Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

4 aplicações para fazer root ao seu Android

Para quem tem dispositivos móveis equipados com a plataforma Android, certamente já ouviu falar do “acesso root/ ou fazer root” ao equipamento. Como já informamos em alguns artigos, o sistema operativo Android tem como base o kernel Linux logo a  estrutura é bastante semelhante. Assim, tal como em Linux, há determinadas operações/acções que necessitam de privilégios de super utilizador para que possam ser executadas.

Hoje deixamos aqui quatro referências a aplicações/métodos que permitem fazer root ao seu dispositivo Android.

root

São várias as vantagens de se ter acesso root num equipamento Android. Para quem quiser saber mais sobre este assunto, aconselhamos a lerem o excelente artigo do Hugo Cura: “root” no Android – Um mundo recheado de funcionalidades”.

Relativamente às aplicações/métodos que permitem fazer root ao seu dispositivo Android, aqui ficam as nossas sugestões:

Unlock Root – O root descomplicado

O Unlock Root é uma aplicação para obtenção de root concebida com o objectivo de ser minimalista e ao mesmo tempo flexível. É uma ferramenta que pretende ser eficaz num número elevado de versões de Android. Devido a utilizar um conjunto de mecanismos universais para root, resulta que funciona não só em Smartphones de alta gama da HTC, Samsung ou Sony Ericsson (onde o suporte por parte da comunidade é maior), mas também em alguns dispositivos mais económicos da ZTE ou Huawei disponíveis no mercado nacional. Actualmente o Unlock Root tem suporte as seguintes versões do Android: 2.2,2.3,4-4.2. A lista de dispositivos suportados pode ser consultada aqui

Homepage: Unlock Root – O root descomplicado

SuperOneClick – O Método Universal de Root para Android

O SuperOneClick é um verdadeiro canivete suíço do rooting para smartphones Android. Tirando partido de exploits elaborados, consegue com facilidade disponibilizar acesso de root, permitindo-lhe instalar novas aplicações ou mesmo ROM’s da comunidade. Esta poderosa aplicação conta como principais funcionalidades: Root, Shell root e Unroot .

Homepage: SuperOneClick – O Método Universal de Root para Android

Z4root – Tenha acesso como root ao seu telemóvel

Quantas vezes ficou inibido de testar uma aplicação porque não possuía privilégios de root no seu equipamento? Por outro lado, provavelmente nunca se quis aventurar a tentar fazer root ao seu equipamento (com base nos cookbooks disponibilizados na Web) com receio de fazer alguma coisa errada!

Para ultrapassar esta “barreira” uma equipa de programadores pertencentes ao forum xda, desenvolveram o z4root. O z4root é uma aplicação 100% segura uma vez que todas as alterações realizadas pode ser desfeitas. Com o z4root é possível ter acesso root temporariamente, ou de forma permanece.  Segundo informações da equipa que desenvolveu o z4root, a opção “temporary root” funciona em cerca de 99% dos telefones.

zroot_01

Homepage: Z4root – Tenha acesso como root ao seu telemóvel

Root Transmission – Root ao seu Android com outro Android

Ao contrário das soluções já apresentadas que necessitam de PC, o Root Transmission é uma ferramenta que permite efectuar essa operação num dispositivo, usando para isso um outro dispositivo.

Basicamente, usando a aplicação Root Transmission, o utilizador apenas necessita de:

  • Ter um equipamento Android já com root feito, com suporte para USB hosting (USB On The Go)
  • Cabo USB OTG para interligação com o outro Android (seja um smsartphone, seja um tablet)
  • One-click Root script (facilmente se encontra na Internet, para o dispositivo a desbloquear)

Depois de ter a aplicação a correr no Android (com root), e com eles ligado ao Android (sem root) basta carregar no botão Root! para que tal seja aplicado ao segundo dispositivo.

root_transmition_01

Homepage: Root Transmission – Root ao seu Android com outro Android

Actualmente existem várias ferramentas que permitem “libertar” o seu dispositivo das restrições impostas no sistema. Todas as soluções apresentadas são bastante eficazes e, por norma, seguras.

E você, já fez root ao seu Android?



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


111 Comentários

  1. No meu SIII não. Acho que é mais receio de perder garantia que outra coisa x)

    • Perder a garantia? Não a perdes, root nao é irreversível… e na minha opinião, estás a perder metade do que o S3 te pode dar…

      cumps

    • Nada disso.
      Segundo uma directiva europeia,
      “The consumer does not loose the obligatory 2-year warranty on the device just because the device is flashed.”

      Mais neste link: http://bit.ly/TDg48C

      • Excelente complemento Hugo. Thanks

      • Hugo Cura

        Este link com este artigo vai ficar aqui onde nem todos tomam conhecimento.
        .
        Mas isto é MUITO IMPORTANTE.
        .
        Desafio o PPLWARE a fazer um artigo a esclarecer este assunto, apresentando a Directiva Europeia já em Português se possível, onde todos possam ficar devidamente informados dos seus direitos e onde os fabricantes também fiquem alertados que devem actuar de acordo com a mesma, não se recusando a reparar uma avaria de hardware só pelo facto do dispositivo estar desbloqueado ou haja acesso root na ROM.
        .
        Com um título bem chamativo como é hábito.
        .
        Vamos a isso PPLWARE?
        .
        Os meus cumprimentos
        Valente Lopes

      • Mas o ponto 1 da Directiva Europeia diz:
        .
        [1] EU member states must have by now imported the Directive 1999/44/CE into their national laws. So you should quote also your local law on that topic.
        .
        Seria interessante saber se já há uma lei portuguesa sobre isto.
        Se não há, mais uma razão para um artigo, que poderia sair no Sapo, sendo assim lido e reproduzido por outros media. Talvés governantes e deputados lessem… e saisse essa lei…

        • Vamos tratar disso . Thanks pela dica

          • Directiva não é lei. Cabe a cada estado aceitar e reger-se por essa directiva ou não.

            Se a directiva nunca foi transposta para a lei portuguesa de nada conta. Logo essa directiva para nós consumidores é inútil.

          • Segundo a Wikipédia, a UE é suprema. Quando há conflitos entre a lei do estado membro e da UE, então as do estado membro devem ser ignoradas para que as da UE tomem efeito.
            É verdade?

            “The supremacy (sometimes referred to as primacy) of EU law is a principle by which the laws of European Union member states that conflict with laws of the European Union must be ignored by national courts so that the European Union law can take effect. The legal doctrine emerged from the European Court of Justice through a number of decisions.”

            in Wiki

        • Embora as Directivas Comunitárias não tenham força de lei, têm de ser transpostas para a legislação nacional dentro de um certo periodo de tempo, caso isso não aconteça passa a ter força de lei.

          Creio que é assim que funciona, mas a matéria de Direito Internacional já me está um bocadinho esquecida

          • Sim, estás certo. Se não me engano se ao fim de 5 anos as directivas não forem transpostas para as leis nacionais essas passam a valer de lei.

      • obrigado pelo esclarecimento hugo.. sempre estive em duvida.. realmente um artigo era interessante..

      • Já li e voltei a ler essa directiva, bem como as emendas e ainda nao encontrei nada que diga explicitamente ” …any object meeting certain criteria (incl. telephones, computers, routers etc.) that is sold to a consumer2. inside the European Union, has to carry a warranty from the seller that the device will meet the quality that you would expect for such a device for a period of 2 years…”

        alguem me pode dizer onde é que isso esta implicito na directiva? ou trata-se apenas de uma opiniao pessoal/interpretação da mesma?

      • Portugal:

        Transposition deadline: 01/01/2002

        Ministério da Economia e da InovaçãoProcede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 67/2003 de 8 de Abril, que transpôs para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 1999/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Maio, sobre certos aspectos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas

        Legal act: Decreto-Lei, number: 84/2008; Official Journal: Diaro da Republica I, number: 98, Publication date: 21/05/2008, Page: 02888-02894; Reference: (MNE(2009)52648)

        Decreto-Lei n° 67/2003 de 8 de Abril Diario da Republica n° 83 de 08/04/2003 p. 2280

        Legal act: Decreto-Lei, number: 67/2003; Official Journal: Diaro da Republica, number: serie A nr 83, Publication date: 08/04/2003, Entry into force: 08/04/2003; Reference: (SG(2003)A/04009)

  2. Eu faço sempre nos equipamentos Android que tenho, a razão principal é que não gosto dos sistemas de origem com as alterações dos fabricantes.

  3. Usar o android sem root, é como ter um carro sem rodas haha
    boas dicas.

  4. Excelente artigo , muito obrigado

    Carlos Carvalho

  5. Alguém conseguiu por algum destes a funcionar no TMN Smart a7? Já experimentei os do meio e não consegui :( Este telemóvel é lixado… adorava ter root nem que seja só pa remover todo o software ranhoso com que o vendem.

  6. Tópico bastante interessante..
    Peno não conseguir efectuar o root com estes métodos..
    Alguém me pode explicar como conseguir fazer o root no meu HTC Explorer..

    Agradecido, cumprimentos a todos

    • Eh pa, nem sabes o que perdes. Eu tenho um HTC Explorer (a.k.a HTC pico) e temos um comunidade de developers fantastica! Nem sabes o que perdes por nao teres root no teu pico.

    • Vai aos foruns XDA, e procura na caixa “find your device” por “pico” aparece logo. Procura. Mas informa-te primeiro. Temos tambem grupo no facebook que podes procurar “Htc Explorer/pico @Xda-Developers” (mas não faças essas perguntas lá que é um grupo de devs e essas questões estao todas respondidas no XDA.

      E um AVISO a todos:
      Se não sabem o que root é, INFORMEM-se primeiro sobre o assunto.

  7. Quem é que me oferece um Android para eu testar essas Apps :D

  8. Uso o UnlockRoot, já usei em vários equipamentos e funciona na perfeição e sem complicações.

  9. Não precebo muito disso de roots, quando se faz um root a um dispositivo retira-se a skin que vem com o telemóvel certo?
    É que não gosto nada da skin do meu TMN A15, por isso se o root instala-se o android puro considerava fazer um.

  10. Ora deixa cá ver já fiz root a:
    Sapo A5
    Samsung Ace
    Samsung Ace Plus
    Samsung Galaxy S I9000*
    Samsung Galaxy S Plus I9001*
    Samsung Galaxy Gio
    Samsung Nexus S I9023*
    Samsung Galaxy S2 I9100*
    Samsung Duo
    Samsung galaxy Nexus I9250

    * Os Meus terminais
    Os outros foram a pedido lol

  11. boas não sei se alguém me consegue responder, mas aqui vai;
    Tenho um Xperia U da Optimus, ou seja tem SIM lock, Bootloader locked e está sem root, e quando vou ao menu de serviços diz que o unlock ao bootloader não é permitido (“Unlock Bootloader Allowed No”).
    Eu queria saber se é possível e como é que posso fazer unlock ao bootloader e fazer root.

  12. tenho algumas mensagens importantes, o processo vai apagar a caixa de entrada ou algum ficheiro?

  13. Boas, alguem sabe que programa usar para fazer root a um LG Optimus 4x HD? Já tentei o SuperOneClick e o Unlock root e ambos não funcionaram.. Obrigado

  14. Surgiu um tema que poderia ser “falado” aqui no pplware – Se fizer root ao meu android perco a garantia? – pois ainda ninguém sabe com toda a certeza se perde ou não a garantia.

  15. Vinha só reforçar a ideia para aqueles que estão indecisos em fazer root para, sem dúvida, o fazerem!

    Como diziam mais em cima, duplica as capacidades que se tem no telemóvel, e, ao contrário do que se diz, é reversível, por isso não há qualquer de garantia, eu tenho o meu Galaxy Nexus com bootloader desbloqueado e root e já foi preciso ir a garantia é bastou bloquear o bootloader novamente e meter uma ROM de origem, sem root, e pronto, sem problema!

    Aconselho mesmo a faze-lo, sem medos, sem dificuldades!

  16. Experimentei todos e não consegui fazer root ao meu wt19i.

  17. Aviso aqui que já há uma boa quantidade de dispositivos que não necessitam destes programas para acesso root. Basta ler no Forum XDA o que há para o efeito.
    Nos meus 2 últimos dispositivos bastou fazer:
    .
    1- Por ODIN instalar uma Custom Recovery.
    2- Na recovery instalar um programa do género “Su-SuperSU-Busybox-0.99.zip” preparado para o dispositivo e pronto. ROM com acesso root.
    .
    Isto é apenas um exemplo após uma boa pesquisa no XDA.

  18. Boas…

    Alguém já conseguiu desbloquear um Optimus Madrid com algum dos programas acima?

    Comprei o meu à pouco tempo…

  19. O link para o Z4root está partido.

    • Atenção que o Z4root não pode ser descarregado num PC com antivírus. É considerado um trojan, o antivírus desinfecta-o e invalida-o, não funcionando mais.
      Tem que ser descarregado pelo browser do próprio phone Android.

  20. TENTO NO MEU XPERIA U E DÁ-ME ESTE ERRO:

    FAILED TO GET SHELL ROOT

  21. Tenho um Htc Desire e já tentei com o Unlock Root e não consegui.

  22. Como fazer no samsung galaxy Y duos (GT-S6102)?

  23. Alguem que tenha um Htc desire com root pode dizer que programa usou?

  24. Boas, alguem sabe como fazer root a um optimus valencia? ja soube de casos que nao correram la mto bem… Obrigado!!

  25. Alguem que tenha um Htc desire com root

  26. Alquem tem o Sony Ericsson WT19I com root?

  27. Oi,

    Alguém já tentou no Huawei U8815? Não encontrei nenhum prgm que tivesse este modelo ;(

    obr,

  28. Alguém me explica com pormenor a fazer root num HTC incredible s versão androidjá 4.0.4 mas não consegui
    obrigado

  29. Vivam,

    Apesar do artigo ser mais ou menos recente, as aplicações já não são. O Unlockroot já não se consegue fazer download. E os outros são antigos.

    Como tenho um HTC One SV, com Android 4.0.4, este não aparece em nenhuma lista, penso que estes unlockers não se devem aplicar.

    Como unlockroot ainda tinha confiança para tentar, mas pelos vistos, parece-me ser pago agora.

    Se alguém souber algo. Obrigado

  30. O meu xperia mini st15a não pega root de jeito nenhum ja tentei de tudo :/

  31. Queria saber se alguem sabe alguma forma de rotear o motorola motosmart xt390 ja fis de tudo tentei ate manualmente com ajuda de um tutorial só q nenhuma desas formas derao serto ja to pirando o aparelho e bom so q nao tem como ta dificio se alguem saber de alguma maneira agadeso

  32. Podiam mandar um link de como fazer root ao SGS3 sem aumentar o flash counter e possibilidade de unroot e colocar tudo de origem? Só fiz uma vez root a um ZTE V9 e foi com o Zroot e só funcionava root temporário

  33. Podiam mandar um link de como fazer root ao SGS3 sem aumentar o flash counter e possibilidade de unroot e colocar tudo de origem? Só fiz uma vez root a um ZTE V9 e foi com o Zroot e só funcionava root temporário

  34. Podiam mandar um link de como fazer root ao SGS3 sem aumentar o flash counter e possibilidade de unroot e colocar tudo de origem? Só fiz uma vez root a um ZTE V9 e foi com o Zroot e só funcionava root temporário

  35. Podiam mandar um link de como fazer root ao SGS3 sem aumentar o flash counter e possibilidade de unroot e colocar tudo de origem? Só fiz uma vez root a um ZTE V9 e foi com o Zroot e só funcionava root temporário

  36. Num dos meus 2 já mas o outro mesmo com os drivers não aparece no unlock root vou tentar com o superoneclick

  37. Meu Deus usei esse Z4root agora meu telefone nao quer funcionar… o q eu faço???
    ele liga e desliga toda hora e fala que o android parou de funcionar!!!

    • Chama-se soft brick. E não tens solução obvia nenhuma.

      Dica: quando se pede ajuda tem de ser detalhado e incluir:
      -software usado
      -telemovel
      -versao do android (se souberes)
      -o comportamento do dispositivo
      -tudo o que aches que possa ajudar.

  38. Com a actualização do S2 deixei de conseguir utilizar as formas sugeridas em cima. Ando à procura de uma forma de me safar. Pior é que preciso mesmo com urgência porque tenho o telefone bloqueado à operadora e sem o root não consigo desbloquea-lo

    • Root nao deve ser confundido com desbloquear à operadora. Alias muitas vezes até as pessoas ouvem falar no “unloch bootloader” e isso NADA tem que ver com desbloquear à operadora.

      Procura no forum do XDA pelo teu dispositivo e tens la informação sobre root. Mas para desbloquear à rede, isso é ilegal se não feito pela tua operadora ou um agente autorizado. Podes faze-lo na tua atual operadora se já nao estiveres no tempo de vinculação do contrato mediante uma taxa.

  39. A minha mais sincera opinião:

    Eu considero-me “power user” no que toca a android [e Linux, e etc]. E o root é uma mais valia para qualquer pessoa MAS tem de saber o que vai fazer depois de fazer root. Informem-se primeiro. E não estejam sempre a perguntar “como faço root ao meu telemovel XXXX”. O google serve para isso mesmo, e existe o XDA que é autoridade completa na materia!

    É bom ter o nosso telemovel ajustado a nossa medida, mas com isso vem complicações [Quantas e quantas vezes não quase "estraguei" (soft brick para os que conhecem a terminologia) o meu telemovel...]

    Tenham cuidado, e divirtam-se a explorar o mundo Android.

    [E se a aquipa pplware estiver interessada nalgum tipo de contributo na materia da minha parte, estejam a vontade, terei todo o gosto em contribuir onde o meu conhecimento chegar].

    • Rui, claro que sim, temos sempre interesse no contributo de utilizadores que possam ajudar e partilhar conhecimento.

      Vou enviar-te um mail com o meu mail para trocar-mos informações. Pode ser?

  40. Boas,
    Tenho um S3 com root com a versão 4.1.1, a minha questão é:

    “Como posso actualizar para a versão mais recente da Android sem ter que fazer tudo de raiz?”

    Ou seja, se eu não tivesse feito root, bastava-me uma “actualização de software” no menu Defenições – Acerca do dispositivo para que isso acontecesse, com relativa facilidade e sem perda de dados/outros. É possivel algo semelhante tendo o root no telefone?

    Muito Obrigado

    • Suponho que no teu caso apareça o ponto exclamação a vermelho no canto sup esq, logo no início do boot.
      É possível fazer unroot. Brevemente publicarei um conjunto de guias para o S3, onde estará incluído esse procedimento.

      • Neste caso não queria fazer unroot, queria apenas actualizar o software do telemovel para a versão mais recente, continuando com o root.

        Não me aparece qualquer ponto exclamação a vermelho no canto superior esquerdo no início do boot…

        Obrigado

        • Ao ser actualizado com a ROM oficial, perderá o root, que terá de ser feito manualmente depois.
          Portanto, o passo a seguir é fazer unroot, fazer o update on the fly, e voltar a fazer o root.

          • Pois, era isso que eu queria evitar… Vale a pena a actualização? Se sim, por que metodo? Já agora, eu uso o APN Portugal de forma a poder receber MMS’s sem gastar dados (e dinheiro), na altura lembro-me de ler qualquer coisa em que o APN Portugal não funcionava na versão 4.2 (eu tenho a 4.1) sabem se isso já foi resolvido?

            Obg

  41. Alguem me ajude, dessas aplicações qual é a melhor para fazer root no meu sony xperia J ?

  42. O Unlock Root funcionou impecável no meu Galaxy Ace ;)

  43. Tenho o galaxy mini GT-S5570 e nenhuma dessas aplicações funcionam.. Alguém sabe mais programas que posso tentar?

  44. Não consegui, sequer, instalar qualquer aplicação. Todas elas eram bloqueadas com a indicação “software malicioso”. O mesmo resultado com o W7 e o W8.

  45. Boa noite,
    Tenho um HTC Explorer, é possível fazer root com um destes programas?
    Qual é que me aconselham?

    Cumprimentos!

  46. tenho um htc desire s com o firmware 2.3.6 e gostrava de actualizar para o ics 4.0.alguem sabe fazelo?

    obrigado

  47. como faço root no meu l7 ii p714

  48. wu nunca fiz ja tentei os 3 programas a excepço do 4 e nao consigo fazer root sera que alguem me poderi ajudar. Smartphone xperia u

  49. Boa noite! eu estou com um problema eu não tenho experiência nestas andanças.Neste momento já tentei os 3 programas a excepção do 4 e não consigo fazer root será que alguém me poderia ajudar? agradecia muito :)
    Smartphone xperia u

  50. Boas! Sou um bocado leigo quanto aos termos usados como o root! Fazendo o root ao telemovel é a mesma coisa que desbloqueá-lo à rede, podendo assim usar-se a operadora que se quiser? além das vantagens que se tem de puder fazer o download de algumas aplicações no markett! E já agora consigo fazer um root a um LG l5 E 610?

    • Não, root não tem nada a ver com desbloqueio de rede (embora hajam situações pontuais em que pode facilitar tal procedimento).

      Root é a possibilidade de utilizar permissões máximas no sistema operativo, algo como su (superuser) em Linux e Administrador no Windows.

      Sim consegues, não me lembro de um smartphone Android em que tal não tivesse sido possível.

  51. Obrigado hugo!

  52. boa tarde quero fazer um root ao meu samsung Note 2 com a versão android 4.3 é possivel?
    Obrigado

  53. Esqueceu de um

    O MAIS FACIL

    Em apenas 2 cliques e uma meia hora Voce tem root!!!

    Kingo Android Root

    (Não deixei o site porque n sei se posso)

  54. Oii pessoal, mim ajuda por favor.

    Eu tenho um Sansung Galaxy Y GT-S5360B. Eu sei fazer o root manualmente, pra isso eu coloco meu celular no modo System Recovery vou na opção “apply update from sdcard”, o caso é não ta abrindo os diretorios do sdcard apereçe uma frase em baixo, “failed to mount sdcard (no such file or diretory)”. Obs: eu já coloquei outro sdcard e deu a mesma coisa, fiz o reset, continuou a mesma coisa. O meu celular antes acessava os diretorios mas eu fiz besteira que deu uma pane no systema teve que colocar conserto o homem que trocou a placa. A troca de placa interfere em algum? E tem como eu fazer algo para resolver isto?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.