Instale e experimente o Android no seu PC

O Android é considerado por muitos como o sistema operativo do momento. As vezes em conversa, quando refiro que o meu smartphone usa Android, alguns utilizadores ainda me questionam sobre o que é isso do Android. É certo que o Android ainda não atingiu o seu nível de popularidade, mas com as publicidades que têm aparecido no âmbito dos telemóveis/smartphones o Android será  brevemente um termo conhecido de todos.

Bem, mas é só possível testar o Android se tiver um telemóvel/smartphone? A resposta é NÃO!, e hoje vamos ver como colocar o Android a funcionar num PC.

Android_000

Há muitas formas de colocarmos o sistema operativo Android a funcionar no nosso PC. A forma mais simples é através de uma máquina virtual, usando para isso o VMWare ou o VirtualBox. No entanto podemos também instalá-lo nativamente na nossa máquina sem qualquer problema.

Hoje vamos testar/explorar o Android através do VirtualBox. Para isso devem seguir os seguintes (simples) passos:

Passo 1 – Caso ainda não tenha o virtualBox instalado, pode fazê-lo a partir daqui

Passo 2 – Download do sistema Operativo Android android-x86-1.6-r2.iso

Passo 3 – A partir de agora é criar uma máquina virtual “normalíssima”, com base no .iso do sistema operativo Android

Para começar, indicamos qual o nome para a nossa VM

Android_00

Em seguida, definimos quando vamos partilhar da nossa memória RAM total para a máquina virtual (Para este exemplo, defini 512 MB de RAM e o rendimento é excelente)

Android_01

Depois mandamos criar o disco rígido virtual para a nossa VM.

Android_02 Depois das “pré-configurações” e criada a nossa máquina virtual, mandamos iniciar a mesma através do botão “iniciar”

Android_03Durante o processo de arranque, teremos de indicar onde se encontra o sistema operativo (para instalar nativamente ou apenas correr em live mode).

Para isso, indicamos ao VirtualBox onde se encontra a nossa imagem .iso, obtida no passo 2

Android_04 Depois de tudo configurado, o sistema arrancará normalmente dando a possibilidade ao utilizador de arrancar em Live mode ou de ser instalado nativamente no nosso sistema. Para este exemplo, vamos correr como LiveCD – Run Android-x86 without Installation

Android_05

O sistema operativo é bastante rápido no boot, e em breves segundos está disponível para o utilizador.

Android_06Para quem está habituado a este sistema operativo num smartphone, a grande diferença que nota é que no PC temos uma teclado e um rato para interagir com o mesmo (ahhh..não esquecer que não podemos realizar chamadas pois não temos como obter rede de uma operadora, mas temos endereço IP via NAT do virtualbox).

Android_08

De resto é tudo igual. Vamos ver  por exemplo o Menu com as diversas aplicações disponíveis.

Android_000

O pplware também funciona muito bem através do browser disponível no Android, e sem qualquer problemas a nível do flash.

Android_07O resto deixo para vocês testarem e explorarem. Para quem não possui um smartphone ou telemóvel com Android, esta pode ser uma excelente forma de testar o tão badalado sistema operativo Android.

Deixe-nos as vossas experiência e para finalizar deixamos aqui uma questão pertinente:

Será este Sistema Operativo o grande concorrente do Windows?



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


86 Comentários

  1. Boas,

    Concorrente do janelas…por muito que gostasse talvez não o seja (pode ser que me engane), mas felizmente existem outras distros com peso para isso.

    No entanto contra ao win mobile, nem se compara pois acho que fica a leguas de distancia!

    Tb se pode descarregar o sdk e emular o funcionamento do OS num smartphone.
    Existe para win, mac e linux.
    Tenho a impressão que já aqui foi falado…

    cumpz

  2. Boas,
    e uma imagem de Android 2.2? Ainda não se consegue arranjar?
    Cumps

  3. não sei pq é que ainda não me tinha lembrado disto…

    fail

  4. A falta dos sensores disponíveis num equipamento dedicado necessários par tirar completo proveito do sistema faz o Android através deste port parecer pouco agradável e nada funcional.
    No entanto é uma boa iniciativa e só mostra que o sistema é realmente versátil capaz de se adaptar até às rodas de bicicleta.

  5. o que achei de interessante é ter um shell para usar. de resto somente com um “telemovel” para experimentar

  6. Eu estou totalmente convertido ao Android, sou quase um “fan boy” daqueles à lá Apple!

    Mas testar no pc não é a mesma coisa, o Android está pensado para tirar partido das características e limitações dos smartphones e nisso ele é simplesmente magnífico, consegue tornar o mais modesto e baratinho dos smartphones num gadget de meter inveja.

    Já tinha testado o Android no pc e não me cativou muito, mas assim que brinquei com um smartphone android, não tive escolha que não ir comprar um!
    Acho que sim que devem testar, mas tenham em mente que testar o android no pc é a mesma coisa que fazer torradas no ferro de engomar, até se torra o pão, mas torradinhas à maneira só mesmo numa torradeira…

    Espero que apareçam cada vez mais posts sobre android aqui no pplware, tipo reviews de aplicações interessantes, tutoriais para definições e mesmo tutoriais para começar a fazer aplicações!

    • Não só. Até alguns netbooks já vinham com dualboot Win7 starter+Android.

      Tablets serão o próximo alvo. E acredito que sejam uma óptima alternativa para implementar quiosques multimédia e outros terminais do tipo. É só uma questão de tempo…

  7. Vou testar assim que puder, boa dica ;)

    Será possível conseguir colocar android num velhinho Qtek 9100?

  8. Ja que se fala em Android, qual o melhor aplicativo para ouvir radio? Pois o Android que tenho nao tem nenhum aplicativo para ouvir radio. Ja testei alguns que consultei no Market, mas nenhum me convenceu.

    • Também tenho interesse na resposta a esta questão. Nem um rádio em condições no Android ?!

      Já ontem num post do pplware fiquei de pé atrás com este comentário: http://bit.ly/cJ4OPU

      O Android ainda está sub-desenvolvido a nível de aplicações ? O sistema operativo é bom mas o desenvolvimento de aplicações só interessa a programadores amadores, por causa do sistema de comercialização e das diferenças nos equipamentos que provocam incompatibilidades ?

      • Esta é muito boa: http://www.androlib.com/android.application.radiotime-player-ijAx.aspx
        Não é gratuita, mas garanto que vale bem o que custa.

      • Não é bem assim. A opinião do Bruno e Friend é válida e coerente, mas podes ver as coisas por outro prisma também…

        Tudo depende do que queres fazer com o terminal e até que ponto realmente procuras activamente pelas apps certas para ti. Nunca te esqueças que o Market tem tudo e mais alguma coisa e logicamente muita coisa foleira e inútil por lá, mas também muita coisa de grande qualidade.
        Outra coisa é que o Market em Portugal (penso que devido aos operadores) não dá acesso às Apps pagas, mas há sempre forma de as obter se contactares directamente as fontes ;-)

  9. Uma outra alternativa é usar um emulador.

    http://developer.android.com/guide/developing/tools/emulator.html

    Os testes que fiz a emulação não era muito fluída, da para instalar aplicações.

    • O emulador é um pesadelo, e digo isto como programador de aplicações para esta plataforma. Adquiri um Galaxy Spica, primeiro por achar necessário testar programas num dispositivo real, segundo por não suportar mesmo o emulador. Assim dá gosto por as aplicações a correr.
      Até a versão LiveCD numa máquina virtual deve ter mais performance que esse emulador.

  10. Se é o concorrente do Windows mobile? Claro e ganha por milhas! Não estou a ver porque não! Tenho os dois e o Windows e simplesmente horrível, sempre que vejo a ampulheta a pensar para iniciar algo até fico de cabelos em pé e depois ser open sourse e os app’s não da hipóteses ao win na minha opinião! Agora o 7 não sei só vendo se melhorou mas pelos vídeos que vi esta simplesmente horrível!!

  11. e numa pen para instalar num netbook?
    dá?

  12. Já agora, uma coisa interessante.
    Nos EUA, de três em três anos, o Digital Millennium Copyright Act (leia-se, a lei sobre direitos de autor em suporte digital) é revista.

    Passou agora a ser legal o “jailbreak” do iPhone para instalar aplicações que se tenha adquirido legitimamente (o mesmo quanto ao “acesso à root” nos equipamentos Android) e o desbloqueio dos telemóveis para acesso a outras redes.
    Há outros aspectos mas são menos interessantes.
    http://bit.ly/9YTInd

  13. Será possível fazer chamadas por 3G se tiver um modem ligado por USB ou interno(no caso de ser netbook)?

  14. Olá amigo Vítor!!!
    Nova versão do CCleaner disponível para download em:

    http://jorgesalvador.wordpress.com/2010/07/26/ccleaner-2-34-1200/

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  15. Muito bom. Por acaso já o tinha experimentado com o VirtualBox à imenso tempo, mas não deixa ser um link de referencia! ;)

  16. Posso usar este iso para instalar o Android num eeepc?

  17. Uma boa ideia.

    Sempre dá para brincar um pouco para quem não tem um dispositivo com Android.

  18. Alguem conseguiu com que o android se ligasse a wifi atraves de um portatil? queria testar instalar e configurar certificados .pfx, para acesso a rede da empresa. os que já testei, nenhum funcionou e pelo que li, é devido ao android não ter o wpa enterprise. Alguem tem algum feedback sobre isso?

  19. UPDATE

    Foi disponibilizado oficialmente ontem a versão 2.2 (froyo) para máquina virtual. Para quem quiser testar e tiver curiosidade, o link está abaixo.
    O método é exactamente o mesmo que está descrito no artigo do Pedro Pinto.

    Download Android 2.2 froyo VM [53.6 MB]

  20. Bom, eu baixo de http://www.emuladorpsp.com
    muitas Roms, Emuladores e jogos. Tambem da pra
    jogar online.
    È muito rox..

  21. Ora.. e a pergunta é..: Como é que posso criar um cartão virtual SDCARD?! Para poder fazer a instalação de aplicações e guardar dados!?
    Utilizando VMware, Criei 3partições: DATA=sda1[ext3](500MB), SDCARD=sda2[ext3](1GB), swap-linux (128MB).
    Quando inicio o Android ele só me detecta o sda1. Como posso proceder para ele reconhecer a outra partição para SDCARD?

  22. Boa noite.
    Estou querendo saber se um netbook da asus tem driver para um sistema Android?
    Pra dar boot e instalar pode ser por pendrive?
    Quero deixa-lo nativo no HD.
    Obrigado.

  23. Bom artigo, sempre gostei do Android!

  24. Gostei mto do Android bem funcional :D
    Obg pelo tuto

    abraço!

  25. quando faço iniciar depois dá erro podem-me ajudar?

  26. BAIXEI, INSTALEI E FUNCIONOU…
    QUERO ACESSAR ESTE ARQUIVO…
    AngryBirdsRio_1.1.0.apk

    FIZ O DOWNLOAD NO MEU PC …

    O QUE TENHO QUE FAZER… ME AJUDE

  27. Oi bom dia eu queria saber como eu faço para istalar aplicativos neste sistema operacional, atravez do virtual machine, eu istalei a versao 2.2 (x86),outra coisa da criar conta no android market, e instalar por lá? por quando clico em app store, ele carrega varios aplicativos, aparece que esta fazendo um dawnload mas depois ele náo instala, alguem poderia me ajudar? e quanto a arquivos .apk ja baixados no meu pc da colocar para rodar no Android x86 atravez do vistualbox. Desde ja agradeço

  28. pegou no emu,ele he o massa!!!!!!

  29. e para rodar aplicativos de jogos como faço

    eu tenho que baixar pelo app store? e como faz a instalaçao?

    vlw pessoal otimo post

  30. CR nao sei nada de programaçao

    boas, nao percebo nada de informatica e queria instalar umas aplicaçoes para android que tenho no disco “C”. mas ao emular o android nao consigo encontrar nada. ta tudo vazio.
    Alguem podia configurar tudo, pôr numa pasta com tudo pronto a jogar? ou dizer me o que fazer para poder instalar as app?
    Agradecida :)

  31. Grande tutorial.
    Por acaso esta dúvida já me tinha surgido antes.

    Contudo é possivel instalar apps no android?

    Cumprimentos

  32. Falaê!! eu gostaria de saber o seguinte: deois que intala o android no PC (eu ja fiz isso) da prá instalar jogos nele? e pra fazer isso precisa de cartão de memória externo( percebi que ele não acusa ter isso) o que é preciso para conseguir jogar jogos do android no PC?

  33. essa porra não serve pra nada. vc não tem como instalar apps dentro da máquina virtual !!!!!

  34. Muitos Bom esse Tutorial, Vlw estou muito grato!

  35. Dá para instalar principais aplicativo como pes 2012, talking tom the cat 2 e etc?

  36. Gente tive problema com a internet instalando pelo Vmware, alguém conseguiu funfar legal nele?

  37. boas pessoal, gostava de saber se alguem consegue que o wifi funcione ao emular o android

  38. Ola gostaria de saber como posso aceder á net wi-fi com este sistema android .

  39. Como navegar na internet?

  40. Parabens! Muito bom tutorial!

  41. José Carlos Pereira Sodré

    Qual a versão do sistema que eu posso instalar,poderia ser o 4.0 ICS?

  42. ola. o post interessou-me bastante mas vi por ai um comentario que usando o vmware, o SO fica muito lento.
    terei mesmo de instalar o virtual box para usufruir ao maximo desse SO?

  43. Bom dia, antes de mais parabéns pelo post. No caso de ter um PC com um OS, por exemplo windows XP, quando instalo o android nativamente, fico automaticamente com os 2 OS e opção de escolha no arranque ou o OS antigo desaparece? Se sim, como posso instalar dois OS com opção de escolha no arranque?

    Antecipadamente grato e com os melhores cumprimentos…

  44. Boas. Estou a usar neste momento o android para escrever esta mensagem.
    est]a tudo bacano a excepcao do teclado que nao consigo ou entao nao da para colocar acentos e alguns simbols.
    Existe alguma maneira ou e mesmo assim

  45. Por favor,ajudem-me tenho um eeepc 701, e consegui instalar o Android nele,mas o problema é que não consigo acessar internet nele(uso modem 3g).
    Obrigado pela atenção.

  46. Boas,

    Tive agora mesmo o meu primeiro contacto com o Android no pc, e até agora está a ser interessante.

    Excelente trabalho.

    Cumprimentos.

  47. é nessessário colocar algum cd?

  48. O programa trabalha muito bem mas eu nao consigo fazer download de ficheiros no software do android porque pede o cartao de memoria SD card e gostaria de saber como resolver esse problema e como fazer um armazenamento no pc como se fosse um sd card.
    Obrigado.

  49. Quando instalo o Emulador e reinicio meu PC ele aparece a “blue screen” e meu computador desliga me ajudem”"”

  50. Quando fiz o arranque do android apareceu fast tsc calibration failed, não sei como resolver este problema. Existe aqui alguém que possa resolver esta questão?

    Obrigado

  51. Como já perguntaram, eu também gostava de saber como criar um SD Card

  52. Uso o Android 4.0 no meu Netbook instalado numa pen e funciona 5 estrelas.
    Sem emulações, sem virtualizações ou outras complicações…
    Instalo apps do GPlay sem problemas como se fosse no smartphone ou tablet.
    Está na hora do Pplware fazer um artigo com uma das versões mais recentes.
    Sei que já passaram quase 3 anos depois deste artigo. Alguns curiosos gostariam de experimentar.

  53. a Intel não tinha disponibilizado a versão 4.2.2 com kernel 3.8 em dual boot com windows 8?

    • @João Ribeiro

      Esse projecto é optimizado para um número reduzido de computadores touch screen. Para computadores genéricos há o projecto Android-x86.

  54. Não consigo fazer download de ficheiros no software do android porque pede o cartao de memoria SD card, gostaria de saber como resolver esse problema e como fazer um armazenamento no pc como se fosse um sd card.
    Obrigado.

  55. Olá Pessoal! Eu tenho uma grande dúvida e preciso da suas ajudas!
    Gostaria de saber se é possível instalar arquivos APK’s para a MV Android no VirtualBox? NÃO é pelo GooglePlay, são Apps que estão no PC para poder instalar manualmente no Smart/Tablet. Isso é possível? Ia ser ótimo se tivesse essa possibilidade, pois tenho milhares de Apps, Jogos e Outros (todos arquivos APK’s baixados um a um por mim) no meu PC. Agradeço desde já suas respostas!

  56. só não funciona a internet né ? instalei tudo certo, mais conexão que é bom… nada!

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.