Torque – As informações do seu carro no Android

Por Luís Ribeiro do IPGuarda para o Pplware

Temperatura do motor, emissões de CO2, rotações do motor, consumos de combustível instantâneos, médias de consumo de combustível, temperatura do ar de admissão, …tudo no seu dispositivo móvel Android.

Os dispositivos móveis vieram revolucionar o segmento tecnológico. No entanto, características como a mobilidade, capacidade de processamento e integração com outros dispositivos através das mais diversas interfaces e sensores, são também interessantes e que podem ser facilmente aproveitadas para outros segmentos como é o caso do segmento automóvel.

E se fosse possível, através do seu dispositivo móvel, saber várias informações, em tempo real, do seu veículo? Hoje apresentamos a aplicação Torque e ensinamos como podem ler, do vosso veículo, as mais diversas informações.

torque_00

O Torque é uma aplicação para Android, que permite que o nosso dispositivo móvel, através de um dispositivo Bluetooth, que é ligado à ficha OBD, obtenha diversos dados referentes ao chamado “cérebro” (também conhecida como unidade ECU) do automóvel, em tempo real, tais como:

  • temperatura do motor
  • emissões de CO2
  • rotações do motor
  • consumos de combustível instantâneos
  • médias de consumo de combustível
  • temperatura do ar de admissão
  • …entre outros.

torque_01

Contudo, é normal que alguns dos sensores virtuais na aplicação não funcionem, pois alguns dos sensores reais, que estes sensores virtuais representam, não se encontram presentes no automóvel ou então porque, dependendo da ECU não será possível ter acesso para ler determinados parâmetros.

torque_02

Outro dado (menos) importante, mas também interessante é o facto de, como esta aplicação, podermos usar o GPS presente na maioria dos smartphones, e sabermos, por exemplo, quanto tempo leva o automóvel dos 0-100 km/h, quanto tempo leva a percorrer uma milha e fazer uma média, mais precisa, da velocidade numa determinada viagem.

torque_03

Mas esta aplicação não se fica por aqui, ela também é capaz de executar um auto-diagnóstico ao automóvel e detectar se existe alguma avaria neste, listando-a depois num menu e indicando nela um link para uma página WEB que irá mostrar posteriormente, através dum código, que tipo de avaria se trata.

torque_04

E como se isso não bastasse, pode-se ainda, através do uso do GPS, fazer um tracking de uma viagem, registando a aplicação com cores diferentes, o caminho seguido pelo automóvel, dependendo da velocidade registada através do GPS.

torque_05

Na aplicação também é possível criar um perfil para um determinado carro, indicando diversos parâmetros referentes ao carro. Criando um perfil, poderá sempre, que a aplicação estiver activa, registar e guardar a distância percorrida pelo automóvel numa viagem, e outros dados referentes aos sensores virtuais que está a usar num determinado momento.

Assim, é possível depois guardar estes dados no formato usado pelo Google Earth, e envia-los através de e-mail, por Bluetooth ou para o Dropbox, para que mais tarde possa abri-los com o Google Earth e ter acesso a esses dados detalhados que foram registados durante a sua viagem.

torque_06

Neste perfil, também é possível introduzir o custo de cada litro de combustível, para assim na aplicação poder saber em tempo real, qual o custo de uma determinada viagem que fez.

image

Possibilidade de exportação:

torque_07

Percurso mapeado

torque_08

Em suma, esta app é para quem é mesmo fã de automóveis e gostaria de saber um pouco mais do que se passa dentro do capô do seu automóvel.

Não esquecer que o torque só funciona se tivermos um adaptador que liga à interface OBD do seu automóvel.

image

O torque permite transformar o seu Android num autêntico painel de informações do seu automóvel, podendo os resultados ser exportados para os mais diversos formatos. Para isso é necessário que possuam um adaptador OBD ligado no carro, que envia, via Bluetooth, todas as informações para o seu dispositivo móvel.

Conheciam este tipo de sistemas? Já usam?





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


123 Comentários

  1. muito bom, eu quero, onde posso comprar esse adaptador OBD.
    Obrigado

  2. Este software é muito interessante.
    Gostava de o utilizar, mas tenho algumas dúvidas sobre o adaptador OBD Bluetooth a utilizar… os adaptadores à venda no Ebay serão fiáveis?
    Já agora, que adaptador utilizaram no teste?

  3. excelente! Resta saber onde se pode comprar esse adaptador para a marca e modelo de carro respetivo

  4. Eu já testei este sistema, contudo o consumo instantâneo não consegui obter/visualizar na app.

    Eu mandei vir o meu do eBay e funciona perfeitamente, tenho um Ford Fiesta de 2010, só não consigo é obter o consumo instantâneo mas isso eu acho que é falta de configuração na app.

    • Boas Martini Man. Tenho um fiesta de 2009, e o mais provável é que nao consigas obter o consumo instantaneo porque esta versão do Fiesta nao dá no computador de bordo o consumo instantaneo, a única maneira de saberes ( +/- ) é fazer reset ao consumo médio e logo a seguir ele da no mesmo manu o isntantaneo pois ainda nao tem referencia para apresentar médias. É claro que não é nada muito real, mas é o mais parecido que se consegue. Já agora, podes dizer o link de onde mandaste vir o teu adaptador?
      Cumprimentos

  5. Muito bom mesmo. Já uso á algum tempo, e funciona lindamente. Cada vez melhor com as actualizações que têm surgido. muito util para descubrir, e apagar erros gerados, como a potencia instantanea que o motor esta a gerar.

    • isso é um adaptador para cada marca ou o adaptador é universal…

      • universal …

        se o teu carro apresentar estes protocolos (versão 1.5):

        • SAE J1850 PWM(41.6Kbaud)
        • SAE J1850 VPW(10.4Kbaud)
        • ISO9141-2(5 baud init,10.4Kbaud)
        • ISO14230-4 KWP(5 baud init,10.4 Kbaud)
        • ISO14230-4 KWP(fast init,10.4 Kbaud)
        • ISO15765-4 CAN(11bit ID,500 Kbaud)ISO15765-4 CAN(29bit ID,500 Kbaud)
        • ISO15765-4 CAN(11bit ID,250 Kbaud)
        • ISO15765-4 CAN(29bit ID,250 Kbaud)
        • SAE J1939 CAN(29bit ID,250*Kbaud)
        • USER1 CAN(11*bit ID,125*Kbaud)
        • USER2 CAN(11*bit ID,50*kbaud)

        ou seja, todos ou quase todos os carros.

        cumprimentos

    • Muito bom!
      Potencia instantânea…? Explica um pouco melhor SFF… Consegues saber quantos CV e quantos NM o carro vai a fazer?
      E é possível saber quantos bars de pressão vai o turbo a fazer?

  6. Espetaculo para controlar a namorada ehehe

    Exelente artigo ;)

  7. Onde se instala esse dispositivo no carro?

  8. Gonçalo Almeida Santos

    este software é muito bom, uso-o há já algum tempo.. Aproveito para cumprimentar o autor deste post, já que estudo IPG.. Há outros softwares, um deles é o alfaOBD muito completo, tendo a grande vantagem de ter sido desenhado para Alfa Romeos.

    Cumprimentos

  9. Esta app ou o adaptador Bluetooth podem de alguma forma provocar estragos no carro?

    Cumps.

  10. Agora a pergunta é: e para iOS?

  11. Como é obtiva a localização gps,é a propria App que obtem os dados através do gps do telemovel certo? ou o próprio adaptador regista também a localização

  12. Onde é que está a tal ficha num Ford Mondeo?

  13. Produto interessante, mas é possível ter 2 dispositivos ligados ao tlm em simultâneo? Tenho o telefone via bluetooth no carro, e teria de emparelhar este adaptador, Não sei se é possível, mas deveria dar, uma vez que eles usam serviços diferentes (um é voz e altifalante, outro é dados).
    Tenho um Galaxy SII

    • Tenho exactamente a mesma duvida.

      • Eu não estou a usar o ELM (low cost) mas o OBDLink MX. Quanto ao emparelhamento bluetooth nao sei se depende do OBD device ligado na porta do carro, mas no meu caso (Samsung I9000 com CM 10.1 e HTC Desire S original) a comunicação bluetooth com o dispositivo é estabelecida qdo ligo o carro, no entanto no telemóvel o bluetooth não fica marcado como “paired” (em uso).
        isto significa que consigo facilmente emparelhar o telemovel com outro device, como um auricular, sem k a comunicação com o ODB seja afectada.

        • ok, e já agora, qual é a taxa de refrescamento dos valores? tem algum lag?
          não sei que adaptador escolher, mas não queria gastar mais de 20€ nisto.
          Tenho um Seat Ibiza Gasolina de 2008

          • O meu odblink mx tem uma velocidade de transmissão de dados muito elevada. nao sei quantificar mas é bastante fluido, portanto plo menos umas 20 leituras por segundo num ecran com cerca de 10 “manómetros” diferentes no torque. no minimo é tão ou mais rápido a dar informação como aquilo que eu vejo no dashboard do carro.

            pelo que eu li, a norma comunitária é k klker carro vendido na europa a partir de 98 tem de ser a porta OBD acessível ao condutor dentro do habitáculo.

            e num aviso à navegação, apesar de o torque (software) ser capaz de descodificar informação de umas dezenas de sensores, diferentes fabricantes de carros e diferentes modelos darão informações até ao limite dos sensores que estejam de facto instalados no carro e a ser geridos pela centralina.

        • Gostava de saber se esse OBDLINK MX funciona em carro do Grupo de Fiat de 2004, Cumprimentos.

  14. Que coincidência, encomendei ontem o meu adaptador OBD-II bluetooth…
    Espero que funcione como é prometido!

  15. Já agora porque desconfio que a pergunta vem a seguir :

    What Communications Protocol does my vehicle use?

    “As a rule of thumb, GM cars and light trucks use SAE J1850 VPW (Variable Pulse Width Modulation).
    Chrysler products and all European and most Asian imports use ISO 9141 circuitry.
    Fords use SAE J1850 PWM (Pulse Width Modulation) communication patterns.”

    Isto ajuda

    Abc

    Ps : com o raio deste artigo já fiquei a saber mais do que “preciso” para cultura geral… :)

  16. Util esta aplicação.

  17. Eu uso esta app com o Elm327 (v1.5), funciona perfeitamente no meu Astra GTC

    cumprimentos

  18. Boa tarde, por acaso estou na eminência de receber o meu adaptador OBDII que foi obtido através de um site americano (dhgate) e já está nos correios para distribuição, penso que segunda será entregue. Já tinha conhecimento desta app e então comecei a pensar como poderia integrar um tablet de 7p no carro e assim ter um verdadeiro computador a bordo com tudo o que um dispositivo com este nome deveria ter num carro. Já tenho quase tudo pronto para passar a parte da instalação no carro. Quero fazer de tal forma que fique dentro do tablier. o tablet sera um tab2 e a parte do radio estará a cargo do amplificador que adquiri para esse efeito. Acho que é um conceito muito interessante ter um tablet para musica, gps, diagnosticos do carro, atendimento de chamadas (aqui sera auxiliado por um outro dispositivo bluetooth e a aplicação tablet talk ), radio através do tal amplificador.

  19. não sei se no meu velhinho citroen xsara 1.4i de 97 gasolina dará pelo menos estou mais interessado no track do consumo que costumo fazer nada mais que me informar-me no google e em oficinas

    thanks pplware

  20. Qualquer dia vou processar o pplware por me fazer gastar dinheiro :D

  21. Eh caracas, agora é q vai ser ver os xunings todos a ver o binario dos seus 1100 ccs, com 3000 euros de quitancos em cima!!

  22. se alguem na zona de loures precisar de testar no carro, posso ajudar e nao cobro nada.

  23. se alquem quiser testar, estão avontade, sou da zona de loures.

  24. Existem uns ELM por bluetooth que não são caros e funcionam com a aplicação torque ;P

  25. Alguem me pode dizer se este dispositivo: HHOBD ELM327 Bluetooth OBDII Vehicle Diagnostic Scan Tool – Black (DC 12V)

    Qual é o melhor?
    http://dx.com/p/hhobd-elm327-bluetooth-obdii-vehicle-diagnostic-scan-tool-black-dc-12v-150531
    ou
    http://www.ebay.co.uk/itm/ELM327-OBDII-OBD2-V1-5-Bluetooth-Car-Diagnostic-Interface-Scanner-/261183948397?pt=UK_Diagnostic_Tools_Equipment&hash=item3ccfc6c66d

    sou são iguais?

    Ambos são compatível com o meu Renault Clio II 1.2 de 98 ?
    A ligação é feita por baixo do isqueiro.
    Fico a espera da vossa resposa.
    Obrigado

  26. Ora Excelente artigo! já conhecia o programa (uso-o á uns tempos desde o android 1.6), funciona ás mil maravilhas, o dispositivo que uso é um ELM327 como EmanuelP referiu, já testei em fiats, renaults, volvos, etc. nos reanults (clio) há alguns erros que ele n apaga só msm com o clip da marca é que os codigos de erro da ecu conseguem ser corrigidos/apagados, a aplicaçao tb permite a instalaçao do plug-in trackrecorder onde podemos “filmar” a nossa viagem e acompanhar no mapa com as infos todas que o programa permite aceder em tempo real! e com a vantagem dps de retirar do smartphone o video da viagem e ver o video com as infos (srt) num vlc perto de si :P é simplesmente fantastico o programa e convém referir, já impediu que fosse “enganado” na marca/mecanico! ;)) cumpts e mais uma vês parabéns pelo artigo!

  27. Alguém sabe se funciona num carro da mercedes de 2004?

  28. Boa tarde alguem sabe qual funciona num fiat grande punto 2008 diesel 1.3 90 cv ???

  29. Para bem era haver o torque para IOS acho mais interessante que os que existem para IOS e os OBDII ja existem em wifi mas mais caros ;)

  30. Alguem sabe se comunica com o autodata via bluetooth ou tem mesmo de ser por cabo? Sei que a app é para android e nao para win, mas…

  31. Ola
    Alguem conhece um software semelhante que “corra” em windows ?
    Obrigado

  32. Gente, esse adaptador server para carros aqui no Brasil? GM – Chevrolet?

    • Ha uma directiva europeia para a existencia da porta OBD dentro dos veiculos, que também me parece k está razoavelmente implementada na america do norte.
      penso k o melhor é mesmo tentar localizar a porta dentro do veiculo (talvez à volta dos pedais). se a encontrar, é ir para o passo seguinte. se nao, pergunte ao google ou numa oficina.

  33. Amigos, tenho o adaptador a vossa disposição para quem quiser testar antes de comprar,
    contactem-me por mail, ruijmartins@hotmail.com

  34. Tenho um Mitsubishi L200 Strakar 2.5 de 136 HP e do ano 2003 mês 11, está sempre a dizer que está a procurar o protocolo.
    O adaptador é um ELM327.
    Alguém sabe se funciona neste carro ou o porquê desta mensagem?
    Obrigado.

    • experimenta ter o telemóvel ligado à net a ver se ele faz download do tal protocolo.. Ou então tenta outro software do género..

    • Luis, você conseguiu conectar o ELM327 na MIT L200? Estou com o mesmo problema, ele fica sempre buscando.

      • Não consegui, pelas informações que consegui encontrar, a L200 funciona com um protocolo MUT II o qual não é suportado pelo aparelho assim como pela APP. O protocolo da L200 é JOBD usando comunicação MUT II. Pelo que consegui pesquisar só existe via cabo e não bluetooth tendo os aparelhos de ser compatíveis com MUT II

  35. Os utilizadores que ja usam isto, costumam retirar apos desligarem o carro? segundo percebi a maioria deles nao da para desligar…
    Ou deixam sempre ligado e nao estao preocupados com o consumo de bateria?
    (o meu carro raramente sai da garagem…)

    • o meu está sempre ligado e não tenho saído muito com o carro e não tenho tido problemas de bateria.
      Já agora, alguém aqui tem um ibiza 6L e consiga ler os valores do sensor de combustível?

  36. Viva. Tenho um Mercedes Classe A 170 CDI de 1999. Sabem me dizer que tipo de adaptador suporta? OBD, OBDII, ou nenhum?

    Suportando algum, posso usar esta aplicação no meu carro?

  37. alguém me pode mandar tanto o link de download da aplicação tanto como um adaptto fiável?

    Obrigado

  38. É agora que a reprogramação vai revolucionar a partir do Android :D

  39. Eu ja uso a algum tempo num tablet dos low cost! O melhor de tudo é que a minha ficha (neste caso um ELM 327) não é sequer Bluetooth, mas sim usb!

    Pelas informações que tenho isto só é possível na versão paga do Torque, na versão gratuita só funciona mesmo com Bluetooth

  40. Boa noite

    Não quero ser estraga prazer, mas não seria melhor opção ao comprar um carro ver se tem computador de bordo, pois o meu tem e não preciso dessa trabalheira toda e tenho os dados necessários ehhehe

    Boa continuação, mas gostei de ler os comentários a mesma.

    • De certeza que não percebeu bem o post, ou os dados a que consegue aceder na App. Duvido seriamente que tenha acesso aos mesmos dados no seu carro com computador de bordo.

  41. Eu comprei o ELM e por vezes tenho problemas na conexão do bluetooth (o telemóvel não consegue ligação).
    Isto deve estar a acontecer porque no carro também tenho um Parrot ligado e aquilo deve estar a fazer conflito.
    com o ELM bem conectado ao telemóvel, por vezes faz com que o Parrot não ligue ao telemóvel e vice-versa.
    e há dias que os 2 dispositivos (parrot e ELM) funcionam os dois na perfeição… Não sei como contornar este problema, alguém sabe?

    • A mim tb me acontece algo semelhante… Ou seja, o meu carro tem Bluetooth e emparelha primeiro com o tmv, quando o torque se tenta ligar, ja nao consegue… Se eu desactivar o emparelhamento do tmv com o carro e deixar o torque emparelhar primeiro, depois ja consigo emparelhar o carro e ficar com os dois activos ao mesmo tempo!
      Ainda nao arranjei solucao por aqui, porque o meu operador nao permite cartao gemeo, e tb andei a investigar a possiblidade de usar TAGs NFC para prioritizar a ligacao e respectivos emparelhamentos (requer algum tempo para testar…).
      :S

      • pois é capaz de haver uma aplicação que consiga priorizar as ligações, tal como acontece com as redes Wifi no Windows!
        Vou investigar! :)

      • hum, é curioso.
        estás a dizer k o ELM emparelha em bluetooth e o telemovel nao pode emparelhar com mais nada. tenho duas coisa a dizer.

        primeiro, sobre a prioritização já li que é definida na mesma sequencia com que fizeste emparelhamento pela primeira vez. portanto recomendo k apagues do tlm os emparelhamentos k já fizeste e voltes a emparelhar na sequencia que queres usar como prioridade.

        quanto ao bluetooth em si, nao tem nada a ver com o sim card. o transmissor bluetooth é um periférico do telemovel k estás a usar. portanto depende do chip k usas. se googlares “bluetooth pair with multiple devices” vais perceber. nao sei se ha tlms k emparelham com vários simultaneamente, mas eu tenho um headset que permite emparelhar com dois devices em simultaneo(mto util)

        por outro lado, se usares o OBDlink MX, o emparelhamento é feito de tal forma que não “ocupa” a slot de bluetooth to telemovel. isto significa que com o meu i9000 consigo perfeitamente entrar no carro e emparelhar com o bluetooth do carro e, em simultaneo, abrir o torque e comunicar com o obdlink mx.

  42. Bom dia,

    Possuo um Citroen c5 de 2009. Sabem me informar se funciona e qual o adaptador?
    Obrigado

  43. Boas!

    No meu Peugeot 206 GTi 2.0 não funciona…:(
    Já tentei com 2 adaptores (serial e bluetooth) e nada.

    Testei os mesmos adaptadores em outros carros e não tive problemas.

    Se alguém souber como dar a volta a isto, agradeço.

    Thx!

  44. Boas.

    Alguém ja testou a App equivalente mas para iPhone ? A dynolicious (penso que seja este o nome)?

    Usaram que obd?

    Tenho um peugeot gostava de experimentar isto… Mas tenho iPhone

  45. Só falta ter + info para fazer mais apps ;)

  46. E que tal alterar efetivamente a potência de um automóvel em tempo real com um smartphone?

    https://play.google.com/store/apps/details?id=tisystems.advology&hl=pt_PT

  47. Eu já conhecia e já uso a algum tempo. pelo uma vez por ano uso para ir à inspeção com o meu carro e apagar, temporariamente claro, 2 luzes de avaria que tem. então quando estaciono no centro de inspeções limpo a memoria da ECU a luzes apagam-se vou fazer e inscrição e vou fazer a inspeção e as luzes ainda não voltaram a acender =) mas andando alguns minutos as luzes voltam a acender

  48. boa tarde, tenho lido um pouco sobre este assunto e fiquei com alguma curiosidade e como tal gostaria de experimentar só que tenho uma dúvida. Para utilizar em IOS é necessario adquirir um equipamento OBDII WiFi ou um equipamento OBDII por bluethoot funciona em IOS? como o bluethoot da IOS é imcompativel com tudo e mais alguma estou na dúvida.

  49. é possivel fazer ligação obd com um peugeot 206 cc 2.0 ano: 2001?

  50. Boa dia! Tenho uma duvida quem puder me ajudar, estou fazendo um trabalho com veiculos e preciso saber se o scanner pega a kilometragem do veiculo ou as milhas… alguem tem essa informação… qual software tem esse recurso, ou qual é o protocolo..

    Abraço a todos!

    Cristiano

  51. É pena esta app nao haver para IOS pois ganharia muito mais clientes

  52. Ola tenho um celta 02/03 e o aplicativo não funcionou, diz que não conectou com o ecu do veiculo, o que faço.

  53. Bom gosto no carro :)
    Tenho disso com BB

  54. Só dá pra automóveis ou também funciona com motociclos?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.