta: “A Samsung, um dos raros fabricantes, que tinha lucros”

      Então segundo este fanático não é que a HTC me fez um favor em me vender o tlm??? Há com cada! Isto não sei se é para rir ou para chorar. Que triste estado em que uma pessoa está quando se vê a defender uma empresa irracionalmente com unhas e dentes sem ganhar absolutamente nada. É doentio mesmo.

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        A HTC com prejuízos? Deves ser o único que não sabia.

        Em vez de escrever patetices informa-te. Já deves encontrar dados mais actuais que estes, do link. Ajudo-te a perceber:

        – A Apple teve uma margem de 33% e ficou com 56% dos resultados totais dos fabricantes de smartphones
        – A Samsung teve uma margem de 20% e ficou com 53%
        – A HTC teve uma margem negativa de -7% e os seus prejuízos representam -1% dos resultados dos fabricantes.

        Notas:
        – Margem: parte do preço de venda que excede os custos. Geralmente medida em percentagem do preço de venda. Quando é negativa, caso da HTC, o preço de venda é inferior ao custo
        – A Apple é a Samsung somam mais de 100% dos resultados porque se “somaram” os resultados negativos de ou fabricantes.

        P.S. Trata essa bílis, senão ainda rebentas.

        http://www.theregister.co.uk/2013/11/16/android_powers_7x_more_handsets_than_iphone_but_apple_bags_more/

        • Daniel says:

          A HTC voltou aos lucros com a gama One. Deves ser o único que não sabia.

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Pois, já confirmei. No trimestre que acabou em Junho , finalmente, prevê um trimestre com lucros. É uma ridicularia, mas pelo menos deixaram de ser prejuízos. Mas não foi tanto pela linha One, foi por diminuíram as despesas com publicidade 😉

          • Daniel says:

            É assim, empresas a sério conseguem suportar prejuízos durante longos anos (vide Sony). Já outras nem tanto (vide Zynga; Dell – a precisar de plano de restruturação e recompra da empresa).

          • Daniel says:

            Ui, quase me esquecia… vide Apple, década de 90.

  5. OMG says:

    Android mais forte no mercado dos xilings porque nos tlms a serio tanto Iphone como lumias sao tremendamente melhores em tudo…arrisco me a dizer que mesmo os low cost android vao deixar de vender por haver lumias a 100 euros sem lag ao contrario dos androids que ate 300 euros n ha nada minimanente decente em fluidez

    • Humberto Paz says:

      Certo certo. Não deixes que a realidade te faça cair desse teu mundinho de sonho. Os Lumia a 100 euros/dolares são equipamentos dumped no mercado por não terem sucesso de venda ao preço inicial ou como forma de tentar ganhar alguma posição, e no entanto não tem funcionado assim tão bem quanto isso (afinal, a MS está imensamente longe do valor que tinha projectado estar quando lançou o WP8).

      Quanto ao iPhone, continuo a pegar neles e não ver mais do que uma agenda electronica com um pouco mais de funcionalidades. Ainda por cima uma agenda electronica super inflacionada. Se tivesses falado nos iPad, aí já encontrava maior utilidade.

      E quanto a Androids de 300 euros sem fluidez, acho que foste enganado e venderam-te por 300 euros um de 50. É assim, danças mal e culpas o soalho.

    • Gerardo says:

      Ainda agora vi um post no face de um amigo a dizer literalmente “adeus iOS ola one plus one” e a foto da bomba. Por isso o iOS não deve ser tão bom assim que as pessoas já nem pensem em mudar 😉

      A verdade é que o Android tem o melhor de 2 mundos, que quer um low cost, que ainda assim é um SO bem capaz, nem tem alternativa. Quem quer um topo de gama só tem de decidir que funcionalidade quer e escolher o melhor, mais uma vez é difícil encontrar esta flexibilidade na concorrência.

      • Adriano says:

        quanto custa esse one plus one ?

        tens a tua resposta

        • Daniel says:

          Espero que não estejas a dizer que um smartphone que nas especificações fica taco a taco (e em algumas coisas bate mesmo) com os flagships actuais e custar metade do preço desses é mau. Tens a tua resposta também.

        • mimim says:

          http://www.phonearena.com/news/OnePlus-One-release-date-and-price-unveiled_id55452

          Parece que: 16GB= 269 €, 64 GB = 299€

          É um nadinha mais barato que os iPhones…

          E é tão barato porque estão a vendê-los a preço quase de custo… http://www.androidcentral.com/oneplus-one-so-cheap-because-theyre-being-sold-cost

          E o melhor é que é preciso um convite para comprar… não basta ir ao web site http://oneplus.net/ e carregar no botão comprar… era muito simples e descomplicado eheh

          • Daniel says:

            O ser quase preço de custo também faz com que só sejam produzidos os que são extritamente essenciais. Já para não falar que em termos de marketing é simplesmente genial ao ser aplicado a um equipamento (normalmente via-se era ser feito quanto a serviços, como o gmail o foi, por exemplo, que por ser só por convite todos de repente também queriam).

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Mas qual genialidade de marketing 😉 A chinesa One Plus vende o smartphone ao preço de custo (o mais certo é ser com prejuízo) – porque não o consegue vender mais caro. Bem se importava de ter a margem de 30% da Apple ou os 20% da Samsung.

            A Google pôs-se a vender os Nexus abaixo do preço de custo e o pessoal do Android acha normal haver fabricantes com margens insignificantes ou negativas. Mas a Google tem onde ir buscar dinheiro, desde os anúncios às percentagens do Google Play. Os outros fabricantes nào.

          • João says:

            Lol, sabes ao menos o que é preço de custo para eles?

            Não é que é ao preço dos materiais… É o preço dos materiais, depois a montagem, distribuição, pós venda, etc… E é claro, antes, a pagar os ordenados a toda a gente, mais despesas fixas, despesas de desenvolvimento, significa que depois não vai nada para a empresa…

            É isso que significa a preço de custo para eles lol…

            É claro que para consumidores que não percebem nada do assunto, pensam que custa 300€ a fazer um telemóvel desses…

          • Daniel says:

            @Benchmark do iPhone 5, sim, genialidade. Sem gastar 1 cêntimo em publicidade pôs meio mundo a falar deles e a querer um, ou pelo menos querer um telemovel identico e a preço semelhante.

        • Marco says:

          Tao Humberto Paz? onde esta a tua argumentação agora?

      • JP says:

        Sim, e quanto é que ganhaste com isso?

        Parabéns ao teu amigo, se postasse “andeus android, olá. iPhone”, era logo chamado neste país de tudo e mais alguma coisa, e apedrejado em praça pública.

        Sim, Apple não é para todos, especialmente para aqueles que têm necessidade em dizer no facebook que trocaram de telemóvel.

        • Daniel says:

          A Apple é para os que têm necessidade de dizer que a Apple não é para todos, e fica-se por aí. Infelizmente é no que a Apple se tornou.

    • OMG says:

      O Android é o pior em todos os segmentos, todos têm lag, não valem nadinha, só é o SO dominante porque as pessoas gostam do robot verde, e os outros não têm… Ou então pelo dinheiro que a Google gasta em marketing com o Android. Não vale a pena estar aqui a explicar as razões do sucesso do Android, o que não falta são artigos a explicar isso, o resto, é dor de cotovelo, inveja e previsões da Maya para um futuro negro que não se avizinha.

      • mimim says:

        Que piada… um smartphone android com as especificações com componentes de qualidade ao preço a que são vendidos os iPhones por exemplo, não teria qualquer atraso. E muitos mais baratos não terão atraso nenhum, depende dos componentes e da utilização que cada um lhes dá. Não é a mesma coisa ter 20 aplicações na memória e a consumir processador e só 3 por exemplo. O atraso tem haver com cada perfil de utilizador e das especificações de cada aparelho… os iOS’s são optimizados para aquela “meia dúzia” de hardware que a Apple utiliza nos seus diversos aparelhos com o qual o iOS trabalha… agora o Android tem de dar em todos e na maior parte dos casos tem de utilizar drivers de terceiros que poderão não ter tanto cuidado na sua otimização como seria necessário… porque nestas coisas tudo conta… e para muitos desde que funcione mais ou menos já serve. O Android só podia estar ao nível do iOS em termos diretos se a Google só deixa-se meter em modelos Motorola por exemplo e em mais lado nenhum… só tinham de optimizar para aqueles hardwares e pronto, o melhor sistema operativo… que só funciona nos nossos equipamentos. É fácil ser-se o melhor quando só tem de funcionar bem nos nossos equipamentos, é tudo uma questão de escolher bem o hardware e otimizar para ele constantemente até acertar em cheio na performance/ estabilidade/ segurança.

      • Daniel says:

        Respira moço, isso não te deve de fazer mesmo nada bem à saúde…

      • LM says:

        É precisamente o contrário do que tu dizes, ò OMG. Tu é que tens dor de cotovelo.

  6. Vasco says:

    Fique com a dúvida do que seria “others” no “Worldwide device shipments by operating systems”. Uma vez que neste caso “others” > “windows” + “ios” + “macos”

  7. José Simões says:

    “Apple tem feito um esforço grande para continuar a crescer e as previsões para o próximo anos são muito animadoras, muito graças ao novo iPhone 6”

    Se calhar sou eu que não estou a perceber bem, mas o que as previsões citadas indicam é que o ios nem consegue ultrapassar o windows em telemóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.