PplWare Mobile

Microsoft Lumia: novo design da marca revelado oficialmente

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. JJ says:

    Acho que torna-se mais fácil crescer no mercado.

    A marca Nokia tinha muito peso na Europa é verdade, mas nos EUA a marca Microsoft terá ainda mais peso, potencializando assim os equipamentos nesse mercado.

  2. Ace Young says:

    Claro que consegue. Tem tudo para conseguir.

    Aliás, atrevo me a dizer que agora é que o mercado vai mexer com a MS no comando.

    Daqui a 1/2 anos só se vai ouvir falar em WP.

    • ARG says:

      Não acredito que só se vá falar de Windows Phone… Mas que a diferença de expressão da quota entre Android e Windows Phone vai ser bem menor que a que é agora isso já acredito… Pois estes muita Boa gente abandonando Android aos pouquinhos em detrimento do Windows Phone isso sim… Eu por exemplo sou um deles. O que mais me levou a fugir foi a falta de suporte a que as marcas se habituaram… Resumindo se queria ter sempre a versão mais atualizada e segura tinha de andar a trocar de equipamento de seis em seis meses pois o suporte e atualizações é nulo fora da linha Nexus. Para alegria da Microsoft a Google está a afundar aos poucos pela sua despreocupação com o que os fabricantes fazem com o seu SO… O Android é SO mais desproporcional em versões/equipamentos que já vi… Eu quero um equipamento que não tenha de andar com métodos mirabolantes (root / flash rom nand backups essas tretas) para poder tirar minimamente do equipamento…

      • Paulo Martins says:

        A MS dá suporte a todos os equipamentos Windows Phone ou apenas à gama Lumia? Tenho essa dúvida, é que agora estão aparecer mais marcas com WP já dantes haviam mas não com tanto relevo, é que se a MS apenas der suporte directo aos Lumia vai ficar com o mesmo problema que a Google com o Android.

        • Eduardo Ribeiro says:

          A MS disponibiliza as actualizações para todos os equipamentos compatíveis e as mesmas são mandatórias. Existe no entanto um workflow de actualização, a gama Lumia recebe-o primeiro normlamente e depois todas as restantes marcas de mercado… Por vezes isso dilui-se, por a gama Lumia implementa a actualização por território e faseadamente e no caso do WP 8.1 havia HTC já com o SO, quando alguns Lumias ainda o tinha em testes e não disponível para o utilizador final.

        • MM says:

          Suporte como assim? Cada marca acho que é responsável pelo seu equipamento, tal como acontece nos PCs!
          O esquema há-de ser igual.

          • Paulo Martins says:

            Pronto então vai acontecer o mesmo que a Google, o Android na linha Nexus anda sempre actualizado e é muito mais polido que nos outros equipamentos, as marcas que vendem os equipamentos é que não se dão ao trabalho de lançar actualizações. Agora de HTC, Huawai, Yezz e por aí fora começar a lançar telemóveis com WP e depois não os actualizar, como já fazem com o Android, vai acontecer à MS o mesmo que à Google, vai ficar com o SO fragmentado e para quem comprar fora da gama Lumia vai ter que comprar novos equipamentos de X em X meses para ter a última versão de WP disponível.

          • MM says:

            @Paulo Martins: até agora todos têm sido actualizados.
            Quanto a mim não faz sentido a MS ser responsável pelo equipamento dos outros!
            É o mesmo que quereres que a MS seja responsável pelas actualizações de todos os PCs e hardware/drivers do mundo Windows de todas as marcas!! Não faz sentido.
            É a desvantagem de haver vários fabricantes para o mesmo sistema, mas por outro lado, é esta diversidade que faz com que existam equipamentos diferentes, com preços diferentes e para todos os gostos.

          • Serginho M says:

            Acho que todos serão atualizados. Basta ver a versão “Preview for developers” que, se não me engano, esta disponível para todos os Windows Phone. Nesta versão, já tenho coisas que os outros não tem, portanto…

          • Nuno Vieira says:

            Eu não tenho a certeza, mas acho que faz parte do acordo de uso do SO da Microsoft que a marca têm que dar suporte ao SO enquanto este for suportado.

          • JJ says:

            A Microsoft é a responsável pala actualização do SO em qualquer equipamento que tenha o WP.

            O que pode acontecer é equipamentos receberem primeiros as actualizações que outros. As vezes com diferenças de meses. Mas as actualizações estão a cabo da Microsoft.

            O que normalmente difere entre marcas, são as apps exclusivas.

      • Zéfarpas says:

        O que queres dizer é”em favor da microsoft”. Neste contexto, em detrimento é uma antitese e um contra-senso

  3. José Carneiro says:

    Como , ainda cliente Nokia ( quase à 20 anos ) passei a ter uma má experiência com este meu ultimo Nokia N8 na classe de smartphones ,pela fraca assistência e versatilidade relativamente ao muito bom sistema Android em todos os outros smartphones.
    Assim,na minha opinião, não vai ser difícil à Microsoft aumentar a cota de mercado Por mim a Nokia nunca mais !

  4. Dumitru says:

    Tendo um aparelho Nokia Lumia fico triste com esta novidade, alias que ja todos sabiamos, mas por outro lado os dispositivos vao ser os mesmos so muda o nome e todos conhecemos os produtos da Microsoft com boa qualidade. Ja ha muito tempo que comprava ratos e teclados da Microsoft e duravam muito mais tempo que os outros portanto vamos la ver

    • Dumitru says:

      Tambem me aconteceu encontrei-me com uns amigos e pegue no tlm para fazer uma chamada e um pergunta que tlm ‘e este? Digo o Nokia Lumia 925, entao quase todos dizem ahhh o Lumia, nem sequer se lembraram do nome Nokia, axo que Nokia ‘e mais conhecida pelas pessoas mais velhas, agora com a nova geracao todos so querem saber ‘e de galaxy’s e iphones, agora nokia? ninguem lembra nokia lol

    • Pinho says:

      Curioso que comigo a experiência com periféricos Microsoft é muito má…

      • A. Lopes says:

        Isso vai depender muito do sistema operativo que usares. Eu tinha um rato microsoft que me foi oferecido por um amigo. O dito amigo comprou um novo e quis ver-se livre do antigo. Isto passou-se em 2005, se nao estou em erro. Ora o rato funcionou muito bem até que um dia formatei a máquina e instalei o windows 7. assim do nada no windows 7 começou a ter problemas. Curioso que funcionava às mil maravilhas no Ubuntu.

        • MM says:

          O meu anterior rato durou talvez uns 10 anos e só o encostei porque o scroll ficou tão gasto que deixou de ter aderência e deixou de funcionar bem.
          Agora tenho um novo rato da Microsoft. Foi caro, mas espero que dure outros 10 anos de uso intensivo!
          Também tive teclados da MS e foi a mesma coisa, anos e anos sem problemas e compatível com tudo.

          • Carlos Costa says:

            Eu então nunca acertei com teclados, fossem eles de que marca fossem e de vários modelos (MS, Logitech, Trust…). De tanto teclar as letras gastavam-se e o teclado ainda ficava operacional… Resolvi o problema com um teclado Steelseries APEX retroiluminado e com as letras gravadas nas próprias teclas (não coladas como a maioria que com o batimento e suor dos dedos vão-se desgastando). Ratos, para mim tenho dois Razer e um EpicGear Meduza com sistema Optical/Host/Laser que mandei vir da Irlanda e que é um espectáculo!

  5. NewJ says:

    Sem dúvida que irá crescer exponencialmente a partir deste passo.. Os Nokia Lumia são excelentes smartphones, mas o peso da marca Microsoft fará com que o mercado de aplicações cresça exponencialmente (qual vai ser a empresa que não vai querer ter app para Microsoft), e as apps são um contributo importante para o crescimento de um S.O.

    • Quintas says:

      Concordo e a MS nos estados unidos tem um peso grande… Acho que a partit de hoje este SO vai dar que falar

    • Nunes says:

      A marca Microsoft ser bem conhecida não dá peso automático nesta área, até pode ser contraproducente por causa do passado e daquilo que está associado à marca. Tudo depende de como as pessoas vêem as marcas e como é que isso influencia a avaliação que as pessoas fazem do produto. O facto é que a marca Nokia tem muito mais peso nos telemóveis do que Microsoft, por isso no curto prazo o impacto pode ser negativo.

  6. JJ says:

    Assim como a Apple tem os seus próprios equipamentos… iPhone e iPad, e tem sucesso.
    A Microsoft passando a ter o seus próprios equipamentos… Lumia e Surface, irá começar a potencializar grandemente o seu sistema móvel.

    Tendo em conta que o WP é um SO que qualquer fabricante pode usar, os Chineses quando se lembrarem de imitar os equipamentos Lumia, podem por o WP neles, ficando copias “quase perfeitas”… e assim aumentar a cota de mercado ainda mais.

    Dentro de algum tempo a cota de mercado irá ficar bem igual entre os três grandes sistemas iOS, Android e WP.

    • Marco B. says:

      Apesar de concordar que Microsoft vai ter mais peso no eua, na Europa quem não conhece Nokia?

      A Microsoft quer seguir o caminho da Apple, contudo falta o bom marketing e a Apple além de pioneira nos smartphones são génios no marketing. A Microsoft está a ficar melhor no campo dos smartphones mas tbm não vamos esquecer que a à Apple e Google tbm estão bem melhores.

      Eu diria que é sonhar alto que os 3 gigantes partilhem 1/3 do mercado cada um, ate porque a natureza do Android, e a fanbase do apple não o vão deixar nos próximos anos. A Microsoft têm um longo caminho pela frente mas eles sabem já a partida que não vai ser nada fácil.

  7. João Terra says:

    destruiram uma das mais famosas marcas de telemoveis que era a nokia, faziam equipamentos muito bons

    parabens MS por andar a destruir tudo

    • JJ says:

      A Nokia é que se auto destruiu como marca de telemóveis…

      • João Terra says:

        hoje em dia o que existe sao empresas que andam sempre a há venda ou para interessados compradores. já agora explica- me como é que a nokia auto se destruiu?

        • Só um gajo says:

          Ora portanto, diz que insistir no Simbian até à exaustão, não implementar funcionalidades que os concorrentes implementavam, etc, etc, etc, levou ao declínio da Nokia.

          A Nokia bateu de frente a partir do momento em que perdeu o comboio dos smartphones com ecrã tactil. Depois foi o desmoronar de quase tudo, ao ponto de deixar de ser a maior fabricante mundial de telefones, que mantinha graças aos bons telefones de baixo custo que produzia, perdendo para o maior concorrente de todas as marcas de telefones, a Samsung.

          Pronto, foi assim que a Nokia ardeu.

          Alguém ali em cima falou num Nokia N8. É um bom equipamento, muito bom mesmo, com um SO de treta. O problema é que não foi o único e já apareceu numa altura em que a Nokia se estava a tentar levantar.

      • TMMJ says:

        A Microsoft é que envoiu para lá o Steven Elop, ele é que deu cabo daquilo tudo… Se tivesse ido para lá outro, o Android tinha sido adotado mais cedo e a Nokia ainda estaria viva e a recuperar!

        • Adamastor says:

          Lendo este comentario parece que a Microsoft “pôs” lá o Elop completamente à revelia da Nokia para “dar cabo daquilo”.
          Meus caros, um CEO não cai do céu. É preciso a aprovação por parte de muita gente, desde os sócios maioritários até ao conselho de administração.
          Se é verdade que o Elop foi para a Nokia para cumprir um plano que terminaría com a compra da Nokia por parte da Microsoft, isto já está definido desde há muitos anos pelas duas partes, bem antes de o Elop ter sido CEO. A Nokia estava em apuros e entendeu-se que o melhor seria a sua absorção por uma empresa da dimensão da Microsoft com muito mais capacidade de injecção de capital.
          E neste momento, pensando nos rumores que há uns anos sugeriam a compra por parte da Apple, prefiro o desfecho actual. Acabou por se manter alguma concorrência com a solidificação de um terceiro grande player num mercado que de outra forma estaría completamente dominado por 2 empresas e 2 OS.

        • JJ says:

          Que eu saiba quem escolheu o Steven Elop foram os accionistas da Nokia. E em 2010, quando ele entrou, a Nokia já não estava muito famosa.

          Na altura, alem do iPhone estar a ganhar mercado, a Samsung começou apresentar grandes equipamentos, que começaram a deitar a baixo os equipamentos Nokia.

          Eles auto destruíram-se no sentido que continuaram a desenvolver sempre o mesmo tipo de equipamentos sem grandes inovações, comparados aos da concorrência.

          Em 2010, já estava a perder mercado, por isso é que os accionistas da Nokia, foram buscar um CEO que já tinha mostrado bom trabalho, na Adobe e na Microsoft.

    • MM says:

      Que ideia mais descontextualizada!!! A Nokia é que não deu o passo seguinte na altura certa! Tinha tudo para continuar na frente. Melhores smartphones, melhores tecnologias, marcar forte, produtos mais inovadores (sim, foi inovador em diversas áreas mesmo na altura que a Apple lançou o iPhone 1).
      O problema é que não conseguiu olhar para o futuro e arriscar.
      A MS apenas comprou uma secção de uma empresa à beira de fechar as portas.

    • Marco B. says:

      A Nokia não quis mudar para Android, acho que a partir daí foi a decadência, porque na altura Windows Phone não era o que é hj e symbian era terrível, ios exclusivo da Apple, só restava Android, foi pegar ou largar, ficou se perdeu. Realmente tenho pena, tinha potencial para fazer frente a Samsung. Agora continua a fazer excelentes telemóveis, mas com WP8.1 a maioria da malta não quer.

      • MM says:

        Symbian foi talvez um dos melhores SOs feitos e foi o primeiro a ter uma store, o primeiro a funcionar com apps, etc.
        O problema é que era um sistema fechado e que não evoluiu da forma que deveria ter evoluído.
        A “decadência” não foi não ter mudado para a Nokia, a decadência foi não ter evoluído de uma forma mais moderna o seu sistema operativo.
        Bastava ter mais apps que o Android para continuar a vender mais que qualquer outra marca. Partiu em vantagem mas parou, porque começou a dispersar na evolução.

      • NewJ says:

        Se achas que a Samsung está na mó de cima e no bom caminho, tens andado distraído das últimas notícias, os smartphones chineses não dão hipóteses em Android, e a Samsung está a sofrer bem na pele.. À Nokia aconteceria o mesmo com Android..
        Em relação à Microsoft, a ver vamos se as marcas chinesas com WP8.1 também não vão prejudicar os Lumia.. Isso é uma coisa que a Apple está livre e por isso iphone continua na mó de cima enquanto Samsung, sony, htc ou LG estão na mó de baixo..

  8. Robson says:

    Sugiro a Microsoft® inserir nos smartphones dela um hardware que faça o mesmo papel de localizador GPS e que esse hardware ao ser removido faça com que o celular fique inutilizado. Com isso espero que os ladrões se interessem menos por eles, porque a chance de serem rastreados será maior. Já me roubaram um Lumia 720 e sei como “pesa no bolso”!

    Aí alguém pode dizer “- Mas os fabricantes querem que sejam roubados mesmo para que comprem mais e mais!”

    Mas concordam que se um fabricante oferecer essa proteção a mais nos seus aparelhos os usuários não irão preferi-los?

    Tenho outro L720 bom aparelho!

    Abraços,
    Bom fim de semana!

    • JJ says:

      Essa proposta é um pouco complicada de ser aplicada… mas faz sentido existir algo do género.

      • Robson says:

        @JJ

        Li em alguns lugares que a Apple já usa o ID Apple que está vinculado ao aparelho e não o chip. Então isso já ajudaria muito nos aparelhos da Microsoft porque assim que colocassem outro chip iríamos detectar sua localização.

        Abraços,
        Bom fim de semana!

    • Nunes says:

      A Apple já faz o equivalente a isso no iPhone.
      Se a pessoa o indicar como roubado o iPhone fica inutilizável até que se insira as credenciais correctas, mesmo que apaguem e tentem instalar um novo sistema.

    • Quintas says:

      Da para localizar os telemóveis com windows Phone mesmo sem estares com internet ativa, podes ate mandar mensagem para ele e faze lo tocar ate mandares parar… A localizao aparece num mapa com erro de 25 ou 50m… Esta no site do windows Phone so tens de estar registado e registar o teu lumia 🙂 abraço

  9. Nunes says:

    Eu acho que vai ser um grande desafia para a Microsoft impor uma nova marca, mesmo que os aparelhos sejam os mesmos. O facto é que as marcas têm importância, servem de referência mínima para muita gente saber o que é ou não é de confiança.
    Mesmo sendo a Microsoft muito conhecida, o facto é que para a maioria das pessoas não é conhecida pelos telemóveis, ao contrário da Nokia, de modo que vai haver algum impacto inicial nas vendas. Resta saber por quanto tempo e quão bom vai ser o marketing da Microsoft para associar a marca Nokia nesta transição!

  10. Vasco Vieira says:

    Creio que qualquer produto feito por engenheiros Ex nokia, desenhado técnicos ex nokia, com software programado por técnicos ex nokia e vendidos por marketeers ex nokia garante a certeza de venda e uma base bastante sustentável (altíssima) de qualidade equivalente aquilo que seria a nokia hoje se não tivesse sido adquirida pela Microsoft.
    Mudaram o nome é verdade, mas o núcleo duro da qualidade, do profissionalismo continua lá.
    Isto é uma flutuação de mercado certamente e estratégias de marketing diferenciadas. Acredito que a microsoft vai melhorar bastante a quota de mercado no futuro.

  11. MM says:

    Ainda ontem na Worten assisti a uma coisa curiosa, a zona dos equipamentos da MS (Surface e acessórios), estava com bastantes clientes, a zona da Apple estava vazia.
    A MS já é vista como um bom construtor de hardware, basta ver os Surface e alguns periféricos para se perceber que há ali qualidade (e preço elevado, mas adequado à qualidade).
    É cada vez mais comum em blogs, notícias, comentários, etc., os Nokia Lumia serem somente referidos como Lumia ou, p.ex., L930. Portanto, o choque acho que vai ser inexistente porque cada vez mais se começa a conhecer a marca Lumia e Windows Phone – que no futuro será apenas Windows.
    Simplificação ajuda na compreensão das marcas, e aqui a MS está a fazer o correcto.

    • JJ says:

      A Microsoft actualizou-se tarde no segmento mobile, mas foi uma actualização forte que com o tempo esta a mostrar o seu bom valor.

      • MM says:

        A MS não precisa de ser líder para ter sucesso e para que todo o esforço valha a pena.
        A Apple não é lider em nenhum segmento (pelo menos que me lembre), e existe há muitos anos e justifica e bem a sua existência.
        A MS lançou-se tarde mas já está a deixar a sua marca e continua a ser a marca que têm sempre algo a dizer no que toca ao futuro da tecnologia.

  12. João Terra says:

    Eu conheço a nokia e sei que foi a 1º em muita tecnologia e os proprios equipamentos eram muito resistentes.
    Lembro-me que a nokia em 2002 inseria cameras fotograficas nos seus equipamentos, os modelos eram 7650 e mais tarde o Nokia 6600.
    A nokia foi a 1º a equipar o express music com ecram touch, ao seja, foi a que desenvolvewu essa utilidade que agora se vé em todos os smartphones.
    Até mesmo os modelos anteriores tinham a tecnologia de ponta.

  13. André Gomes says:

    Penso que apesar do que aconteceu à grande Nokia, qualquer pessoa pode dizer que a Nokia fez parte da sua vida.. Penso que a Microsoft ao optar por este caminho vai ser mais dificil trilhar no mercado. Pois o nome ‘Nokia’ apesar de tudo era/é uma marca que marcava a diferença pela fiabilidade do Hardware.
    Tenho pena que a marca Nokia desapareça assim, eu posso dizer sem problemas, a Nokia fez parte da minha vida e ainda hoje gosto dos equipamentos Nokia/Lumia.

  14. Zefra says:

    Por enquanto vai gerar alguma confusão visto que há muita gente que talvez nem saiba que a Microsoft comprou o negocio de telemóveis da Nokia. Se a coisa não pegar a Microsoft ira fazer morrer a marca em breve. Manter-se-à o design mas não a marca Lumia.
    Com este anuncio não veremos novos modelos da marca Nokia entrar nas lojas. o lado emocional de alguns fica triste mas esperemos que a MS consiga vingar e mostrar que ha alternativas. Ate agora não vimos nada.

  15. Luis Sa says:

    Se associares a teu lumia ao Outlook ou hotmail no menu celular/telemóvel encontras uma opção com 3 sub menus: Fazer tocar; Localizar e Apagar.
    Experimenta fazer apagar e depois vê o que acontece!
    Nao te prometo que fique bloqueado mas quem o tiver tem azar!
    Alias, nem um iphone com essa opção fica livre de ter outro dono.
    Enquanto os telemóveis usarem cartões, temos sempre forma de dar a volta ao assunto. Infelizmente.

  16. Eu tive um Nokia Lumia 710, depois um 820, perdi ele bêbado no final do ano passado… Passei pro 720 e por fim, um salto pro 930, todos Nokia’s, e todos mega ultra excelentes… Existentes apenas o 710 e o 930, o 720 eu vendi pra um cupim, já foi detonado. Agora a Microsoft vai oficializar por marca seus próprios Lumia’s, se eles mantiverem a qualidade em câmera e hardware, nem digo bateria, pois meu 930 é bebe, tive que comprar o carregador de rua da Nokia, pra garantir o meu uso… Eu acho que a Microsoft esta no caminho certo, mais a Nokia ajudou muito eles nesse processo.

  17. Robson says:

    @Victor Hugo ExecNavigator

    Apesar desse problema da duração da bateria do L930, valeu a pena mudar do seu antigo L720 para ele?

    Abraços,
    Bom fim de semana!

  18. Joao says:

    A maioria das pessoas que frequentam o pplware são geeks, com fortes opiniões sobre qual a melhor marca, o melhor sistema operativo,…, mas a maioria das pessoas que compram telemóveis não são geeks.
    E compram os telemóveis que o vizinho, a prima, ou a irmã têm, ou que lhes é impingido na loja. Ou seja compram android, independentemente da marca.
    Posso estar enganado, mas acho que daqui a dois anos, a Micorsoft vai ser completamente irrelevante no mercado dos telemóveis. Até porque o pouco crescimento de mercado que teve este ano julgo que foi à custa do Nokia X, que já foi descontinuado e à custa dos feature phones, cuja tendência é a desaparecer.
    É só a minha opinião. E aqui fica um link interessante http://communities-dominate.blogs.com/brands/2014/08/smartphone-top-10-for-q2-of-2014-same-ole-same-ole.html

  19. José Rodrigues says:

    Então isto quer dizer que os telemóveis de marca Nokia vão deixar de ter atualizações de software como por exemplo os mapas Nokia para gps do telemóvel? Tenho um Nokia C5-03.

  20. @Robson
    Bom menino, o L930 não tem nenhum problema de bateria, sou eu que maltrato o bichinho 24 horas brincando e trabalhando nele, o maior tempo sem mexer nele foi de 8 horas onde fiz o teste de bateria… 1% em 4 horas… 2%… É um Nokia incrível, sem por nem tirar, tudo que ele faz é show, a câmera é de tirar fotos pra eternidade, tem bugs sim, e não tem o Nokia Glance, mas… Nem tudo é perfeito! Mas vale a pena, o frango, a galinha, vale sim!

  21. Mas quero ver a Microsoft se virar “sem a Nokia”, vamos falar assim, esse nome tem peso, quase não se fala no HTC, ou no Sansung ou LG com WP, sempre se fala em Nokia… Vamos ver como ela vai lidar com isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.