PplWare Mobile

Android Studio 2.0 – O IDE mais rápido para criar apps Android

Download

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: Android Studio v2.0
Homepage: Android Studio

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Marco Nunes says:

    não é criado pela google, é criado pela jetbrains, intellij. é sim algo modificado para desenvolvimento Android, visto o intellij ser vocacionado para java, podendo ter na mesma o SDK e funcionar de igual maneira, e pouco ou nada tem a ver com eclipse e muito menos NetBeans, quem anda nisto à alguns anos e conhece os produtos da jetbrains sabe o que digo 🙂 só 1 dica para o artigo fazer mais sentido e ser explicado em melhor detalhe em que consiste o studio, visto eu já o usar desde a versão beta em que saiu inicialmente

  2. irlm says:

    É possível criar app android, com Android Studio num telemóvel Windows Mobile 10 com esta aplicação RolApp, e depois dizem que o WM não tem aplicações.

  3. Augusto Gonçalves says:

    Ainda não consegui fazer o download para linux. Para windows ou ios não testei

  4. WP_10 says:

    Também podem usar o Visual Studio 2105 com xamarim que é bem superior e gratuitamente

    • Augusto says:

      Uma excelente ferramenta. O único problema é correr sobre o windows. E nem toda a gente e empresas podem ter máquinas topo de gama para não terem de fazer vários reboots diários.
      Programação em windows esquece.
      A gestão da memória no windows continua fraca apesar de uma melhoria grande no windows 10.

      • WP_10 says:

        Concordo com isso. Mas é uma excelente ferramenta.

      • Carlos says:

        Não sei o que tu fazes mas eu desenvolvo em Windows e passam-se literalmente semanas sem nunca fazer um reboot.
        Aliás, como uso um PC ligado ao WSUS, desconfio que se passam meses sem reboots.
        E nunca tive problema nenhum.

        • Augusto Gonçalves says:

          Eu disse que nem toda a gente pode ter topos de gama. Também reconheço que o windows10 está muito melhor.
          Mas queres sofwares que depois de arrancar e sair tornam o windows mais lento? Ai tens: Blender, Solidworks, autocad, visual studio, android studio, actualizações do windows.
          Em algumas actualizações do windows empatou-me a máquina mais de 30 min.
          Blender: fazer uma animação HD 24f/s demora o dobro do tempo que na mesma máquina windows, sem falar que no linux posso adaptar a máquina para fazer esses trabalhos.

          Claro que em máquinas topo de gama não se nota a perda de rendimento.

          Nunca abandonei o windows porque há aplicações que não existe para Linux.

    • Marco Nunes says:

      nada a ver… xamarin funciona mais como 1 wrapper de código e deploy pra varias plataformas, têm tb IDE próprio e é utilizado c# muito bom para se poder criar código multiplataforma, mas tudo depende, o phonegap tb da e é HTML e JS e afins, o problema é a performance, acredita… uma aplicação mais elaborada e aquilo rebenta pelas costuras 🙂 camarim sinceramente nunca testei a fundo porque não trabalho com c# mas pareceu interessante em vários aspectos….

      • Augusto says:

        A vantagem de se utilizar o phonegap é poder ter metade do código no servidor e a outra metade no dispositivo. e trocar código por xml ou json.
        Acabei de lançar uma aplicativo com 4000 linhas no aplicativo e cerca de 30000 no servidor.
        Está muito fluente.

        • Marco Nunes says:

          sim OK, se for 1 APP que seja para comunicação, agora, e se for algo que exija processamento interno, comunicação BT, bases de dados, etc… ai como faz para o problema de performance? ha que ter em conta tudo isso antes de se comecar, nem sempre o caminho mais rápido e fácil é o melhor… no meu caso isso taça fora de questão, os testes que fiz com phonegap e Titanium pra mim não serviam 🙂 agora, 1 APP tipo ementas, listas e afins online é na boa, phonegap é rápido, fácil e da pra IOS, Android WP e penso que Blackberry tb

      • Augusto says:

        Uma coisa importante na performance, o html5 não é mais lento que o C ou outras linguagens compilados, pois agora o html5 é uma linguagem de 3 nível.
        Para perceber isto melhor a parte gráfica do windows 10 é toda feita em HTML5.

  5. Filipe Serra says:

    Sou completamente novato nestas andanças mas sempre desejei saber programar, e desenvolver qualquer coisa útil (nem que seja só para mim) para android.
    Pelo que entendo a linguagem utilizada é o Java.
    Tenho algumas luzes de programação (apenas alguns conceitos, etc, basicamente de C).
    Na vossa opinião, é possível a um autodidata como eu começar do zero e criar alguma coisa com esta aplicação?

    Obrigado pelas opiniões desde já!

    • Hugo says:

      Possível é sempre desde que assim o queiras. Tens muitos tutoriais na net a explicar como começar, seja programar para Android ou outra coisa qualquer. Podes sempre no faccebook entrares no grupo pplware@programação que o pessoal ajuda nas duvidas. E tens videos no youtube a ensinar. Mas deves tar mentalizado que ao inicio não vai ser fácil, como tudo tem as suas diculdades, mas se te esforçares sim podes aprender. Fica aqui o site do android para veres por onde começar. Boa sorte.

      http://developer.android.com/training/index.html

    • knowd says:

      Claro que sim! o que mais irás precisar é motivação! se a tua ideia é desenvolver apenas para Android então o Android Studio é a melhor opção. Tens de adquirir conhecimentos básicos de programação orientada aos objetos, JAVA de preferência e conhecer o ciclo de vida e os principais objetos da framework que te permite desenvolver aplicações Android. N\ao faltam por ai cursos online step by step para te ajudar. Os tutoriais de videos (como os da lynda) são bons e conseguem dar-te uma visão clara daquilo que necessitas e por onde podes evoluir a tua aprendizagem. No entanto, para mim foi mais educativo e até como fonte referência os livros e ai podes procurar na Amazon livros muito interessantes.
      Outra abordagem é começares a criar aplicações hibridas que podem ser compiladas em diferentes arquiteturas/SOs como Titannium Appcelerator, Cordova (antigo phonegap) ou XAMARIN (há pouco adquirida pela Microsoft e gratuita)
      Abraço e boa sorte

    • Carlos pinho says:

      Com trabalho, tudo é possível 🙂
      Abraço

    • Limbus says:

      Com Android Studio consegues.

    • Marco Nunes says:

      acho que fazes bem, uma dica de quem já passou pelo mesmo, na empresa foi preciso criar 1 ferramenta e tive de aprender, aconcelho-te a comprar 1 livro sobre iniciação, gastas praia 15€ e é 1 boa forma de começar do 0. arranja 1 livro que tenha uma aplicação tutoriada que aprendesse, depois então vai prós fóruns e tutorias, aprender de tutoriais é difícil, muitos deles assumem que já sabes o que fazes… acredita, já passei por isso antes e boa sorte 🙂

    • João Luís says:

      Oi Filipe. Vais ao YouTube e procuras por Derek Banas o gajo é brutal. Fazes os vídeos de java e segues com de android e tás lá 🙂

  6. Tiago Correia says:

    Alguém interessado em entrar num projecto já criado (apenas web), e desenvolver uma app Android referente ao assunto?

    É um projecto para já sem lucros, mas nunca sabemos o dia de amanhã.

  7. César Oliveira says:

    Android Studio é a melhor ferramenta para desenvolvimento Android
    Hoje em dia é um erro começar a desenvolver com Eclipse ou qualquer outra IDE.
    O Android Studio está a evoluir muito

  8. Rui Rocha says:

    instalei o android studio, e ao iniciar da-me este erro.
    http://prntscr.com/aqg4ps
    ja procurei na internet e nao encontrei grande coisa, ja fiz download de um JDK para 64bit e nada.

  9. ppfoasld.1 says:

    pessoalmente não notei grande diferença em termos de performance do 1.5.1 para o 2

  10. Augusto says:

    Está muito pior, pois não força a substituição da apk anterior. Vou voltar à versão anterior pois o emulador vai voltar a ser um telemóvel real.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.